segunda-feira, 3 de maio de 2010

Aragem Fresca = Doutor Fernando Nobre ( 1º Almoço)

Bem Vindos Personagens que sejam Livres de Amarras Partidárias. 
Se a República Checa tem Praga como Capital
Nós Temos a Praga dos Governantes, que só veêm Capital.

 
Teve a presença de mais de 400 pessoas que encheram por completo Mercado da Ribeira 1º Piso
Apartidário, mas não Apolitíco, disponivel para Presidir a Portugal
       O Candidato independente jantou no primeiro piso dol Mercado da ribeira onde estiveram presentes 451 comensais que o encheram por completo havendo ainda  pessoas de pé.
    Entre as Várias personalidades pode ver-se Edmundo Pedro e Isabel Soares, filha de Mário Soares, que deu um  abraço emotivo  ao Candidato, e em resposta aos jornalistas  fez questão de referir que estava ali a Isabel Soares e não podiam ver nisso outro tipo ligação familiar.
    O seu primeiro comício
   Foi o seu primeiro Comício, tendo sido ele próprio a escrever o seu panegírico "discurso".
   Nobre disse de si proprio que é alguém que não precisa da politíca, que é frontal, que conhece o mundo.
    Foram lançadas duas T-shirts com frases:
 1ª- "Acreditarem em Portugal"
2ª- Traz um Amigo Também"
  Deseja-se que estejamos na presença de uma lufada de ar fresco

domingo, 2 de maio de 2010

BIBÓ O S. C. BRAGA CARAGO

Como Super Vitaminas destas o Braga vai ser Campeão 
 Vitaminas que o Braga vai oferecer ao Vizinho  para ganhar na Luz
     Após o Sporting Clube de Braga  ter assegurado a conquista do 2º lugar,e estar na luta pelo primeiro é para mim também uma enorme satisfação, já que o conseguem por mérito próprio e, não tivesse sido penalizado tão injustamente e poderia estar a festejar o primeiro titulo.
Certo que até ao lavar dos cestos é vindima e vamos aguardar pelo desfecho do último jogo.
BENFICA CAMPEÃO?
Hoje senti uma enorme alegria ao ver o Porto arredado do segundo lugar..
Não tenho qualquer tipo de  problema  reconhecer que o Benfica se vier a ganhar o campeonato será um justo vencedor, mas por tudo o que se passou se vier a ganhar o Braga talvez o mérito ainda seja mais justo.. 
Como tal ganhando um ou outro; merecem que lhe envie os meus parabéns. 
 Amigos Verdadeiros Benfiquistas que tanto vem sofrendo, junto envio a bomba para que respirem melhor e assim dominem o frenezim.
Não se esqueçam que futebol há muito, vida é que é só uma.

Gente de Braga valentões
Lutai e  dai tudo por tudo
Para Domingo meter os Lampiões
 A ver o Titulo, por um Canudo


Bomba contra o Bronquite Asmático


Junto envio uma bomba de Combate Asmático
Preocupado com os Amigos Benfiquistas neste dias da Mãe e no qual aproveito a homenagear a minha, esteja ela onde estiver sabe que estou com ela todos os dias. Para no caso de logo as coisas não correrem de afeição para poderem respirar melhor desinfectem os broncos.
  É a cópia de uma que utilizava quando estava na Escola Naval, provocado pelos gazes vindos da C:U:F: depois QUIMIGAL, gazes esses que saíam  sem qualquer controle e indiferentes à Poluição e o mal que faziam a todos os Habitantes naquelas próximidades.
  Era mais uma das medidas pró- Melos e Companhia do Estado Novo.
Nota:
   Não posso deixar de lamentar mais uma vez que os responsáveis não estejam interessados em prender e probir a exemplo dos Ingleses esses Bardamecos que vão para os Campos de Futebol e percorrem o país a semearem a vandalismo. Fazendo assim com que muitos milhares que adoram o futebol abandonem a ída aos Estádios por temerem pella falta de Segurança.


Há Mar,Muitos são bons Marinheiros, Houvesse Comandantes.

S.O.S. 

