quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Atentado em Israel = JESUS EU LEÃO TE ROGO. e marinheirododouro.blogspot.com = Obra Prima de Carlos Tintinaine

Mais um Sacrilégio levado a cabo por Judeus que abateram Jesus com três bombas.
    Venho por este  meio, cvom os meu sinceros sentimentos de carpideirolagarto, apresentar, as minhas mais sinceras condolências aos devotos de Jesus e a todo quanto dirigem o seu abênçoado Reino Lampeão.
APELO A JESUS:- Eu um Leão faminto  e cansado te venho  Rogar e pedir ao Pai Natal para me ofertar com esse presentinho, para que continues na Luz por muito mais anos.
     Como sabes, e eu sei, que a  tua continuidade é um cheque de garantia para a nossa entrada no Reino dos Campeões . Jesus, vamos torceder junto do tão generoso junto  Pai Natal , para que  continues todo poderoso com apoio do  Filipinho e o Costa, não o do Castelo, mas o Ruisinho, dos Lampeões, tu que até te dizias  Sportinguista!!! 
   Farás seguramente o milagre do nosso  Sporting entrar no Reino dos deuses milionários (Liga dos Campeões).
Te rogo mais uma vez: continua nesse teu reino por muitos anos.    

Assunto:- Acompanhamento de Blogues.
Novas roupagem = Assumir de um compromisso.
Já várias vezes tenho tentado separar as águas, ou pode ser o trigo do joio, mas não tem resultado.
Não tem resultado, porque os amigos não consultam outro blogue, mesmo que lhe façamos como no meu caso referência.
 Não é possivel querer iniciar-se um tema e dar-lhe seguimento, porque temos de ser respeitadores para quem nos acompanha diáriamente.
 Não me cannsarei de reconhecer o quanto importante tem sido para mim todos os dias ver crescer a visistas a meu/ nosso blogue = marinheirododouro.blogspot.com
Felizmente como por exemplo no dia de hoje apesar da greve em Portugal, já ultrapassou a centena.
 Venho aqui apelar aqui e mais uma vez aos amigos que para estimulo sigam este blogue que reservarei para começar um tema e o levar até ao fim salvo raros excepções.
  Tenho vindo a tentar dar a conhecer o que foi a minha vida desde criança, foi uma vida de plena felicidade, mas uma vida de luta e de coragem a disciplina era rígida e os castigos severíssimos .
  Lutei e Venci, desde tenra Idade, mas no meu percurso, não queria ocultar nada nem o bom nem o mau , nem o muito mau, mas pedir que eles sirvam como exemplo, para aproveitarem o que tiver de bom e rejeitarem o que não se deva fazer.
   Vou pedir ao Tintinaine para me meter um contador de consultas e mediante a adesão optarei, pela contiunidade ou não.
    Sei e acredito que compreenderam as razões de rogar a vossa adesão.
    Cá vai :- marinheirododouro.blogspot.com   
     Titulo :- Pescador Marinheiro do Douro
     Um abração de água docedo Douro e Vamos vencer.
     O Sucesso ou Insucesso estará sempre em vós, porr mim vou procurar com todo o meu empenho não vos defraudar.
   Mui Gracias  = Tanky You = Muitissimo Obrigados pela paciência que tendes em me aturar.
 Macua = Maparra Inhu = Moçambique lembrando pelo Valdemar Alves KANIMAMBO
  

terça-feira, 23 de novembro de 2010

SER HOMEM: É DAR O PEITO E TER OS TOMATES NO SITÍO!!!


Blogue do dia de hoje = margensdodouro.blogspot.com
                   
Normalmente ouvimos falar daqueles que ainda tem Peito e Tomates para enfrentar e desafiar a mulher  a exemplo:
                (Poderá o homem ser acusado de maus tratos e abuso de sexual?)
  
