quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pega de Caras =SPORTING, SPORTING, VIVA. OLÉ

"Máxima liberdade, máxima responsabilidade 

Homem habituado a pegar de caras
  É preciso coragem para arrancar com o novo Sporting, espera-se que seja o homem certo... para pegar o... leão pelos cornos. 
I´M  LION FOREVER

Coragem e Rumo à Revolução que se Deseja.
   Com a escolha deste treinador ficam evidentes duas coisas; coragem e rumo à revolução que se deseja, a total aposta num jovem muito promissor, louvável  a atitude e coragem do Presidente e do Director Desportivo que optaram pelo maior risco.
    Como tal é evidente as reacções de muitos adeptos.
    Dois grandes méritos nesta decisão: coragem e, para tê-la é necessária absoluta convicção.
    Razões mais que suficientes para que eu apoie convictamente tal decisão.
    A um homem que lhe são atribuídas 5 estrelas, que não precisa de dizer mal de ninguém, que subiu na carreira a pulso, forte, possuidor de grande carater, personalidade forte e disciplinado.
Treinador que não abdica das Tecnologias   
   Defensor de valores como união, frontalidade, disciplina e rigor, não sendo de levar problemas para casa, nem tão pouyco de mandar recados. Senhor de saber resolver todo e, qualquer assunto na hora. Com provas ..... cientificas, para que não haja dúvidas. O homem que não abdica das tecnologias
Forçosamente terá de estar condenado.
     A TRIUNFAR

Moçambique=Portugal - Saúde


Doenças na Terceira Idade:
  Na maioria dos casos somos nós que queremos pactuar com a doênça e, lhe damos todos os trunfos para que elas consigam cumprir o seu objectivo. O quais são o de nos fazer sofrer.
Hoje foi talvez dos dias que mais lamentações ouvi, agora dizer-me que seguem à risca o que nos é clinicamente recomendado pela Organização Mundial de Saúde ou pelo nosso médico " é o segues"
A maioria delas podemo ser controladas, não as curando evitamos que ela se desenvolvam,basta  seguirmos as recomendações.
A pinga "tintol" representa zero, quando por um ou outra razão há a necessidade de parar. Se no nosso dia a dia apenas passamos a beber por água, essa sim a única que mata a sede.
   Para viver feliz não há idades.
    Façam como eu: não posso beber, não bebo, e já o faço há 23 anos.
 Sou imensamente feliz. Se não tivesse parado já há muito tinha ído.

Portugal e Moçambique:-Saúde
       Estilo de Vida Protege moçambicanos de doença de Cancro
  Um estudo comparativo entre Portugal e Moçambique mostra que o menor consumo de tabaco associado ao perfil genético, defende a população africana do cancro do estômago, mesmo que os niveis de infecção sejam igualmente elevados. Consumo de Tabaco faz com que os portugueses desenvolvam mais o cancro do estômago que os moçambicanos.
   Em Portugal, a relacção é de 28 por 10 mil pessoas, em Moçambique é de 0,9 por 10 mil, nota o estudo.
   Moçambique é o país com o IPAIMUP tem uma colaboração mais estreita. Segundo Sobrinho Simões, presidente do Instituto, Rui Mota Cardoso investigador senior, Marques Santos reitor da Universidade do Porto, querem alargar e fortalecer a rede de intercâmbio com África.


Sobre Moçambique falar
Seja do passado ou do presente
É-me tão gratificante recordar
Essa Linda Terra e a sua gente
II
Se acaso vier a partir
Sem de novo lá voltar
Para onde for eu vou sentir
Esse meu amor a perdurar







terça-feira, 20 de abril de 2010

40 Anos Depois Moçambique


 5 dias de Visita  a Maputo/Moçambique
 Governador  Moçambique 1968/70  Dr. Baltazar Rebelo de Sousa 


Um dia em África
Vale por dois na Europa.
    Esta feliz frase, foi dita pelo ex-vice Governador de Moçambique de 1968 a 1970, que melhor nos ajuda a perceber aqueles que estivemos em Moçambique e adoramos aquela terra.
Quando em 2009 em estada  privada de cinco dias em Maputo, o ex-governador não passou
despercebido
.   Foi o reencontro com velhas amizades.
Continua a desfrutar de alguma popularidade pelo trabalho que, juntamente com a mulher, realizou na zona do Bairro de Xipanine, abrindo ali um Centro de Saúde, dedicando particular atênnção aos assuntos sociais e às crianças. Balatazar conta que quando foi nomeado governador de Moçambique, nem perguntou "quanto ía ganhar" e posso dizer com orgulho que não tenho bens em África e nunca levei nada daqui.
Ficou cá tudo
    Continuo a manifestar interesse em conhecer a actual realidade moçambicana, longe de nostalgias ou ressentimentos.

