terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Mar, Navios e Pescadores

Matar Saúdades
O Mar e a Marinha Mercante
     Já fazia tempo que tencionava - me deslocar a um Porto de mar, onde me fosse possivel matar saúdades de ver os navios atracados aos cais e, protegidos por uma muralha. Mas também sanciar a saúdade que sentia de apreciar um navio a apróximar-se do local : onde os rebocadores depois se encarregam de os atracar ao cais.
     Devo confessar que não foi necessário esperar muito tempo e, verdade é que mais dois se apróximavam do paredão para a mesma operação. Não sei se foi um momemnto de sorte ou se o Porto de Matosinhos ainda recebe quantidades grandes de embarcações.
     Quando deparei com o estado em que se encontram os barcos de pesca foi desolador; infelizmente nada que eu não esperasse, mas constatar  com esta triste  realidade"in loc" é penante.
      Como a própria fotografia  de cima atesta:- em nome não sei de quê!.. e, para servir os interesses dos grandes senhores: obrigam a que os nossos pescadores se vejam obrigados ao abandono das suas artes e, que eram as suas grandes paixões, mas também a única fonte de rendimento.
      Percorri toda a marginal desde Matozinhos à Ponte D. Luís; atravessei para Gaia, percorrendo toda aquela zona até à Afurada e, sinceramente é altamente desolador, quem como eu já conheci aqueles locais amontoados de embarcações, redes e pescadores.  Na Afurada ainda encontrei quatro velhos Pescadores remendando as suas redes tend-me dirigido a eles- dizendo-lhe:- que também eu fui Pescador no Douro e, que ainda lá mantenho o meu barco Valboeiro; que durante largos anos fui marinheiro e, a paixão que tinha pela pesaca e Marinha Mercante. Com as lágrimas a caírem-lhe e, a muito custo,  a soluçar com a vós embragada, lá me foram  foi dizendo:  que faziam aquilo para matar o vício e, que de quando em vez lá votavam as redes a pescar, mas que o ffaziam por amor, já que em termos económicos não era rentável.
     Despedi-me com um abraço e uma lágrima também, já que a injustiça de que são vitímas é a mesma que nós no Douro e, com a Construção da Barragem Lever Crestuma fomos penalizados e arredados. Tendo-nos retirado o pescado do Sável e Lampreia e nos proibem de pescar as outras espécies lá existentes com redes, preferindo e deitando lá espécies que se vão devorando entre si sem que a nós moradores a quem o rio e, o que dele advém nos deveria de inteira justiça pertençer e, por direito póprio ser das gentes ribeirinhas.  

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Moçambique:- Amar a Natureza

Amor a Moçambique
     Transporto comigo este amor e, sempre que tenho acesso não me canso de procurar elementos que me falem e me liguem a esta maravilhosa terra.
      Como pode não se deixar enamorar: quem ama a natureza, adora a praia, o pôr do Sol, as cores e as paisagens, o artesanato e o marisco: enfim: tudo isto e muito mais e, chegando ao final do dia com uma força de espirito e paz interior como se tivesse acordado de um lindo sonho!!!
      Sinto que está dentro de mim e, me corre nas veias e, que assim irá continuar enquanto eu viver.
       Tendo recebido muito de bom nos locais onde nasci, cresci e vivi. Moçambique também ali está guardado e sinto o seu pulsar dentro do meu coração.
Moçambique. Paixão e Amor.  Uma Dádiva da Natureza. Que  me sinto um privilegiado e ter podido desfrutar de tudo isso e muito mais.  

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Vedeta da Marinha

Quantas histórias foram contadas dentro de Vedeta da Marinha Doca =Alfeite
Eram 25 Minutos algumas vezes preciosos para passar pelas brasas
     Muitas vezes aconteceu ser o elemento da guarnição a me vir acordar, pois acontecia que depois de uma directa aquele tempo que mediava a travessia entre margens era precioso para passar pelas brasas.
     No meu tempo de Marinha vários meses fui ordenança :- Isto era levar e trazer a correspondência de bordo, Como tal apanhava-se a vedeta das 13h45m e de manhã a das 9h30 m, nas outras horas o pessoal tinha aquelas equipas certinhas de bater a Sueca e, os outros ou apreciavam os jogadores metendo sempre a colherada, ou atravessavam o Tejo a lêr para dentro com os olhos fechados.
    Eu normalmente pertencia ao Grupo dos que liam para dentro.
   A Travessia do Tejo faz parte do trajecto do Marujo

