terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Album de Recordações= INDIGNAÇÃO

Parabéns Sinceros para os Amigos Benfiquistas

O  dito em baixo a carapuça vai direitinha para quem lhe serve.


                                                 ´Bem  Encrenca
                                   Calabote                                       Reforço de Fevereiro 
                                                                             
                    I
O Povo di-lo e com razão                          
Foi cruz que o diabo ´fêz                              
Seja  sério ou roubado
Não há duas sem três    
            II
Ainda hoje se viu
Ilusionismo com poeira
Matando o borrego à nascença
Expulsando o João Pereira
            III
Mas havia dois a um
Isolou-se  o Leão Pongolle
Vou marcar-lhe fora de jogo
Antes que ele marque o Gole
            IV
Foi milagre de Sacristia
De se lhe tirar o chapéu
Serviu para desmacarar
Benquerença - ficou ao léu
             V
Afinal é isto o Futebol
Sacam uns e sacam outros
Não tem lugar quem é sério
Porque lá devem andar poucos.
              VI
Mas um díz mal do outro
Eu sou melhor do que tu
Mas já lhe caíram as calças
E já todos lhe viram o cú
             VII
Porque isto é pura merda
Merda essa que já ferve
Vou juntar-me ao Oliveira
E também entrar em greve.
               VIII
Não sei quanto vai durar
Vou estar atento à fachada
Em silêncio vou-me rir
De os vêr todos à pancada
               IX
E vão andar os dois à porrada
Porque o acordo não é comum
Havendo  dois malabaristas
E o Caneco é só para um?
                X
É revoltante perder-se assim
Com esta arbitragem indecente
Quem brada o que vai na alma
Pertencem a boa gente
Esforço, Dedicação e Glória. Sporting até há morte.
Tudo começou há 75 anos foi no dia um de Março de 1935 chamava-se então Campeonato da Liga. Leão estreou-se a vencer começou a marcar de penalty. Não havia Bencrenka nem cartões Vermelhos.

1º = Sporting - Benfica para a Taça de Portugal
        Era dia 28 de Junho de 1942 , o Leão encheu o papo 4 a 0 (Quatro a Zero) sem apelo nem agravo.
O passado ajuda a  no presente e serve para melhorar preparar o futuro. 

A Ambiçãoda Vitória Leonina

Esforço, Dedicação e Glória
Derby Nacional = Sporting =Benfica

          I

Com respeito e Educação
Mais o que isso significa
Que hoje  o bom senso impere
Neste jogo,Sporting - Benfica
                II
Por mim acordei bem disposto
Até dei um salto do Colchão
Para escrever estas quadras
Que dedico ao meu Leão
               III
Vamos a eles, meus Leões
A Águia anda cansada
Não vos peço quantidade
Mas sim uma cabazada
            IV
Para saberem ao que vieram
E não se rirem da má sorte
Fartaram-se de nos gozar
Da cabazada no Norte
          V
É uma ave de rapina
Com o virus da malvadez
Se a outra, foi do Porto
Que seja hoje a nossa vez
          VI
Não maltratar os Benfiquistas
Porque são malta Porreira
Mas porque se disse e não dísse
Que dá pelo nome de Vieira
         VII
Também por esse Jesus
Que cuspiu dentro do caldo
Dizia que era Sportinguista
Mas é  um vira, como o  Jesualdo
         VII
O Pedido merecido fica feito
Puxem pelos vossos galões
Não continuem cordeiros
Mas verdadeiros Leões
          VIII
Escrevi tudo o que desejo
Ocupei todo este espaço
Sportinguistas e Benfiquistas
Daqui vos envio meu abraço
          IX
Se para hoje desejo isto
Versados com o meu coração
Que hoje percam por muitos
Mas que venha a ser campeão
          X
Fica guardado o que disse
Mas que o coração fêz
Se não for assim logo à noite
Irão servir para outra vêz.
           XI
Agora vou descansar
P´ra logo poder sofrer
Acreditem meus amigos
Não os procuro ofender
            XII
E com esta me despeço
Como despedida final
A todos muito bom dia
E um óptimo Carnaval
Que bem Prega Frei Tomás= Mas quem nas diz fica aliviado. Quem nas ouve? Mas já cheira a Carnaval ninguém leva a mal.
     Um Abraço Sportinguista para uns e outros. Bem Hajam.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Reportagem a Guerra