Com Maputo aos pés disse:

Quem não era Burro entendia
«Que cada território tinha razão de ser»
Com Maputo ao fundo continuou: Quem não era burro entendia que viria uma altura que várias parcelas do Ultramar teriam naturalmente de seguir o seu caminho. Cada territótio tinha razão de ser.
    A sua estada privada não passou despercebida. Foi o reencontro com velhas amizades.
    quer cidadões anónimos que o interpelavam na rua ou no Hotel para o cumprimentar quer dirigentes que lhe prestaram uma simbólica e discreta homenagem na Assembleia da República de Moçambique.

             Disse:- Muita gente na Europa olha para África, mas não sofre com África.

                     Muitos estão voltados para o seu úmbigo, apenas para os seus interesses.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Moçambique e Os Sonhos Comandam a Vida

Sonhar não é uma utopia, mas sim o começo de o passar a  ser uma realidade


Vivemos coisas lindas a sonhar, que depois dependerá de nós as tornar em realidade ou não.

Vive-se coisas tão lindas a sonhar,
Que nos provocam sensações!,
Aponta-nos o rumo para  caminhar
Em diversas direcções
II
Que o sonho comanda a Vida
Nos ousam os poetas dizer;
Teremos a recompensa devida
Se lutarmos para a merecer.
Moçambique: Que o sonho se transforme em realidade de vir a ser um País prospero
QUEM PAGA NÃO DEVE.
Um Construtor de Obras Públicas cobrou uma divída de 270 mil Metais (5,6 mil Euros) supostamente contraída pelo estado Moçambicano em pleno comício dirigido por Mauricio Vieira Governador da provincia de Sofala, no Centro de Moçambique.

Sonhos Iluminados

Há sonhos bons que, nos acompanham por uma vida inteira
Todo o ser que se preza, de uma ou outra forma vive na procura da realização dos seus sonhos.
Certo que periodos há que nos sentimos cansados, ou mesmo nos deixamos abater desiludidos, chegando por vezes a pensar que jamais os conseguiremos realizar, porque parece que sentimos que cada vez mais se afastam de nós.
     Por vezes e em certos dias de menor acalentação,  interrogamo-nos se seremos ou não merecedores, ou pelo contrário não seremos e sómente uns Zés Ninguém.
     Verdade que nestas alturas se não ultrapassarmos estas crises, não reunir todas as nossas forças interiores, deixamos de acreditar e infalivelmente acabamos por os perder.
      Verdade que aí começamos a ficar Velhos.    
      
Para a Concretização dos Sonhos não existem Idades.
     Mas para a concretizaçãos dos sonhos que nos acompanham, não existem idades, pelo quwe se deixamos de acreditar neles envelhecemos e, jamais "isso sim" os conseguiremos realizar.
    Depende sempre de cada um a sua concretização ou não, para que tal seja efectivo, teremos de luttar com esforço e persistência. Contar com pessoas que nos motivam a continuar a sonhar e a persistir insistentemente nos nossos sonhos é muito, mas mesmo muito importante "tudo" mesmo que quando nos possa parecer e nos leve a pensar que parece impossivel, não devemos nem podemos aceitar a ideia de desistir dos nossos sonhos, unindo forças no mais profundo do nosso ser, acreditando que tudo pode acontecer quando o desejamos desde bem do fundo de nós.
    O ser humano quando quer consegue mobilizar todas as suas forças inteiroes existentes dentro de si e com o recebimento da partilha dos seus verdadeiros amigos, não há barreiras que sejam inultrapassáveis.
Por mim vou continuar a sonhar. Enche-me a alma e bombeia-me as artérias do coração.
A vida é construída nos Sonhos. E concretizada no Amor. 

domingo, 18 de abril de 2010

Um Bispo atento com oPadreco = Parte II


 
Recomendações do Bispo para o Padreco
Carta do Bispo enviada ao Padreco para correcção na próximo sermão dominical.

Continuação do anterior
 8º- Não nos devemos referir ao nosso Salvador e seus apóstolos como "JC y sus Muchachos.

9º- Não deverá referir Judas como Filho da Curta.

10º-Não deverá tratar o Papa como Padrinho.

11º- Judas não enforcou Jesus, e Bid Laden não tem nada a ver com essa história.

12º- A água Benta é para Benzer e não para refrescar a nuca.

