quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Atleta Apaixonado!

O tipo não tinha só a mania que era guarda-redes, também lhe dava um jeito

Uma fotografia é bastante mais que um bocado de papel, revemo-nos nela

Sétima Companhia!

Os nossos primeiros tempos de marinheiro, são marcos importantes

A Escola continua, como é maravilhoso recordar


Hora do Desporto!

Importante, importante era participar. Palavras do local para quê!..

Mas para que Santo estaria ele a pedir!... Apenas mais uma foto para a familia

Com o equipamento do Marinheiro Delgado e o cão recusa-se a ser identificado

Não era só mania de musculatura, praticava M.... halterofilismo. Verdade


Visitando Cartagena!

Dos inúmeros postais que me foram dados a conhecer,
seguramente este foi o que mais gostei!


No hospital de Vila Cabral

Operado a um quisto sebáceo


O raio do rapaz não é nada fotogénico!

Canção do Mar!

O mar estava chão e a temperatura amena, propício para uma foto

Ambições Sintonizadas

Viagens no tempo:
Jogava-se um Benfica-Sporting. Relatava o jogo essa lenda Sportinguista de sete costados que, felizmente ainda hoje, dá pelo nome de Arutr Agostinho. Por favor não o confundir com outra lenda do Sporting Clube de Portugal, de nome Joaquim Agostinho, que também serviu tropa em Moçambique, mais concretamente em Vila Cabral, onde participou em várias corridas e terá ajudado a que no regresso viesse a dar nas vistas e João Roque o tivesse descoberto para o ciclismo.
Decorria o jogo, quando Artur Agostinho interrompe para anunciar que tinha sido morto o primeiro militar na Zona do Niassa, mais concretamente em Cantina Dias.
É a partir de então que deslocam para lá os Fuzileiros, sendo que o TINTIFAINE, fará parte. Segue-se-lhe a Companhia de Soldados que aqui lhe junto fotos para dar a conhecer as condições com que se aquartelaram.

Boladas!

Por dentro das camisolas dois corações que mantinham uma sã amizade

A camisola da polémica

Este equipamento era pertença de um primo do fotografo Sotero que era à alura corredor do F.C.P., esteve alguns dias no Lago, resolvi pedir-lhe o equipamento para tirar com ele uma fotos para mandar pela altura do Natal para os meus famiiares.
Sportinguistas de gema, ao ver-me com tal equipamento, não ficaram nada contentes, ainda hoje quando lhes sobem os azeites me acusam de um dia ter vestido a pele de portista.

sábado, 28 de novembro de 2009

Obrigado Lago Niassa

Um encontro ocasionado pela paixão amor a Metangula/Lago Niassa

Pai filha maravilhados com a hospitalidade do Filho da Escola Tintinaine e sua Familia

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Revivendo Metangula/Niassa


Mensagem de marinheiros = Alô Metangula/Niassa


Adivinhem com que estavam cheias no momento da despedida as mentes destes dois marinheiros!..
Chamam-na pelo nome Metangula
Assim como eu também chamava
Hoje muitos mais sei que a amam
Mas ela também, por nós é amada
Ainda para um é pouco, quanto mais para dois
Será uma recordação inesquecivel, nem o Self-Service faltou, tal como na Briosa

Metangula/Niassa, que o mar da Póvoa leve a mensagem até Maputo
Não sei,não quero saber, porque não me incomoda, que digam que sou irrealista. Porque gosto de sonhar, vou continuar a fazê-lo, mesmo que imensas venha a sentir ao acordar
Vezes incontáveis as que sofri, por acreditar que estava prestes a viver horas inesqueciveis e tudo se esfumava, quando menos o esperava.
Tenho desilusões, mas momentos tem havido, que me têm proporcionado vivências inesquecives. Chamado amor à primeira vista.
Foi -me enviado um comentário, que passado uns dias o li, no mesmo era dito que os meus blogges não tinham qualidade. Não fiquei minimamente melindrado, pois tinha a noção que assim era. Assumo a responsabilidade de ter sido um mau aluno, porque o meu professor o filho da escola Manuel Araújo Cunha, me tinha recomendado. Mas é como se esteve dois anos em metangula e chegamos a uma cidade. Percebesse.

Porque acreditei?

Tive a intuição que essa critíca era séria, sei que a sorte não nos bate à porta muitas vezes, mas devemos sabê-la aproveitar quando isso acontece. Pela forma como o Filho da escola falava e com ternura que falava das àguas do nosso Lago, nãom poderia enganar, acreditei que estaria ali alguem que desinteressadamente me procurava ajudar.

Tinha a farda, Metangula e o Lago, como seria possivel não ser verdadeiro aquele sentimento. Acreditei que era credível.
Em boa hora aceitei, passados estes temppos o Lago e Metangula são ainda maiores, o amor entre nós marinheiros e muitos do Exército e até nativos conhecem melhor o nosso caracter, e o amor com que tratamos a sua nossaa/terra e o seu/nosso Lago.

Obrigados filhos da escola.

Escolinha Araújo,tu que estives-te na Machava e um dia falaremos disso, já que lá estivemos também, mas quero render-te aqui a minha homenagem, não fosse a tua pronta disponibilidade da criação dos meus blogges e nada disto teria acontecido.

Estamos todos de parabéns.

Viva a Marinha Camaradas Marujos.

Voltando ao Tintinaine

Os reparos, traziam uma mensagem amiga, prontificava-se a tudo fazer para me ajudar. Dependia da minha aceitação ou não, mas perguntar ao faminto se tem vontade de comer!....
Aceitei e rápidamente se passou ao trabalho. Não leva muito tempo que tudo começou,mas começou com tal força que quase tudo está pronto e de técnica superior.

Unidos pela farda