segunda-feira, 29 de março de 2010
As Fraldas e os Politícos = Eça Queiróz
Escreveu Eça de Queiróz há mais de um Século.
Os Politícos e as fraldas devem ser mudadas pela mesma razão. Foi Eça de Queiróz que a escreveu há mais de um Século. Como infelizmente está tão actual nosso País.
O que diria hoje ao ser confrontado com os casos de que se vão tomando conhecimento que envolvem a Igreja Cristã e a suspeição de pedofilia que recai em padres cá do sitío?
Como este mais recente do caso que envolve um padre do Porto!!!!!!!!.
Em todo o tempo tenho evitado em falar do lado negativo de responsáveis de paróquias, ou Capelães, mesmo que tenha sido ameaçado e prejudicado algumas vezes noutros tempos por não ser crente.
Caso concreto em Metangula/Niassa.
Mas isso são contas de outro rosário.
Que diria Cristo nesta semana de crucificação!!!!! Se lhe fosse dada a possibilidade de cá vir e ser-lhe dada a possibilidade de saber quem o rodeia e em nome dele domina o burgo a seu belo prazer. Estou conviccto que morreria de desgosto.Ou então faria justiça pelas próprias mãos.
Falando sobre este tema cruxificações e enterros, veio-me à mente o seguinte;- em tempos idos,sempre que por cá morria alguem ligado ao burgo, tinha um funeral, onde havia direito ao Pálio e vários sacerdotes.
Durante o percurso faziam uma cantoria continuada, então quando o falecido chegava à porta da Igreja, parava e dizia um dos Padres:-com aquelas ervas Insenso dentro que fazia uma forte fumarada e dizia:- Entra- Entra 480, "estes número era os escudos que levavam pelo tarbalho"
repetia até que o dinheiro fosse colocado na saquinha que era transportada por um outro padre, e assim continuava, quando entrava o dinheiro dizia um outro Reu- Catrapéu, é defunto vai pró Céu .
Respondia o outro:- Vá que não vá o dinheiro já cá está.
Posto isto o caixão entrava para dentro da Igreja.
1º Padre =Entra, entra, quatrocentos e oitenta.
2º Padre =Réu - Catrapéu é defunto vai pró Céu
3º Padre = Vá que não vá o dinheiro já está.
Nota: Esta quadra da Páscoa teve para mim na minha Juventude muitos momentos inesqueciveis e que ainda hoje sigo essas tradições dos tempos dos meus avôs e que passaram para os meus Pais, deles para mim e que ao que tudo indica irão ter continuidade nas minhas filhas. O Folar os Ovos Tingidos, a Lampreia, etc. são coisas a continuar.
domingo, 28 de março de 2010
1ª Páscoa como Marinheiro na Terra
Porque hoje é Domingo de Ramos
Raminhos das Minhas Oliveiras
Hoje quando me deslocava da Pastelaria/Padaria, depois de dar um bocado à badalhoca e me actualizar com as notícias vindas na imprensa diária, lá fui interceptado por um Irmão que tem essa doênça de ser festeiro e tirar a bacia ao acabar damissa e lá tinha o respectivo ramo, daí a minha inspiração. Ainda é o que era.
Os meu primeiros cinco dias de férias pela Páscoa
Procissão das Malguinhas.
A secular procissão que já leva mais de 300 anos onde chega a juntar mais de 50.000 malguinhas, onde tem lugar o "Sermão de Encontro" entre Jesus....em Entre-os-Rios.
No dia seguinte a procissão parte à tarde de Entre-os-Rios para o Torrão
Festa das Endoênças :- Marinheiros e Policias da P.V.T.
A minha Companhia a 7ª era constituída por pessoal a partir de Coimbra, acontece que eramos três a escassos quilómetros de Entre-os-Rios, acontece que os três tivemos direito aos respectivos cinco dias.
Chegado ao Porto aconselhei os meus amigos Filhos da Escola Joaquim e Moura,Nºs 19519 e 19522 respectivamente a apanhar a Camioneta até à minha Terra Sebolido e dali eles seguiriam os dois na minha bicicleta a pedal até casa e nos encontrariamos à noite, para assistir à Procissão das Endpoênças, onde iriam conhecer uma prima do Joaquim e me seria devolvida a bicicleta.
Mas que grande Bailarico!!!!!
