sexta-feira, 26 de março de 2010

Benfica= Recordar é viver

Pretensão de que sirva como calmante até há hora do jogo com o S.C. Braga

Final da Taça da Liga

                  I
Foi no Algarve numa certa noite
A final de uma certa Taça
Certo Clube levou um açoite
E foi uma noite de desgraça
                  II
Eles foram confrontados
Por uma águia dominadora,
Sairam bem derrotados
Pela equipa opositora
                 III
Levaram três na pá
Sem dar um ar da sua graça
Tiveram hora e meia má
E sem mostrar grande raça
                    IV
Esse tal Bruno Alves Central
Mostrou ter péssimo mau perder,
Já tinha a moina a bater mal
Sem saber o que devia fazer
                 V
Anadava a protestar e esbracejar,
Pasme-se que Grunhia e pontapeava,
Não se sabendo controlar
Nem saber a quantas andava
                VI
Mas aquela equipa encarnada
Mostrou grande concentração,
Levou a Taça numa levada
E seus adeptos à  ovação
               VII
Parabéns aos benfiquistas
Que bem mereceram ganhar,
Foram verdadeiros artistas
Uma noite p´ra recordar.
                VIII
Convictamente sou lagarto,
Mas dou a mão à palmatória,
Com os lampiões até comparto
A alegria desta justa vitória
                 IX
Para muitos é festejar
Brindando com os canecos
P´rós Andrades é lamentar
Pois ficaram a ver bonecos.
                X
O futebol tem coisas destas
E é bom que assim seja
Uns comemorando vitórias honestas
E os outros morrendo de inveja
                  XI
Devo dizer que foi muito bom
E que ganhou o melhor
O Benfica mostrou ser fogo
E sabia a lição bem de cor.
                 XII
O Jesus ganhou um titulo
Pela sua primeira vez,
Foi apenas um capitulo
Um justo prémio pelo que fez.
Saudaçoes Sportinguistas aos meus amigos desportistas em geral e Benfiquistas em particulat.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Inês Medeiros = Injustiçada.

Há Gente Insubstituível??????......
230 DEPUTADOS
     Se os 230 Deputados ganham tanto com 44 mil pessoas que recebam o ordenado minímo nacional, sendo pagos à tripa-forra. O porquê do impasse abaixo

Impasse para pagar a Inês Medeiros!!!!
   O Conselho de Administração (CA) da Assembleia da República decidiu pedir um parecer juridico sobre o pagamento das viagem da deputada do P.S. Inês de Medeiros, que reside em Paris. O caso já passou pelas mãos do presidente do Parlamento que se li,mitou a passá-lo para o CA. Mas a decisão final terá de envolver Jaime Gama, uma vez que há divergências entre partidos sobre as despesas com as viagens da deputada cabem ou não ao Parnlamento.

Será que alguém perceberá qual a legislação que lhe faculta a atribuição deste pagamento.
Será que quando nos é pedido para apertar o cinto e nos sacam diáriamente seja nos cortes da assistência médica ou na mísera reforma e, ainda discutam se devem ou não pagar estas viagens.
Quando ouvimos esse fulano da TAP a dizer que as greves são do século passado e depois para a evitar dá 600 euros de aumento. Justamente se pergunta? Há aumentos ou é só para alguns?

O mal é que quem elege certa  classe de  Governantes não é quem compra e lê os Jornais, mas sim quem limpa o cú a eles,

quarta-feira, 24 de março de 2010

Moçambique = "Eu e os Meus Irmãos

As Histórias de Luta e Sobrvivência


Dos "Orfãos da SIDA"
  Quando hoje me preparava para testemunhar a minha viagem Vila Cabral/ Nampula no Noratlas, diga-se viagem essa atribulada, ao passar os olhos pelo Jornal chamou-me a atênção  a notícia da Reportagem da Dignissima Senhora Jornalista da SIC Candida Pinto, sendo que já foi distinguida numa outra reportagem. Abaixo junto uma recolha de dados obtidos pela pesquisa por mim feita e que me foi dado obter todos os dados.

As histórias de luta e sobrevivência dos "Orfãos a SIDA".. Dão-nos uma magnifica lição de vida.
         
