quinta-feira, 24 de junho de 2010

Fuzileiros no Douro =Brifingue e Relatório após a Operação Rio Douro/Cancelos-Sebolido:- Por Fuzileiros da 1ª C.F.Z. Nº 2


Nome da Operação:
- Rio Douro/Cancelos/Sebolido e Freguesias circunvizinhas.
=Percursos alguns sinuoso e Contactos no decorrer da Operação:
Programação:
 =Saída do Carlos Tintinaine da Póvoa do Varzim às 08h30m
 =Encontro Agostinho Verde em Penafiel às 09h15
=Chegada a Sebolido encontro com o Valdemar Marinheiro às 1000 horas.
=Deu-se o primeiro encontro Valdemar = Agostinho que não se conheciam pessoalmente.
=Valdemar apresentou ex-presidente da Junta Albano Pombas o qual desejou aos visitantes um dia de recordações inesqueciveis.
=Arrumação da Viatura do Carlos e seguiu-se  na do valdemar.
=Visita Pastelaria Senhor do Monte, onde foi apresentado um Soldado que tinha prestado serviço  em Cabo Delgado e depois na Guiné, com quem o Verde trocou uma troca de recordações.
= Encontro com Sérgio do grupo de primeiras Tropas do Exército que serviram em Metangula
= Encontro com Manuel Cardoso, sobrevivente do Naufrágio de Mopeia Rio Zambeze, onde o Carlos e o Agostinho ouviram de viva voz o relato da tragégia.
 = Leitura de quadras escritas e lidas pelo Agostinho sobre o Naufrágio. Que originou ocorrência de lágrimas, tal a alegria e comoção do Manuel Cardoso.
= Visita à Fábrica de fabricação de aglomerados para abelhas, onde o Sérgio Correia é proprietário. ( Os convidas saíram depois da aula do Sérgio mestres em material Apicola.
= Visita teleguiada pelo Valdemar mostrando-lhe a Serra da Boneca, onde em tempos era dali extraída a Lousa que tantos angerós forneceu e lousas para as escolas da nossa infância, também dali se apanhava a carqueja e a queiró que carrevamos à cabeça e aos botenos era vendida aos Barqueiros que a transportavam para o Porto para a utilizarem nas Padarias etc. etc.
= Visita às Ventoinhas Eólicas e à Capela de S. Pedro no alto da Serra e já pertença da Freguesia de Canelas, aliás à qual Sebolido já pertenceu até 3 séculos atrás e era seu lugar.
= No seguimento visita à Capela de Santa Lúzia, onde na segunda-feira de Páscoa de todos os anos ali se festeja. Festa essa que ainda mantém muito do tradicional de outrora. Em ambos os casos eles ficaram maravilhados pelas mesas ali colocadas e onde se pode passar uma tarde maravilhosa.
= Atravessamos para mostrar  o centro da Freguesia de Canelas e de novo a ter a permanente Companhia do Colossal Rio Douro.
= De novo entrada em Sebolido e mostragem do Centro Recreativo e Cultural que em tempos funcionou como Escola do Ensino Primário ( Aliás onde meu Pai eu e meus Irmão fizemos a 4ª classe).
Foi reconstruída por voluntários Sebolidenses e do qual fui Director quatro anos, 1º como Presidente co Conselho Fiscal e depois como Primeiro Secreário da Direcção e Responsável pelas Secções Cultural e Recreativa, a mostra de todas as instalações, Auditório, Gabinete de Direcção, Sala de Estar, Bar, Sala de Estar com Jogos e a Biblioteca que é a minha realização de que tanto me orgulho. Fui Muito feliz aqui faz parte de mim.
