terça-feira, 27 de julho de 2010

As Promessas!!! Padres, Capelão e Catequistas


Negócios pouco Claros  (Venda de Património)= terrasriomar.blogspot.com
Oh Zé Aperta o Cinto  ( Agostinho Teixeira Verde) = marinheirododouro.blogspot.com

O Padre e o Cordão
A Catequista e o Cravo
Capelão e as ameaças só porque eu não era Cristão.
(Dará para a criação de uns maravilhosos versos para o Verde)
    Aquando da visita do Bispo a Metangula/Lago Niassa e preparei todos os Papeis paraa cerimónia e não assisti à Missa.
    Ameaçou cortar-me as pernas a mim e a mais dois filhos da escola, porque também eles não eram Cristãos. Depois e após forte discussão começou a arrepiar caminho.
Sabia que parte dessa ameaça estava fundamenta no DFE 8.
 Já algumas vezes o ouvi na Televisão não lhe quero mal e aparenta ter mudado a atitude.
 Que seja feliz e que o deus dele lhe perdoe.
 O Cravo e a Catequista:
       -Tinha eu os meus cinco anos de idade e com um garoto mais velho que eu (tinha ele então oito) fomos roubar dois cravos uns pessegos verdes e duas abóboras,
      Isto valeu que a catequista uma Solteirona tivesse ído à G.N.R. e a minha Mãe tivesse de pagar isto em 1949 vinte e cinco escudos e ele como a Mãe não quiz pagar à G.N.R. teve depois de lá ir pagar trinta escudos com 50 cêntavos. Era a moral desta viata e esteve-se maribando que lá em casa tivessem de passar ainda mais fome.
   Mais tarde um cordão que vinha do tempo da minha visavô uma Prima minha roubou-o à minha Mãe: o meu Pai correu bruchas e bruchos e ofereceu mil escudos de promessa se o cordão aparecesse. Quando ele apareceu como não tinha dinheiro foi ao Padre Velho Queiroz da Raiva e deixou o cordão como penhora da promessa e que quando lhe fosse possivel levaria os mil escudos prometidos da promessa. Quando passados uns seis meses lá foi levar o dinheiro e trazer o cordão. O mesmo já tinha sido vendido e segundo o padre não sabia a quem.
  Não sei qual foi o apostolo que o giuou ao Céu nem tão pouco se o Padre responde lá em cima por esta falcatrua, certo é que a minha Mãe perdeu a coisa que mais adorava dos seus antepassados e passou o resto da vida a lamentar-se do acontecido.
  Então dizia:- Que Deus lhe perdoe. Que eu jálhe perdoei.
  É com essas e outras que no dia a dia a Igreja e a Política perdem adeptos todos os dias, mas não corrigem nada.
  Na sua grande maioria são Sangues Sugares da Sociedade, valendo-se e servindo-se da fragilidade humana.
 Contra factos não há argumentos e os maus exemplos dessa estrpe são mais que muitos e lesam sempre os mesmos. OS INDEFESOS.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Manter a Forma = Arte de Fotografo



A crime sem castigo = terrariomar.blogspot.com
A Igreja e a pobreza em Portugal = marinheirododouro.blogspot.com

Partilha sem polémica

A foto com o Mar ao fundo. mostra o local junto ao mar onde é permitido andar-se de bicicleta.
Sinceramente confesso que nem escolhi a cor nem pintei o banco nem a bicicleta.
I
   Olhando as águas do mar,
logo comecei a pensar:
tantas milhas a navegar
      que eu hoje quero recordar
                                                                                 II
Viagens e outras  viagens,
        umas com ondulação bem forte
    Por vezes com muita coragem
Para enfrentar o mar do Norte.
Descansando um pouco sentado no banco junto ao mar em Espinho 
Aproveitando a brisa do Mar
III
Sentado no banco sózinho
      Com a areia a os pés  me beijar,
         um matar de saudades em Espinho
             De quando ao largo passava a navegar
ABicicleta que últimamente tem sido uma fiel companheira.
IV
Faz-me sentindo alíviado,
 ver a água e a sua ondulação
Mar por mim tão desejado
Sentindo-te no meu coração
V
Podendo dele aqui desfrutar
      Juntando-lhe o outro meu tesouro
      Felicissimo  por me poder banhar:
  Agora aqui, e logo no Rio Douro.