A GUERRA = Melhor Reportagem Nacional
     Fiquei enormemente satisfeito e muito sensibilizado ao ouvir cerca das 23h30m,segunda -feira   Fevereiro de 2010, ao ser anúnciado que a 2ª Série a Guerra  era vencedora e mais me emocionei, quando vi Pai Joaquim Furtado e Filha Catarina Furtada tão emocionados.
Mais contente ainda ao ouvir ser anúnciado pelo próprio Joaquim Furtado:-  que uma e 3ª e última série estava prestes a ter início.
     Segui as reportagens e, concluí pelos conhecimentos que tinha da mesma que ali se procurava relatar factos ocorridos reais e, pela primeira vez nos relatos de guerra, ser  ouvidas as partes envolvidas e, não ocultando a verdade dos acontecimentos, mesmo  quando em muitos casos envolveram mortes de parte a parte.
     Não só espero poder e, pedir que a 3ª série tenha o mesmo rigôr que as anteriores, mas que todos nós nos empenhassemos na sua divulgação dessa série e, seguramente que casos lá serão relatados que ajudarão a dissiparem dúvidas e a ajudar a mudar mentalidades. Que por falta de conhecimentos e mentiras que lhe foram incuntidas e que ainda hoje passam por verdades.
    Não foi  um tempo nem bom nem mau. Foi aquele tempo. Que quer concordemos ou não, hoje deles guardamos amores profundos e, acalentamos essa ligação amorosa e, ligação  profunda aos locais onde estivemos. 
Será um documento histórico para que os vindouros saibam que nós estivemos lá, e que cumprimos integralmente de acordo com o interesse  da Nação. Somos ex- Combatentes 

Carpideiras Presentes

A Língua da minha Vizinha é pior que a minha
Carpideiras nos dias de hoje

Qualquer da minha vizinha tem uma lingua, pior que a minha.

Minhas vizinhas descontrolam
Gritam mas não as condeno
Afirmam que se mandassem
Eles íam para o Campo Pequeno
          II
Tanto que da Direita eram
Que agora são do martelo
Dizem que agora percebem
Que, razão tinha o Otelo 
         III
Mas os da Rinserção Social
Dizem que  falam da vida alheia
Ou que elas baixam a bola 
Ou as mandam p´ra  Cadeia
            IV
Dizem; calem-se e não falem
Como está!... assim está bem
 Não trabalhamos e recebemos
É isso que nos convém
           V
Já dizia  o Santa Comba
Ajuda-me não sejas côca
Só trabalha quem é Burro
O esperto ganha-o cô a boca.
           VI
Mas elas não se amedrontam
Porque lhe faltam os tostões
 Dizem- se fartas da cambada
Que são corjas de Ladrões
           VII
Dizem que são mais que muitos
Muitos mais que, os Tubarões
Mas aqueles que sobrarem
Que os mandam p´rós  Leões
           VIII
Disse-lhes que não concordava
Porque estão infestados demais
Poucos ou nenhuns sucumbiam
Matariam isso sim,os animais.
               IX
 Vizinhas; vá lá tenham calma
Deiam ouvidos aos seus vizinhos
Deixem parasitar essas pestes
Mas poupem  meus Leõezinhos

Como és Belo Niassa

Vou Levar-te Comigo Meu Amor
Lago Niassa e Rio Douro ( Os meus grandes Amores)