»PEITO 
           Chegar a casa, a altas horas da madrugada, após uma farra com os amigos, ser recebido pela mulher com uma vassoura na mão, e ter a coragem de lhe perguntar:
-Ainda estás a limpar  a casa, ou vais levantar voo?

»TOMATES  -
        É chegar tarde  a casa após uma farra com amigos, a cheirar a perfume e bebida, baton no colarinho, e dar uma palmada no rabo da mulher e dizer:
" Tu és a próxima, gorducha."

Peço desculpa mas não posso fazer mais trabalhos


Companheiros e Amigos, se tenho o teclado bloqueado e desapareceu o rato como posso trabalhar
Provávelmente coisas destas, só mim!!! O ter de ser tem muita Força. É mais forte que eu!!!!
Fazendo  um comentário o Tintinaine disse:
                                                        Adoptas-te o gato e não querias que o rato fugisse?
     A minha Sereia tem a mania que não quer nem gosta de gatos em casa! E digo mania porquê e passo a explicar:
     Deve haver para aí uns vinte anos, que apareceu por cá uma gata, sempre a prpotestar com o raio dela cá via parar, mas  sempre lhe deitando alguma coisita, claro que ela por cá foi passando com visitas mais ou menos rápidas. Por cá se habituoua ter  gatos, quelá  íam desaparecendo.Mas as gatas são como as andorinhas. Umas vem fazer os ninhos, as gatas parirao mesmo sítio, fica de mãe para filha.
    Mas como no principio  do ano, ela veio para casa,  uma gata  deve ter-se apercebido disso e lembrando-se que ela sempre teria mais algum vagar, presenteou-a com quatro. Claro que  não precisaram de ir arranjar para trincar,  ela a mulher, vai-lhe deitando de comer.
   Mas continuam meios bravos, não se lhe consegue deitar a mão.
   Ontem tinha a porta do automóvel aberta e como estava Sol, um entrou lá para dentro, ela disse-me fechei a porta do carro e leveio a  dar uma volta. Abri a porta, mas  ele como a adivinhar, não estava com grande vontade de saír, mas ao fim de algum tempo lá foi. Quando cheguei a casa, tinha este grandississimo malandrão, no estado que vocês já constataram.
   Garanto-vos que não fui eu que o meti lá. Nem ele me pediu autorização para o fazer.
    A sabedoria popular nunmca se engana:
- Quando a sorte não penetra!!!  Três na Peida e etc.
 