A felicidade só é possivel desfrutar-mos dela, se traçar-mos rumos seguros. 

domingo, 25 de julho de 2010

Como seria este meu País?

Ensinamentos para um Mundo mais justo e mais fraterno.
no blogue:- marinheirododouroblogspot.com

Os Rios Tem Memória : terrasriomas.blogspot.com
       Iriam de novo até ao Brasil???
Sem a incompetência de certos Deputados, Ministros, Secretários de Estado, Directores-Gerais gestores nomeados, Governadores Civis, enfim toda esta trupe que gravita "sequiosos de um poleiro" à volta dos Partidos?
     Seria bom.
    Mas não era a mesma coisa!!!
   Porque a actual classe política existe não para resolver os problemas do País, mas para resolver os seus.
   Será justo perguntar:- Até quando teremos que aguentar este caduco sistema político?
   Há que ter a coragem de saber dizer não.
   

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Um Figurão da Pátria


O Filho da Cigana = marinheirododouro.blogspot.com

Literatura e Hipócrisia = Blogue = terrasriomar.blogspot.com
                  
Henrique Granadeiro
Economista e Gestor de Empresas

Actualmente :-
Presidente do Conselho de Administração da PT.
Conselho Estratégico do Banco Finantia
Presidente do Conselho Geral da Universidade Nova de Lisboa.
Nota:
     Não há quem queira assumir: depois são sempre os mesmo a terem de estar subcarregados.
Em Resposta a Ferreira Leite:- " Já parecem esquecidas" as tentativas de  intervenção do Governo do PSD na Lusomundo que levaram à minha dermissã"

Henrique Ganadeiro
     Um figurão da Pátria e comporta-se como tal.
 Não o demove, nada o tira da cadeira, mesmo que seja enganado, encornado, uma, duas vezes. este agricultor nas horas vagas tem um enorme estômago e um coração cada vez mais cor-de-rosa. O homem que se queixou de enormes pressões do PSD quando estava à frente da Lusomundo e mandava em alguns jornais confessou publicamente que foi encornado pelos boys do PDS na jogada de controlo da TVI pela PT.
     Agora, na telenovela de venda da parte Vivo à Telefónica, fez um inervalo nos vinhos para andar pelo Mundo a garantir aos investidores que o estado não ía usar a golden share. Foi enganado mais um vez.
     É muito bem feito.
     Quem é encornado por gosto não pode andar por aí a fazer queixinhas.
  

Cortina de Fumo. Do Economista Relativo. É mesmo só Fumaça

Amor com Amor se Paga (Lealdaldade) = Blogue = marinheirododouro.blogspot.com

O P.S.D. é o maior aliado do P.S.
E não só a dançar o Tango.
      Com o País em cacos, o Economista Relativo que lidera os Sociais - Democratas atira atira para a opinião pública, com um tema muito oportuno.
     Nada mais, nada menos do que a Revisão Constitucional.
     Com alterações aos poderes presidenciais, uma espécie de regresso ao passado, e a criação de um extraordinário Conselho da República constituído por respeitáveis anciões do regime.
     É evidente que o objectivo é só um. Tentar lançar uma imensa cortina de fumo sobre o seu oportunismo.
     Atira-se como o gato ao bofe ao Governo do Engenheiro Relativo, mas não apresenta uma moção de censura.
     Na hora da verdade quando os portugueses forem ás urnas, talvez o tiro lhe saia pela culatra.
      A cobardia na Política nem sempre compensa.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Paisagens e Quadras Soltas = Saudades e o Prazer de Viver.