Sinto-te nas águas do meu rio Douro

Enquanto um Checa não chega
Um Checa p´ra me render
Vou carpindo minhas mágoas
P´ra que não me vejam sofrer
              II
Hoje senti um enorme desejo
Que há muito, comigo trago
Comer no Rancho da Porca
Tomar um Banho no Lago
             III
Ouvi tocar a Guitarra
A Viola e a Concertina
Ainda o Bombo e  Ferrinhos
Bebi Dois M,  Nacala e Laurentina
               IV
Coloquei a Idade de lado
E o Corpo já um pouco torto
E ainda assim consegui nadar
Do Cais das Lanchas, ao Aeroporto
              V
Sendo ou não rota ilusória
Senti-me fresquinho e novo
A Vida  faz muito mais sentido
Estando na Memória do Povo
              VI
Vim  pela picada até à Base
Fui ao  Estado Maio e Informações
Que Maravilhoso é o Lago Niassa
 Partilhando essas Recordações
            VII
 Tempos belos e Maravilhosos
 Naquele ambiente porreiro
 Lotaria e  milhões me saíram,
Por ter escolhido marinheiro
           VIII
Foram Anos fortes de muito Amôr
Gostosos e melhores  que Canja
Tenho Saudades de tudo e de todos
E tantas, tantas do Povo Nianja
           IX
 Adeus a tudo e a todos
Que grata Recordação
Passaram-se 40 Anos
Mas estais-me no Coração
           X
Já falei quase de tudo
Nestes meus versos caseiros
Um abraço para todos vós
População, Soldados  e Marinheiros
             XI
Já chegou aqui o Checa
Que o meu tempo Regula
Deixo-vos Companheiros
Tenho de partir para Nampula
              XII
Peço ao meu substituto
Que o lugar dignifique
Vou conhecer António Enes
Nacala e a Ilha de Moçambique.
               XIII
Sei que não parto igual
Felicissimo e não magoado
Adeus Metangula e Niassa
Vou ter-vos sempre a meu lado
Por amôr fazemos tudo:- pouco dá-mos; do muito que recebemos = Niassa tenho-te no Coração

domingo, 7 de fevereiro de 2010

TULLIUS PREVÎU ISTO

Tristeza pelo meu País
Depois de uma consulta ao Blogue Porta da Capitania do Oliveira e de ele ter  a ideia genial de lá meter um video que, me deu uns minutos maravilhosos. Proporcionados o visionamento da realidade do Parque da Gorongosa que fica no País de nome Moçambique  A Jóia de África e, do qual eu me sinto honrado por lá ter estado cerca de cinco anos. Confesso que até me tinha esquecido já dos desaires do meu Sporting; mas  numa consulta deparei com uma leitura e,   ao lembrei - me do meu País; após constater  esta triste realidade:- como é possivel que há dois mil e sessenta e cinco anos já tenham dado a receita, para que um país e seu povo :-possam desfrutar de uma vida de qualidade e´tenha possa ter admiração pelos governantes e, que seja  onde nos possamos sentir felizes.
 Como é possivel que quem tem responsabilidade, vá continuando a fazer como a Avestruz e,fingindo que nada de mau se passa e, continuem a olhar para o seu umbigo onde tem lugar ele e os seus amigos?!....


Mas Tudo na Vida é como Sal na Comida. E, Quando é Demais Faz Mal







Levantam-te ó Parasita. Vai um enterro a passar. É um pobre  trabalhador, que morreu a trabalhar.

Senhores Governantes:-
Marcus Tullius disse:-

 " O orçamento Nacional deve ser equilibrado.
As dividas Públicas devem ser reduzidas, a arrogância das autorizadades devem ser moderadas e controladas. Os pagamentos a Governos devem ser reduzidos, se a Nação não quizer ir à falência. As pessoas devem novamwente aprender a rabalhar em vez de viver de conta pública"
Escreveu MARCUS  TULLIUS - Roma 55 anos antes de Cristo.

Nota:- Mais considerações para quê:- Veja uma previsão e sugestão que já conta 2065 Anos 

sábado, 6 de fevereiro de 2010

O Fado é Alma do Povo

Só se morre quando não se está na alma do Povo

 Como reconhecimento e partilha. Quadras de veia fadista do Filho da Escola Jordão.
  Very Good .My Friend = Aquele Abraço
Aqui  vai dedicado ao nosso amigo Valdemar (disse o Jordão), que teem a coragem e ainda-bem de falar do fado, um pouco da minha impressão sobre fado e fadistas.