Bem Mais sofredor que o Pau de Cabinda = Histórias verídicas de Criança


Não deixe de Visitar blogue margensdodouro.blogspot.com
O Alentejano  no Urinol do Terreiro do Paço.
Quando me preparava para começar a escrever a história de criança,lembrei-me daquela  do Alentejano que vem a Lisboa e vai mijar aos Urinóis do Terreiro do Paço e tal como como fazia contra o Chaparro mete a Gaita à mostra e toca a dar a Mijadela.
            Nisto entra um roto, panasca ou paneleiro (agora Gay) ou mais sei lá o quê? e ao ver aquilo agarrase-lhe a tringalha e toca de a arregaçar e tapar, era um corropio para trás e para a frente a coisa começa a aquecer e a página tantas a gaita do  Compadri prepara-se para vomitar.
   Então começa o Compadri e vem eli, e vem eli.
Pergunta o Panasca preocupado: quem o Polícia? Responde o Compadri, nã é o Leiti é o Leiti, é o Leiti.
As casinhas e as namoradas, com direito a dormida.
Não me recordo exactamente com que idade comecei a fazer e a intervir nas casinhas, com direito a namorada a deitar-me com a namorada a regular essa idade, metidos no velho Lagar abandonado , mas por volta dos cinco anitos.
A nossa vida de miúdo na pesca com as nossas Mães e Pais etc. etc. Dava para perceber a razão porque quando andavam com a Ti maria, não entravam na água, pois nesse tempo ainda não haviam galochas para a pesca,. de forma a entrar dentro do das águas do Rio sem os molhar.
 Também em casa nem sempre a cena era de mudos e claro fingia eu estar a dormir,certificavam-se, candeia apagada ou gasómetro e lá começavam os progenitores o farrrabadó, as camas cheavam muito e percebia-se.
    Descobrimos então que a gaita do velhote deitava leite.
   Como era possivel a dele deitar e a minha não?
 Descobrimos a solução para o problema.
   Junto a esse antigo Lagar abandonado na cave da casa, havia uma figueira de figos bravos que estavam verdes e espremidos pareciam deitavam leite, que pareciam-se com uma vacaria quando a Vaca estava a ser  mugida.
    Toca de ir buscar uns tantos figos cada um e enfiar pelo buraquito da Pilita e vá de encostar o figo e espremê-lo e vá de correr lá fazer o trabalhinho, com uma grande freima,pois os maridos também deveriam servir s para isso mesmo, (claro que ainda não engrilava nada, não estava sobre o ereito, no outro dia não havia nada, elas fugiam de nós.
    Um maluco nunca anda só: e o meu amigo Fifas ali estava pronto para o ataque, já não me recordo comprecisão, "ou não quero recordar" se  a ideia da iniciativa foi de um ou do outro, ou mesmo dos dois.
     Tudo bem nessa tarde, ficamos consoladinhos, tal como quando uns anos mais tarde,"aos catorze" a muda Elisa me violou,em troca de dez escudos que o Fernando Barrigudo roubou da Gaveta do Pai  e assim ela ainda lhe levou o dinheiro para me tirar a Virgindade na casa das Tias em Penajoia (Penafiel).
Eu tinha a certeza  que ela nunca iria falar isso para ninguém. (Claro era muda não falava).
Os Fedelhos já tinham formiga na Catarra.
   Retomando o Leiti da Figueira Brava.
    No dia seguinte aquilo inflamou a ureta ( Uma forte  infecção)  a gaita estava sempre em sentido.
Não dava para  descansar a perna como fez o Verde de Sentinela no Comando Naval em Lourenço Marques.
  A Pistola cresceu e saía para fora dos calcõeszitos, depois tinhamos de passar onde as nossas Mães e outras mulheres Mães também de outros e outras, que estavam sentadas na soleira da porta a dar ao Serrote ( o tal lavar roupa suja).
Normalmente utilizavam uma vargasta para enxutar as moscas, quando íamos a passar eu e o bem comportado Fifas, elas Pimba, diziam: chacoteando, deixa ver se encolhe.
   Quando acertavam "azar nosso que falhavam muitas poucas vezes, ficavamos durante um longo período a gritar ao da água.
Depois da cena passada cantarolava- mos:-
S. Domingos da Queimada
Amigo, S. Paulo de Sebolido 
Por causa daquela  pirocada
O Fanuca e o Fifas ficou  fodido
     Amigos nem vos digo nem vos conto, eram dores horriveis.
    A mim passados uns quatro dias a temperatura começou a baixar, pois neste período,bem nos metiamos no Rio, é o Baixas. O Fifas andou umas duas semanas e a coisa esteve preta.
    Mais tarde, aquando da despedida de Moçambique em julho de 1975,  bebi uma garrafa de Wisky  com Pau de Cabinda, na Rua do Crime em Lourenço Marques, para celebrar  a despedida com uma Maparra, foi toda a noite a fornicar, e com a pistola sempre engatilhada pronta a disparar, custou depois de várias vezes, mas por volta do meio dia baixou.
    Custou um bocado, depois de tanto canear,pois o martelo só se sentia bem a martelar, mas comparado com o Leite de Figueira Brava , foi uma brincadeira a dor que provocou quando só começou a vomitar augadilha. Percebese? Leiti!! Opandi.. Custava um bocado estava a fonte esgotava, parecia a micas do Bairro no broquelé. Quando se saía vinha-se a cambalear.
           ´Foi tão penante, que meus amigos que não vos aconselho, mesmo nada a experimentarem.
                                       A fruta tem de ser comida em seu devido tempo.
                             Tudo na Vida é com  Sal na comida, quando é em demasia faz mal .
                                             Cabeças sem Juizo corpo pagou.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Quando a saúde for privada