Recordando o Ritz Clube

Reviver o Passado = NOITE DE LISBOA
Dança do Fogo  e  Ti Alfredo Marceneiro
     Pois é!....... Os anos já lá vão!,, mas a memória: não esquece e, não esquece porque durante e cerca de doze anos era a atracção principal : o Streep Tease e a Dança do Fogo.
     As messas repletas e acabada a sessão de Streape lá se passava para o Restaurante onde era servida a ceia a partir das tantas das matina e lá estava o Velho Marceneiro e Companhia para nos deliciar como os seus maravilhosos fados.
     Certo que para a Marujada que normalmente quando para ali vinha não tinha orientação e  acabados os Faduchos, havia que seguir até ao Bairro Alto, onde o Arroz Doce abria às 5 da Manhã, ou vir até ao Mercado da Ribeira.. 
Marujos no Mercado da Ribeira

O Cacau da Ribeira
    Nas directas o Cacau da Ribeira era o ponto de encontro para se fazer horas  para seguir  a apanhar a Vedeta na Doca da Marinha para o Alfeite.  

`Sai já de Cima

Até quando o Povo vais suportar o Zé

Água Mole em Pedra  Dura- Tanto dá que até a fura 

Responda quem souber!:....
Como seria possivel se tudo fosse claro!... Será que não  haverá vassalagem?..
Como seria possivel em condições normais;  "não fosse certamente a de prestar vassalagem"  que politícos que desempenharam altos cargos no nosso país e, que tão mal fizeram à economia nacional e ao povo, como reconpensa:  lhes sejam aribuídos desempenhos em altos cargos a nivel da Santa União Europeia e tal.
Então vejamos:- António Guterres, com uma governação miserável a nivel de chefe do Governo Português, venha a ser nomeado para alto-comissário para os Refugiados.
     Durão Barroso que durante dois anos de uma governação medíocre vai para Presidente da Comissão Europeia.
Vitor Constâncio que nunca baixou a bandeira do seu partido e, sempre pronto a justificar que o que era adverso ao governo, desde que foi nomeado Governador do Banco de  Portuga;. que  foi peça fundamental na demolição do B.C.P., que foi sempre omisso no longo caminho que conduziu aos problemas de gestão no BPN e BPP.
     Poderemos  começar a tentar adivinhar que alto cargo estará reservado para o nosso primeiro logo que deixe de o ser.
       Tão mal se devem sentir: aqueles que hoje elevam o nome de Portugal bem alto, depois de enquanto no nosso País terem dado provas do seu valor, mostrando serem execelentes de entre outros pode destacar-se os nomes de Vieira da Silva, Joaquim Almeida, José Saramago, Manuel José, José Mourinho e Cristiano Ronaldo.
     Será interessante perguntar-se se os candidatos que se apresentam à Presidência do P.S.D. se o único interesse que os move não será a única de que o Zé caia e, lhes possam suceder; sabendo que chegado a primeiro, quando saírem também terão à sua espera um lugar nas altas esferas internacionais.
     Não se percebe porque tudo tem sempre de girar em volta destes dois partidos que há muitos anos alternam entre si e, o caminho é sempre o de vira o disco e segue o mesmo.
     Enquanto se mantiver este circulo seguramente já viciado, até lá: será sempre o toma lá mais do mesmo.
     Como a esperança é a última a perder.
    Acredite-se que um dia por muito que custe, isto  acabará por mudar.   

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Porque não demite Cavaco Silva o Governo?

Angola Cooperante:
Um desafio em "tempo dita de crise" aos  Empresários portugueses, 
O embaixador de Angola em Portugal Marco Barrica, desafiou ontem os empresários portugueses a investirem no seu País e a "não perderem tempo", porque se prevê que 2010 seja um ano de grande crescimento e económico.
    "Este ano prevê-se um crescimento sempre positivo, os compromissos, serão assumidos e o empresário português tem o seu espaço reservado, que não percam tempo se não perdem o espaço", disse o embaixador.

Porque não demite Cavaco Silva o Governo?

