terça-feira, 24 de agosto de 2010

Um Presidente Como Nós = Fernando Nobre

"Deixei claro que não quero receber donativos nem de empresas nem de partidos"
     No que me diz respeito, em nome  de uma coerência e dignidade própria, tendo em conta o imperativo de consciência, moral e de cidadania que me levou a erguer há seis meses , a minha candidatura é para ir até ao fim.
Eu vou até ao fim para unir os cidadãos.
Estamos perante desafios de tal modo graves para a sociedade portuguesa que os cidadãos  têm de saber que têm por fim um cidadão como eles para ir até ao fim e para defender os seus verdadeiros interesses.
     Deixei claro desde que me candidatei que a minha fundação não intervinha, e não interveio, e tive de percorrer o país mobilizando voluntariado em todos os distritos.
     Hoje tenho núcleos distritais e concelhios e cerca de dois mil voluntários activos, que já recolheram cerca de onze mil assinaturas - eu quero quinze mil.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Agora é que são elas :- Marchante, Cicloturista, Banhista e Fotografo


Fanfarronices a mando de Bruxelas e orientações de Berlim.
link =marinheirododouro.blogspot.com

Desde os meus Catorze Anos que tenho a Paixão pela fotografia 

Fotogenia não é cá com a minha pessoa.
    Talvez tenha de admitir que serei eu o único maluco a gostar daquilo que reproduzo e que me parece modéstia à parte trabalhos com reportagens fotográficas atactivas.
Será?
 Mas serei mesmo só eu a gostar de ver uma Barco Balboeiro"ou Soalheiro" com uma mujeira lá dentro na proa pousada em cima da Chileira.
Os taburnos: em cima do Sagro, onde colocamos os pés, não são espectaculares?
O Rio Douro e o Mar  em fotografia não nos dará uma aragem de ar fresco e puro?
As Dunas?
 As Praias de Espinho e Granja com Águs recomendáveis para tomar banho?
 Ao lado poder assistir à passagem dos Comboios que tantas e tantas vezes me transportou até Lisboa!!!
O Passadisso em Madeira onde podemos andar a pé desde a Granja até Espinho?
O Passeio desde a Mata em Silvalde até à granja onde podemos andar a pé e de bicicleta, não é convidativo?
 Não sei como vou resolver o problema quamndo um dia tiver do morrer e deixar isto tudo?

domingo, 22 de agosto de 2010

Único Clube no Mundo com dois Museus.


Pobre Domingo. Tão longe de Deus e tão perto de Segunda-Feira
Esforço, Dedicação e Glória
Um Historial Único 

Um Amor para Sempre
Viva o SPORTING!!!!!
Agradeço ao Virgilio Benfiquista de sete costados que me forneceu estes dados
   1.º O Sporting é o único clube no Mundo que neste momento tem dois Museus oficiais, um em Lisboa, outro em Leiria. Em Portugal, actualmente, mais nenhum clube tem Museu e alguns nem sala de troféus têm.

2.º O primeiro futebolista português a jogar numa selecção da Europa foi José Travassos (o saudoso José da Europa) em 13 de Agosto de 1955, quando a selecção da Europa ganhou à Inglaterra por 4-1.

3.º O Sporting é neste momento o clube da Europa com mais troféus no seu ecletismo. Tem 20 mil troféus, todos catalogados, arrumados e devidamente estruturados.

4.º O jornal do Sporting, denominado nos primeiros anos de Boletim do Sporting (primeiro número datado de 31 de Março de 1922) e que na altura saía quinzenalmente, é o jornal mais antigo de todos os clubes do Mundo.

5.º O Sporting é actualmente o único clube do Mundo que se pode orgulhar de ter dois futebolistas formados em Alvalade e eleitos melhores do Mundo pela FIFA: Luís Figo e Cristiano Ronaldo.

