terça-feira, 9 de março de 2010

Moçambique = Sempre


A Ambição transforma os Sonhos em Realidades
Uma dádiva das Minhas Filhas Marinheiras
O Meu Blogue que recomendo:- htttp://terrasrioemar.blogspot.com
( TEMA:- QUEM PAGA A DITA CRISE)
INSTITUTO DO CORAÇÃO
Ver um Menino e uma Menina (já operada) de Nampula no colo de dois cirurgiões e, saber--se que o menino será tambem ele muito brevemente operado, ser-se ilucidado que este Instituto foi criado em 2008 e que ali já foram operadas 650 crianças que sofriam de Febre Reumática, que destrói as válvulas do coração e, que se não tivessem sido operadas, teriam o destino é fatal. Como certificado tem o Hospital de Coimbra que coopera e faz os diagnósticos.
ESCOLA DE ENSINO DE PORTUGUÊS
Também aqui se reveste de uma importância vital a Escola de Moçambique, que conta com 1.400 alunos. Que já é uma referência no mundo. Que ali foi criada uma Biblioteca pelo Governo Português, e que estão inscritos alunos de 21 nacionalidade incluindo a Vietanamita. Mas que todos se comunicam em português e que juntando todos: são cerca de 5.000 alunos, da Escola Portuguesa sediada em Moçambique. Ao qual o Governo Moçambicano crementa a aprendizagem da lingua portuguesa
Foi bom ouvir: que os Caminhos de Ferro de Moçambique, comemoram este ano 100 anos de existência.
Foi bom saber que o programa da R.T.P. 1, estava ali a ser transmitido em directo para todo o Mundo, a escassos metros da Estação de Lourenço Marques (Maputo).
Continua:- A R.T.P.1 e a colaboração com os restantes países de expressão portuguesa.
ÁFRICA MINHA= Também é nossa

segunda-feira, 8 de março de 2010

RTP 1 = Emissão foi de 3 horas de Moçambique

O meu Blogue de hoje=http// riomeurio.blogspot.com

RTP1, Comemorou o seu 53º Aniversário

Cem Anos dos Caminhos de Ferro de Moçambique 

Estação de Caminhos de Ferro em Lourenço Marques (Maputo)

Emissão Directa a parti r do Maputo no passado Domingo dia 7 de Março de 2010
Confissão:
     Foi maravilhoso e confesso que tinha imensas saudades de ouvir falar de Moçambique de forma limpa e apresentando algo positivo que lá exista e não uma seta apontada sempre no sentido da deturpação.
    
Por mim; numa votação de 1 a 10, dava-lhes  nota máxima. Devo confessar que foram três horas maravilhosas e que as vivi tal com tal emoção, como  não se tivessem passados os 35 anos desde o dia que de lá saí (o dia Independência).
     Gostei da forma brilhante como o Malato  e a Vanessa Figueiredo conduziram o programa.
 Quem não se pode enamorar por este País Maravilha, que  banhado pelo Oceano Índico e, com 2.500 quilómetros de Costa Maritima.
     Como teria sido bom que muitos dos nossos politícos que nos entram pela casa dentro  sempre com conversas daquelas que já não há pachorra para os suportar,e, com o seu  ar agressivo; tivessem estado atentos e percebessem como é bom ouvir-se um responsável Governativo falar de coisas concretas e com todo o realismo destacar o que há de positivo e ter a capacidade e humildade de reconhecer quem lhe presta solidariedade. Foi assim que de forma digna falou o Vice-Ministro de Negócios Estrangeiros de Moçambique.
Encher a Alma

Estação dos Caminhos de Ferro Nacala = Moçambique 

Ouvir falar; e, ver-se dançar o Marrabenta, o abanar das Capelanas, nas Machambas e nos Machambeiros e no sem número de iniciativas e ainda ouvir de viva vós de responsáveis locais, o esforço e a cooperação para a incrementação do português, que continuará a ser uma das princiapis apostas do Governo Moçambicano.
     Ter ouvido falar da Academia de Bacalhau que tem rituais, onde os Compadres não podem falar nem de politìca nem de Religião e saber que o principal responsável é um Compadre de Alcacer do Sal, e que conta com homens como o Malagatana- Ilustre Mestre de  Pintura  e Doutor Onoris Causa .
     Quem tem ligações de inter-câmbio com a casa do Gaiato sediada em Paços de Sousa/Penafiel. Que são  diversas as academias  num total de 16.
Amor a Moçambique = Final Parte =1 = Tem  Continuação em próximo edição aqui no Blogue.