 Sérgio, Santos Délcio e Bilton formam uma familia só de Irmãos.
     Vivem em casas construídas por eles, vão à escola às sete da manhã, têm de se inventar formas de se alimentarem diáriamente.
     Partilham laços indestrutiveis. Mas faltam os Pais.
     Fazem parte dos quase 600 mil dos orfãos da SIDA num País com cerca de 20 Milhões de habitantes, onde a Doênça atinge cerca de 16% da população moçambicana.
     A reportagem exibida em Outubro último, gerou uma onda de solidariedade que levou à criação de uma  Organização Não Governamental (ONG) com este nome.
     O alerta existe em todo o país mas a mensagem dificilmente se entranha de forma a mudar os comportamentos.
     Tal a qualidade que esta peça foi nomeada para a FIGRA (Festival Internacional de Grandes Reportagens Internacionais) que arranca em França.
      Diga-se que este Festival de renome internacional selecionou 20 peças onde haverá seis prémios para serem atribuídos.
    

  Todos os que gostamos ou amamos Moçambique  não poderemos ficar indiferentes a este flagelo e a todas as inciativas que visem o seu combate. Moçambique e Suas Gentes:- Merece-o.
Apráz-me registar que enquanto escrevia, passava em Rodapé na Televivão que o Governo Moçambicano prevê para este ano de 2010 um crecimento económico de 6,2%.
QUEM AMA NÃO ESQUECE.

terça-feira, 23 de março de 2010

Que diria Deus?

Mudar de Vida!!!!...IGREJA CATÓLICA
    
A Melhor forma de incentivar não é dar exemplos. Mas sim a única.
    O escandâlo da Pedofilia na Igreja Católica pertence ao grupo de novelos cuja ponta, depois de encontrada, é possivel puxar, puxar e continuar a puxar.... Pelo que os factos vão mostrando é bem possivel que estejamos perante uma bomba-relógio cujo eventual estouro abale fortemente a Igreja.
    O Papa já o percebeu. Pena que tenha reagido da pior forma. Primeiro, escreveu uma carta aos católicos irlandeses, dizendo-se "envergonhado". Mais um bocadinho e o perdão teria seguido via SMS. Um dia depois, durante a habitual celebração de domingo na praça de S. Pedro, Bento XVI pediu aos fieis intransigência para com o pecado e indulgência para com os pecadores. "Aquele que está livre do pecado que lance a primeira pedra"  sublinhou o Papa. Estou com Manuel António Pina: nesta altura, o que dirá Deus da sua Igreja?
Com a devida vênia transcrevo do J.N. Terça-Feira, 23/3/2010
Nota: - Também eu estou de total acordo com ambos, os Senhores. Manuel António Pina e Paulo Ferreira   sub-director do D. N.
     Os últimos acontecimentos e que finalmente furaram o sistema e assim foi possivel terem-se deles conhecimentos, não surpreendem os mais atentos a este fenómeno e ao poderio religioso e as razões que o levam a ter vindo  a perder o seu sigilismo.
Papa Bento XVI andará incógnito no Douro?
Dizem que se vestirá de D. Maria para se disfarçar?
Lá se vai o "Segredo"
  Diz-se que pouca gente saberá que o Papa tem uma casa de campo no Norte de Portugal e que se veste de D. Maria para se disfarçar. A ser verdade lá se vai o "segredo"

segunda-feira, 22 de março de 2010

Crime Fatal= Pena Capital

Pena Capital 
Depois de morto, Queimado e Escaldado ainda está a ser aberto
No Lugar da Bacia de plástico que se vê na imagem, era um alguidar de Barro


O porco era vagabundo
Passava o dia a beber
Por isso dele ninguem
Amigo queria ser
II
Quando o porco soube disso
Ficou muito injuriado
Disse ao gato-"Vamos lá
Que eu garanto por meu lado
Ou nós entramos na festa
Ou o baile está terminado"
III
O porco chegando lá
Queria o baile invadir
Jacaré veio e falou
Mandou o porco sair
IV
Botaram porco p´ra rua
Mas ele tornou a entrar
Aí já era  demais
Impossivel de se aturar
Coelho puxou revólver
Para no porco atirar
V
O porco sacou da faca
Para matar ou morrer
Aí foi expressa ordem
De imediato o prender
VI
Levaram-no ao leão
Sentado numa cadeira
(Ao lado estava a leoa
sua fiel companheira)
Vendo o porco tão sujo
Falou-lhe desta maneira.
VII
Porco imundo, qual a causa
De tu seres tão valentão?
Bem sabes que ser valente
Pertence ao teu rei leão!
Tenho de ti muitas queixas
Não terás nenhum perdão
VIII
Todos queriam que o porco
Sofresse uma pena ruim....
Depois de tudo apurado
O Abuso tivesse um fim
Leão lavrou a sentença
Á qual deliberou assim
VIII
A pena que passa a ter
O armado em valentão
O réu fica condenado
Com a sua faca morrer
Não lhe é concedido perdão
Queimado e dependurado