Continuam a afundar o Barco

O barco está-se a afundar e não parece que haja neste xadrez quem possa impedir que a água continue a entrar.
    Isto só será possivel fazê-lo flutuar com o sacrifício de todos: praças, sargentos e Oficiais.
    Mas com estes  Comandantes que já o desgovernam  à mais de três décadas  parece difícilimo virem a acertar com o rumo que leve o barco a porto seguro.
      Há Mar e Mar, há ir e poder não voltar.
    O mar não é em Portugal uma ideia nova..... Ao contrário do que nos quizeram fazer crer muito recentemente.
     Há milhares de anos,  desde os finícios que o mar anda por aí a fazer a sua parte no desenvolvimento económico do país.
    Mesmo na célebre Idade Média das brumas do mar, teve a sua relevância.
     Foi o grande destino dos nossos antigos marinheiros que rumaram ao Brasil, India e África, e foi através dele que vieram  os produtos, os escravos, o ouro do Brasil e as matérias- primas do antigo Império.
     O mar voltou agora de novo a ser tema propositado para certo protagonismo.
     Será que as praias, a pesca "que não temos" a energia das ondas, a exploração dos fundos, os barcos de recreio " com gasóleo nuito mais barato", serão o suficiente para colocar de novo o barco a flutuar?
      É evidente que não.
      A não ser que haja alguma ideia luminosa que nos possa, num truque de magia milagrosa, como solucionar o tapar do rombo.
      É por demais evidente que os cinícos vão continuar a tentar nos fazer crer, que sim senhor é possivel, enquanto irão continuando a receber reformas, salário e prémios astronómicos.
   Talvez fazendo-se acreditar que a vinda do Papa trará consigo soluções milagrosas que permitam desvendar tesouros que o mar esconde.
 Basta de provocarem tempestades

sábado, 1 de maio de 2010

Marinheiros e Civis Prestaram Honrosa Homenagem


«Na Clivagem do tempo» Públicado em 1973
A Ponte é estreita rapazinho negro. Mas dá para nós os dois lado a lado.
(...)
A Ponte não é estreita. E há-de ligar-nos no futuro
Primeiro Tenente Médico Ramiro Pedroso Correia
Na Companhia de outro Comandante de Abril , Manuel Beirão Martins Guerreiro
Capitão de Abril Membro da Comissão Coordenadora do M.F.A.
         Membro da Comissão Coordenadora da Programa MFA da Marinha, fez parte da Junta de Salvação Nacional a partir de 3 de Maio de 1974 e teve outros desempenhos.
        Perseguido pelo poder emergente do 25 de Novembro, e depois de uns meses durante os quais escreveu " MFA e Luta de Classes".
       Ramiro Correia e a familia seguem para Maputo/Moçambique, onde são colocados (ele e mulher Médicos) no Hospital Central. Como ele próprio disse na altura: «Moçambique aparece-me no horizonte como experiência de Solidariedade Internacional.
     E foi ali, no dia 16 de Agosto de 1977, quando toda a familia passeava na Baía do Bilene, que o Barco se virou e todos morreram excepto o filho mais velho Ramiro Bernardino, que conseguiu nadar para terra.
    No dia 12 de Outubro de 1977 que os corpos de Ramiro, Isabel e Nuno chegam a Lisboa e ficam Câmara ardente na Capela de S. Roque, no Ministério da Marinha, no antigo Arsenal.
     No dia 13 de Outubro, cerca das 17h30m o cortejo fúnebre seguiu a pé direito ao Alto de São João, parando em Alfama que o viu nascer, e por entre uma multidão que engrossava e fundia no mesmo pesar militares e civis, cantava-se « Grândola Vila Morena» « A Portuguesa» e gritava-se «MFA» «MFA» « MFA».
     Só a exemplo: Mário Soares então Primeiro Ministro, não esteve no funeral, mas não faltou no do Cardeal Cerejeira, o companheiro e mentor de Salazar

