sexta-feira, 21 de maio de 2010

Múmias Inspiradoras

Foto Legenda do nosso futuro Primeiro

O nosso Futuro Primeiro do Bloco Centralão.

A Santa Aliança

Inspirados na visita do Papa, a nova aliança politìca substituiu a velha A.D. pela nova S.A. (Santa Aliança).
     Como podem ver na foto de circunstância tirada à saída da residência do Primeiro Ministro. A 13 de Maio, que vem muito a propósito, o Santo Ministro em conjunto com o Cardeal Patriarca do P.S.D. preparam-se para salvar o País e enrabar o povo (e como estavamos a falar do clero esta ultima atitude vem muito a propósito: são sempre os mais pequenos que são molestados)
 
Farinha do mesmo saco  


O Poço
  Neste país de marinheiros, que engrossa o número dos que fazem fila à beira do poço. Unidos pelo"interesse nacional" o turbulento José Socrates e o bem educado Passos Coelho, empurram-nos um a um lá para dentro.Um a Um. Fazem-no é certo de forma diferente. O licenciado em Engenharia diz, alto e forte, com cada empurrão: "Só faço o meu dever".
   O economista empurra mais suavemente e pede desculpa suavemente e pede desculpa de cada vez.
     É uma diferença de estilo.
     O restante é sempre o mesmo.
     Lá vamos nós para o fundo do Poço.
   Já estamos habituados a más notícias, mas no minímo o que os governantes podiam fazer, era ficarem comprometidos com uma única versão da tragédia.
É que já vão sobrando poucas costas para tanto chicote.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Rio, Mar e Lago Niassa = Um verdadeiro Amor

Quando se ama, nunca se esquece. 

Amores que Perduram= Rio, Mar e Lago Niassa
              1
Com suas lindas paisagens,
outras mais belas  não há
Também as puras aragens
Só no Douro encontrará
                      2
Portugal é um tesouro
Há  locais de admiração
Mas atracção do Rio Douro
Invade-nos, todo o  coração

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Um Rio, Um Mar, Um Lago, Um Clube Muitos Amores

Só eu Sei, quanto aqui sou feliz. 

Partilhando com os Amigos.
Eu sei que vocês sabem muita coisa. Também que sabem muita coisa sobre barcos.
     Mas mesmo que o Douro não passe pelas vossas terras todos aprenderam que a nossa maior glória, foi termos descoberto mais de metade do mundo.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Que rica gaita! ´Dá-lhe Música.

 


Hoje optei por publicar dpis artigos,   porque quero recordar os bons tempos em que partiamos em romaria a pé de Sebolido até santa Lúzia de Canelas de Penafiel, com acordeão, harmónica de boca, Bombo, Ferrinhos, etc.etc. Se lhe juntar as bandas de Música das Freguesias circunvizinhas, Melres, Rio Mau e Pejão, dois conjuntos musicais etc.estamos perante um caso sério e podemos  ombrear com o Minho.
Como no artigo em baixo testemunho:- adoro a minha aldeia e quero partilhá-la com todos vós.

Recordações da Minha Casinha e do meu Rio

Não perguntes onde andei!!!! 
Continuando a manter a tradição dos meus antepassados



Reconstruí a lingueta que já contava mais de dois Séculos
 Minha homenagem aos Pescadores e Marinheiros do Douro e Mar
Avinhando a Varga da Pesca do Sável e Lampreia
Areio D´Ortos, o de maior extensão em todo o Douro(Sebolido) 

Tenho tudo para ser feliz aqui.


                   I
Amigo Douro não chores,
senão eu choro também
Porque tapas tantas emoções
Na dor que meu peito tem.
               II
Tanta ternura e saudade
Sinto do dono da casa
É uma fogueira a arder
Que me deixa o peito em brasa.
            III
Que esteja abençoada
Por boa graça, esta casinha
Para que seja perservada
Pela familia, que é minha
        IV
Vejo em cada angeró
De lousa velha e rompida
Uma corda a dar o nó
P´ra me amarrar mais à vida.
          V
Que esteja em cada tábua
Que o Patelinha meteu
Carpindo a sua dor,
Tal e qual, como eu.
            VI
E em cada pedra de Xisto
Que às paredes dão lugar
Imagino um Santo Cristo
Com meu Pai, a conversar.
             VII
Conversando certamente,
Para confiar-lhe seu tesouro
Para que guarde eternamente
O seu amor, pelo Rio Douro
             VIII
Terminar como comecei
Dando a conhecer a todos vòs
Esta grande herança que herdei
Dádiva de  meus Pais, e meus Avós

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Fotografias que falam por mim

As minhas aldeias, têm Rio, Serras e Fragas.