Informação:- A terta continua = no meu blogue blogue marinheirododouro.blogspot.com 


Médicos
      Quandoa saúde for privada:
Diz um médico para outro:
– Esse paciente deve ser operado imediatamente!
– Ai sim...? Então o que tem?
– Dinheiro!!! Montes dele!!!



________________________________________________________________________

O paciente está deitado na cama, no mesmo quarto estão o seu médico, advogado, esposa e filhos.

Todos eles esperam pelo último suspiro, quando de repente, o paciente senta-se, olha em volta e grita:
– Assassinos, ladrões, traidores, canalhas!!!.
Volta a deitar-se na cama e então o médico, confuso, diz:
– Acho que o paciente apresenta melhoras...
– Por que diz isso, doutor? – pergunta a esposa.
– Porque ele reconheceu-nos a todos...



________________________________________________________________________
Estavam a operar um paciente.

De repente, entra um médico no bloco operatório e grita:
– Parem tudo!!! Parem o transplante!!! Há uma rejeição!...
– Uma rejeição...? Do rim, doutor? – pergunta um dos médicos da equipa.

– NÃO!!! Do cheque !!!. O cheque não tem cobertura!...



________________________________________________________________________

Um homem espera ansiosamente o resultado da intervenção cirúrgica da sua esposa.

Depois de algum tempo, o médico saiu da sala de operação e disse que o caso era muito sério. O homem ia ter de lhe dar de comer na boca porque ela não poderia tornar a mover as mãos, teria de a levar à casa de banho, trocá-la de roupa, banhá-la, etc., porque ela não mais poderia mexer-se...
O marido não se conteve e começou a chorar convulsivamente. Então o médico disse-lhe:
– Não chore. Acha que eu deixaria que uma mulher fizesse isso a um homem...? Ela já morreu!



_______________________________________________________________________


Um mulher fez plástica de tudo – nariz, pescoço, mãos, pele, facial, etc
No pós operatório o cirurgião pergunta-lhe:
– Ficou satisfeita, ou deseja mais alguma coisa?
– Sim. Creio que gostaria de ter os olhos maiores e mais expressivos...
– Nada é mais fácil, minha senhora. Enfermeira!!! Traga a conta da senhora, por favor!...


O cirurgião e o pós-operado:
– Doutor, eu entendo que esteja vestido de branco, mas porquê tanta luz?
– Meu filho, eu sou São Pedro...
– Doutor, o que tenho é grave?
– Não se preocupe, minha senhora. Qualquer dúvida será sempre esclarecida na autópsia.
Uma triste realidade do retrato do meu País.
Por tudo isso percebe-se porque razão a lei de 0,02 de tolerância máxima de alcoolemia no sangue para os condutores foi aprovada na nossa Assembleia da República e depois de aprovada  não foi homulgada e passados oito dias passou a vigorar os 0,05 que era a lei que vigora anteriormente. Digam lá que os boys das bebidas não tem uma enorme força, ou não seja infelizmente verdade, que o português nasce a beber e morre a beber até e durante o Velório?
  Esta é a triste realidade e não é por acaso que somos o nono país a nivel Mundial com o maior taxa de consumo de  álcool.
  Constatação de uma triste realidade.
 Conclusões do encontro de sabado dia 20/11/2010.
  Depoimento que fez parte da minha intervênção.
  Contra factos não há argumento.
  Infelizmente é este o triste retrato do meu país.













sábado, 20 de novembro de 2010

Como o Prometido é devido! Aqui Vai = Histórias Verídicas tiradas do meu Baú.