A Magia de um Lago!






Ò Meu Lindo Niassa e Metangula
De enormes saudades amor e Paixão
Que maravilha nós  nos ter  conhecido
E eu vos ter guardado no meu coração 
      A razão porque publico aqui é querer desfrutar desta maravilha do Niassa. Adiei para amanhã a minha conclusão das três maravilhosas horas que ontem passei frente à Televisão  no Program que foi directamente transmitido de Lourenço Marques (Maputo) Junto à Estação dos Caminhos de Ferro que este ano comemoram cem anos.  Artigo que publicarei amanha e seguinte.

domingo, 7 de março de 2010

Os Gatos e Eu = Histórias

O meu blogue de hoje:- http:// margensdodouro.blogspot.com
Titulo do Blogue:- Gentes do Rio - Cancelos/Sebolido/Penafiel

As minhas histórias  ligadas a gatos(as)

Não havia casa, que não tivesse no minímo um gato(a)
    Quando muito pequeno na minha aldeia. Sempre que as gatas parissem muitos gatos após o seu nascimento pediam-nos para os afogar, pois o que mais havia era gatos e no caso concreto mais gatas, porque se dizia: que eram muito melhores para morar ratos (caçar e matar). Haviam ainda uns tantos que moravam Coelhos e, deliciavam os seus donos trazendo-os até casa e lhes oferecendo esses deliciosos presentes.

Senhora mordida por Cão Raivoso!!! Fim de Cães e Gatos
Muito Jovem houve uma rapariga que foi mordida por  um cão era raivoso, por tal mordidela esteve ainda algum tempo internada no Hospital de Santo António no Porto. Não fosse os conhecimentos que o meu Pai tinha no citado Hospital, o que lhe valeu imediato atendimento, ela teria batido o Badagaio.
     Veio a Venatória ( Veternária) e deu ordem para que se abatessem todos os Cães e Gatos. Prontamente nos dispusemos a efectuar esse trabalho, levando um escudo por cada Cão e 2$50 pelo Gato quando o tivessemo de o apanhar. Em rebuçados deu mais que muitos.
     Faziamo-lo por afogamento:- Diziamos nós miúdo que apenas amarravamos a pedra e a corda e o cão ou gato ía a trás dela para ver se ela chegava ao fundo.
     Foi uma limpeza e rendeu uns bos escudos.
 Deu para encher não sei quantas Cadernetas de Jogadores de Futebol de então

GATO ESPERTO EM METANGULA/NIASSA
 Havia um gato em Metangula que quando se matavam as vacas e o Cozinheiro (Marinheiro Fuzileiro) desvia alguns dos poucos bifes que elas davam , para depois no rancho da porca lhe tratarmos da saúde, o malvado do Gato era sempre o melhor quinhoeiro, era incrivel como ele conseguia passar por determinas friestas. Mas  um dia o Filho da Escola tratou-lhe da Saúde!!!.. e, nós ajuadamos ao respectivo abate. O Gato foi pendurado e vargastado para ficar enraivecido e, o Veneno viesse  para as unhas e depois foi só cortar.
  Foi cozinhado e metido numa travessa para presentear um Cabo a quem nós faziamos o favor de lhe sacar e comer oa saborosos Galinhaços e Coelhos. Desconfiou e não só ele comeu, como também eu e outros tivemos de o comer para evitar termos problemas. Foi bem regado com Laurentina e passaou o Garganil, diga-se a muito custo.- Estava mais para chamar o Gregório do que ficar, mas lá se foi aguentando.