Quando à noite os meus amigos se deslocavam para o local onde tinhamos combinado o encontro eis que são interceptados pela P.V.T. (Polícia de Viação e Trânsito que os manda parar e aprendem a bicicleta, já que não levavam documentos, e seguiam sem luz.
Esperaram que eu chegasse e depois os três foi o dito e o bonito: nós cheios de papo ou não fossemos Marinheiros Maçaricos. Um dos Agentes deu-nos um baile tremendo e foi-nos dando corda, que por sinal era o mais antigo, depois e quando resolveu parar a brincadeira deu-nos os parabéns e disse-nos que escola tinha ele, porque tinha servido na Armada quase cinco anos e tinha sido Marinheiro Artilheiro e ainda teve tempo para nos dar uma série de Conselhos, que se vieram a tornar importantissimos.
Ficamos com uma fdaquelas cacholas e apesar de acabar com a dedspedida em abraços, nunca mais me esqueci desta lição.
A Páscoa na Minha Aldeia
Ovos Tingidos com Ervas Arranha Gatas
O Domingo e Segunda - Feira de Páscoa eram dias de Festa Rija.
Se nas festas das cruzes no dia três de Maio que se desloca do Lugar de Serradelo para Oliviera do arda, Lugares da Freguesia da Raiva Concelho de Castelo de Paiva, quando se avistava a procissão ninguém deitava as redes, porque dizia-se que em tempos ídos tinha havido um pescador que o tinha feito e tinha pescado uma rede cheia de ossos, o mesmo acontecia nas sextas-feiras às 15 horas (hora da morte do Senhor) o mesmo acontecia, porque todos a essa hora guardavam com religiosidade esse minuto.
Mas o Domingo e Segunda de Páscoa fica para outro artigo.
sábado, 27 de março de 2010
Lagartos, Cobras e Vertigens
A Minha Lagartagem Hibernou. Irá continuar Hibernada até quando?
Tremideira com a Lagartagem = Ano de Enorme Sofrimento
(Lagarto com Coração de Leão)
Desde tenra idade que os Lagartos me fizeram tremer sempre que andam pela mó de baixo, começo a sentir um frenesim que com o decorrer da idade se torna mais notório. Mas por incrivel que pareça não há volta a dar-lhe, se acaso não posso assistir a vê-los em campo, quando venho a ter conhecimento da sua postura e desfecho do resultado esse mal estar não é atenuado. Então este ano e que já vem do ano passado passado tem sido uma tremideira quase infernal. Ao ponto de quase me levar ao congelamento.
Eu e as Cobras Macheando na Serra da Minha Aldeia!!!!!
Um Trauma que não há volta a dar-lhe!!!!!
Por volta dos meus seis anos de Idade na terra da minha Aldeia e quando andava com as ovelhas da minha avô ao tentar tirar do meio de umas silvas uma que lá tinha ficado presa pela lã, era tantas as cobras a soprar atirando-se uma às outras, segundo me disseram por andarem a machearem-se que fiquei aterrorizado e estátitico isto veio a verificar-se até aos dias de hoje, que ao falar delas ou mesmo enquanto aqui estou a escrever estou cheios de tremeliques, mas sem saber explicar o porquê, sempre que visito um Zoo e há exposições delas não perco uma mesmo tendo a ver as melhores e a pagar carissimo, e mesmo elas estando lá fechadas encosto-me todo à parede e sempre com os tremeliques. Na minha aldeia quando elas aparece: fico estático e sem reacção. Acontece que de quando em vez por lá aparece alguma morta e mesmo essas não sou capaz de me apróximar. Explicação:- Nunca consegui dar a volta a isto.
As Vertigens herdadas nas Fragas da minha Aldeia
Aqui Respira-se ar Puro. Paisagem Deslumbrante.
A minha terra tem Fragas e foi no subir e descer dessas mesmo que um dia estive entre mais naquela de caír de um altura que a acontecer teria sido fatal e que nunca percebi a razão pela qual tinha conseguido me safar. Quando cheguei ao fundo comecei a olhar para onde tinha estado. Comecei a tremer e a partir daí nunca mais fui capaz de subir a grande altura por começar todo a tremer.Quando há muitos anos vivi em Lisboa num quinto andar, não era senhor de vir à Varanda e mesmo com a Janela fechada era um tremelique tremendo.