Transportes Fluviais.
   Hoje o Mundo estará todo descoberto e as naus estão no Museu. Mas os barcos pequenos e primitivos continuam a ter um papel importantissimo, em Portugal teimam em acabar com eles, tantas as restrições impostas.
            I
Quando fui para militar,
Grande sorte foi a minha
Por voluntário me alistar
Para servir na Marinha.
            II
Um Jóvem com grande pinta
È um Marujo a bater o pé
Vem na quarta, vem na quinta
Mas sexta-feira enche a maré
                   III
Vou aqui lembrar a minha terra,
e sobre ela mesmo quero falar
Fica na encosta duma Serra
Com o Rio Douro a, a banhar
             IV
Com paisagem deslumbrante
Tantas saudades dela sentia
Adoro-a a todo o instante
Sou grande fã da sua magia
             V
Da beleza dos seus Penedos
Das Fragas do Vale da Fonte
Com todos os seus Rochedos
Mais a beleza do Monte
            VI
Anda o barco e a barca
Já de noite a navegar
As estrelas deixam marca
Mais o Luar a iluminar
           VII
Rio Douro, Douro Amigo,
Douro de atracções fatais
Jamais acabam contigo
Porque vós Rios, sois imortais.
             VIII
Passando pela Barragem
Melres Rio Mau e Pedorido 
É uma espectacular paisagem
Serra da Boneca em Sebolido
            

domingo, 16 de maio de 2010

Só mesmo no meu País

SONAMBOLISMO
Ninguem Vê, ninguem fala, ninguem impugna.

Tristes Sucessos, Casos Lastimosos, desgraças nunca vistas nem faladas.
    Verdade que durante uma semana em que o  importante era o Benfica comemorar o titulo de Campeão Nacional, com aquele espalha fatos pela Câmara de Lisboa e todos os recantos da Cidade, o facto do Presidente da EDP ter levado para casa em 2009 oito mil e quinhentos euros por dia, passou a ser irrelevante, mesmo juntando-lhe mais aqueles que recebem fortunas para serem executores de polítícas desastrosas que acabam por serem pagas e muito bem, por nós mexilhões.(Cada um tem o que merece)
   Segue-se-lhe a chegada do tal peregrino e o país volta a parar práticamente mais quatro dias.
   Passamos a viver como se estivessemos no país da Alice no País das sete maravilhas.
Acorda Zé Povinho = A Corda   
    Tudo foi ensaiado ao pormenor, o peregrino e seus jurados, onde a presença na primeirissima linha, era ocupada pelo nosso primeiro da Nação a dar o mote, com a primeira dama no beije mão com a devida vênia como se aconselhava, não fosse o único propósito proporcionar a captação da imagem falhar .
     Por  momentos pensei que estava a viver um sonho e a recordar os tempos da Jaqueline Kenedy.
     Interroguei-me se seria verdade que o meu País estaria de verdade com a corda na garganta, que não existe desemprego, e onde  muitas dezenas de millhares vivem abaixo do limiar da pobreza.
Fazendo-se acreditar-se que tudo isto tinha sido solucionado por um poder divinal do patrão do Vaticano.
     O Milagre não se concretizou e quando o Senhor partiu, com todo aquele aparato  acordei e, com uma certeza ficava:- O País estava mais endividado, e que os habituais malabaristas, aproveitando essa distração, tinham lançado mais uma série de impostos, onde o Mexilhão terá de pagar mais der 90%, enquanto os ditos pensadores apenas irão suportar uns escassos 10 por cento.
          I
É o melhor nome porque os trato
Eles que se pavoneiam a toda a hora
Estes salteadores de arca perdida
Estes abutres com pêlo de rato 
Viver à custa de quem sofre e chora
Que vêm e sentem, a sua migalha perdida
     Só uma forte união em defesa dos seus interesses os obrigará a parar de tudo tirar aos pobres, para ofertar aos poderosos e a si próprios. 

sábado, 15 de maio de 2010

Nampula/Moçambique, é uma Terra Luminosa

Nampula, tem uma história interessante.