Não surpreende que Martins Guerreiro tenha dito:-
    «Ramiro Correia deixou-nos uma proposta e uma experiência. Algumas dessas sementes estão já a germinar, e novas plantas crescem no terreno fértil do povo.
Depende de todos nós fazê-las florir.
(Transcrevo com a devida vênia)

Eu estive lá e, acompanhei o Funeral.
Muitos foram inclusivé da Marinha que tentaram boicotar , na tentativa de evitar que os Marinheiros não estivessem presentes no funeral e a exigência para que o  Funeral tivesse aquele percurso e os acompanhantes seguissem a pé.
  Disseram que teria sido o maior funeral já realizado em Lisboa, também como eu, que durante o percurso não me contive e foi uma constante o Choro: ora pela dor das vidas perdidas, mas também pelo sentimento de tantos milhares de pessoas.Era um ambiente pesaros e contagiante.
   Foi em toda a minha vida, a vez que mais senti tanta gente a expressar os seus puros sentimentos.
   Sou dos que acreditam que um dia a história se fará.   

 Nunca é tarde para mudar o rumo, e os desvios a que temos vindo a assistir, não serão suficientes para conseguirem por tempo indeterminado nos desviar da verdadeira rota.  Poderá não estar longe o dia  de voltar a escrever-se páginas de felicidade e paz no livro da vida. 













quinta-feira, 29 de abril de 2010

Moçambique-Austrália e Portugal

Valdemares = Metangula- Moçambique = Recordar é viver duas vezes 

Recordar é viver duas vezes.
    
Armando Guebuza Presidente Moçambicano Visita Portugal durante 2 dias.
 Isto é a prova cabal de que o tempo que por lá andamos e a forma como nos soubemos comportar leva a que os  governantes Moçambicanos também nutram pelo nós o mesmo carinho e amor por Portugal e pelos Portugueses o mesmo que nós sentimos pelo nosso Moçambique " digo nosso porque o temos no coração e isso nada nem ninguém nos pode tirar enquanto nos for dado viver.
    Tem como objectivo consolidar e desenvolver as relacções entre os dois países a nivel politíco e empresarial.
     Acompanham o Presidente vários Ministros e 70 empresários de várias áreas.
     Irá colocar uma coroa de Flores no Túmulo de Camões.
     É importantissimo ver assumir-se posturas destas. Bem haja Presidente Guebuza.  

Recebe aí na Austrália um abraço patriótico do nosso Portugal País de Marinheiros, armada a que nos honramos de ter servido,
Um exemplo vindo da Austrália
Assenta que nem uma luva a muitos portugueses
Milionário deixa 60 cêntimos às Filhas.

    É a história do momento na Austrália, onde uma Socialite, que  morreu o ano passado com 81 anos, deixou de herança às suas três filhas a modesta quantia de 60 cêntimos . O "resto" da fortuna foi doada a uma obra de caridade católica.
    Valmai Roche, herdeira do Grupo Roche, uma das maiores empresas da Austrália, morreu sózinha num lar da terceira idade, acxusando sempre as filhas e o ex-marido de não quererem saber dela.
     As filhas levaram o caso ao Supremo Tribunal, onde contestam a sanidade mental da matriarca e exigem herdar a fortuna.
     Apenas uma delas, Fiona, teve direito a mais de 60 cêntimos: herdou também a sua secretária de estilo Francês, conforme ficou explicito no testamento.
     Apesar da fortuna de Valmai ter ido para a obra de caridade, as filhas principalmente Fiona, ainda estão à frente dois negócios das familia.
Ainda assim exigem dividir entre ela o património monetário, imobiliário e até as jóias, tudo bens que Valmai deixou nas mãos de desconhecidos.

Nota:
       Se muitos outros que se encontram totalmente abandonados tal como esta Senhora, lhes seguissem o exemplo, os procedimentos passariam a ser diferentes e não teriamos de sofrer no nosso dia a dia, a ver pessoas que foram para nós uma referência e como tal nos são queridas, hoje totalmente abandonadas depois de doarem os seus haveres a filhos, ou familiares directos.
   O empenhamento para que os nossos progenitores tenham um final de vida digno deverá ser um minímo exigivel.