Acrescento:- Por força do Comentário do Valdemar Alves

Xará a essa clíinica a que fazes referência também encaminhei para lá muitos filhos da escola e outros. Não resisto a contar esta de o pré demorar dois dias.
Estava embarcado na Fragata Diogo Cão, o Sargento Artilheiro Silva que era o reponsável pela Secretaria facilitava-nos fazer uns valesitos de 2$50. Maravilhosos, 7 tostões para o Cacilheiro,o das duas e meia da matina, sete para a Bica e sete para o Jornal Diário Popular, ainda dava para o palito e o copo de água e três tostões de Gorjeta ao empregado da Leitaria o Arroz Doce no Bairro Alto, local da minha terceira presa, já que a primeira e a segunda foram pescadas na Leitaria do Augusto a Velha Suzete e depois a Fernanda. Mas contava eu: e antes destas estadias, mulher,cama tacho, roupa lavada e graveto.
   Estava fundeado frente ao Terreiro do Paço, tinha um porta moedas o chamado Cona D´Egua, verguei-me na borda e ele como a castigar-me salta-me do bolso da camisa de trablaho e decide-se por ir dar um mergulho e levar com ele o pré que tinha recebido pouco tempo antes 50$00 uma grande fortuna era segundo grumete, ganhava 120$00 mês. ( Comecei aqui a habituar-me a viver sem dinheiro e a apanhar umas beatas do chão. Marinheiro que se preza, sustenta o vício "ali não havia palha de milho". Indiferente aos contra -tempos e mares adversas. 
Fiz várias tentativas de me lançar ao tejo pois vi-o a afundar-se nas águas límpidas do Tejo, mas sabia dos Remoínhos e sabia que ficava lá. A tropa ensina a desenrascar.
Um dia ainda segundo grumete fui desafiado em Vila Franca depois de uma história dentro do Campo do Vila Franquense e não perdoei.
A sabedoria popular nunca se engana, dita: nestes casos que a ocasião faz o pecador,e eu não resisti a comer a Fevera e ainda insistiu em me gratificar "A Alentejana da linha" esitante,em aceitar o que ela fez questão de me dar,mas claro lá fui virando o bolso à feição de ela meter o respectivo. O Tal fado do Velhinho. Ó filha dá-me cá o teu, vai por mim que eu sou barbeiro etc. e tal.  Perguntar a um pedinte esfomeado se aceita esmola!!!
   Mas amigos estas e outras histórias eu vou passar a desenvolvê-las no outro bogue marinheirododouro.blogspot.com  Rogovosque não me deixem a falar sózinho e, que façam mais esse sacríficio de o visitarem e aí comentem á vontade e abertamente e eu abrirei muito mais o jogo dessa vivência e de que não me envergonho.
    Citar exemplos não é a melhor forma de incentivar, mas a única. Deles se podem e devem tirar ilações, aproveitar se algo houver de bom. Corrigir o que não presta, não repetindo erros velhos. Certo!!!
 Fica combinado:- Link  marinheirododouroblogspot.com
Encontro marcado a partir de hoje e sempre que lá meta temas informo aqui.
Este vamos mantê-lo tal como antes e sempre assim continuará enquento tiver o apoio de todos vós.
 Aquele abraço Xará. Hoje  21 Novembro levantei-me às cinco da matina. Estava de Cabo Dia.
Neste caso, o importante era parecê-lo. A aparência iludia os mirones da estranja
Resolveu Salazar muito provávelmente para aparentar uma imagem de homem integro decidir-se por mandar públicar uma portaria a proibir a legalização da prostituição até aí existente, não sei se a imitar a França e os nossos Hermanos de Espanha e vejam só até na Noruega o Pais da Mãe da Democrácia, que mais tarde conheci e o seu funcionamento era  pior que  aqui no nosso Bairro Alto, Intendente, Rua Escura, Caldeireiros etc. etc. e tal.
     Ao contrário da Bélgica em montras e da Alemanha onde era legalizada e Sindicalizada onde existia um grande exploração e da qual o Governo recebia grandes dividendos.Exemplo S. Poli.
As mulheres ditas da vida como era vulgar tratarem-se eram fortemente perseguidas e bastava que não caísse no goto de um polícial, para a sua vida se tornar num inferno.
 Era-lhes tudo facilitado, quando o homem com quem viviam (O Chulo ou Azeiteiro no Porto = hoje namorado) se trabalha-se ou fossem militares, o que logo à partida lhe facilitava exercer o serviço quase livremente sem correr grande perigo de ir parar a Tires.
    Face a esta situação os marinheiros tinham grande vantagens em desempenhar o cargo de amantes, namorados, chulos ou seja lá o que for, pois para lá de serem fisícamente completos, tinham ainda em muitos casos a vantagemde não serem presas fáceis. E isso para elas era uma parte importante