= Seguiu-se até Rio Mau, a mais recente Freguesia do Concelho de Penafiel e que apesar de ter pertencido como Lugar à Freguesia de Pedorido se desvinculou e quase durante três séculos esteve integrada como Lugar na Freguesia de Sebolido
= Num Restaurante na Foz junto ao rio com um Barco Turistico do Douro Azul atracado que partiu pouco depois, já que os Fuzos optaram por  continuar por ali e então dar-se ao Dente.
= Chegada do Manuel Araújo Cunha, outro Filho da Escola de Comunicações que prestou serviço no Comando Naval em Moçambique. Autor de várias obras Editadas sobre o Rio Douro, sendo ele um Rimauense/Sebolidense de sete costados e um apaixonado por tudo o que se liga ao seu Rio Douro. 
= Quem logo nos surpreendeu pela positiva  foi o meu Conterrânero Pikó e pessoa já conhecida de todos nós nos seus comentários na minha modesta o+inião de qualidade superior, que um a um falou com todos nós.
 = Segui-se via Cancelos, para o embarque no Valboeiro "O MARINHEIRO", onde foi feito o teste da descida e súbida das cordas com percurso sinuoso, onde os Fuzos a necessitar de um treino para readquiri a forma ainda estão com grande genica.
 Mesmo fazendo-se sentir alguma ondulação nas águas do Douro, não houve enjoo.
= Viram e admiraram segundo eles ao Lugar de Midões/freguesia da Raiva e o S. Domingos da Queimada com a sua capelinha edificada lá no alto da Serra e no qual todos os anos no dia 4 de Agosto se reliazam a Festa. Que tem uma adesão muito grande de gente da Terra e forasteiros vindo de longe muitos deles.
= Seguiu-se percurso para conhecer a casa no recanto e as leiras (hortas), mas antes com a passagem pela uma lingueta que recente reconstruí e onde lhes ministrei uma aula de pescaria. Como se tira  peixe da Rede (Mugeira) e Chumbeira.
Resultado:- Foram capturados : 1 Achegá,1 Barbo, 1 Perca Lúcio e várias percas.
= Um Soldado que esteve em Metangula com o Carlos, ao saber da visita e como não poderia estar presente fez questão de deixar uns pipinos e alfaces, ao qual eu juntei umas Cebolas e Limões como dois frascos de Mel "In Made Cancelos/Sebolido"( para saberem que tal como o Rio, também a Terra produz) e ainda, para lhes relembrar as Mochilas e rações de Combate", para se não esqueceram não poderiam ir de mãos a abanar.(Desculpem a divulgação) e, como eles não resistiram a beber água da Fonte é provável que eu os tenha contaminado com a abstinência.
Dito isto e como o convívio era por um dia lá nos dirigimosaté ao carro do Carlos.
 Os abraços da praxe, com a promessa de novo encontro, logo com o Convite do Agostinho, que por vontade expressa seria logo no dia  seguinte.Calma filho da escola!!! Há mais marés que Marinheiros.
Amigos foi uma enorme felicidade que senti.
A nossa riqueza está na partilha. 
É sempre muito mais o que recebemos, para o pouco que damos.
 Leitores dos Blogues o meu muito obrigado e permitam-me que partilhe com todos vós esta enorme felicidade vivida por todos nós.
 Bem Hajam e Obrigados.
 Com um até já.
Quando Tiver de Partir, não me vais custar morrer. Vai sim euter de deixar tudo o que amo. Não tenho tudo o que amo, mas amo tudo o que tenho.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Companhia de Fuzileiros Nº 2 = Encontro :- Carlos Tintinaine, Agostinho Verde, Navegando no No Rio Douro