Depois do Frango oferecido pelo guarda redes do Porto sirvam-se de umas bifanas. Bom Apetite

domingo, 21 de março de 2010

Poesia a Minha Homenagem


De Poeta e Louco- Todos temos um Pouco  
A Minha Simples mas Sentida Homenagem

A VIDA
     A vida é isso mesmo; caminhar, talvez à deriva, errando também, mas aprendendo sempre. "Errar significa" ir caminhando "pressupndo-se essa intrínseca aprendizagem.


Tardo em dizer-te adeus
porque é palavra que o vento e o mar
vêm repetindo em minha vêz
enquanto apagam uma a uma
toda as pegadas que te deixei nos areais

Transcrito com a devida vênia do meu amigo Poeta Oleirense Doutor Anthero Monteiro








sábado, 20 de março de 2010

O Vento e a Água

1

Irei ver a beira-mar
Farei andar brancas velas.
Com mil beijos dados nelas.
Vai bailar toda a areia.
Às ondas como a brincar.
E quando a maré vazar
Cantarei a embalar
Se vir um marujinho
Com um barquinho a brincar.
II
Poderei então, amigo,
Assistir ao teu bailado      
Portanto, vento, contigo
Tenho um encontro marcado
III    
Quem sabe, vento, quem dis,
Se o primeiro barquinho
Que empurraste , feliz
Pertencia a um marujinho,
Brincando à beira do mar.
E tu, contente, ligeiro,
Levemente a empurrar
Como quem está a embalar
Conseguiste um marinheiro

Quem fala no Barco quer Embarcar= Memórias de um Marinheiro
com a devida vênia Mariana do Moinho

sexta-feira, 19 de março de 2010

Pescador/Marinheiro de Águagua Doce e Salgada

No Caminho da Memória = Terras, Rio e Mar 


As fotos em cima são algumas das cidades e Países que visitei e navios onde embarquei, Escolas da marinha onde estive e o meu Barco Valboeiro e o Rio Douro que quero partilhar com todos vós.

Se uma  nova vida tivesse
Que a escolha fosse minha
Impunha como  primeira condição
Voltar a servir na Marinha
 II
Não são palavras ocas
Nem quadras de ocasião
São coisas boas guardadas
Dentro do meu coração

À Memória de Meu Pai

Só se Morre quando se deixa de estar no Coração de alguém. Continuas Presente PAI
Recordar-te:-
E saber que contribuí para  um final de vida digno, enche-me de felicidade.