 Seguir os passos de Adão perante a Eva. Resistir a tal fruto proibído, não era fácil
Também eu tal como Adão perante a Eva fui tentado e atraído pelo fruto proibido e talvez ainda mais saboroso, porque para quem auferia um pré de 120$00 mensais, passados dezoito 400$00 e só decorridos dois anos e meio passei a auferir mil cento e quê escudos.
 Na história a seguir :- Vivia eu com a minha namorada Anabela ( reparem só que coíncidência!!! Para a minha filha mais velha tinha eu lhe escolhido o nome de Catarina Eufêmia) ficado combinado que se outra/o viesse a mulher escolheria o nome.
    Atã nã é que ela escolhe o nome de Carla Anabela.
  Tive dar a volta inventando e lá consegui a muito custo que se passasse a chamar Florbela". Mas retomando o fio à meada, fosse no Ritz Clube ou no Gingão a hora de me ir deitar era sempre muito depois da meia e tantas, de manhã aproveitava ao máximo, o que me valia perder sempre o eléctrico que devia e como tal perder a Vedeta da Doca da Marinha para o Alfeite por três a 5 minutos, o que me obrigava a ir no Cacelheiro e chegar sempre alguns minutos depois das 8h45m.
A história ocorre quando estava embarcado num navio patrulha e o segundo Tenente que não me recordo  do seu nome sempre que chegavamos atrazados lá ía anotando os minutos, aquilo no meu caso foi acumulando horas e quando totalizou um xis de horas presenteou-me com dois dias de privação de licênça. Como o navio estava em reparação e vinhamos dormir à caserna no Alfeite: como militar exemplar! e para não perder a Fevera  lá tive de dar o salto.
O defeito de não meter o dedo primeiro e provar.
Um outro acontece que com a mania de não provar antes de introduzir o respectivo, lá apanhei um chamado esquentamento.
Davam-nos um sabão chamado mercurial para quando tivessemos relacções sexuais segundo diziam evitava a contaminação uma treta e penso que aquilo apenas servia para quando apanhavamos alguma doença venéria e se nos fossemos tratar ficava registada no Boletim de Saúde e perdíamos o direito aos trinta dias de licênça anual.
    Isto dava a que acontecessem coisas incríveis, tudo se procura de forma  a que se evitasse de toda a maneira a não sermos penalizados.
   Neste meu caso, desenrasquei-me lá com um Grumete da Botica, que me aplicou 22 Injecções de um milhão e duzentas mil unidades, mas como continuava a beber Imperial e a ter relacções sexuais.
 Vinha passar uns dias de licênça à terra "uma semana" dos trinta dias a que tinha direito, quando chego a Santarém vou para urinar e começa a tringalha a pingar em bica, não tinha curado coisissima nenhuma nem podia.
Continuo viagem e chego a Nogueira da Regedoura vou até ao Café único cá na Terra e sou convidado com mais quatro amigos casados para ir dar uma  volta, lá fomos e acabamos por ir parar à Rua dos Caldeireiros no Porto, começam a ir um e outro para o quarto e eu a esquivar-me, pois aquilo já pingava a toda a força.
Primeiro comecei por alegar que o material que eles deixaram não seduziu, mas eis que nem de castigo entra uma que não era um braseiro, mas um super brasa. Tentei esquivar-me que não tinha graveto, de nada valeu eles pagaram o que ela pediu. Pois eles tinham medo que eu desse à lingua. Naquele tempo era complicado.
 Entramos no quarto e eu expliquei-lhe que era artista na Lisbia, que ela ganhava o dela, mas que tinha que representar, pois se desse uma díca do meu estado era gravíssimo e eu iri reagir mal. Mostrei-lhe o cartão de Marujo, e tudo bem.
     Concordou sentamo-nos na beira da cama controlamos o tempo, voltamos à mesa e ela fez uma representação perfeita. Eu era o melhor do mundo e quando lá voltasse tinhamos de dormir uma noite.Tanga para otários pagantes erngolirem.
   Mais tarde passei por lá, mas não a encontrei.
   Artur aquela não era a Maria de Metangula!!!
   Não me perguntem se ela tinha picha que eu não sei.
   Apenas e só conversamos como duas pessoas sobre a vida artística, ela agá do Porto Carago. E eu artista da Lisboa. Bairro Alto, Maxime, Fontória, Principe Negro, Ritz Clube, e Cais de Sodré.
Agora pensem e digam da vossa justiça. Total liberdade de opiniões. Tempos de outros tempos.