Carlos Tintinaine e Agostinho Verde. Dois Fuzileiros da Companhia Nº 2 , desfrutando deste Colosso Fluvial

A Foto a quatro está o Agostinho Verde, o Tintinaine, O Sérgio que fez parrte dos primeiros Soldados a Chegar a  Metangula/Niassa e o Manuel Cardoso Sobrevivente do Naufrágio no Rio Zambeze. Numa outra comigo e outro Amigo está outro Filho da escola um Barra Oito que prestou Serviço no Comando Naval em Moçmabique é é autor de quatro Livros  de execelente qualidade, como a Ninfa do Douro e Douro Lindo Manuel Araujo Cunha.


Tinha no dia de hoje publicados dois artigos, que considero importantes,  mas este levou-me a não resistir a o públicar logo que preparei as fotos.
Obrigados.

Dedicatória com amor  dedicação
             
Quem tem vontade de viver ,
Ela oferece-nos enorme prazer
 Proporciona-nos coisas a fazer
Realizadas jamais dará para esquecer

Nota:- Com o meu maior e sincero reconhecimento :
 Juntando  um abraço Fraterno:
 Extensivo a todos os leitores dos nossos blogues.
  Bem hajam.
 - Marinheiros: Agostinho Teixeira Teixeira Verde, Carlos Tintinaine e Manuel Araujo Cunha, aos Soldados  Sérgio e  Manuel da Rocha Cardoso , soldado condutor sobrevivente do desastre do Rio Zambeze,  via telefone com o Conterrâneo Rimauense e soldado em Angola Agusto Pikó
Amigos dos meus Amigos, meus grandes Amigos são. 
A todos um forte abração.
Nota:
Posteriormente desenvolverei como e onde vivemos este dia preenchedissimo e onde as conversas e recordações foram mais que muitas.
Encontro entre pessoas de bem, tem sempre um final feliz.
A PALAVRA AOS AMIGOS:-
Comentar agora é connvosco  

            2º
Para recordar e perpetuar,
Um dia Douro/ Cancelos/Sebolido
Que foi maravilhoso confraternizar
Mas que dia tão intensamente vivido (divertido)
Amigos não um adeus, mas um até já.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Estado Benemérito.. E homosexualidade nas ex-Colónias

     Estado dá rendimento mínimo aos reclusos.
   Se quem trabalhou mais de quarenta anos  recebe 400 Euros por mês e está sujeito a todo o tipo de impostos.
O mesmo que recebe traficante que tem direito a esses mesmos 400 Euros, sem pagamento de nada.
     Quem aguarda julgamento na prisão por  roubos, tráfico de armas e até mesmo violações.
      Não importa se é reincidente ou não.
      Nada disto impede que continuem a receberem o rendimento de Reinserção Social.
      Só o perdem se forem condenados e drpois de o caso transitar em julgado é, que a Segurança Social pode retirar os citados rendimento.
       O caso está a chocar os tribunais de todo o país.
 Exemplos ilucidativos: Traficante de armas proprietário de uma grande forrtuna e tinham direito ao Rendimento Minímo.
      Por cada metralhadora vendida os membros do grupo recebiam cerca de 5 mil euros. todos tinham direito ao Rendimento Minímo.
     Um jovem de 19 anos foi preso por assalto a farmácia, roubou mais de 18 mil euros, mas na cadeia continua a receber o rendimento minímo.






Homossexualidade = Herança Colonial

Herança Pesada para Gays.
  A aprovação do casamento homossexual em Portugal, contrasta com testemunho discriminatório  deixado nos territórios ultramarinos.
  Na mesma semana que se realizaram três casamentos em Portugal entre pessoas do mesmo sexo, no Brasil assassinaram quatro Gays.
     Em Moçambique os Gays continuam a não  ser incluídos nos planos de saúde  de combate ao HIV, a recente revisão constitucional em Angola exclui o direito da não discriminação de acordo com a orientação sexual.
         Os países além da lingua que os une, em comum estes estados que integram a comunidade dos países de lingua portuguesa (CPLP), têm  uma população LGBT ( Lésbicas, Gays, Bissexual e Transgenero) que ainda hoje sofre o peso de uma herança colonialista, que por lá deixou raízes de códigos e leis profundamente discriminatórias.
     Realidade a que não fogem Timor-Leste, Cabo Verde, Guiné Bissau ou São Tomé, muitos deles como Moçambique, onde a legislação em vigôr  sobre actos homosexuais ainda remonta à época de controlo ultramarino.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

POR OUTRAS PALAVRAS


Do Vaticano a Belém.
O Oficioso "Osservatore romano",  que o Vaticano costuma usar para atirar pedras escondendo a mão, achou que a morte de Saramago seria boa altura para o apedrejar, tanto mais que, agora,  ele já não pode defender-se. O apedrejador de serviço meteu,  mãos à vaticana obra e, mesmo não percebendo porque motivo terá Deus deixado Saramago viver até à "respeitável idade de 87 anos" e andar por aí a erxibir uma "crença obstinada" não nos dogmas da Igreja mas nos do materialismo histórico, condenou-o às chamas do Inferno (infelizmente a Igreja já não tem pooder para condenar gente como Saramago à fogueira na Terra).