   

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Emigrante Generoso

Ajudar os familiares a superar a crise. 

Super imaginativo
Em Lisboa, toda a família se surpreendeu quando chegou de um País da Comunidade o caixão com o cadáver de uma tia muito querida.
   O corpo estava tão apertado no caixão que o rosto parecia colado no visor de cristal .... Quando abriram este, encontraram uma carta presa na roupa com um alfinete, que dizia assim :
"Queridos Pais:
   Estou enviando os restos mortais de tia Josefina para que façam o seu enterro aí no cemitério do Alto de S. João em Lisboa, como era seu desejo.
    Tenho muita pena de não poder acompanhá-la, mas vocês compreenderão que tive muitos gastos com todas as coisas que vos envio.
    Dentro do caixão, por baixo do corpo, vão encontrar o seguinte : -
12 latas de atum Bumble Bee -
12 frascos de condicionador -
12 de shampoo Paul Mitchell -
 12 frascos de Vaselina Intensive Care(muito boa para a pele. Mas não serve para cozinhar !!! ) -
 12 tubos de pasta de dentes Crest -
12 escovas de dentes -
4 latas de chouriço El Miño.
Repartam sem brigas com a família !!!
Nos pés de tia estão um par de ténis Reebok novos, tamanho 39, para o Joselito (desta vez é para ele, pois com o cadáver do tio não se mandou nada para ele, e ele ficou amuado).
A tia está vestida com 10 camisolas Ralph Lauren.
Uma é para o Pedrito e os demais para os seus filhos e netos.
Leva também 12 soutiens Wonder Bra para dividirem entre as mulheres.
Vão também 20 vernizes de unhas Revlon que estão nos cantos do caixão.
As três dezenas de calcinhas Victoria's Secret devem ser repartidas entre as minhas sobrinhas e primas.
A tia também está vestida com nove calças Docker's e 3 jeans Lee.
Pai, fique com 3 e as outras são para os meninos.
O relógio suíço que o pai me pediu está no pulso esquerdo da tia.
Ela ambém leva tudo o que a Mãe pediu - pulseiras, anéis, etc.
O colar que tia tem posto é para a prima Rebeca, e também os anéis que ela tem nos pés.
Os oito pares de meias Chanel que ela veste são para repartir entre as conhecidas e amigas ou, se quiserem, para as vender.
Mas por favor, não briguem por causa destas coisas.
A dentadura que pusemos na tia é para o Avô, que apesar de não ter muito que mastigar, com ela sempre se dará melhor (que ele a use, custou caro).
Os óculos bifocais são para o Alfredito, pois são do mesmo grau que ele precisa.
Os aparelhos para surdez que ela tem nos ouvidos são para a Carlota.
Não são exatamente aqueles de que ela necessita, mas que os use mesmo assim, porque são caríssimos!
Os olhos da tia não são os dela, são de vidro. Tirem-nos e nas órbitas vão encontrar a corrente de ouro para o Gustavo e o anel de brilhantes para o casamento da Katia.
 A peruca platinada, com reflexos dourados, que a tia usa também é para a Katia, que vai brilhar, linda, no seu casamento !!!
Com amor, vossa filha Carmita.
 PS 1 - Por favor arranjem uma roupinha decente para vestir a tia para o enterro e mandem rezar uma missa pelo descanso de sua alma, pois realmente ela ajudou, mesmo depois de morta.
Como vocês repararam o caixão é de madeira boa (não entra caruncho). Podem desmontá-lo e fazer os pés da cama da mãe e outros consertos em casa.
O vidro do caixão serve para fazer uma moldura para a fotografia da Avó que está, há anos, a precisar de uma nova. Com o forro do caixão, que é de cetim branco (US$ 20,99 o metro), a KatY pode fazer o seu vestido de noiva.
Na alegria destes presentes, não esqueçam de vestir a tia para o enterro ! ! !
PS 2 - Com o desgosto da morte de tia Josefa, a tia Bianca ficou doente. Façam os pedidos com moderação ! Bicicletas não cabem nem desmontadas e de carburador de Niva, modelo 1968, aqui ninguém ouviu falar !!!
 Com amor, Carmita.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Marinha e as lutas travadas pela Liberdade