Será defeito de Fabrico?

Filho de Burro, nunca pode dar Cavalo, pode isso sim, dar um Jerico maior!!!
Não conheci o meu avó materno, era a minha Mãe ainda muito Jovem quando ele faleceu, conheci a minha Mãe Chica, mas infelizmente já estava acamada, mesmo que ainda tenha recebido forte carinho dela que jamais esqueci. Faleceu quando eu ainda não tinha cinco anos.
Do meu lado Paterno, o meu avô um velho Pescador que adorava dormir e que nas alturas de fortes Invernias passava mais tempo na cama do que de pé. Mas em tempos de pescaria andava semanas a fio a dormir duas três horas por dia.
     O meu Pai, esse em tempo de pescaria, o sono para ele vinha muito depois. Trabalhava com Barqueiro nos Rabões, transportando carvão para o Porto  das Minas do Pejão. Quando o Caudal do Rio era grande e os Barcos eram transportados pelo Reboque comandado pelo Ti Zé Maria Vidal, ele fazia a viagem a pé do Porto a Sebolido 35 Klm para andar toda a noite a pescar e muitas vezes manhã cedo regressava de novo a pé até ao Porto. A doênça da Pesca dava-lhe uma super motivação,  era bem mais forte que ele.
  Quando não tinha que fazer! Era pessoa de se deitar a quando as Galinhas e se levantar ao cantar do Galo.
       Herdei do meu Avô Jaquim Guerguenteiro  a Doênça de estar na cama quando não tenho compromissos e o de não ter problemas de sono. Quando assumo algum compromisso esse mesmo sono e vontade de estar 10 horas na cama desaparecem, e muitas vezes aparentemente  coisas que até nem o justificavam a existência dessa preocuapção. A exemplo: uma qualquer viagem de Convívio, uma Entrevista a minha presença num evento qualquer. Conseguir passar pelas brasas, mesmo que sobressaltado duas a três horas já é uma eternidade.
 Logo tenho o compromisso de estar no Evento, foi motivo mais que suficiente para o sono ter ido dar uma volta. Não se justificava, até porque esteve até às duas da manhã a escrever e a relêr a minha intervênção que depois a  darei aqui a conhecer.
 Mal Incurável. Não há mesmo volta a dar-lhe. É mais forte que eu.
Costuma o meu cerebro nestas ocasiões trabalhar a uma velocidade super-sónica e trazer-me projectos para novas matérias  a desenvolver e ainda recordações do passado que se não me levantar para as registar, se voltar a passar pelas brasas elas conforme chegam,num ápice, também assim se evaporam. Então a forma de não as perder é levantar-me, o que confesso e por malandrice até nem tem acontecido.
Bem me dizia a minha avózinha que a conversa é como os raros. Se os raros quantos mais se matam, mais raros ficam, nas conversas quanto mais  se fala mais temos para falar e então para aqueles que como eu falam pelos cotovelos!!! É fácil descortinar a dificuldade que sinto em resumir e para mais quando considero importante quando queremos deixar claro um tema não nos devemos preocupar em resumi-lo os nossos amigos que nos lêm que o façam  se for caso disso.
  Eu que era para deixar aqui duas histórias passadas comigo na Armada, acabei por nem uma palavra mencionar a tal respeito. Fica a promessa que o farei em próximos capítulos.
 AMIGOS NUNCA MAIS TENHO CURA. ISTO É MAIS FORTE CA MIM.
Desculpem qualquer coisinha e aguardem pelas cenas a desenvolver num dos próximos capitulos.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