Também Cavaco tem queixas de Saramago mas, no seu caso, só protocolares pois, ao contrário do Vaticano, Cavaco não é rancoroso. Saramago não teve, de facto, o cuidado de acertar a data da morte com a agernda da Presidência, o que impediu o presidente de ir ao funeral. Saramago devia saber que Cavaco "gosta de cumprir promessas" e que prometera " à familia que no dia 17 partiria com eles para a Ilha de S. Miguel".
     Ora regra de concordância gramatical podem interromper-se, férias não.
Com a devida Vénia a Manuel António Pina Art. J.N.
Um imenso adeus
Emoção imperou
Na despedida fisíca não surprreendeu a emoção do povo. Somos assim.
Ficou ilustrada a pequenez da personalidade de quem hoje ocupa  a Presidência da República.
 Saramago. Aqui nos deixas, naufragos sobre numa jangada de Pedra "num mundo à deriva"

domingo, 20 de junho de 2010

Cristãos e Pescadores não-praticantes.

Ser católico não-praticante, 
É mais ou menos como ser pescador não-praticante.
Há um conceito que cada vez mais prolifera no Mundo contemporâneo e que me deixa intrigado.
     O católico não-praticante é aquele que, acreditando e aceitando os dogmas da Igreja, não participa em qualquer celebração.
     Estou em crer que este imaginativo conceito situa-se entre aqueles aos quais professar a sua religião é uma manifesta perda de tempo e aqueles que não gostam de dizer que não são católicos. Se não vejamos: uma pessoa que, num grupo de amigos, se assume como "não católico" tem irremediavelmente à perna uma lista de questões inteligentemente pensadas pelos seus amigos que pretendem ver o mais recente hereje enfiar-se pela cadeira a baixo.
      Ser católico não-praticante é mais ou menos como ser pescador não-praticante. A pessoa gosta da pesca, de conversar com os amigos enquanto vê a truta a tentar livrar-se do anzol, mas não pratica.
     Poder-se-ía pensar que o pior estava dito, mas não. Este conceito foi crriado pela Igreja quando se apercebeu que os seus fieis estavam a desaparecer e devidamento aproveitado por todos aqueles que privilegiam uma qualquer outra actividade laica.
     Aos católicos não praticantes, para além das vezes que entram numa igreja para ir ao baptizado do sobrinho e ao casamento do vizinho, façam uma coisa: assumam-se ateus, agnósticos ou qualquer outra das muitas hipóteses disponiveis, mas não sejam hipócritas.
  (com a devida vênia a Luis Alves  j_luis_miguel@hotmail .com
   O Texto a cima públicado revejo-me nele e sei quanto me foi penoso  ter assumido a minha não crença religiosa. Pelo que o apelo para acabar com a hipócrisia tem toda a fundamentação.

Cicloturismo = Nogueira da Regedoura = Conovívio em Fátima

Passeio com Itenerário a Fátima no Passado dia 10 de Junho de 2010 
Com partida Chuvosa,cumpriu-se o horário. Largada às 6 da manhã.
Foto demosntrativo de vários participantes.
Aproveitando uma descida para descansar os pedais, já que as pernas estavam em forma plena.
Na foto poder ver-se o carro de Apoio.
Mais duas acompanhantes.
Estando prevista a chegada para as 14 horas, ela veio a confirmar-se pelas 15 horas.
    Ficou bem patente ser votande dos participantes no próximo ano repetir nova façanha, talvez para outras paragens.

sábado, 19 de junho de 2010

A VIDA=O Sangue do meu País corre-me nas veias = José Saramago

O Triste e lamentável Papel Odioso do Vaticano.
  Deveriam numa altura em que andam a pedir perdão perante o Mundo pelos erros comtetidos pela Igreja, vir no seu Jornal Públicar notícias onde o seu ódio é nota dominante, mais condenável após poucas horas da sua morte e sabendo que ele não lhes poderia dar a resposta devida.
     Pobre de quem tem de usar estes métodos para tentar desacreditar e justificar o que é injustificável.
     Mas a Obra e as metas que apontava para o bem estar da humanidade serão imortais.
     Quem são e o que defendem estes senhores!!! O Bem, o mal ou o Péssimo???
     Pobre Paraíso. 

