terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Terra Boa = Semente Fraca

Como é possivel isto acontecer no nosso Portugal ?!... Retrato de um ex-combatente
Será que só acontece com gente do meu País
Certo que os exemplos de outros tempos, nos levam a concluír que o que acontece nos dias de hoje é apenas e só a continuidade daquilo que em tempo algum deveria ter acontecido. Osverdadeiros servidores da Pátria, lançados ao abandono.
Não sou analista e nem o poderia ser, já que o assunto me toca profundamente.
Não excluo até a hipótese, de que foi benéfico dar-se a conhecer o que se passa com gente que no florescer da sua Juventude foi mandado para uma dita Guerra que apenas e só servia para sustentáculo de determinada hélite.
Estava arrasado pelo testemunho de um sobrevivente do maior desastre mortifero, (da forma desumana como foram tratados ocorrido) com tropas portuguesas, quando uma horas depois, deparo com uma reportagem no canal um da R.T.P., falando e apresentando os sem abrigo, apercebi-me então que se tratava de ex-Combatentes da Guerra do Ultramar.
Não me foi possivel ouvir muito da reportagem, pois aquilo que ía conseguindo ouvir perturbava-me, e entristecia-me, ao ponto de ter de me ausentar e voltar quando me sentia melhor.
Deu para perceber que os entrevistados sentiam profundamente os traumas da guerra, ao que também apercebi, totalmente lançados quase totalmente ao abandono.
Vou procurar voltar as vezes que forem necessárias até que consiga ouvir e ver toda a reportagem.
Estamos prestes a findar o ano de 2009 e a entrar no de 2010, seria justissimo, que quem dirigi os destinos deste país dedicasse um minímo de atênção e observação, para o grave problema que afecta a quase totalidade dos ex-combatentes, que parassem de continuar a cortar nos poucos ou quase nenhuns direitos que eles têm. Não é gente que cometeu nenhum crime, são valentes e honestos servidores da Pátria.
Não é com os míseros euros (e mesmo nestes continuando a cortar) que resolvem os seus gravissimos problemas.
Foram homens muitos deles, que em situações quase dramáticas ali viveram dois anos.
Até aqui, quando pessoas com responsabilidades, são obrigadas a abordarem este tema, apetece dizer:
Que bem prega Frei Tomás!::::
Um outro dos muitos outros, totalmente abandonados
Quantas recordações estarão neste olhar

domingo, 27 de dezembro de 2009

Nunca mais Aprendo

Surpresa ou talvez não!....
Aqueles que há muitos anos conhecem o Carlos, certamente ele já não os surprenderá por saberem da sua capacidade e energia, paixão e dedicação, a estes coisas que envolve Moçambique em primeiro, e depois ao Mundo em geral.
Não vou dar graxa ao cágado, mas devo confessar, que apesar de conhecer o Tintinaine relativamente há pouco tempo, o que a seguir vou descrever não me surpreende muito.
Não me surprende, porque desde o primeiro contacto que tive com ele ainda por escrito, deduzi que ela era a pessoa que realmente é.
É daqueles igual ao algodão.
Os tais que não enganam.
Quando o conheci pessoalmente e depois de umas horas que passamos juntos, acreditei convictamente, e senti-me feliz por ter tido acreditado e idealizado, a pessoa que estava na minha presença.

Então o porquê, do nunca mais aprendo?....
Na mensagem de Natal, já quase me despedia até ao início do próximo ano, admitindo que iria repousar meditar e reagrupar energias, para voltar com todas elas, para dar uma resposta mais cabal, errei porque devia ter percebido que vocês ainda tinham muitas surprezas para publicarem até ao fim do ano.
O Oliveira,talvez embalado pelos novos turistas (esperestar enganado e sejam reforços) edita o c espectacular Poster da saudosa Dona Rosita Chuquere, esposa do também saúdoso e um homem um H grande do Niassa, que empresta a voz ao Cancioneiro o Comandante Chuquere, Chefe do Estado Maior da Armada e do Servico de Informações do Niassa, e porque não relembrar esses Comandantes espectaculares, o segundo Comandante Conceição e Silva e o Primeiro Comandante Caixaria o tal homem que trouxe as músicas do cancioneiro do Niassa.
Mas voltando a pegar na meada, para dizer que os dois trabalhos que o Tintinaine publicou, não se poupando ao esforço do fim de semana, são importantissimos e na minha modesta opinião de enorme interesse histórico, basta que todos nós nos empenhemos em ouvir testemunhos de sobreviventes do mais mortifero afogamento ocorrido com militares portugueses.
Por mim Carlos, obrigado e continua com essa florça, vou procurar dar o meu pequeno contributo.
Também de como e quando começou a Guerra, bem tenho procurado o meu conterrâneo Sérgio , mas ele anda tão atarefado nas Abelhas e no mel, que é mais difícil de encontrar por Sebolido que ao Papa no Vaticano.
Mas estou ansioso por o apanhar com disponibilidade, não pondo em causa nada daquilo que tem sido escrito, mas sim para conhecer a versão dele.
Inteligente é quem comete erros novos, e como tal não me vou despedir até, mas totalmente disponivel.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Mensagem de Natal 2009


Votos de plena Felicidade neste Natal de 2009 e um Ano Novo Próspero.