NO DIA DE HOJE
GATO MORTO!!!! Parte-me o Guarda Chuva
Hoje quando fui dar a minha caminhada matinal lá encontrei um falecido defunto, que tinha morrido e falecido muito provávelmente nesta noite.
 Para que podesse ter um funeral digno, quando amanhã regressarem os funcionários da Junta.
    Na tentativa de o arrumar para a Verma, encostei-lhe o Guarda - Chuva,  mas o dito cujo em vez de colaborar mesmo depois de atropelado mortalmente teve o bonito gesto de ter partido o meu Guarda Chuiva, que me tinha sido oferecido pela gerência da Pastelaria Lusomassas.
    Sorte que ao entrar lá para a compra da respectiva Rigueifa dirigi-me ao Dono, estando lá também o Presidente da Junta e lhes disse:
   Contando o ocorrido lamentei-me se seria justo, uma vez que o Defunto falecido morto Gato não podia pagar, o Condutor pos-se na alheta, por tal motivo também não. Se achavam racional eu que tinha procurado ajudar a que uma vitíma acidentada mortalmente tivesse amanhão um funeral dignos e evitar que os peneus fiassem pintados com os restos mortasis doi falecido, ter de ficar com o respectivo prejuízo. O Guarda Cuiva  partido, e sem ultilidade.
    Chegaram a um entendimento e o Dono da Lusomassas assumiu a responsabilidade de amanhã me trocar o respectivo Gardassol por um novo.
 O Bom senso ainda imperou. 
Que o falecido Gato descanse em Paz

sábado, 6 de março de 2010

Moçambique na RTP 1 =Toxicodependências = Blogues

Acabei de ouvir que amanhã ou Hoje Domingo, a RTP 1 vai trasmitir um Programa directamente de Moçambique com Malato e Companhia. Que será pelas dezasseis horas ( Quatro da Tarde)- Não sabendo do que se trata penso que devo avisar os interessados.
Aqui fica o Registo.


Toxicodependências
Estupaficientes
Álcool
Tabagismo
  Pensava eu: que um dos problemas que teria era arranjar temas para este blogue. Puro engano. Depois de ter entrado nesta cadeia comecei a ter dificuldade  em publicar tantos assuntos que me vão aparecendo dia a dia. Meditei  e no seguimento daquailo que foi dito pelo Leiria, decidi publicar nos outros meus blogues em cada dia; assunto que em cada um melhor se enquadrem e assim a partir de hoje darei ser  conhecer neste Blogue, o tema e em qual o blogue que publico para além deste . A
Assim os amigos que o desejarem podem consultar o artigos no citado blogue.
     Vou procurar desenvolver os temas estupaficientes,  tabagismo e alcoolismo nos meus blogus que tratam desta dependência.  

sexta-feira, 5 de março de 2010

Rio Douro= Marinheiro de Água Doce

Quanto mais te olho, mais gosto de Ti
     Tive o privilégio de nascer a escassos metros da margem do Rio Douro, onde os meus progenitores tinham nascido um em cada Lugar  Midões e Cancelos os quais tinham cada qual o seu areio, sendo que o de Cancelos/Sebolido era o maior em toda a extensão do Rio Douro.
Se fui fabricado dentro do Barco e ao meio do Rio!!!.. é, uma dúvida que irá continuar.
 Nasci numa das margens porque no dia 23 Janeiro 43, havia uma cheia enorme,  como tal não era desejável nem aconselhável andar no meio do Rio, ou em cima dele.
     Desde que me conheço que me vejo ligado ao Rio, tive a felicidade de optar e ser aceite para durante vários anos servir a Armada e aí ter conhecido e navegado em vários mares. Tambe naveguei em quase todos os tipos de navios, incluíndo aqueles que eram construídos de madeira.
     Talvez isto ajude a melhor compreender o porquê do grande amor que ganhei e mantenho ao Lago Niassa, como é sabido onde estive diáriamente e durante dois anos em contacto directo. 
 A conversa é como as cerejas!!!...  quando tinha o propósito de registar o dia de hoje como aquele em que foi feita a citada vistoria  que foi aprovada e, terá a duração válida de cinco anos, quase que não me lembrava de referênciá-lo.
 Certo que depois de gerações em que os meus antepassados viverem em exclusivo do rio, eu contino mantendo essa ligação; fazendo com as minhas pescarias à cana dentro do barco ao largo das margens e também assegurar; que enquanto eu existir e me for possivel fisícamente, manterei o meu Valboeiro, como testemunho de homenagear a memória de todos os Pescadores e Marinheiros que tanto trabalharam e amor dedicaram ao seu Rio, mas que um dia os interesses capitalistas de alguns acabaram por privar as gentes ribeirnhas de um direito que lhes deveria pertencer por inteiro.
 Os areios, e a livre circulação das águas para a continuidade da reprodução e captura do Sável e da Lampreia.
Mas que servindo os interesses de uns quantos levaram a que hoje as populações ribeirnhas, ou tenham abandonado esses locais ou então que lá vivem : lhes tenham virado as costas, como criminação a quem lhes tirou esse direito.
 Mas quando somos confrontados com esta triste realidade que os nossos Senhores 230 Deputados na Assembleia da República auferem tanto como 44.000 trabalhadores com o salário minímo nacional. Não surprende alguém que se possa dar ao Luxo de haver quem seja detentor de barcos de turismo no Douro e possa ír á LUA . 