Filho És.
Pai Serás.
Assim  como Fizeres
Assim Encontrarás
   
    Pai:
 Vir hoje aqui recordar-te, os cerca de 17 anos em que eu e meus Irmãos andamos pelo I.P.O. do Norte e Hospital Santos Silva em V.N.Gaia a acompanhar-te na tua doênça cancerosa, quando ainda não tinhamos casa própria para viver e, sem a menor exitação optamos por pagar a uma Senhora que por vós olhasse das 8 às 17h e, depois assumiamos nós, sabendo que sempre o fizemos com todo o amor e carinho e, sem qualquer tipo de obrigação ou sacrifício.
 Dá   argumentos morais suficientes para que  possa me sentir realizado, ao  ter cumprido um dever que todos sem excepção deveriam saber e com um pingo de amor deveriam assumir.
     Pai: esses valores estão a ser esquecidos e, agora o que está a dar é; quando se chega a uma determinada idade:-  Vai que chuta!!!!, um pontapé em cada nagueda de cada rabiosque e, há que chtá-los "metê-los" num lar. Esdquecendo-se da velha máxima do Leproso para o filho.
. De preferência quanto mais longe melhor, que é para  não se sentir o peso dos fardos!!!.
 Até dizem lá é que estão bem, bem é pouco! Mavilhosamente bem!!!!.
    Nada me move contra os lares, pelo contrário defendo que eles devam existir e funcionar com excelente qualidade. Pois quando se chega a Idoso é aqui que os cuidados devem ser redobrados. Mas em primeiro deve passar pelo carinho familiar directo.
    Enquanto somos novos e dispomos de saúde nada disso se torna necessário.
   Mas cada vez; e, em cada dia que passa me sinto por um lado imensamente feliz por ter sabido cumprir com o dever de filho e, assim terem ambos morrido em minha casa. Mas olhando para o  lado sinto uma revolta enorme, quando vejo aqueles com quem fui criado e muitas vezes me ajudaram a educar, estejam a ser mandados para lares a mais de 100 quilómetros da terrra onde viveram e onde tudo dariam para ali permanecerem até aos seus últimos dias das suas vidas.
 Ou não deveria ser um dirteito devido a quem viveu cerca de noventa anos na sua terra Natal e que sempre a adoraram.
     Esta semana fui à nossa Terra a Cancelos e, foi uma enorme frustração quando perguntei pelo Ti Abel e me  terem dito que o Ti Abel e a Ti Alzira, jamais moravam ali. Pois foram mandados para um Lar para Braga, também me disseram ainda:  como seria de esperar e é mais claro evidente que o Ti Abel não queria ir.
    Paga-se assim muitas vezes quando damos o que temos aos filhos e depois não temos alternativa.
    Pai dizias:- Quem não se sente não é filho de boa gente:- Claro que assim é; e. como tal não calo esta revolta, até porque o Ti Abel e a Ti Alzira mereciam e deveriam  passar o resto dos seus dias na Terra que os viu nascer, e a qual nunca a abandonaram.
   O dia do meu Pai é todos os dias. Mas há dias mais especiais e este é um deles.
   TAL PAI- TAL FILHO.  OBRIGADO PAI POR ME TERES FEITO NASCER. E EDUCAR


quinta-feira, 18 de março de 2010

Saír pela porta grande

Sei que vou continuar a sofrer!!!! Porque quero continuar a Acreditar e porque quero acreditar mesmo, mesmo que isso me traga um sofrimento horrivel. Foi assim ontem com o meu Sporting e assim irá continuar até ao final dos meus dias. Mas creio que o ano que se avizinha será o ano do Leão.

Pouca Terra, Pouca Terra, Pouca terra enche a gente. 

Dias Diferentes!!!! A  agricultura  e eu. a mulher e a Irmã dela.
 No ano passado armei-me em Agricultor e foi um ver se te avias.
Este  ano com os quilos a mais na barriguina e pés de chumbo, a vontade era nula.
No ano passado no meu devagar, devagarinho lá fui dando conta do recado e, recebendo elogios da minha Cara -Metade que até percebe muito mais de agricultura do que de Pesca de Rio e Mar.
    Com ela; mesmo que me fosse dando a faniqueira, sempre me podia ir esquivando e, ao fim de mais de três dezenas de anos de casamento já não parece muito mal nos ser conhecidas essas fraquezas, apesar de ainda incomodar um pouco aquele fundo machista com que cresci e que no fundo talvez ainda cá exista bastante. Apesar que digo eu: de estar convencido que sou uma pessoa sem frenesins masculinos.
     Mas que raio!!!!... Ao lado da cara-metade andava a irmã que nos foi ajudar, mas que tem uma dinâmica invejável no manuseamento da dita cuja enxada e gancho, como me poderia sentir um caga latas como eu, quando tivesse aberto meia dúzia de regos, já que a sementeira da batata, cebolo etc. é feita como meios manuais, já que as máquinas não tem acesso às leiras, para tapar o sol com a peneira lá me fui agarrando à roçadoira que trabalha  a gasolina e, assim até mereci os elogios de ambas pelo trabalho realizado.
    Sem já ser capaz de segurar  uma gata pelo Rabo; lá ía deitando contas à Vida!!! O que teria de engendrar para  as iludir de forma a que não desse para se rirem de mim. Mas a solução tardava em aparecer. Até que!!! Aléluia - Aléluia
  Quem casa com mulher mais nova uns anos tem depois estes contratempos!!!!!.....   
  Mas verdade, verdade ; vale a pena porque há outras compensações.
 Foram quatro dias de intensa actividade batatal, mas como há mais marés que marinheiros, veio a onda mestra e iluminou-me a mente. Deu para saír pela porta grade. Segue nos próximos capitulos que teve um final gfeliz.