6.º O Sporting, o Real Madrid e o Barcelona são os clubes na Europa com mais participações nas Taças Europeias de futebol. Os «leões» apenas por uma vez falharam a presença nas competições internacionais.

7.º O Barcelona tem actualmente 41 títulos europeus em todas as modalidades, o Real Madrid tem 23 e o Sporting tem 21. O Sporting tem 15 títulos em atletismo, 5 em hóquei em patins e um em futebol.

8.º Em qualquer dos títulos europeus conquistados, o Sporting ainda hoje tem recordes vigentes. No atletismo, o Sporting tem três feitos notáveis: é o único clube europeu que até ao momento ganhou a Taça dos Campeões Europeus de Pista e a Taça dos Campeões Europeus de Crosse. O Sporting ganhou por duas vezes, seis Taças dos Campeões de Crosse (Corta-Mato) consecutivas; É o Clube com mais títulos europeus na modalidade de atletismo: 14 de crosse e 1 de pista.

No hóquei em patins, tem dois feitos ainda vigentes: o Sporting é neste momento único o clube na Europa que ganhou as três competições europeias: uma Taça dos Campeões Europeus, três Taças das Taças e uma Taça CERS.

O Sporting possui ainda o recorde de goleadas nas taças europeias: 33-1 ao H. Gujan, de França, nos quartos-de-final da Taça CERS de 1983/84, que os «leões» haveriam de conquistar frente ao Voltregá.

No futebol o Sporting tem ainda dois recordes vigentes: a maior goleada de sempre nas competições europeias (16-1 ao Apoel); o recorde de golos num só jogo - seis - de Mascarenhas, também no encontro da Taça das Taças de 1963/64 frente ao Apoel de Chipre.

9.º O Sporting é o clube da Europa que tem mais atletas com títulos de campeão europeu, campeão mundial e medalhados em Jogos Olímpicos.

A seguir ao Barcelona, o Sporting é o clube europeu com mais atletas olímpicos: 109 atletas.

10.º A Academia Sporting é a melhor Academia de futebol do Mundo, seguindo-se a Academia do Ol. Lyon e a do Ajax de Amesterdão.
--------------------------------------------------------------------------------

Art º Único - O Sporting é o único clube do mundo que teve como treinador da sua equipa de futebol o Paulo Bento!!!!



sábado, 21 de agosto de 2010

Encantos de África = Tanzânia

África Também é Minha. Pelo muito que lhe quero.
Torna-se inesquecivel pelos seus safaris e pela imponência do Kilimanjaro- o monte mais alto de África.
Dar es Salaam a capital e a Ilha de Zanzibar, são variadas as formas de ocupar o tempo, um mergulho para ver os corais, um passeio de canoa e relaxar nas areias finas e douradas. Também o pôr do Sol é indiscutivelmente dos mais especiais de todo o Mundo.
A Ilha de Zanzibar tem nas suas areias uma pureza nunca vista, o mar e o silêncio de um céu pontilhado de estrelas que nos seduz de uma forma quase inexplicável.
 Um passeio de barco, fazer um mergulho para observar os corais e os peixinhos ou simplesmente para ver o pôr do Sol. O pensamento só pode ser um: a Natureza tem realmente um sem-número de atributos que usa para nos surpreender e apaixonar!
    À noite na praia, a temperatura amena e o céu limpo e estrelado fazem-nos sentir que tal local só pode existir num sonho ou num filme.
  Já fui Fliz aqui.
  Privilégios de Marinheiro.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Já Fui Muito Feliz Aqui =Uma Viagem na Rota do Antigamente


Leviandade= Governo e PSD Link=marinheirododouro.blogspot.com

Rio Douro banhando as Pitorescas Aldeias do Marco de Canavezes= (Bitetos) = Castelo de Paiva no Lugar de Castelo e Cinfães do Douro no Lugar de Escamarão