quinta-feira, 4 de março de 2010

Dependências = Alcoólicas e Outras

Dependência!!!!!!! Alcoólica
   Depois da brilhante ideia do Autor da Porta da Capitania  que lançou sobre o Tabagismo e que tão valiosos testemunhos recolheu  de ex- Fumadores: - Ocorreu-me de Imediato a ideia de abordar e alertar para o que é o Alcoolismo qundo o ingerimos execessivamente e deles nos vimos a tornar dependentes.
Não fosse  muitos bebedores conseguiram controlar a bebida por uma vida inteira "e ela de segunda lugar" seria a primeira dependência a nivel mundial e  não a segunda seguida aos estupaficientes!!

     Na casa de um Doente Alcoólico é sempre de noite!!!!
 Troca a casa pela Tasca e a Familia familia por um Copo de Vinho !!!!
Só quem sofreu desssa Doênça e teve a felicidade de se tornar Abstinente sabe quanto penosa é a vida de um Bebedor Excessivo.
 Sofre; e faz sofrer muito mais a quem o Rodeia. Famila, e os Verdadeiros Amigos e deixa de ser um ser racional, nmarginalizado por uma sociedade na sua maioria, porque não sabe ou não quer compreender esta temática. Que o vê sempre como um casos perdido alguem que vegeta e nao vive.

Trazer esta tema tão importante a este meu Blogue é fundamentado pela larga leitura de muitas pessoas diárias.

     O álcool é responsável pela morte directa e indirecta de cerca de 9.000 pesssoas anuais em Portugal, o número apróximado, da totalidade de militares  que morreram na Guerra nas nossas  ex-colónias de 1961 a 1974, em conjunto de todos esses anos que por lá andamos.

Neste blogue pretendo também alertar  outros países, já que as consequências que ele provoca em quem dele fica dependente é universal.
    
Na é por acaso que América, Brasil, Bélgica, etc. etc. Gastam biliões e Euros no Combate a este Flagelo.

Aqui indico dois dos meus blogues respeitantes a esta dependência da minha responsabilidade, sendo que eu mesmo sou um Doente Alcoólico recuperado com 23 anos de total  abstinência continuada, depois de ter estado num poço tão fundo e apenas com umas pequenas coisas para me agarrar para a tentativa  de lá conseguir  sair.  
Reuní todas as forças que tinha dentro de mim e felizmente venci.
     
A vida é bela e dá-nos proporciona-nos imensas coisas boas.
 Se tempo houve que me ía matando.
Hoje tudo faço para estar de bem com a vida.
Se tem problemas de álcool, pela sua saúde não beba.

Os meus Blogues:- http// alcool-basta.blogspot.com = Doente Alcoólico Recuperado
                                 http// doentealcoolicorecuperado.blogspot.com = Vinte e dois Anos de Bendita Abstinência.

quarta-feira, 3 de março de 2010

MOÇAMBIQUE = SÓCRATES, ALEGRE E PENEDOSl

O ESTADO EM QUE ESTAMOS
José Socrates pisou solo Moçambicano, dizendo sentir-se em casa, Socrates falou do simbolismo de Cabora Bassa, a cujo acordo de transferência para o Estado Moçambicano, mostrando-se "ansioso" por a visitar.
Alegre e a integração na comitiva
 Sobre a presença de Manuel Alegre na comitiva, disse que o candidato presidencial "veio como presidente do júri de o Prémio Leya, uma cerimónia cultural da maior importância para o país".
Aos jornalistas, Alegre confirma ter sido convidado pelo primeiro-ministro, mas recusa qualquer relação politíca.
Como gostaria eu de perceber estas coisas????!!!!!!!

