sábado, 23 de outubro de 2010
O Garoto do Restaurante = Um Caso Humano.
Polítiqueiros = Estão a gozar com a nossa Cara = Blogue = terrasriomar.blogspot.com
O Miúdo do Restaurante!
Entrei apressado e com muita fome no restaurante. Escolhi uma mesa bem afastada do movimento, porque queria aproveitar os poucos minutos que dispunha naquele dia, para comer e acertar alguns bugs de programação num sistema que estava a desenvolver, além de planear a minha viagem de férias, coisa que há tempos que não sei o que são.
Pedi um filete de salmão com alcaparras em manteiga, uma salada e um sumo de laranja, afinal de contas fome é fome, mas regime é regime não é?
Abri o meu portátil e apanhei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim:
- Senhor, não tem umas moedinhas? - Não tenho, menino.
- Só uma moedinha para comprar um pão. - Está bem, eu compro um.
Para variar, a minha caixa de entrada está cheia de e-mail. Fico distraído a ver poesias, as formatações lindas, rindo com as piadas malucas.
Ah! Essa música leva-me até Londres e às boas lembranças de tempos áureos.
- Senhor, peça para colocar margarina e queijo. Percebo nessa altura que o menino tinha ficado ali.
- Ok. Vou pedir, mas depois deixas-me trabalhar, estou muito ocupado, está bem?
Chega a minha refeição e com ela o meu mal-estar. Faço o pedido do menino, e o empregado pergunta-me se quero que mande o menino ir embora.
O peso na consciência, impedem-me de o dizer.
Digo que está tudo bem. Deixe-o ficar. Que traga o pão e, mais uma refeição decente para ele.
Então sentou-se à minha frente e perguntou: - Senhor o que está fazer?
- Estou a ler uns e-mail.
- O que são e-mail?
- São mensagens electrónicas mandadas por pessoas via Internet (sabia qu ele não ia entender nada, mas, a título de livrar-me de questionários desses):
- É como se fosse uma carta, só que via Internet.
- Senhor você tem Internet?
- Tenho sim, essencial no mundo de hoje.
- O que é Internet ?
- É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Tem de tudo no mundo virtual.
- E o que é virtual?
Resolvo dar uma explicação simplificada, sabendo com certeza que ele pouco vai entender e deixar-me-ia almoçar, sem culpas.
- Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos tocar, apanhar, pegar... é lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer.
Criamos as nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que fosse.
- Que bom isso. Gostei!
- Menino, entendeste o significado da palavra virtual?
- Sim, também vivo neste mundo virtual.
- Tens computador?! - Exclamo eu!!!
- Não, mas o meu mundo também é vivido dessa maneira...Virtual.
A minha mãe fica todo dia fora, chega muito tarde, quase não a vejo, enquanto eu fico a cuidar do meu irmão pequeno que vive a chorar de fome e eu dou-lhe água para ele pensar que é sopa, a minha irmã mais
velha sai todo dia também, diz que vai vender o corpo, mas não entendo, porque ela volta sempre com o corpo, o meu pai está na cadeia há muito tempo, mas imagino sempre a nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos de Natal e eu a estudar na escola para vir a ser um médico um dia.
Isto é virtual não é senhor???
Fechei o portátil, mas não fui a tempo de impedir que as lágrimas caíssem sobre o teclado.
Esperei que o menino acabasse de literalmente 'devorar' o prato dele, paguei, e dei-lhe o troco, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um
'Brigado senhor, você é muito simpático!'.
Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel nos rodeia de verdade e fazemos de conta que não percebemos!
Agora, tem duas escolhas... fingindo que não foste tocado por esta triste realidade!!! Ou que ficarás mais atento à pobreza.
Como podes ver, escolhi a nº1.
O Carlos Tintinaine e a equipa de Convencidos.
Os Auto Convencidos = "Teimam sempre em não aceitar os factos"
Poderia ser um titulo para um Filme ou uma peça de Teatro, mas não.
Trata-se de amigos aqui nos blogues com o Carlos à cabeça que procuram justificar aquilo que não temjustificação.
Falo do que sei, porque durante muito tempo também desempenhei esse papel e que hoje reconheço ter sido uma grande borrice da minha parte.
Dois ou três exemplos:- Andava a acompanhar o meu Pai no IPO no Porto e depois no Santos Silva em V.N. Gaia era fumador (cerca de 3 maços por dia) tinha problemas respiratórios etc. Dirigia-me ao médico quando estava mais atacado, ele mandava-me tirar radiografias via aquilo tão negro com medo de estar Doente não as mostrava ao médico.
Como diria Camilo Castelo Branco:- que doente tão cruel.
Pesava 92 quilos, para me deslocar ao Café que dista de minha casa uns mil metros, tinha de parar duas, três vezes e por vezes mais.
Bebia e fumava em excesso, quando o médico me dizia para reduzir dizia para com os meus botões este tipo é burro ele quer fumar é bebê-lo todo e assim por aí adinte.
Hoje e de há 24 anos a esta parte vou ao médico de seis em seis meses. Ele apenas e só me receita o que pensa que é bom para mim. Depende de mim aceitar ou não. Ele receita e nem vai ver se eu levanto as receitas.