Um Pescador que se preze tem sempre que dar banho à minhoca.
     Com apenas os meus seis anos de idade, já era companhia assidua  dos meus avós que sempre viveram quase que da exclusividade da pesca.
    Sendo eu o seu neto mais velho de rapaz fácil de perceber que era para o meu avô "principalmente" um brinquedo querido.
  No Lugar de Bitetos onde se vê o Cais e a Praia ali existia "e ainda hoje existe" uma casa que era um taberna, onde se petiscava.
   Esta tradição foi passando de meus Avós para meu Pai e de ele para mim, onde e ainda quando lá passo não resisto a lá ir petiscar qualquer coisita para continuar a manter a tradição.
  No lugar de Escamarão e Castelo também ali atracavamos para vender o peixe aos compradores que ali existiam, que depois o vendiam pelas freguesias circunvizinhas e na Vila de Castelo de Paiva.  Estou a falar do peixe miúdo de Verão. (Barbo, Voga,Escalo e Muge (Taínha).
  Duarnte três anos fui pescador com mais três homens da rede de Verão, depois os outros já com Mugeira e Chumbeira, onde apenas eramos dois.
  Num comentário recente a um artigo neste Blogue sobre o Rio Paiva um amigo sugeria-me que acrescenta-se ao meu nome de Valdemar Marinheiro, "o sobrenome Rio" como aqui fica demonstrado não seria descabido, dado toda a minha ligação a ele.
     Mas como no meu nome Valdemar já cá está o Mar, Marinheiro também é abrangente a água Doce.
    Esta minha Ligação ao Rio e o Amor que nutro por eles é bem mais forte que eu.
    Será mesmo creio convictamnete um casamento de amor perfeito até ao fim dos meus dias, já que quanto aos rios eles são eternos, e não será a mão criminosa de certos ditos humanos que virá a acabar com eles.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Lição Amorosa = Acordar ao Som do "Cucurru... Cucurru"...


Uma Lindissima Lição de Amor
Fazia tempo que não era acordado  por este canto matutino.
 Levantei-me, dirigei-me à Janela e vi uma rola-macho empoleirada numa Nogueira junto à minha casa. Trouxe-me à memória tempos da minha infância onde por aqui elas habitavam em grande quantidade,  e esse canto "como então" queria dizer que andava à procura de namorada. O apelo foi ouvido, porque, passados um  tempo em vez de uma já eram três.
   Por costume, no fim do almoço e Jantar, há sempre umas migalhas ou resto de arroz que são espalhados de baixo do limoeiro onde costumo  sacudir a toalha, e por vezes aproveitando a distração da minha cara-metade sou eu que o espalho uns greiros de arroz, porque gosto do cenário dos passaros.
     Não se fazem rogados, aproximam-se sem receio e caem sobre o almoço gratuito. Enchem o papo as rolas e os pardais molham o bico na água do balde e o casal  lá voa para o ferro da ramada.
     Começa então o namoro.
     Que coisa linda ver aquilo!
     Ele chega-se para ela e a menina aceita a corte.
    Depois sacode-se todo, espaneja as asas ela... disfarça. 
   O maroto torna-se mais ousado, roça a sua cabecita pela dela e com o bico começa a levantar-lhe as penas do pescoço. Ela não foge: Descem agora novamente a comer mais umas migalhas. Ela apanha  um grão e parece meter-lho no bico. A menina também apanha uns  grãos, bebem mais uma pinguita e voam de novo para o ferro da ramada. Continua a corte, o maroto faz-lhe festinhas com o bico, parece beijá-la.
    Eu observo, interessado sentado na pedra de lousa da minha Janela. Reparo que o namoro daquelas aves tão simpáticas  chega ao ponto de rebuçado.
     Ele atreve-se e elas ajeita-se.
     Fazem amor.
    Que beleza! Que encanto!
    Satisfeitos, espanejam-se e voam não sei para onde. Eu segui-os com o meu olhar enquanto pude até os perder de vista.
Não vou esquecer mais esta lindissima lição de amor.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Este Amor de Marinheiro: é, bem mais forte que eu.