Um Marinheiro Membro do M.F.A. 
Comandante Vitor Crespo
Vítor Manuel Trigueiros Crespo, portomosense e revolucionário, foi protagonista da Revolução dos Cravos tendo sido mesmo o único oficial da Marinha de Guerra a participar no 25 de Abril de 1974.
   Membro da comissão coordenadora do Movimento das Forças Armadas; Alto-Comissário e Comandante das Forças Armadas em Moçambique até à independência desta ex-colónia, em Junho de1975; Ministro da Cooperação no Governo de Pinheiro de Azevedo (VI Governo Provisório) e membro do Conselho de Revolução até 1982, foram algumas das funções que este ilustre portomosense desempenhou com paixão e mérito ao serviço do país.
 O Almirante Vítor Crespo, actual director da Biblioteca da Marinha, deu um importante contributo para a conquista da Liberdade.
    Muitos dos Oficiais após o 25 de Novembro de 1975 refizeram as suas carreiras. Mas muitos outros viram a sua progressam interrompida.
    Vice Almirante Vitor Crespo,  Oficial- General de três estrelas tem uma pensão mensal a rondar os 2.500 euros, recebendo abaixo dos 80% dos Oficiais com aquele posto. Mesmo que se tenha mantido nas fileirars até ao limite de idade.

Um Marinheiro, Uma Criança e Um Cravo de Abril


Jamais imagens como estas se podem apagar das nossas memórias.


O Associativismo e as lutas das praças da Armada.
Estava lá e senti enorme felicidade. 
   Em plenário, que encerrou com o Auditório da Escola Naval cheio de Delegados, que representavam , mais de 80% das praças da Armada.
A CDAP "Comissão Dinamizadora Associativismo  Praças",foi instituicionalizada.
    Os oficiais mais reaccionários e os "esquerdistas" em geral sabiam que a democratização das Forças Armadas era uma questão decisiva para o avanço do processo. Por isso, procuraram atraír à luta contra a democratização sectores de oficiais e Sargentos.
Foram conseguidas conquistas substânciais..
Conseguimos com presenças em cima dos acontecimentos nas unidades, abortar muitas coisas que aqueles senhores  puseram  em Marcha.
    Foi uma das batalhas que a CDAP venceu.
Conseguimo-lo, em conjunto com Oficiais e Sargentos progressistas, até ao fim da nossa intervênção (26 de Novembro de 1975).
Valeu a pena lutar.   
O maior ensinamento que se pode tirar da luta que se travou entre as praças da Armada  é que valeu a pena lutar.
     Quem lutou e viu os passos que se podem conquistar com a luta não pode deixar de considerar que a luta é o único caminho que os trabalhadores e os povos, em qualquer actvidade em que estejam, têm na sua frente para se libertarem da opressão e da exploração, das perseguições e injustiças e também da Guerra.
 "Camaradas" é a única forma como os militares se tratam uns aos outros.
Foi mais um Euro milhões de que defrutei e desfruto por ter sido mais um.
  Em todos estes anos tenho recebido muito, para o pouco que dei.
    VIVA A MARINHA. VIVA O POVO PORTUGUÊS: VIVA PORTUGAL, O MEU PAÍS.

"Recessão foi quando o vizinho perdeu o emprego.
"Depressão é ou vai ser quando perderes o teu:
" Recuperação : Será quando o Sócrates perder o dele.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Pavões Embatucados

São Farinha do mesmo Saco
De Calibre indegesto.
As três almas Gemeas apontam-nos Caminho.     
São estas as ilações que se podem deduzir dos discursos daqueles que foram e do que é Presidente da República.
   Dois deles também foram primeiros Ministros de má memória, Soares e Cavaco. Toda as suas politìcas assentaram na tentativa do aumento da diferênça entre ricos e pobres.
     O mais lamentável é que Alegre apenas sendo Candidato a Candidato teve mais tempo nos Orgão de Comunicação Social que qualquer dos partidos à excepção do P.S. P.S.D., como convém.
 Também de outros e após sofrerem derrotas humilhantes, numa tentativa clara e desavergonhada se apresentaram de Cravo Vermelho e indo buscar nomes que no seu dia a dia tanto ultrajam.