Alguns anos depois de sair da Marinha fui para a construção civil. cedo me tornei em Ferrageiro de primeira, o problema era quando começava a passar do terceiro para meter as vigas de ferro.
Normalmente montava a banca de ferro junto à obra e quando os carpinteiros montavam as pranchas e subiam para cima para pregarem as madeiras, eu de cá debaixo tremia imenso e trazia isso para casa e de noite acordava muitas vezes todo cheio de tremeliques.
Nos anos que trabalhei na construção melhorei alguma coisa, mas verdade muito pouco.
O ter de ser tem muita força.
Tinha decidido que iria ver o Benfica/Braga, mas como ainda estou muito doente daquilo que se passou ontem na Madeira e, às vezes poderia dizer o que não devia, de bocas que ouvi dizerem ontem, optei; por estar aqui a recordar o passado, que continua no presente e apenas séi que o Luisão tinha marcado um golo segundo li o que o Virgilio escreveu.
Benfica -Braga = Jogo do Titulo?
Menos Conversa e Mais Futebol
Jogo do Titulo!!! Não é com certeza.
Na minha modesta análise concluo que jogo do titulo não é com certeza.
Nenhum dos resultados possiveis permite uma conclusão em termos de classificação final.
De jogo decisivo tem pouco, embora se entenda que, caso de fracasso nesta excitante viagem à luz, o emblema bracarense ficará à distância não irremediável mas sériamente prejudicada quanto ao objectivo supremo alem de correr o risco de ver o Porto aproximar-se à rectaguarda ávido de lhe roubar esse tesouro chamado segundo lugar (Champions....)
Um e outro terão de provar dentro do campo que tem de continuar a provar quem é o mais forte.
O resto são pavores (medos) provocados pelos ventos que anunciam a mudança.
É só um bricadeirinha
A amizade não se estraga
Mas vou mandar uma boquinha
Pois estou a torcer pelo Braga
II
A minha sentida solidariedade
Para meu amigo lampião
Mas com toda a sinceridade
Que haja um digno campeão.
Que vença o melhor e, que o melhor dos melhores, seja o futebol.
Por mim vou torcer pelo bom espectáculo. Indiferente ao resultado.
Leão Triste
Adepto Leonino. Não há Coração que Resista. Basta.
Também eu tenho andado como tu. Triste que nem a noite.
No sobe-e-desce que tem andado o meu Sporting nesta temporada, também eu ontem e sendo um seu grande admirador pela sua seriedade cheguei à conclusão que Carlos Carvalhal tenha um minímo de condições e campo de manobra para que possa pensar em ser o teinador dos leões na próxima temporada.
A partir de ontem até o quarto lugar na Liga está de novo em risco.
Depois do caso Sá Pinto que deixou marcas profundas, ontem os reflexos do "caso Izmailov", viram-se no Funchal.
Até quando irá continuar os grupinhos e os jogadores esytrangeiros a ditar leis no Clube????
Se o Presidente não tem força para arrumar a casa que se demita. O Sportingo Merece-o.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Benfica= Recordar é viver
Pretensão de que sirva como calmante até há hora do jogo com o S.C. Braga
Final da Taça da Liga
I
Foi no Algarve numa certa noite
A final de uma certa Taça
Certo Clube levou um açoite
E foi uma noite de desgraça
II
Eles foram confrontados
Por uma águia dominadora,
Sairam bem derrotados
Pela equipa opositora
III
Levaram três na pá
Sem dar um ar da sua graça
Tiveram hora e meia má
E sem mostrar grande raça
IV
Esse tal Bruno Alves Central
Mostrou ter péssimo mau perder,
Já tinha a moina a bater mal
Sem saber o que devia fazer
V
Anadava a protestar e esbracejar,
Pasme-se que Grunhia e pontapeava,
Não se sabendo controlar
Nem saber a quantas andava
VI
Mas aquela equipa encarnada
Mostrou grande concentração,
Levou a Taça numa levada
E seus adeptos à ovação
VII
Parabéns aos benfiquistas
Que bem mereceram ganhar,
Foram verdadeiros artistas
Uma noite p´ra recordar.
VIII
Convictamente sou lagarto,
Mas dou a mão à palmatória,
Com os lampiões até comparto
A alegria desta justa vitória
IX
Para muitos é festejar
Brindando com os canecos
P´rós Andrades é lamentar
Pois ficaram a ver bonecos.