13º- Nunca reze a missa sentado nas escadas do altar

14º - Quando se ajoelhar não utilize a Biblia como apoio para os
Joelhos.

15º- Utlize o termo ámem e não "ó meu".

16º- Sa hóstias deem ser distribuídas pelos fieis. Não devem ser utilizadas como aperitivo antes do vinho.

17º- Procure usar roupas debaixo da Batina e evite abanar-se quando estiver calor.

18º Os pecadores vão para o Inferno e não para a p.ta que os a pariu.

19º A iniciativa de chamar os fieis para dançar foi plausivel (digno de aplauso), mas fazer um "comboio á volta da Igreja..."

20º- Não deve sugerir que se escreva na porta da Igreja HÓSTIA BAR.

P.S. Aquele que estava sentado no canto do Altar ao qual se referiu como "paneleiro travesti de saias" era EU !!!! 

P.S. - Espero que estas falhas sejam corrigidas no próximo Domingo.

                                                                     O BISPO

Eu Valdemar Marinheiro: O que a vida me mostrou:

Tantos hipócritas que conheço
Armados em teologos de idolatrar
Mas méritos não lhe reconheço
Para os poderem  elogiar
      II
Se na verdade Cristo morreu
Tendo mesmo sido crucificado 
Certamente nunca escolheu
Estar tão mal representado.
 III
Se em todo o tempo ele soubesse,
 Como dizem que é Pai paterno  
Certamente na terra não houvesse,
parasitas e ladrões, só no inferno
 

sábado, 17 de abril de 2010

1ª e 2ª Missa = Desabafo de um Padreco para com o seu Bispo.Parte = 1

A minha homenagem à memória do ex- Padre Vasconcelos que me marcou na minha infância, mesmo eu não sendo crente, nutri sempre por ele uma elevedassima consideração. Ajudou-me e marcou-me pela positiva na minha vida.
Paz à sua Alma.



Desabafos de um Padre..... Hóstia Bar!!!!

Eu estava tão nervoso na minha primeira missa, que no sermão não conseguia falar. Antes da segunda missa, dirigi-me ao Bispo e perguntei como devia fazer para relaxar. Ele, por sua vez, recomendou-me o seguinte:
-Coloque umas gotinhas de VODKA na água, vai ver que da próxima vez estará mais relaxado.
     No Domingo seguinte, apliquei a sugestão do meu Bispo, e estava tão relaxado, que podia falar alto até no meio de uma tempestade, tão  descontraído me sentia. Ao regressar a casa, encontrei um bilhete do meu Bispo, que dizia o seguinte:

- Caro Padreco:
1º- Da próxima vez, coloque algumas gotas de VODKA na água e não umas gotas de água na VODKA;
2º- Não há necessidade de por limão e sal na borda do cálice;
3º- O Missal não é, nem deverá ser usado, como apoio para o corpo;
4º- Aquela casinha ao lado do altar é o confessionário e não o WC;
5º- Evite apoiar-se na imagem de Nossa Senhora e muito menos abraçá-la e beijá-la;
6º- Os mandamentos são 10 e não 12.
7º- 12 são os apóstolos, e nenhum deles era anão;
Rir não só descontrai, como faz bem ao Stress de Guerra.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

2 em 1 = Fuzileiros e Velhos e Pobres=Parte III

Fuzileiros e a Colaboração com a Polícia Judiciária.

Não há volta a dar-lhe!!!! A Cezar o que é de Cezar = Marinheiros Fuzileiros em acção

Mais vale tarde que nunca.
 Valha-nos, o de quando em vez a TVI saír um pouco fora do ritual e dar-nos a informação para que possamos ter conhecimento e vermos o que fazem os nossos marinheiros  nos dia de hoje.
  Ficou demonstrado que são os Camaradas Marinheiros Fuzileiros que saltam dos dois helicópteros, que penetram nas lanchas dos narcotraficantes e, depois se apróximam as lanchas anfíbias rápidas que os cercam e imobilizam as suas embarcações.
    Que também são eles que fazem de polícias, que entram nas embarcações e prendem os anarcotraficantes.
    Mais importante se tornam estes registos, quando nada destas operações nos são dadas a conhecer nos orgãos de Comunicação Social, citando o nome da Força a que pertence  os verdadeiros  intervenientes e que em muitas operações arriscam as sua vidas. 