Prova Provada: Uma Desgraçã nunca vem Só
Temos que fazer:-
                           Como antigamente os nossos Pais faziam com os Merceeiros, e, hoje nós fazemos com as Seguradores e com os Bancos.
 Desconfiar das letras pequeninas!!!!  Que  estão discursos dos Politícos.
        
 Os 48 anos do Regime Fascista
O Povo saíu há Rua

  Só a partir do Maio de 68 em França, as mulheres Portuguesas tiveram direito a voto, mas tinham de saber ler e escrever!!!   Mesmo assim não podiam votar para os Municipes.

Estado Novo=   Não Obrigado!!!!
   Nota-se uma clara intênção de apagar nos dias de hoje o que se passou na ditadura de Salazar e isso é que é preocupante. Os tempos de fome e horror em que as pessoas forma perseguidas e muitas delas barbaramente assassinadas. Já para não voltar os mortos na Guerra e motilados.
Muitos dos nossos politícos são como a Avestruz.
A maioria dos politícos não sabem analisar, porque não possuem esse discernimento, mas quem lhes escreve os discursos sabe-o que o povo não çlhes permite mais que o tolerável, daí que cada vez que os que ainda trabalham se mobilizam eles metem o rabo entre as pernas, e dão o dito por não dito.
   Muitos sabem que se perderem o tacho politíco e passar a haver critério nas reformas eles não sabem fazer rigorosamente mais nada.
 Convictamente acredito que o povo ainda é o que mais ordena e as liberdades fundamentais são irreversiveis.
A Liberdade independetemente das ameaçãs:  essa perdurará.





A Marinha e o 25 de Abril

 A Fragata N.R.P.  Almirante Gago Coutinho na manhã do 25 de Abril 1974


Quando ainda navega para se integrar no exercicio NATO da Stanaforlant em alto mar
      Quando na manhã do dia 25 de Abril de 1974 a Fragata para se integrar no exercicio por inoperacionalidade de outras duas Fragatas.
    Era seu Comandante o capitão de Fragata António Seixas Louça, que  terá ainda dado ordem por duas vezes, em cumprimento da ordem que tinha recebido do Vice-Cema, que não foi cumprida pelos oficiais .
     O Imediato era o 1º  Tenente Fernando Luis Caldeira Ferreira dos Santos,ligado ao Movimento e o Sargento Edgar Conhago, assim perante a recusa dos Oficiais não foi aberto Fogo, que a ter acontecido. poderia ter consequências imprevisiveis. O Comandante pediu a sua passagem à RAa e já em 1976 pediu a sua reabertura e no qual o Imediato e restantes Oficiais reafirmaram o que tinha sido a razão da sua tomada de posse.
     Fragata em reparação
Não fosse a Fragata de que era Comandante o Almirante Rosa Coutinho estar em Reparação na Base Naval do Alfeite e seria a ele que pertencia estar a desempenhar esse serviço, "a que nós davamos o nome de Serviço à Aviação".Stanaforlant NATO.
  Rosa Coutinho que recebeu ordensa de Vitor Crespo e só a partir do dia 25 passou a participar nas operações.
Ordem do Estado Maior da Armada
Recebeu ordem para regressar e fundear frente ao Terreiro do Paço.
Não houve qualquer acção beligerante, apenas pela tentativa de acção. Mas o susto ficou.
   A fragata, depois de uma horas de evoluções, acabou por fundear pacatamente em frente  à praça e mais tarde mandada regressar à Base Naval do Alfeite.
    No dia 26 de Abril de 1974 o Comandante abandonou o navio.
O Imediato de então, hoje é reformado com o Posto de Capitão de Fragata.