Sou mesmo um bafejado pela sorte. 

Querer é Poder.
    Poucos serão aqueles que podem juntar o útil ao agradável e sentir no dia a dia a plena felicidade de poder desfrutar daquilo que gostam e, que está dentro de nós parte de nós. Já que durante uma vida, fomos alimentando e cimentando essas raízes.
   Há uma ligação intima entre mim, o Rio, o Lago e o Mar, sinto que esse amor que mais será um elo de ligação que desde que me conheço deu em casamento com o rio Douro que me viu nascer, não menos verdade que posteriormente a ligação ao Mar e ao Lago Niassa acabaram também por terem uma  ligação de tal afeição que hoje em todo o seu agrupamento me torna o meu dia a dia cheio de enorme felicidade.
   Sei que preciso destes estimulantes para viver o meu dia a dia com muita intensidade, sinto que eles me transmitem a mensagem de felicidade por  me terem como amigo.  Enchem-me a alma,  fortificam a coração, reavivam-me as celulas e limpam-me a mente.
   Enquanto me for possivel e as minha faculdades mentais o permitirem não me cansarei de divulgar e dar a conhecer este amor recíproco e contagiante.   
    Sinto-me realizado e penso que estes meus amores também.
I
Vejo a água se a mexer.
Ouço o Vento  a soprar

Vejo a espuma a correr.
Vejo a Sereia a se banhar

II
Pousou uma gaivota à pouco
Ouviu-me clamar pró mar
Talvez julgando ser um louco
Que estava para ali a gritar.
III
Falei-lhe da nossa Nbreza: 
Penso que ela, me percebeu:
Que esta dádiva da Natureza,
Que era dela, mas também meu.
IV
Gaivota voltou  de novo a voar
Continuando o seu rumo ao Norte,
Entendi, ela asando estava a desejar
Bom dia amigo Marinheiro: e, boa sorte

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Águas Bravas do Rio menos Poluído da Europa.


Acabado de públicar o artigo Cavaco e Sócrates sem querer publiquei também este. Assim caso estejam interressados podem consultar o que está publicado abaixo. Abraços e beijos 

Rio Paiva é o berço de uma biodiversividade única 

  As Fotos mostram o Lugar do Castelo e de Escamarão onde o rio Paiva vem desaguar no Rio Douro. As fotos são do Rio Paiva. A Ponte divide os Lugares citados e os Concelhos de Castelo de Paiva e Cinfães do Douro.
O Rio menos Poluído da Europa.
Durante décadas, a qualidade das suas águas granjeou-lhe um reputação excepcional.
     Recentemente, ganhou notoriedade pelas características que estas águas adquirem ao percorrer o longo leito rochoso, tornando-o no mais "bravo" do país  e por isso dos mais apetecidos para os desportos radicais.
     Também é um berço de uma flora, e fauna com características singulares. Tão únicas que até uma das águias pesqueiras, que fazem anualmente a sua viagem migratória da Escócia até ao Norte de África, escolheu o Paiva para repousar durante cinco semanas antes de se colocar a caminho do Senegal.
     Este afluente do Rio Douro, que nasce na serra da Nave, até Castelo de Paiva, no Douro onde desagua.
     Também conta com algumas das espécies de aves características daquele habitat como o melro-de-água onde se estima existir uma das maiores populações desta espécie, ou até mesmo o falcão peregrino e as águias de asas redondas.
     Na água passeiam-se a toupeira-d´água entre muitas espécies pisícolas (peixes pequenos), com particular relevo, para  o mexilhão de água doce, que terá desaparecido 95% dos seus habitat, encontra-se em locais tão distantes como a Escócia e a Rússia.
     Em Portugal, o Paiva é um dos poucos locais onde foi detectado.
     Apesar de número diminuto, o pequeno bivalve deverá estar algures nas águas do Paiva de peito empinado tal é a sua importância.
     Foi ele que por exemplo, impossibilitou recentemente a construção de uma das quatro barragens previstas para o Alto Tâmega.
     Talvez por isso, a frondosa vegetação que se estende ao longo de 90 km de extensão do rio se curve em direcção a Paiva.
     Pinheiros, eucaliptos, carvalhos, sobreiros enriquecem as margens que ainda preservam alguns locais expugnáveis. Espaços cujos acessos ainda não foram calcorreados pelo homem, mantendo-se inalteráveis.
 Nota:
       O Rio Douro recebe-o na pomposamente na Ilha dos Amores e as lindissimas aldeias do Castelo de um lado da margem e na outra a de Escamarão.
            Quem como eu conhece o Paiva há mais de seis dezenas de anos, não é difícil  perceber que  nutre por ele, uma afeição muito especial, sóm para não ser repetitivo na palavra Paixão e Amor.
    