Previsão média de Idade  79 anos.
Se no início do Século XX, a esperança de vida estava pelos 60 anos e muito mais tarde apenas só 65% da população chegava aos 65 anos.
  Se hoje a média das esperança de vida apróxima-se dos 79 anos, não é na longevidade que se amontoam os problemas da sociedade e serve para desculpabilizar, Filhos e Governo e Politícos.
   Se fossem pagos os priveligiados da Sociedade, as fortunas monstruosas que auferem  em ordenados superiores que recebem os Gestores, os Acessores, os acessores dos Acessores, os Politícos e as reformas monstruosa acumuladas três e quaatro vezes, juntando os que ganham sem nunca terem trabalhado e descontado, o idoso que trabalhou e descontou mais de 40 anos e recebe reformas de miséria  e se a isto junta-se o amor de conceito familiar. O Idoso nunca seria um fardo na sociedade.
   Felizmente que ainda são muitos aqueles que olham carinhosamente pelos seus progenitores e lhes proporcionam um final de vida com total dignidade. Foi assim com o meu Pai que andamos 17 anos pelos I.P.O., assim com os meus sogros que morreu ele cego e ela de Alhzeimer e que teve toda a assitência.
 Acredito nos valores e naquela de Filho és Pai Serás. tal como fizeres. Assim encontrarás.
 O que me dói e constatar que os que mais condições dispõem de olhar pelos Idosos seus familiares são o que os abandonam e o comentário feito pelo Valdemar Alves tem lá tudo.
 
Ter um final de vida com dignidade deve ser um direito que nos assiste
    Todos os que se movem por causas e não por casos, vão continuar a acreditar que o valor mais importante é viver a vida  com dignidade humana.
 Que os valores materiais não podem nem devem colocar-se a cima dos morais.
 Talvez  não esteja longe o dia de se repetir aquele exemplo de quando os filhos levavam os  seus pais leprosos ao Monte e lhe deixavam a manta.
 Quando um dia o Pai disse ao filho para trazer metade da manta, para que mais tarde  quando o filho o fosse lá levar  também e ele, lhe serviria para ter com que, se proteger do frio.
Decidiu-se por trazer o Pai de volta. 
    Acredito que voltará o tempo de se acreditar que olhar por os pais não é um fardo mas uma questão de amor e dignidade humana.
 Mas se não gostarmos de nós !!!  Se não o recebemos exemplos, como é possivel gostar dos outros, quando os outros não nos incutiram esses valores morais.
  Nesses casos não há volta a dar-lhe. Mas muitos outros e se calhar a maioria será uma questão de acordar mentes adormecidas. Viver e ter direito a fazê-lo com toda a dignidade terá de ser um direito de todos e não só de alguns.
 
Uma Linda mensagem sobre o envelhecer:
                                                                   ENVELHECER.............

PORRA!!!!!!!
                       Esqueci-me.
Vivo um dia de cada vez. Isso dá-me prazer viver e partilhar a vida.





quinta-feira, 15 de abril de 2010

Velhos e Pobres parte II


Este País não é para Velhos "Pobres"
Também o começa a não ser para as Classes médias!!!!
     O apoio médico é escasso, os medicamento são caros.
     Particularmente aflitiva é a situação dos afectados pelas patalogias degenerativas.
     Só a doênça da Alzheimer atinge hoje 100 mil portugueses e respectivas familias.
     Não havendo condições para manter os idosos em , os familiares internam-nos em instituições que, apesar de desenvolverem um trabalho meritório e abnegado.... também não dispõem de condições.
     
Lares e Centros de Dia

Viver e ter um final de vida digno. Deveria ser um direito consagrado
    Os Lares e Centros de dia recebem nas instalações, idosos capacitados, ao lado de outros que padecem de Alzheimer .
    Os dirigentes das instituições não descobrem soluções para esta coexistência, os funcionários não dispôem de respostas técnicas.
    Os utentes e respectivas familias desesperam.
    O panoram só tende a piorar. Já não há garantias de que as reformas cheguem para todos, pois são cada vez menos os que trabalham e têm de sustentar um número crescente de aposentados, e de outros que nada fizeram, mas que lhe são atribuídos benesses nuitas delas com critérios nebulosos.
    Doravante, a solução para quem não é rico ou não emigrou em novo....
     É não chegar a velho!!!!
Mas o que ainda mais dói em tudo isto; é que, se houvesse um pingo de amor pelos idosos no seio familiar, não se assistiria a casos tão aberrantes e de total abandono.
    Sendo em muitos casos tratados "se calhar condenados em tribunal familiar" pelos próprios familiares directos que os seus progenitores praticaram um crime horroroso de ter durado tantos anos,  em muitos casos largas dezenas a trabalhar dia e noite para filhos e netos.
     Que sociedade tão mesquinha e de sentimentos tão crueis.
   Valha em tudo isto as inúmeras excepções. 