No caso do Carlos e outros membros da sua equipa e numa altura em que os médicos sofrem fortes pressões para receitarem o minímo eles (Carlos e Amigos) entendem que a Médica está interessada em receitar por dá cá aquela palha. e com um receio tremenda de enriquecer ainda mais as empresas farmaceuticas (Desculpas esfarrapadas, segundo o meu ponto de vista)
Outra desculpa de mau pagador é aquela de estar já a vaticinar a interrupção da preparação de uma hora diária na bicicletacom o Inverno!!! "Mas já tem alibí! Só os loucos andam no Inverno de Bicicleta "Vou gostar de ser um desses loucos".
Sinceramente Valentão!
Não chove 24 horas por dia.
Nada obriga e para se manter a forma que não possamos andar essa hora a pé e podemos fazê-lo em locais que se chover nos possamos abrigar.
Sofro de Bronquite e quando o Médico em Metangula me recomendou que deveria deixar de fumar e entornar tanta laurentina e 2 M, a mim e muitos outros marinheiros ainda nos rimos da cara dele.
Hoje reconheço como fomos burrinhos.
Reconheço como ele estava avançado no tempo e os alertas que hoje se fazem ele já nos os fez nesse tempo.
Há uns meses pesava oitenta e seis quilos, pois por ocupações e trabalho tinha interrompido o exercício,já havia uns três anos, começa hoje, começo amanhã, era o começavas!!! Respirava muito mal e o médico chegou a dizer-me que se eu quizesse me receitava uma bomba (aliás que já tive em 76/77) na Escola Naval, não conseguia ter ar para respirar, vinha para a parada, mas tinha força para continuar a fumar.).
Disse -lhe:-
Vou procurar tratar do assunto, na próxima consulta falamos.
Comecei a preparação de Bicicleta e a pé e hoje qual bomba qual quê.
Hoje peso 78 Kg
O rapaz está nos trinques. Podem ver em Pombal ou nas fotos que público.
Fui fazer análise à meio ano, esta semana fui à farmácia ver como estava o Burro, duas deram valores normais.
Fui de Imediato ao Médico e na Quinta-Feira fui tirar novas análise e para a semana lá lhe as vou mostrar.
Sou faltava que eu agora que tanto gosto de mim e sinto enorme felicidade de viver, me deixar arrastar para situações que se poderiam tornar gravíssimase por culpa minha perder toda a minha felicidade.
Carlos e restante equipa:
- Eu dou aqui o meu contributo agora a cura ou paralisação dos vossos problemas é connvosco. Mas o que nunca digam é que eu não tentei ajudar.
VOLTO A REAFIRMAR :- NÃO SOU EU QUE ESTOU ERRADO.
Contra factos não há argumentos. ESPERO NOTÍCIAS E RESULTADOS QUE MUITAS VEZE SÓ SÃO VISIVEIS MÉDIO E LONGO PRAZO.
A melhor forma de incentivar não é dando exemplos, mas sim a única.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Esta Vida de Pescador e Marinheiro!!! e Ondulação na Praia da Agua
Fotos do recente temporal que danificou o Passadiço, já reparado na Praia da Aguda
Vejam a que altura subia a água e a ondulação!!! Palavras para quê?
Paixão de Pescador/Marinheiro
Hoje sexta-feira a cerca de 1 milha (1.852 m) a escassos cem metros das piscinas da Granja encontravam-se três pescadores a pescar, quando ía a passar lutava um deles com um Robalo. Apercebi-me que era grande dado o movimento do Pescador. Num ápice saco da máquina fotográfica, e preparo para bater uma foto. Já o peixe junto ao areal e fácil de ser panhado, se o Pescador não se tivesse preocupado tanto com a cana e menos com o peixe estaria seguramente pescado o primeiro do dia, mas não! Em bom pano cai a nódoa. Descuidou-se e o peixe cagou-se para o enzol e peodou-se para o pescador.
Isca de novo e faz o lançamento de imediato engata outro, mas este deu logo às de vila Diogo.
O pescador irritadíssimo limpa-se dizendo que a culpa era do enzol e pede a um outro para lhe dar outro enzol.
Eu que devia estar atento não me debruçando no muro, mas se calhar tão desulado como ele descuidei-me, ele fez um movimento brusco à cana e ela passou no máximo a uns dois a três centimetros da minha cara e só com muita sorte não levei uma forte canada, como não voaram os óculos que então tinha postos de lentes progressivas e foram tomar um banhoca, o que a acontecer era uma ída sem retorno.
Acontece que os pescadores já lá estavam há bastante tempo e não tinham ainda apanhado nenhum e apenas tinham dado duas picadelas.
Perante aquilo diz-me um dos mirones:- Você havia de chamar o pescador à atênção: pois ele podia o aleijar e causar-lhe bastante prejuizo!!!
Respondi-lhe:- Amigo o pescador está a pagar para pescar, nos não estamos a pagar nada se formos ao futebol pagamos levá-mos com uma bolada e não reclama-mos.
Sabem não há mais prejudicial a quem trabalha do que a presença de quem não faz nada.
Nunca se deve estar ao pé de quem trabalha ou de quem a caga. Se o fizer sujeita-se.
Perguntaram-me porque razão eu defendia tanto o pescador?
Respondi-lhe:- Porque também eu sou marinheiro e Pescador e sei que perder um peixe e ou um filho, posso vos dizer que ambos custam imenso.
Continuei o meu percurso e passei lá passado cerca de meia hora, nem mais uma picadela.
Vida de Pescador.
OS Meus Amigos = Convideio-os e eles disseram Presente =Debate sobre o alcoolismo - Parte 5B
Cem anos que eu Viva!!! Jamais irei esquecer este gesto. Vale a pena Viver e ter Amigos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)