Silêncio Canta-se o Fado
          I
Até fiquei embasbacado
Meu caro Amigo Valdemar
Mas quero-te felicitar
Por teres falado de fado
II
Falas de gente de talento
Falas de gente afinal...
Gente de enorme portento
Da nossa canção nacional
III
Há quem diga isto e aquilo
De quem também canta o fado
Mas o fado foi marcado
P ´lo Maurício em qualquer estilo
IV
Do Marceneiro-desse artista
Há que dizer claro e bem.
Foi ele o grande Estilista
Dos estilos que o fado tem
V
Não me lembra o Casa Nova
Nem do seu comportamento
Mas cantar fado é a prova
Que cantava o sentimento
VI
Lembro Lúcilia também
Com uma enorme devoção.
Mas... o Carloto fanfarrão
Que vive na sombra da mãe...
Basta!... chega  p ´ra  desilusão

Luxemburgo, 05-03-2010 Jordão = Quinta-Feira  4 de Fevereiro de 2010  = Publicada por Jordão
Seria um tremenda injustiça privar os apaixonados por boas quadras.  POr onde têm andado estes compositores, de tão nobre sentimentos. Sentir e Pulsar o Fado.

=Agora segue-se o medíocricidade:- Mas é um desafio a novas quadras dos fadistas aqui citados.

Frutuoso França e Camané
Fernado Farinha e Cidália
Toni de Matos e Maria da Fé
César Morgado e Amália
  II
Seria lista infinita
Com fadistas d ´outra Era
Começando no Conde Andeiro
E passando pela Severa
III
Um abraço Amigo Jordão
Junto com este poema novo
Todos o temos no coração
Porque o fado é alma do Povo

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Angola= Caminha tão devagar= Tão Devagarinho

Espera-se e deseja-se este sorriso em todo o Povo Angolano

Relembrando o sol, o mar e as maravilhosas praias angolanas

A Vida corre mesmo devagar!... mesmo muito devagarinho.
Inacreditável e, só é possivel se ligarmos este exemplo a todos os outros onde os Senhores do Tio San têm o domínio absoluto. Como é possivel que sendo o maior produtor de petróleo do continente Africano, superando mesmo a Nigéria, ainda tenha de comprar gasolina ao exterior.
    Alguém poderá compreender que apenas tenha uma única refinaria e, mesmo esta  a funcionar a 50%.   Certo que está projectada uma segunda, mas quanto tempo demorará a sua conclusão e, o tempo de entrada em funcinamento.
     Porquê os locais de abastecimentos serem poucos? Que por tal motivo; obrigam a que a qualquer hora, as bichas ultrapassem mais de uma centena de metros.
     Dizem que até é uma boa notícia a gasolina custar 30 cêntimos e o gasóleo 20. Mas pergunta-se:- qual o ordenado médio do trabalhador angolano?
Como é possivel que só este ano entre em funcionamento o seguro obrigatório de automóvel.
Que os casos ocorridos tenham de ser resolvidos entre os acidentados e, quando não houver acordo?!... com a intervênção da polícia..
Quando os prejuizos são avultados e não haja por onde pagar. Como é?
Se não houver um profundo e esclarecimento como vão os angolanos optar por utilizarem o verdadeiro e bom serviço de autocarros que o Governo já tem a funcionar!...
Pois se a maioria dos Luandenses usam o táxi ,e estes são aos milhares, largando e carregando os passageiros em locais marcados e, que são nem mais nem menos que a Toyota Hiace de nove lugares.
Tabaco e bons princípios.
Tabagismo:
O angolano não fuma e nem é necessário leis restritivas nem campanhas.
E não é por uma questão de saúde ou de moralismo. Mas porque, acham que é muito feio fumar. É uma sensura enraizada contra um comportamento anti-social.
E mesmo sendo o tabaco baratissimo, ninguém lhes pega.
Luanda de outros tempos
Passei várias vezes por Angola e, estive lá uns meses seguidos, todos sabemos que os negros angolanos eram tratados de forma masi digna pelos portugueses que lá residiam, "eram mesmo muito mais humanos" ao invés do que se passava em Moçmbique, que em muitos casos é arrepiante falar. Quem lá esteve como poderá esquecer-se da NóKia e da Cuca, a qual eu visitei e acompanhado de bichinhos do mar, oram reagdos ate chegar com o dedo. Das garotas: Filho:- Queres à F.N.L.A, U.N.I.T.A. ou M.P.L.A. = Mais á Madeirense.
Luanda nos dias de hoje:-
     A capital fervilha, pelas ruas passeiam-se milhares de homens e mulhres desde que aparecem os primeiros raios de sol.
     Sente-se que a corrupção desvasta os recursos do país e acredite-se que se tornou visivel que o Governo se lançou numa luta sem tréguas contra os que vão roubando aos milhões.
    Detenções por abuso de poder, por burla mais ou menos agravadas, peculato - são promessas de mudança e certamente de melhores dias.
Perspectivas Animadoras:    
     É bom saber que o Banco Mundial fez uma previsão de crescimento de Angola, em 2010, de 6,8 por cento. Número que subirá para oito por cento em 2011.
Sou; do tempo ainda de comer a batata com tona (casca). E na Marinha ter de ir para a cozinha descascá- -las.
Outros tempos:
Não eram tempos nem melhores nem piores; eram outros tempos. Mas para um país com recursos como Angola é, exigivel que o seu povo possa caminhar mais e muito mais depressa e lhe sejam criadas bem melhores condições, que desfrutem de uma vida digna, a que  todos derveremos ter direito.
Os votos que os melhores dias estejam prestes a lá chegarem.