Um Vulto Ribatejano e um Cidadão do Mundo
Convicções 

É se é um fenómeno  da natureza,
nele poderá não haver explicação.
poderá encontrar-se nesta incerteza
o elo que nos faz sentir grnde paixão
(Com inúmeras distinções mundiais)
    " A morte serve para que possamos continuar a viver, muito simplesmente".
     Nesta vida que agora vivemos, convém que saibamos que é aqui que temos de mostrar quem somos.
     Convém que saibamos que seremos mais felizes sempre formos mais solidários.
     Convém que saibamos que amemos os valores da honestidade e do trabalho, que trabalhemos todos para o bem comum.
      Nesta crtise em que nos encontramos poderá haver a tendência de nos tornarmos mais egoístas, mas o que vai ficar de cada um de nós é o que formos capazes de fazer pelos outros.
   Prémio Nobel da Literatura. Uma distinção que ninguém o negará, engrandece o país, o povo, a lingua, a comunidade literária, todos os leitores.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Valor dos Amigos

Com a devida Vênia ao Filho da Escola
Texto de Agostinho Teixeira Verde 
A importância dos Amigos
    O valor dos Amigos:
    - Todos nós temos amigos mas, além destes amigos, existem outros amigos que não conhecemos: que nunca vimos, com quem nunca falamos, de quem nem sabemos o nome… São amigos ligados porque leram algo escrito por nós ou nos viram ou ouviram em qualquer lado ou, então, alguém lhes fez referência agradável a nosso respeito. Amigos que vivem longe, amigos que vivem perto de nós, amigos internautas, mas que, de facto, não conhecemos.
      Há alguns anos, procuraram os documentos de uma bondosa pessoa que eu conheci, (…) para, dizia-se, introduzir um processo de beatificação. Curioso e surpreendente foi encontrar no seu livro de orações um papelinho com um “nome”. No silêncio dos seus claustros, orava por alguém, necessitado, a cujo nome anónimo, me referi.
     Mas todos nós, temos alguém que segura ou tenta segurar o nosso caminho existencial com a força da sua impetração em lugares sombrios, silenciosos e templos de todo o mundo. Alguém comparou os amigos às estrelas! Durante o dia não se vêem, mas são bem visíveis durante a noite. Nas horas de trevas e dor aparecem junto de nós. Há amigos que mergulham no silêncio, sem uma palavra, sem um postal, sem um telefonema. Alguns esquecem até favores e atenções, que escreveram na areia… escrita essa que se dilui com o tempo. Muitas vezes perdemos amigos, por nossa culpa. Deixamos de falar-lhes, deixamos de vê-los. Podem ser comparados a um conjunto de balões de todas as cores, que seguramos por um fio.
      Largando o fio, sobem, sobem e não voltam mais!
      Todos nós já tivemos o condão de possuir amigos, cujas relações que fecundaram essa amizade, foram criadas no emprego, no café, numa viagem, na migração, nas férias dentro ou fora do nosso país, nos negócios, nas bodas diversas de qualquer efeméride, etc.
Porém, existem os amigos da caserna, os amigos militares e os amigos da guerra que a nosso lado se bateram com lealdade, nunca nos deixaram para trás e nos deram a mão, o seu impulso e ajuda, arriscando a vida para que não soçobrássemos debaixo de fogo do inimigo… Há amigos e amigos para todos os casos, mas, sem menosprezar todos os outros, aqueles a quem ouvimos o arfar da sua respiração sob a metralha, ao nosso lado, marcam uma amizade que não tem preço, que, nem nós conseguimos saber o seu verdadeiro valor!
Para se fazer amigos, para se conservar amigos é preciso ser-se amigo.
Autor :- Agostinho Teixeira Verve
Valdemar: - A minha interpretação da amizade
I
Quando se é amigo verdadeiro
Jamais a amizade virá a acabar
Ela fortalece-se o tempo inteiro
Sem nunca poder mais terminar.
   II
Termos amigos verdadeiros,
com quem se  possa partilhar
Sabendo que são os primeiros
sempre prontos  para nos ajudar
III
Termos amigos e poder contar,
com uma amizade  eterna.
É a felicidade a encaminhar
Para uma vida boa e fraterna.
 IV
Prefiro mil vezes encontrar-me num deserto
Mesmo que saibamos ir encontar a solidão
Mas desde que tenhamos um amigo por perto,
Sentiremos a pura amizade brotar no coração