X
O futebol tem coisas destas
E é bom que assim seja
Uns comemorando vitórias honestas
E os outros morrendo de inveja
XI
Devo dizer que foi muito bom
E que ganhou o melhor
O Benfica mostrou ser fogo
E sabia a lição bem de cor.
XII
O Jesus ganhou um titulo
Pela sua primeira vez,
Foi apenas um capitulo
Um justo prémio pelo que fez.
Saudaçoes Sportinguistas aos meus amigos desportistas em geral e Benfiquistas em particulat.
quinta-feira, 25 de março de 2010
Inês Medeiros = Injustiçada.
Há Gente Insubstituível??????......
230 DEPUTADOS
Se os 230 Deputados ganham tanto com 44 mil pessoas que recebam o ordenado minímo nacional, sendo pagos à tripa-forra. O porquê do impasse abaixo
Impasse para pagar a Inês Medeiros!!!!
O Conselho de Administração (CA) da Assembleia da República decidiu pedir um parecer juridico sobre o pagamento das viagem da deputada do P.S. Inês de Medeiros, que reside em Paris. O caso já passou pelas mãos do presidente do Parlamento que se li,mitou a passá-lo para o CA. Mas a decisão final terá de envolver Jaime Gama, uma vez que há divergências entre partidos sobre as despesas com as viagens da deputada cabem ou não ao Parnlamento.
Será que alguém perceberá qual a legislação que lhe faculta a atribuição deste pagamento.
Será que quando nos é pedido para apertar o cinto e nos sacam diáriamente seja nos cortes da assistência médica ou na mísera reforma e, ainda discutam se devem ou não pagar estas viagens.
Quando ouvimos esse fulano da TAP a dizer que as greves são do século passado e depois para a evitar dá 600 euros de aumento. Justamente se pergunta? Há aumentos ou é só para alguns?
O mal é que quem elege certa classe de Governantes não é quem compra e lê os Jornais, mas sim quem limpa o cú a eles,
quarta-feira, 24 de março de 2010
Moçambique = "Eu e os Meus Irmãos
As Histórias de Luta e Sobrvivência
Dos "Orfãos da SIDA"
Quando hoje me preparava para testemunhar a minha viagem Vila Cabral/ Nampula no Noratlas, diga-se viagem essa atribulada, ao passar os olhos pelo Jornal chamou-me a atênção a notícia da Reportagem da Dignissima Senhora Jornalista da SIC Candida Pinto, sendo que já foi distinguida numa outra reportagem. Abaixo junto uma recolha de dados obtidos pela pesquisa por mim feita e que me foi dado obter todos os dados.As histórias de luta e sobrevivência dos "Orfãos a SIDA".. Dão-nos uma magnifica lição de vida.
Sérgio, Santos Délcio e Bilton formam uma familia só de Irmãos.
Vivem em casas construídas por eles, vão à escola às sete da manhã, têm de se inventar formas de se alimentarem diáriamente.
Partilham laços indestrutiveis. Mas faltam os Pais.
Fazem parte dos quase 600 mil dos orfãos da SIDA num País com cerca de 20 Milhões de habitantes, onde a Doênça atinge cerca de 16% da população moçambicana.
A reportagem exibida em Outubro último, gerou uma onda de solidariedade que levou à criação de uma Organização Não Governamental (ONG) com este nome.
O alerta existe em todo o país mas a mensagem dificilmente se entranha de forma a mudar os comportamentos.
Tal a qualidade que esta peça foi nomeada para a FIGRA (Festival Internacional de Grandes Reportagens Internacionais) que arranca em França.
Diga-se que este Festival de renome internacional selecionou 20 peças onde haverá seis prémios para serem atribuídos.
Todos os que gostamos ou amamos Moçambique não poderemos ficar indiferentes a este flagelo e a todas as inciativas que visem o seu combate. Moçambique e Suas Gentes:- Merece-o.
Apráz-me registar que enquanto escrevia, passava em Rodapé na Televivão que o Governo Moçambicano prevê para este ano de 2010 um crecimento económico de 6,2%.
QUEM AMA NÃO ESQUECE.
terça-feira, 23 de março de 2010
Que diria Deus?