Nos Meus outros Blogues :
Rio Terra e Mar  = pode ler = É Demais = valdemar-rio.blogspot.com
Sócrates = Cheques sem Cobertura = marinheirododouro.blogspot.com
Algumas das Eólicas colocadas na Serra da Boneca na minha Aldeia
Ao fundo fica o Lugar de Cancelos e o Rio Douro, uma panorâmica deslumbrante (As Fragas)
(Recordar o Monte Tchifuli em Metangula)
Foto tirada da Santo Ildefonso Gondarém a casa e o Pinhal são pertença do lugar de Gondarém Raiva, ao meio fica o Douro e a Povoação é a Freguesia de Sebolido
Presente os amigos.
Pescador/Marinheiro dos Sete Mares Andarilhos 
Uma Carpa que tinha o bonito peso de mil e quatrocentos gramas um verdadeiro Caviar.
        Carpa, minha saborosa carpinha
         Amiga: sinto um desgosto enorme
    Porque decidis-te vires sózinha
Alguém: vai ficar com fome
                                                                            II
                                                                 Como não vieram algumas mais
                                                                 Talvez até porque tiveram medo
                                                                  Por tal que esperem os demais
                                                                   E que vão  chupando no dedo
                                                                                  III
                                                                   Olha p´rá aquele gato lambareiro
                                                                   Que te queria devorar assim crú
                                                                   Levou aquele pontapé, no traseiro
                                                                   Ainda lhe está a arder o cú

Inspiração versejeira em dias de praia                   
I
Muito gostaria eu de poder receber:
uma ilucidativa e sincera explicação.
Para melhor tentar compreender:
a necessidade de haver  tanto Comilão
            II
Mas que grande cabra desnaturada
que só vive p´ra lançar a confusão
A Pindérica não presta para nada
Mas julga-se dona  de toda a razão
              III
Recordações de outros tempos:
Sendo que foi amor verdadeiro.
Lembrando muitos  momentos
Que neste mar era Marinheiro.
                IV
Falo daquele tempo tão porreiro
Tempo de um amor  profundo
Tempo que andava a Marinheiro
Onde conheci muito  Mundo
                   V
Em cada dia uma lembrança
Que é gratificante reviver
Pois dá alento e confiança,
e vontade de continuar a viver.
                 VI
Quatro Barcos finalmente,
Que consigo lá ao largo avistar.
Estarão eles prontos certamente?
Lançar as redes e começar a pescar!
                VII
Mais uma tarde cá vim passar
Na Areia juntinho à água do mar
Sinto que isto me está a cativar
Amanhã espero poder cá voltar
                  VIII
Hoje o Vento sopra forte
Direi que o ouço a assobiar,
Dirigindo-se  de Sul para Norte
Certamente para me reencontrar
                   IX
Não fazendo frio nem calor,
nem fazendo vaga muito forte.
Será certamente prova de amor,
para esta  Praia aqui do Norte.
                X
Dando-se o retorno da corrente,
aproveitando a maré ser boa.
Um abraço  à boa gente,
 E saudades para Lisboa
          XI
Depois disto vou partir.
Porque a noite está a espreitar
Amanhã espero voltar a vir
Novamente p´ra me banhar.
               XII
Praia com este bom tempo
É, óptimo poder cá estar
Aproveitando o momento
Há que dela bem desfrutar
             XIII
Há Praias e que eu reconheço
Que me prendeu pela sua raça
Uma delas nunca mais esqueço.
Que fica em Metangula Lago Niassa

terça-feira, 20 de julho de 2010

Churrasqueira Espanhola no Estádio da Luz = S.L.Benfica


Padre da Paróquia da Ajuda e o Velório da Cigana  (Violentos e Porcos)
marinheirododouro.blogspot.com

Frango de Churrasco " `Nuestro Hermano" 
Aguarda pela afixação dos preços

     Já existe na Luz uma chorrasqueira Espanhola. Espera-se que os frangos não sejam tão caros como foi a contratação do novo cozinheiro...