    Ao contrário de outras do mesmo genero do interior, semelhantes em tamanho e desenvolvimento, como é o caso de Chimoio e Tete, frutos de um crescimento económico especifíco.
   Nampula parece ter o seu desenvolvimento ligado a razões de ordem estratégico-militar e de ocupação administrativa do vasto interior moçambicano pelas autoridades coloniais. Foi assim que nasceu e cresceu a cidade, que nos anos 60/70, transformada em Quartel General das Forças Operaconais portuguesas que lutavam contra a guerrilha nacionalista moçambicana, teve um crescimento notável favorecido também e em parte por nela passar a linha férrea ligando o porto de Nacala ao Malawi na altura em franco progresso.

      De linhas arquitectónicas modernas. Nampula está no centro de uma vasta região agricola e tem agora largas possibilidades de crescimento fora dos motivos que a fizeram crescer.
      Batida pelos ventos húmidos e periódicos das monções, às vezes violentos, Nampula cujo nome deriva de um chefe tradicional (N´wampuhla) que vivia na região onde hoje se localiza a cidade do mesmo nome.
     É uma terra luminosa e cheia de promessas de Bem Estar.
      
       Nampula a cidade Linda
       de vivência muito especial,
       Como te recordo ainda
       Mesmo aqui em Portugal

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Triste Retrato do Meu País

Como é possivel no meu País de Abril?
  Com a devida Vênia Transcrevo do Blog PORTUGAL do Doutor ´José Maria Martins

Os nossos Deputados

O deputado PS Ricardo Rodrigues é o espelho deste P.S. e respectiva governação. Toda a gente vocifera que não pode ser que esta canalhada está a destruir o País e os poucos valores que ainda restavam.
     Que referências estamos a deixar aos mais novos?
     Leia a carta abaixo. É necessário fazer alguma coisa já que nem um Presidente da República temos em condições. Não pode ser!
   Texto do Dr. José Maria Martins, advogado, publicado no seu Blog Portugal.
    Um país cheio de tiranetes, de crápulas que nas suas aldeias e vilas fazem a lei e subvertem a Democracia . Estava agora a ver a televisão e a ouvir Ricardo Rodrigues, deputado do PS, eleito nos Açores, quando ele dizia que a Comissão da Assembleia da República, sobre o negócio da PT/TVI, nada mais era que uma forma de enxovalhar o Primeiro-ministro "Um dos mais altos magistrados da Nação". Publicada por José Maria Martins Pasme-se! José Sócrates um dos mais altos magistrados da Nação! Eu que conheço muito bem, e até pessoalmente, o deputado Ricardo Rodrigues e dei comigo a pensar: "Para onde vai o meu Portugal?". É vergonhoso que o PS tenha metido nas listas de deputados Ricardo Rodrigues.Vergonhoso! Digo-o no âmbito da minha liberdade de expressão e opinião. Digo-o como cidadão político. Digo-o na qualidade de irmão de dois açorianos: Victor Manuel Martins, nascido na Horta, Ilha do Faial, e de Maria Isabel Martins, nascida emVila do Porto, Ilha de Santa Maria. E lembro-me que Ricardo Rodrigues era advogado do sobrinho do Dr. Mota Amaral e nem soube defendê-lo, tendo sido eu a trabalhar para o libertar, pela incapacidade de Ricardo Rodrigues. Da mesma maneira que Ricardo Rodrigues deixou condenar, estupidamente, um amigo meu, um homem bom e muito influente em Ponta Delgada, quando Ricardo Rodrigues era apenas advogado e o irmão dele empregado na Associação Agrícola. Todos se lembram que Ricardo Rodrigues se demitiu do Governo dos Açores aquando do caso de pedófilia conhecido como Caso Farfalha. Agora aparece - depois de fazer mais umas tantas ilegalidades, porcarias, no âmbito de um jornal, do PS, que foi à falência em Ponta Delgada! - Como o homem forte do PS! Veja-se que pessoas o meu ex-partido tem como arautos! Onde está Mário Soares? Onde está António Arnault? Onde está Almeida Santos? Onde está Carlos Candal (já morreu)? Creio que o deputado Ricardo Rodrigues é o maior defensor, no PS, dos casamentos homossexuais, quando se sabe que não tem filhos... e que nos Açores é tido como membro do grupo Gay! Portugal está do avessso! Sócrates deixa estas pessoas tomarem posições de destaque e afundar Portugal. Onde estão os milhões de euros desviados da Caixa Geral de Depósitos de Vila Franca do Campo? Em cujo processo-crime Ricardo Rodrigues foi arguido e salvo pelos amigos, contra a posição da Policia Judiciária? Sei do que falo porque fui advogado desse caso em que Ricardo Rodrigues era arguido, mas alguém se encarregou de o safar... Se Ricardo Rodrigues me quiser processar que o faça! Mas temos que saber quem era o procurador gay que o safou! O procurador que tinha um namorado preso na prisão da Boa Nova, em Ponta Delgada! Uma miséria este Portugal! Por outro lado, ao longo do país vamos vendo tiranetes que defendem as suas capelinhas, contra o Povo. Nas freguesias, nos concelhos, há sempre os "regedores" que vão emporcalhando Portugal e sendo responsáveis pela miséria em que vivemos. Portugal está nas bocas do Mundo pelas piores razões. Eu por mim preferia dar um tiro nos cornos de um desses tiranetes a deixar o meu amado, o meu querido, o meu adorado Portugal morrer, o país pelo qual jurei morrer se fosse necessário. Declaro que se for necessário morrerei por Portugal, de armas na mão, mas há-de haver filhos da puta que vão à minha frente! Os Povos têm o direito de se revoltar! Os meus filhos, os teus filhos, os nossos filhos, não podem estar na mão destes biltres. Os portugueses, se for necessário, devem seguir o exemplo do Povo de Paris, os "sans culottes", que destruíram a Bastilha, que mataram Luis XVI e Maria Antonieta. Se me quiserem processar, façam-no, porque eu não tolero pedófilos, que não confessam, nem corruptos que destroiem o meu amado Portugal. Basta, já! Ricardo Rodrigues, homossexual, pedófilo, e vigarista!
Transcrevo com a devida Vênia ao Autor