´Socrates pode ser julgado no Supremo Tribunal.
     Se o primeiro-ministo fosse constituído arguido pelo crime de atentado contra o Estado de Direito por suspeita desse crime, recorde-se estava na Mira dos magistrados de Aveiro que tutelam o " Fasce Oculta" o Parlamento era obrigado a retirar-lhe a imunidade parlamentar, segundo  o prestigiado constitucionalista Bacelar Gouveia.
   A acusação terá de partir do procurador-geral da Republica, ou de um procurador adjunto em quem Pinto Monteiro delegasse.
    Conclusões de um Penalista
O Penalista Germano Marques da Silva explica que "crimes comuns como furto ou difamação", tem sempre de se aguardar pelo fim   do mandato para ser possivel julgar o chefe do Governo.
" Mas nos crimes de corrupção, tráfico de influências, abusos de poder, peculato, traição à pàtria e atentado contra o Estado de Direito, não é preciso suspender", disse
     Se estamos numa situação critíca pois estão em causa o regular funcionamento das instituições.
Cavaco Silva Presidente da República " que garante, segundo a constituição, o regular funcionamento instituições pode emitir  agora o Governo e, depois ouvir os partidos para nomear uma solução governativa transitória, como um governo de salvação nacional acrescentou Bacelar Gouveia
     Por "muito menos" lembrou, " o Governo de Santana Lopes foi afastado pelo então presidente Jorge Sampaio, que dissolveu o Parlamento".
Tempo de Dissolução do Parlamento
Cavaco Silva só pode dissolver o Parlamento no período entre final de Abril e o principio de Setembro uma "janela temporal justificada pelo artigo 172º da Constituição da República "não pode ser dissolvida nos seis meses posteriores à sua eleição" e "no último semestre do mandato do Presidente da República.
Veio  a  agora o P.S. com aquio que se esperava:- Na última tentativa de adiar as coisas desafiar a oposição a apresentar um noção de censura.
 Até o Fulano da Madeira já pede uma noção de censura. Este  Jardim não perde uma.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O Cacilheiros Matinal

Cancilheiro das 2h30m da manhã
Quantas histórias
Houve Sol no meu País 
  Depois de um dia, aqui no recanto da minha aldeia e, sob o controle da minha cara-metade; que não está com ideias de me dar baldas nem férias  de Carnaval, pois barafusta que a sementeira da batata,é que é importante e, um marujo na reserva AB a caminho dos setenta: o que tem  a fazer!... Lamentar-se e obedecer!... não vá saír o rabo da enchada, já que o outro anda arísco. Mas  mesmo assim e, valendo-se da malandrice adquirida :- lá me fui conseguindo  baldar e, lá fui  plantando duas laranjeiras e duas pereiras, aproveitando também para dar uma fugida argumentando que tinha de escoar ; a água do meu barco, só para me procurar livrar de cavar a terrs com o gadanho, pois cá na quinta as máquinas não tem acesso.
Claro que nesta de ir ao barco; vá  de aproveitar a boleia : pegar no carro e, ir à livraria para dar uma espretade-la  pelas notícias da imprensa diária.
 Mais uma vez que a montanha pariu um rato.
 Chegado quase a anoitecer; ía caíndo o Carmo e a Trindade. Ligo a Televisão; sempre mais do mesmo. Sinceramente que já não tenho pachorra para ouvir essa gente:-
 Vou apenas  dizer:- o que os Camaradas falam nos Comentários está lá tudo. Então disse eu:- Hoje vou falar do Cacilheiro das duas e meia da matina que partia  do Cais de Sodré para Cacilhas.
     Lembrei-me do meu Amigo Zé Viana e, não resisto a recordar:-
Sou Marinheiro,
Deste velho Cacilheiro
Dedicado Companheiro
Pequeno Berço do Povo
E Navegando
A Idade foi chegando
O cabelo branqueando
Mas o Tejo é sempre novo
Verdade que os rios são eternos e, como tal os anos não lhes pesam mas que a incúria e atrocidades dos humanos o tentem e para servirem os seus interesses pessoais , vão-lhe desferindo golpes terriveis.
      Muitas foram as vezes aquelas que atravessei no  Cacilheiro de última hora; já que durante longos períodos tive quarto na Cova dfa Piedade, em outras saltava o muro ou entrava por um dos locais onde a rede estava furada.
     Não resisto a contar uma história ocorrida por volta do ano de 76:- Contava-se uma anedota:-  tinha caído um homem ao Tejo no Caciheiro, no qual ía o Almirante Rosa Coutinho; pegaram nele e atiraram-no ao Tejo; lançam uma bóia e, o Almirante consegue agarrá-la e, assim  lá consegui salvarse salvando também o naufrago.
 Um amontoado de Jornalistas pergunatam:- Senhor Almirante o que tem a dizer a este acto heróico.- Tenho a dizer que se soubesse quem me atirou à água partia-lhe a cara, então o sacana sabia que eu não sei nadar.
     Mas  a história que me preparava para contar:-  Entra um individuo para o Cacilheiro para um Bordo e para o outro. gritava insistentemente :- vou-me deitar ao Tejo; vou-me deitar ao Tejo e, gritava sempre continuamente Vou-me deitar ao Teejo - Vou-me deitar ao Tejo.. Occorreu-me a anedota e, disse para a nmeia dúzia de marujos que lá íamos fardados: eu vou lá para cima para a primeira classe:- não vá fazer  o mesmo a algum de nós o que fizeram ao Almirante!....
     Andaram M de tempo a tentar salvar o homem;  chegou mesmo  a bater no costado do Cacilheiro, mas quando ummarinheiro se preparava para descer pela escada de quebra-costas ele afundou-se. Mas até isso acontecer terá demorado cerca vinte minutos e, ele  acabou por se afogar -se
. Por esse motivo o cobrador de bilhetes não foi lá e, viajamos de graça.
    Não sei se o conhecimento da anedota terá ajudado e, evitado quealgum de nós yivesse ído tomar banho,quem sabe sem retorno. Já que os passageiros era tudo a monte e, havia aquela:- é Marinheiro sabe nadar!..... Só que com os remoínhos; mesmo sabendo não havia hipótese.
     Tive outra mas fundeado no Mar da Palha;-   debrucei-me na Ponte e tinha recebido nesse dia era segundo grumete e, recebi 50$00, usava-se o porta moedas chamdo cona d´Égua tinha o bolso da camisa desabetuado e ele caíu ao Tejo foram várias vezes que me lembrei atirar ao rio, mas lembrava dos Remoínhos.  Resisti. Foi um mês terrivel.
     Lá tive que andar a fazer vales diários de 2$50, sempre dava para o café e comprar o Jornal Diário Popular, que trazia dois problems de palavras cruzadas.
Recordações guardadas no meu Baú