Malabarismo Político ao mais alto nível.Cavaco e Sócrates


Só Fogaças!!!
Os 68.000 hectares de floresta ardida ( tantos quantos a soma dos últimos três anos) deveriam servir para um tratamento diferente e preocupante dos nossos mais altos responsáveis!!!
     Mas o Presidente da República optou por trocar os calções de Praia pelo fato e gravata para vir  a Lisboa,  saber as últimas sobre os incêndios, reunir toda a comunicação social. O engenheiro relativo sentiu--se na obrigação de lhe seguir os passos e comunicar ao País que tinha interrompido as suas férias para estar ao lado de Cavaco Silva.
     Os bombeiros, militares e as populações que combatem e sofrem as consequências dos fogos dispensam estes espectáculos ditos democráticos que são meros balões de oxigénio para português ver.
      Precisamos é de gente séria e competente no poder, que ponha de uma vez por todas, ordem na floresta . Não basta denunciar os criminosos que acendem os fosforos. O que é preciso é também denunciar as políticas criminosas cúmplices dos incendiários.
     Mandar calar ministros como o da Agricultura, que, do alto da sua incompetência, só dizem asneiras e atiram gasolina para a fogueira.

S.L.Benfica!!! Vender caro e Comprar Barato


Encontro de Amigos=  Link- valdemar-rio.blogspot.com = Rio Terra e Mar

O Benfica, Vendeu as  asas da águia e é, por isso que não voa.
     O Benfica vendeu as asas da águia e, segundo rezam as crónicas, é por isso que não voa.
     De resto, faz sentido.
      Uma águia sem asas não pode voar. Dizem porém, os analistas económicos que o Benfica fez bem em vender Di Maria e Ramires, os seus alados.
      Quase cinquenta milhões de euros, nos tempos que correm, é um feito... bem feito.
     O que também é bem feito, mas mal feito, é o Benfica saber que vai vender os seus dois alas e não se precaver nas ideias e na acção, devemos todos reconhecer que o F.C.Porto está anos luz à frente de qualquer outro clube português. Incluindo o Benfica e Sporting, seus histórticos rivais.
   Claro que o mercado só fecha no final do mês, mas como acontece nas lojas de conveniência, as melhores compras foram feitas e agora, a montra está um pouco escolhida.
     Vêm aí os Saldos de fim de estação?
      Sim, mas do que resta.
   Ditas as coisas de outra maneira: o negócio da venda de Di Maria e Ramires só seria de facto um grande negócio, se o Benfica conseguir resolver o problema gastando menos do que lucrou.
    E já agora, se é verdade que havia quem oferecesse vinte e dois milhões de euros por Cardozo, então, o Benfica, perdeu, mesmo o negócio do século.
  Uma forma de ajudar os meus amigos Benfiquistas a sofrerem menos. Isto é a constatação de uma pura realidade.