Mudar de Vida!!!!...IGREJA CATÓLICA
A Melhor forma de incentivar não é dar exemplos. Mas sim a única.
O escandâlo da Pedofilia na Igreja Católica pertence ao grupo de novelos cuja ponta, depois de encontrada, é possivel puxar, puxar e continuar a puxar.... Pelo que os factos vão mostrando é bem possivel que estejamos perante uma bomba-relógio cujo eventual estouro abale fortemente a Igreja.O Papa já o percebeu. Pena que tenha reagido da pior forma. Primeiro, escreveu uma carta aos católicos irlandeses, dizendo-se "envergonhado". Mais um bocadinho e o perdão teria seguido via SMS. Um dia depois, durante a habitual celebração de domingo na praça de S. Pedro, Bento XVI pediu aos fieis intransigência para com o pecado e indulgência para com os pecadores. "Aquele que está livre do pecado que lance a primeira pedra" sublinhou o Papa. Estou com Manuel António Pina: nesta altura, o que dirá Deus da sua Igreja?
Com a devida vênia transcrevo do J.N. Terça-Feira, 23/3/2010
Nota: - Também eu estou de total acordo com ambos, os Senhores. Manuel António Pina e Paulo Ferreira sub-director do D. N.
Os últimos acontecimentos e que finalmente furaram o sistema e assim foi possivel terem-se deles conhecimentos, não surpreendem os mais atentos a este fenómeno e ao poderio religioso e as razões que o levam a ter vindo a perder o seu sigilismo.
Papa Bento XVI andará incógnito no Douro?
Dizem que se vestirá de D. Maria para se disfarçar?
Lá se vai o "Segredo"
Diz-se que pouca gente saberá que o Papa tem uma casa de campo no Norte de Portugal e que se veste de D. Maria para se disfarçar. A ser verdade lá se vai o "segredo"
segunda-feira, 22 de março de 2010
Crime Fatal= Pena Capital
Pena Capital
Depois de morto, Queimado e Escaldado ainda está a ser aberto
No Lugar da Bacia de plástico que se vê na imagem, era um alguidar de Barro
O porco era vagabundo
Passava o dia a beber
Por isso dele ninguem
Amigo queria ser
II
Quando o porco soube disso
Ficou muito injuriado
Disse ao gato-"Vamos lá
Que eu garanto por meu lado
Ou nós entramos na festa
Ou o baile está terminado"
III
O porco chegando lá
Queria o baile invadir
Jacaré veio e falou
Mandou o porco sair
IV
Botaram porco p´ra rua
Mas ele tornou a entrar
Aí já era demais
Impossivel de se aturar
Coelho puxou revólver
Para no porco atirar
V
O porco sacou da faca
Para matar ou morrer
Aí foi expressa ordem
De imediato o prender
VI
Levaram-no ao leão
Sentado numa cadeira
(Ao lado estava a leoa
sua fiel companheira)
Vendo o porco tão sujo
Falou-lhe desta maneira.
VII
Porco imundo, qual a causa
De tu seres tão valentão?
Bem sabes que ser valente
Pertence ao teu rei leão!
Tenho de ti muitas queixas
Não terás nenhum perdão
VIII
Todos queriam que o porco
Sofresse uma pena ruim....
Depois de tudo apurado
O Abuso tivesse um fim
Leão lavrou a sentença
Á qual deliberou assim
VIII
A pena que passa a ter
O armado em valentão
O réu fica condenado
Com a sua faca morrer
Não lhe é concedido perdão
Queimado e dependurado
Depois do Frango oferecido pelo guarda redes do Porto sirvam-se de umas bifanas. Bom Apetite
domingo, 21 de março de 2010
Poesia a Minha Homenagem
De Poeta e Louco- Todos temos um Pouco
A Minha Simples mas Sentida Homenagem
A VIDA
A vida é isso mesmo; caminhar, talvez à deriva, errando também, mas aprendendo sempre. "Errar significa" ir caminhando "pressupndo-se essa intrínseca aprendizagem.
Tardo em dizer-te adeus
porque é palavra que o vento e o mar
vêm repetindo em minha vêz
enquanto apagam uma a uma
toda as pegadas que te deixei nos areais
Transcrito com a devida vênia do meu amigo Poeta Oleirense Doutor Anthero Monteiro
Subscrever:
Mensagens (Atom)

