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Viva Nelson Mandela

VINTE ANOS DE LIBERDADE
Há 2o Anos um País Inteiro sai da Prisão
   Na manhã do dia 11 de Fevereiro de 1990 e depois de 27 anos de prisão, por ser negro e lutar pela libertação do seu povo, pelo fim do apartheido, esteve preso durante 27 anos e, acompanhado de sua ex-mulher Winie, de punho erguido,  não foi só um homem concreto que que foi libertado; foi um país inteiro que festejou:- o fim do regime segregado do apartheid pelos seus genocídios morais.

A melhor vingança é o perdão.
      Com 91 anos de idade-feitos a 18 de Julho, o "Dia Mandela" na África do Sul.
     Unificou o país e provou que a união é mais do que a mera somadas partes:com reconciliação, cheia de perdão.
    18 de Julho de 1918 = Nascimento
    1944 = Funda a liga do Congresso Nacional Africano (ANC)
     1962  = Mande é preso quando regressa à África do Sul após ter saído secretamente para treino militar
                   na Argélia.
    12 Junho de 1964= Mandela é condenado a prisão perpétua.
    2 de Fevereiro  1990 = De Klerk, último presidente branco do país, legaliza ANC e outros movimentos
                                          Mandela é libertado 
     1991 = Mandela é eleito presidente do ANC
     1994 = Mandela empossado primeiro presidente negro.
      16 de Junho de 199 = Mandela reforma-se e entrega o poder a Thato Mbeki.                  
               Este Nóbel da Paz tem lugar na história; senão o maior, como um dos maiores lutadores e defensores dos direitos e da dignidade humana.

Meia Cueca em Ponte de Lima

Quem a come chora por maia


Quem  morfa Díz que é de chorar por mais

A Fodinha e a meia Cueca em Ponte de Lima

Falava-se tan to do Bairro Alto
No Arroz Doce e da velha fodinha
Também agora já a cá temos
No Norte em Ponte de Lima
                II
Isto é uma grande verdade
E não uma brincadeira
A fodinha quem na serve
É uma cidadã Brasileira
                III
Cá na terra do Campello
 Homem de grande traqueijo
 É o tal do Orçamente
P´ra defender o seu queijo
               IV
Também estou curioso
Quero lá ir para ver
Apesar da minha idade
Também a quero comer
               V
Se comem uns e comem outros
Desde Avós, Netos a Pais
Todos vão lá p´la fodinha
E Ficam a chorar por mais.
               VI
Quem quizer pode lá ir
Pode comer até fartar
Depois o que têm de fazer
É no final ter de pagar
              VI
O Cliente é bem servido
Ali não há desordeiros
Todos têm de pagar
Não há chulos nem Azeiteiros
Veja o video da Fodinha. A vida é bela!....  Basta que saibamos aproveitá-la