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Já não há pachora


A História repete-se a si própria e já não há pachorra para palavras novas.

     Ao contrário do que foram as juras recentes do mentiroso compulsivo de serviço, o Governo chefiado pelo dito prepara-se, tudo o indica, para subir o IVA, mexer nos salários dos trabalhadores, sacar o que puder do Subsídio de Natal, do Subsídio de Férias... tudo para «arrecadar» os quase dois mil milhões de que necessita para fazer a vontade aos donos. No caso (por certo altamente improvável e inesperado para os cérebros que inventaram esta “solução” para o défice) de o abrupto aumento do IVA e, portanto, da subida dos preços de praticamente tudo, acrescido do corte directo nos salários, prestações sociais, etc., etc., provocarem mais uma forte contracção no consumo interno, quebra de produção, perda de postos de trabalho e a respectiva diminuição de colecta de impostos, anulando a maior parte da expectativa de “arrecadação” desejada pela "Mofina Mendes" que manda no Ministério das Finanças, presumo que os génios que nos governam porão as caras de parvos do costume e empurrarão a culpa para a crise internacional e para aqueles que “insultam” e muito justamente vaiam em público Sua Excelência o Presidente do Conselho, o que será mais um pretexto para aumentar a segurança pessoal a Sua Excelência, notoriamente "ameaçada" por estas manifestações “antipatrióticas”, quase todas de índole comunista... e criar nas forças policiais um verdadeiro, novo, democrático e moderno espírito de Polícia de Intervenção e Defesa do Estado. Se, contra esta minha previsão de amador, conseguirem mesmo arrecadar os milhares de milhões que pretendem... na verdade não será uma grande proeza. Se eu assaltar uns quantos bancos, tendo a polícia a proteger-me, em vez de me prender, também sou capaz de “arrecadar” uma pipa de massa em pouco tempo. “Arrecadadores”. Pode estar aqui a nascer um belo neologismo neoliberal, como lhe chamaria o Sérgio Ribeiro. 
No entanto, dada a minha idade avançada, acho que prefiro ficar na minha.... e continuar a chamar-lhes apenas ladrões. 

O Casamento do Bloco Central
              I
A moda, como está ela !..
De não pedir a filha ao Pai
É chegar, e pegar nela:
Senhor sogro, ela cá vai?
              II
Os dois fizeram um juramento
Num amor puro e forte
Combinando um casamento
De se amarem até à morte
             III
Mas o Povo saberá
Libertar-se desta tensão
Com a sua luta, conseguirá
Que eles paguem esta traição.