«Estratégias Tenebrosas» para derrubar o Braga

Salvador é nome  do Presidente do SCBraga  = Os  Salvadores do Glorioso  estão onde?........MI... Liga !....... Certissimo
Estádio Axa= Não se vislumbra rigorosamente nada!...

Só Não Vê Quem não Quer = A sabedoria popular nunca se engana; não faças de mim Burro

Candeeiros para o Estádio do Braga

                                                                                              
CHEIRA TANTO A BOSTA E, PARECE LIMPINHO!....
 « Não Precisamos de antecipar jornadas para sermos primeiros»
     Salvador Presidente do S.C. Braga
A página oficial do Sporting de Braca lançou um video dos incidentes no intervalo do jogo com o Benfica, em que se vê o Raul José (treinador Adjunto do Benfica) a separar Marxi Rodriguez e Vandinho. Embora não seja perceptivel qualquer agressão, a sequência de 24 segundos filmada por um espectador no Estádio Ax prova que o Adjunto de Jorge Jesus emporrou energicamente Vandinho, abrindo até ao limite o braço para tirar o 88 dos minhotos de perto do Uruguai.
Assim justifica-se a suspensão por 3 meses de Vandinho e 3 jogos a Mossoró.
Se o relatório do arbitro Jorge Sousa só fala de agressões minímas entre Leone e Cardozo.
Se nos relatórios do arbitro e do delegado da Liga Carlos Marques em ambos os casos não são relatados quaisquer agressões de Vandinho Mossoró e Ney..... Em que se fundamentaram esses Doutores.
     Vergonhoso e Escandaloso, que as declarações de Raul José e as imagens da SIC que quanto a mim nada esclarecem tenham servido para suspender e castigar os jogadores arsenalistas, na tentiva clara de ofertarem o 1º lugar de mão beijada .
Cada vez se percebe, melhor porque terá o Sporting Clube de Portugal tem de jogar a dobrar, para ganhar e chegar-se ao topo.
Há mulher de Cezar era exigido sê-lo e Parecê-lo.
 Mais Palavras para quê?
 Quem não se sente não é filho de boa Gente.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Porca Miséria= Pior que D´antes

Tenham Vergonha!....
      Se querem entregar o Campeonato já façam-no, mas é exigivel mais decência.
      Quem descortina no Video a agressão do Vandinho a esse que ninguém conhece.
      Assim não custa nada.
      Faz-me lembrar o Tempo do Inocêncio Calabote.
      Ou o Benfica CUF
      e Porto Torreense.
      Já vi o Paços Brandão precisava de 22 e marcou trinta e dois num só jogo.
      Nota: Gostava de convidar os Dragões e os Benfiquistas a ver o Video que o S. C. Braga tem no seu Site.     
      Cada vez se percebe melhor porque o Sporting  não pode  estar no Topo, se não jogar duas ou três vez mais que os outros dois.
       Que diria a tudo isto o Poeta  António Aleixo