Morreu o Nobel da Literatura = José Saramago aos 87 anos.

    O Corpo de José Saramago chegará amanhã a Lisboa, onde ficará em Câmara ardente  até Domingo onde terá lugar o   Funeral para o Cemitério de Alto de S. João onde será cremado.

Obrigado José Saramago, pelo legado deixado.
Que levou a literatura e o nome de Portugal aos quatro cantos do Mundo.
 
Prémio Nobel da Literatura
                e
Prémio Luis de Camões
             
A tua obra será imortal. O País ficou mais Orfão, ao perder hoje um ilustre seu filho.
Desfile de Carpideiras.
Vamos assistir uma vez mais ao desfile de hipócritas e dos parasitas habituais e,  de mais alguns que não vão perder a oportunidade de aparecer, provocando se possivel, a caída de várias lágrimas de carpideiras, para ganharem uns minutos de antena.
  Vão aparecer, porque aparecem sempre, sem um pingo de vergonha,  para em proveito próprio olhando para o seu umbigo e na tentativa de ganharem mais alguns votos e terem lugar de destaque na imprensa.
 Sem dúvida para enganos.
São piores que os ciganos
Hoje já ouvi tantos fulanos,
 Hipócritas, Parasitas  e Tiranos
   Independentemente de pensarmos diferentes das suas opções politícas e religiosas, Saramago é mais um patriota que deixa escrito com letras de ouro o nome de Portugal.
   Depois do Penafidelense,Médico António Egas Moniz, galardoado com Nobel da Fisiologia ou Medicina no ano de 1949, mais um que parte e que nos deixa fisícamente.
    Ficou bem à TVI ter ouvido o Amigo, o Companheiro e o Camarada Urbano Tavares Rodrigues, outro vulto da nossa Literatura.
    Hoje é o início de uma data,  que Portugal ficou mais empobrecido.   
Vás para onde fores:
                                      Obrigado Saramago pelo legado que nos deixas.
    Certo que ele contribuirá para que um futuro se espera seja breve de mais justo, mais fraterno onde as injustiças deiam lugar a um mundo melhor.
     Revoltante ao ter ouvido já a reacção dos Partidos Politícos, o mais revoltante o do PSD que inclusíve lhe retirou a posibilidade de lhe ser atribuído um prémio e tão mal o trataram.
 Mas Saramago é único. É Original. É um Escritor Universal.

"(...) Nunca me teria passado pela cabeça a ideia que a ti te ocorreu, negar um facto histórico absolutamente incontroverso, Nem eu próprio saberia dizer hoje por que o fiz, Em verdade, penso que a grande divisão das pessoas está entre as que dizem sim e as que dizem não, tenho bem presente, antes que mo faças notar, que há pobres e ricos, que há fortes e fracos, mas o meu ponto não é esse, abençoados os que dizem não, porque deles deveria ser o reino da terra, Deveria, disseste, O condicional foi deliberado, o reino da terra é dos que têm o talento de pôr o não ao serviço do sim, ou que, tendo sido autores de um não, rapidamente o liquidam para instaurarem um sim (...)" JOSÉ SARAMAGO (Azinhaga, Golegã, 16/11/1922 - Lanzarote, 18/06/2010, 12:30 h) História do Cerco de Lisboa, Lisboa: Caminho, 1989, p. 330.