quarta-feira, 14 de abril de 2010

Velhos e Pobres = Parte 1


Este País não é para Velhos
Velhos e Pobres não dá
Os portugueses vivem cada vez mais. Mais... e pior, sem condições de dignidade, sobrevivem apenas.
O aumento de esperança de vida para os 79 anos deve-se à melhoria dos niveis gerais de salubridade (saúde) e é uma das maiores conquistas da revolução de Abril.
   Infelizmente, a sociedade não se preparou para as consequências que daqui decorrem e os problemas sentem-nos hoje, amargamente, os idosos.
Com a idade chega, para muitos,  a solidão.
  Na provincia desertificada, mas também nos centros urbanos, onde o problema é até mais grave, com os idosos a viverem abandonados, sitiados nas suas próprias casas, ora em centros históricos degradados, ora nesses guetos a que chamam bairros sociais.
2
E mesmo  nas classes médias desapareceu o conceito familiar alargada
Realidade hoje rara, que permitia outrora que os filhos apoiassem os Pais.
Enquanto estes acompanhavam os netos.
Mas a saúde, ou a falta dela, é o aspecto mais dramático do envelhecimento da população.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Jesus Cristo= ´Saúde, Politíca e Futebol

Sabendo da Visita do Papa, também quíz dar o seu contributo milagreiro a Portugal 
Jesus Cristo fazendo de Médico num hospital de Lisboa
   Jesus Cristo, cansado do tédio do Paraíso, resolveu voltar à terra para fazer o bem.
   Procurou o melhor lugar para descer e optou pelo Hospital de S. Francisco Xavier, onde viu um médico a trabalhar há muitas horas e a morrer de cansaço.
   Para não atrair as atenções, decidiu ir vestido de médico. Jesus Cristo entrou de bata, passando pela fila de pacientes no corredor, até atingir o gabinete do médico.
Os pacientes comentaram:
- Olha, vai mudar o turno...
    Jesus Cristo entrou na sala e disse ao médico que podia sair, dado que ele mesmo iria assegurar o serviço.
E, decidido, gritou:-
O Próximo!
  Entrou no gabinete um homem paraplégico que se deslocava numa cadeira de rodas.
  Jesus Cristo levantou-se, olhou bem para o homem, e com a palma da mão direita sobre a sua cabeça disse -lhe:
- LEVANTA-TE E ANDA!
   O homem levantou-se, andou e saiu do gabinete empurrando a cadeira de rodas.
   Quando chegou ao corredor, e já  próximo da fila perguntaram-lhe:
- Que tal é o médico novo?
   Ao qual ele prontamente respondeu:
- Igualzinho aos outros... nem exames, nem análises, nem medicamentos... Nada! Só querem é despachar a gente...
- Nota: À Verdades ditas a brincar.

Jesus Cristo e Sócrates  Num Comício do P.S.
    Sócrates discursava para algumas centenas de militantes socialistas no Pavilhão de Portimão quando, de repente, aparece Jesus Cristo, baixando lentamente do céu.
Quando chega ao lado de Sócrates, diz-lhe algo ao ouvido.
Então Sócrates, dirigindo-se à multidão, diz:
Atenção! O camarada Jesus Cristo está aqui, e quer dizer-vos umas palavras!
Jesus pega o microfone e diz:
Povo aqui reunido, este homem aqui ao lado, o Primeiro Ministro Sócrates, não vos tem dado o 'pão do conhecimento', da mesma forma que eu fiz?
Os socialistas respondem:
- Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim!
Não é verdade que, assim como eu multipliquei os pães e os peixes para dar de comer a todos, este homem inventou os aumentos de 5 e de dez cêntimos nas pensões, para que todos se possam alimentar?
- Siiiiiiiiiiiiiiiiiiim! - responderam os militantes.
Não é verdade que este homem, José Sócrates, reformulou o Serviço Nacional de Saúde, assim como eu curei os enfermos e tratei os pobres e desfavorecidos?*
Os "camaradas" gritam em unissimo:
- Siiiiiiiiiiiiiiiiiim!*
Não foi, também ele, traído por companheiros de partido, assim como eu fui traído por Judas?*
Os socialistas gritaram ainda com mais força:
- Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim!
Então, do que é que estão à espera para crucificar o gajo???!

Terceiro Milagre na Luz
No passado dia 13 de Abril Jesus num Derby Benfica/Sporting conseguiu transformar Leões em Cordeiros e assim fácilmente os seus apótolos vencerem por dois a Zero.