Para nós pessoal da Briosa, bem como a todos os Militares, que em tempos de outrora passamos por terras de além -mar, as mensagens não são novidade,pois para nós já contam com dezenas de anos, mas mesmo que assim seja, não deixa de que em cada ano, elas percam interesse, e se tornem até muito mais importante, por razões sobejamente conhecidas, pois cada vez somos menos, motivado pela lei da própria vida.

Não importa se a mensagem que pretendemos passar, a conseguimos escrever melhor ou pior, o que importa, e o que conta, é que nela estejam puros sentimentos com carinho e muito amor.

Certo que muitos já nos deixaram ficar fisícamente, mas estejam onde estiverem que saibam que continuamos com eles. Porque só se morre quando se deixa de estar nos nossos corações de alguem.

Certamente que que os nossos descendentes não nos deixarão morrer, e nestas quadras mais marcantes, ainda com mais força estaremos presentes nas suas mesas e nos seus corações.

Para que assim seja, ainda mais importante se torna, dedicar esta mensagem, à memória de todos quantos que por essas terras passaram.

Acredito que a mensagem que queria passar foi conseguida.

A todos Boas Festas e um Bem Hajam.

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo



Loiras, Ruivas e Morenas!



É Sempre a Abrir

Nem era preciso capacete!

África Minha

Olhar sonhador!

Maningue Psico!

Areias da Praia de Metangula


As Sereias andavam Longe

Digam lá que o tipo não tem estilo
Muitas Horas de Treino
Tudo por uma Viola
Luta continuada. Ou só Música!...



Só Comilões

Há os que nunca faltam
Papinho Cheio, nota-se nas Barriguinhas
Vale a pena ser sério e ter Amigos


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Gostos Natalícios

Quero acreditar no Pai Natal
Quero acreditar
Natal:-2009

Cultivo do Pai Natal
Tradição ainda é o que era.
Sou totalmente a favor do culto do Pai Natal, indiferente a se ele é profano ou religioso. Ou se é as das coisas, dependendo da interpretação de cada um.Importante para mim é saber e sentir, que quando se apróxima a data 24/25 de Dezembro, uns tempos antes, a grande maioria se moiliza para conviver amorosamente todos estes dias . É-me indiferente e nem me importa saber a que o ligam, mesmo que não sou professante de qualquer religiosidade. Sou a favor do Pai Natal, porque ele continua dentro do meu coração, e sei que existe dentro de cada um, e que não é de agora, mas que tem sido transportado de geração em geração. Fui assim educado, porque os meus progenitores, e todos os daquele tempo, acreditavam e sentiam necessidade desse Pai Natal. Talvez para eles a parte religiosa era a que mais os mobilizava. Fui assim orientado a dirigir-me à lareira na casa da minha aldeia, e lá encontrar uns presentinhos, que apesar de muito pobres em valor material,eram portadores de uma riqueza incalculável porque eram lá colocados com muito sacrifício, cheios de amor, carinho e fraternidade. Foi assim ate à partida de meus avós, depois dos meus Pais, quando eu já contava mais de cinco décadas, assim irácontinuar nas minhas filhas dasdo o seu apego..Adoro ver, porque é bonito e saudável os familiares e amigos imcunbidos do espirito natalício. Enquanto não é possivel fazer-se um Natal todos os dias(que eu acredito que venha a acontecer), pelo menos que se mantenham estes dias. Durante todo o mês, ocorrem eventos assinalando a època, permite a muitos daqueles que durante um, vários, ou até em toda a sua vida nunca receberam um pingo de amor, mas vêm chegada a oportunidade de poderem desfrutar desses dias solidários. Dos muitos voluntariados, novos em cada ano aparecem a partilharem pela primeira vez, apercebendo-se do valor que representa a solidariedade e ajuda voluntária, acabam nos se integrarem no voluntariado diário. Em que ruas da amargura andaria a partilha e solidariedade e amor pelo próximo, não fosse a prenda no Sapatinho. É que para receber prenda de amor e fraternidade, não existem idades.Por mim vou continuar a adorar e a sustentar a existência do Pai Natal que tenho dentro de mim. Preciso acreditar e acredito mesmo, neste Pai Natal que só me trás coisas boas. É bom, é fraterno e Solidário.

O Novo Defesa Direito

Porque me fazes sofrer Tanto!.... Que bom seria, que a nova aquisição se venha a tornar num verdadeiro Leão e não numa àguia, que só pelo comer já ficam caras.
Justo dar-lhe o benefício da dúvida, mas se o homem tiver metade da vontade daquela que deu a conhecer aos Orgão da Comunicação Social, poderá a vir merecer o nosso respeito e total apoio.
Esperar é uma das nossas grandes virtudes.
Não havia necessidade
Depois de um dia maravilhoso, poderia ter sido continuado até ao final da noite, não fora eu não resistir a ver o meu Sporting. Não esperava milagres, mas poderiam e deveriam ter feito muito melhor.
Os Sportinguistas podem agradecer à maioria destes jogadores, pois testam-nos o coração cada vez que o nosso clube joga. Os verdadeiros Leões que não morrerem ao ver estes lagartos, também resistem seguramente aos ataques cardíacos. Mas acredito que contra à Naval as coisas vão melhorar. Por favor não nos estraguem o fim de semana.

Grijó em Casa do magalhães

O Carlos e a esposa do Magalhães
Boa disposição?... Palavras para quê
Revendo Fotografias de Moçambique
Não deias peixe a quem quer ser pescador. Ensina-o a pescar.

A Fome e a Vontade Comer

Unidos por um LagoPrimeiros momentos