Capitão-Tenente Almada Contreiras.    
Teve um papel preponderante, o Capitão Tenente Carlos de Almada Contreiras que escondido na cave do Ministério da Marinha, fazia a escuta no Centro de Comunicações da Armada, e transmitia essas informações para o Posto de Comando do MFA. O Comandante Vitor Crespo deu as indicações a Contreiras para a fragata regressar à Esquadra.
Capitão Tenente Vitor Crespo
Membro da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas, foi Alto Comissário e Comandante das Forças Armadas em Moçambique até à Independência. 

Força de Fuzileiros do Continente

Numa Altura em que ainda não havia Telemóveis. Preparando a rendição da PIDE/DGS     
Era então seu Comandante o então Capitão de Mar e Guerra que nomeia o Capitão Tenente Costa Correia para comandar uma força constituída por um destacamento de Fuzileiros Especiais (comandante 1º Tenente Vargas Matos) e uma Companhia de Fuzileiros (comandada pelo 1º Tenente Varela.
Quando chegaram ao Ministério da Marinha o Chefe do estado Maior da Armada, Almirante Ferreira de Almeida mandou informar a Força que já comunicara oficialmente a adesão da Marinha, isto pelas 18 horas do dia 25 de Abril.
     Receberam ordens para se dirigirem para as Instalações da PIDE/DGS onde tiveram papel preponderante até à sua rendição. Toda esta operação decorreu sob controle do Comandante Contreiras.
      Segue-se logo que possivel:- Pinheiro de Azevedo  a sua Ascençâo e Queda.

sábado, 24 de abril de 2010

Dia da Liberdade 1974 a 2010

UMA LIÇÃO PARA O MUNDO 25 de ABRIL de 1974
Aconteceu no meu Portugal
Depois de treze anos de guerra colonila (guerra de guerrilha) com mais de 8.000 mortos e muitos  milhares de mutilados, teve lugar uma revolução, onde não houve mortos.
  O ódio, aumenta ódio, e o ódio sim esse mata.
  Estive ao Serviço de 24 para 25, era responsável pela Central telefónica do Grupo dois de Escolas da Aramada no Alfeite.
  Fui membro de várias Comissões de Bem Estar e participante nas C.B.E.´s. Vim mais tarde a pagar uma enorme factura. Nunca me arrependi, comi o pão que o diabo amassou, mas valeu a pena.
   O 25 de Abril e mais alguns que se lhe seguiram foram dias de Festa.  Foi um programa, programa esse muitpo dele consagrado na Constituição, na tentiva de acabar com as regalias e liberdades que foi lida ao povo português já levam 35 anos os detractores a tentarem destruír. Sem conseguir o fundamental.
 É convicção minha que jamais o povo português permitirá que lhe voltem a impôr a lei da rolha e se encham de novo as prisões e os crimes de assassinatos politícos, muitos deles emanados a ordem de Salazar, um outro Salazar qualquer e seus acólitos possam vir de novo a serem reimplantados neste país de Abril.
 O POVO É QUM MAIS ORDENA. VIVA A LIBERDADE.   
O Povo saiu à rua para comemorar a Festa. 


A liberdade de expressão é um dos valores  fundamentais da Vida.

Era uma vez um  país
Onde entre o mar e a guerra
Vivia o mais infeliz
Dos povos à beira-terra
         II 
Um povo se debruçava
como um vime de tristeza
sobre um rio onde mirava
a sua própria pobreza
       III 
Disse a primeira palavra
na madrugada serena
um poeta que cantava
o povo é quem mais ordena
      

Foi esta força viril
de antes quebrar que torcer
que em 25 de Abril
fez Portugal renascer
     V
Porém cantar é ternura
escrever constrói liberdade
e não há coisa mais pura
do que dizer a verdade
 Com a devida Vênia transcrevo os versos a cima que são da autoria do Saudoso Poeta Ary dos Santos.
      Desde o 25 de 74 até aos dias de hoje que o povo cada vez tem sido mais penalizado por desgovernos que apenas e só olham para o seu úmbigo e um tantos.
Mas mesmo com todos esses golpes profundos  conquista há  que o povo se mobiliza e não permite que lhe retirem esses seus direitos. 
    Mudar-lhe o rumo  é uma opção que está ao alcance  de todos nós