ESTADO = PENEDOS = Manuel Pinho E  AMIGOS
    REN = Estado propõe louvor e Prémios Superiores a um Milhão de Euros  para JOSÉ PENEDOS
Enquanto a Comissão de vencimentos da REN- Redes de Energéticas Nacionais, vai propoor o "congelamento" da atribuição de prémios de desempenho ao ex- Presidente, José Penedos (que em 2008) somaram mais de 243 mil euros,
     E.D.P. Contesta Louvor e Prémio a Penedos

INDEMINIZAÇÕES
Não há acordos com os titulares do orgão da administração para atribuição de indeminizações em caso de administrador.
     Ex-admnistrador da PT recebeu bónus de 195 mil.
Fernando Soares Carneiro saiu a 30 de Março de 2009 da Comissão Executiva da REN, após a Assembleia Geral da Empresa. Foi substituído por João Conceição, por indicação do então ministro Manuel Pinho a Penedos.
     Carneiro integrou então a administração da Portugal Telecon (PT). Tendo sido demitido na sequência do caso "Face Oculta", no final de Fevereiro, Carneiro auferiu da REN em 2008, 90,4 mil euros remuneração fixa (anual)- mais 195 mil wuros de prémio .
     Carneiro deverá receber um bónus da REN de 2009.
Transcrito com a devia  Vênia Correio da Manhã em 03/03/2001  

terça-feira, 2 de março de 2010

Censura= Lutar e Vencer

Acordar e Lutar


A LIBERDADE
Tanto lutamos para pertecermos um país livre e sê-lo nós também!!!!!...
Quantas pessoas morreram lutando por esta nobre causa e, quantas outras passaram anos no degredo das prisões em condições sub-humanas e sujeitando-as a todos os vexames,e, depois do do 25 de Novembro de, tantas outras pagaram com as suas carreiras, só porque pensam diferente dos senhores comodamente implantados no poder alternadamente, C.D.S., P.S. e P.S.D..
Hojem querem a todo o custo e sem olhar a meios restringir os direitos e liberdades de controlar o que falamos e dizendo o que pensamos, mesmo que respeitemos as normas constituicionais.
Não nos enganaremos se disser-mos que estamos a caminho de uma situação próxima da que já tivemos e que é de tão má memória.
Mesmo que possamos não concordar com as palavras que os outros digam, teremos a obrigação de defender até à morte o direito a dizê-las.
Urge que acordemos e digamos já basta!!!
A liberdade é um direito adquirido e pertença de todos e, que terá de continuar no nosso dia a dia e em todo o lado.
Ser estivermos atentos e observar o que se passa no Brasil de Lula e, noutros países da dita Europa Livre mais atentos e muito mais vigilantes teremos de estar.
A Liberdade tem de ser um direito de todos e não só de alguns.
A MENTIRA
I
A mentira é tão manhosa
Que só vigariza e mente.
A verdade é corajosa
Inda que às vezes medrosa
Por causa de certa gente.
II
Não gosto de ver paixões
Que põe gente submissa.
Gosto de ver as razões
Que dão às convicções
A verdade da justiça.
III
Eu até sinto vaidade
Daquilo que sempre fiz.
Soube afastar a maldade
E a pôr os pontos nos is.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Amor aos Noventa e cinco

O Falecido


A Inconsolada Viúva Avô do Camilo

Devido ao falecimento do seu avô que contava a bonita idade de 95 anos, o jovem Camilo foi fazer uma visita de pêsames à sua avó de 90 anos.
Quando chegado junto da avó encontra a anciã chorando e tenta confortá-la. Um pouco depois e, quando vê a avó mais calma o Camilo pergunta:
- Diz-me avó, como morreu o avô?
- Morreu ao fazermos amor: - Confessa a avó.
-Camilo, espantado, responde-lhe: avó as pessoas aos 90 anos ou mais, não deveriam fazer amor porque é muito perigoso.
Ao que a avó responde:
- Já só fazíamos ao Domingo, de há cinco anos a esta parte, e com muita calma, ao compasso das badaladas do sino da Igreja.
Era ding para o meter e, dong para o tirar...
Se não fosse o filho da puta do homem dos gelados com o seu sininho...
O avô ainda estaria vivo