O novo Benfica marca nas duas balizas? Aindaé melhor que no ano passado.

O melhor é mandar "nuestro hermano" apanhar uns banhos de sol a ver se melhora.

Para quê ter deixado o quim ter ido embora, se até  de olhos ele defendia melhor?

Verdade que a defesa ainda precisa de ser afinada. Há ainda homens a trabalhar em Ferraduras.



segunda-feira, 19 de julho de 2010

Não é com "Passos" destes que vamos lá.

Balão e Chuchas Socialistas
No blogue:- marinheirododouro.blogspot.com

"PASSOS" EM FALSO.
     Depois de passos ter dado uma "passada" a Espanha para reafirmar a sua solidariedade à Empresa Espanhola Telefónica na sua guerra com a PT, demonstrando claramente de que lado está, vem o inefável Presidente do PSD propor uma nova Constituição: a formação de governos pelo actual Presidente da República.
     Era só o que faltava!
     Contudo, esqueceu-se de sugerir que o actual Presidente fosse eternizado no poder!
     É que em Janeiro de 2011 os eleitores podem (e devem quanto a mim) escolher outro.
     Depois da sugestão de Ferreira Leite para suspensão da democracia e do pedido de Paulo Portas para ir para o governo através de um golpe palaciano, é caso para dizer: esta direita não tem emenda!
     Mas é a direita que temos.
      Entendo é que, mesmo da direita merecemos melhor.
     Seguramente que não é com "Passos" destes que vamos lá.

domingo, 18 de julho de 2010

Somos mesmo os Maiores!!!

Os novos pobres= Arranjem-lhe Caviar e Veuve-Cicquet
= No blogue= marinheirododouro.blogspot.com=

O resto é uma ova!!!
       Num país onde a má gestão e a ausência de eficácia, e malogro são premiados.
     Por exemplo, temos a maior taxa de abandono da União Europeia?
    Não importa !!!
    A Ministra está satisfeita porque estamos a melhorar.
    Quase 49% dos alunos do 9º ano tiveram negativa a Matemática?
    O Ministério da Educação sublinha que a média do conjunto de todas as provas é posittiva.
   O Governo empenha-se  na info-inclusão mas 55,4% dos portugueses não usam a Internet?
    Não faz mal importa  é 44,6% são verdadeiros navegadores.
     Somos dos europeus com mais baixos rendimentos e maiores dificuldades para chegar ao final  do mês com as contas pagas? 
     E depois?
    Importa é que no final do ano passado havia 11 mil portugueses com fortunas superiores a um milhão de dólares (815 mil euros) mais 600 que em 2008.
     Afinal, estamos em franco progresso.
     Vai-se a ver, somos os maiores.
     Há que agitar as consciências das pessoas.
     Não podemos continuar a permitir que o nosso País continue a ser definhado gradualmente, por culpa objectiva da falta de qualidade  de políticos e governantes.
    Urge o tempo de mudança, senão seremos um povo de um País sem amanhã.

Parbéns Nelson Mandela

O Maior Vulto.
Obrigado Mandela pelo exemplo de vida.
     Nelson Mandela comemora hoje dia 17 de Julho 92 anos.
     O Primeiro Presidente negro da África do Sul  e Prémio Nobel da Paz, por todo o Mundo assinala-se pela primeira vez, o Dia de Nelson Mandela, instituído pela ONU.
     O Dia Nelson Mandela, o primeiro de sempre ddicado a uma pessoa foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unídas em Novembro de 2009  "contribuição do ex- Presidente Sul Africano para a Cultura, Paz e Liberdade.
     Mandela esteve preso durante 27 anos por causa da luta contra a discriminação de negros na África do Sul (apartheid) e em 1994 foi eleito Presidente do País cargo que exerceu até 1999.
      A melhor forma de incentivar não é dando exemplos. Mas a única.
      VIVA NELSON MANDELA