De Sábio e Louco; todos temos um pouco. Mas esta minha loucura é mais forte que.

Hoje o meu despertador só começou a trabalhar a partir das onze horas da manhã.
Hoje sexta-feira 19 de Novembro de 2010 um dia Invernoso segundo me relatou a minha Sereia, já que para mim o dia começou a partir das onze da manhã.
Não vale a pena fazer promessas e tentativas para me levantar mais cedo.
Não havendo compromissos!!!:
- É o levantas.
 Como me devem invejar aqueles que infelizmente não conseguem dormir mais que umas poucas  horas.
Direccionei-me até Espinho para a habitual caminhada no passadiço.
Almocei: dirigi-me à livraria, comprei um Jornal, uma vista de olhos aos outros, entro no carro dirijo-me até Espinho, lá chegado  começa a chover fortemente.
Aproveito para escrevinhar  no bloco uns apontamentos a minha intervênção de amanhã.
 Entretanto o céu parou de chorar, contudo e seguindo aquela de S. Tomé. - Ver pra crêr e  como tal quem vai para o mar avia-se em terra:
    Lá fui buscar a capa "que ainda é uma herança da última firma em que trabalhei" e lá fui eu caminhando cheio de óptimismo, acreditando que o S. Pedro mais uma vez seria generoso para comigo.
    Apenas mais uns três, "certamente loucos como eu" acreditaram nas boas intênções do Santo.  Certo é: que ele foi mesmo generoso, e a chuva jamais ´voltou a caír na cerca de duas horas que gastei no percurso.
   Praticando desporto de Loucos? Ou a força da Paixão?
   Chegado um pouco adiante das piscinas Municipais da Granja lá vi ao longe um Surfist dentro do mar com uma  meia lua, desafiando a forte ventania que se fazia sentir, ondulação de medida significativa.
     Apressei a marcha e sorte minha que o apanhei já a retirar-se na areia. Dirigi-me a ele disse-lhe que também era outro doente e ali travamos um dialogo interessantíssimo, que nem ele a saír da água e eu a transpirar evitasse a nossa conversa de alguns minutos. Trocamos e-mail´s e dei-lhe o meu Blogue.
 O Jovem ´Bruno Magalhães que pratica aquele desporto que mais tarde quando receber informações precisas dele aqui darei a conhecer e então disse-me: que aquilo não estava fácil, porque a maré estava baixa, o Vento era fortíssímo tal como a ondulação a dificultar e a aumentar a perigosidade estava o paredão e as pedras do mar as tais onde as ondas batem contra o mexilhão que naquelas condições se tornam perigo iminente no caso de alguma coisa correr menos bem.
  Mais um Amigo comum ligado pelo nosso mar.
  A HONRA DE SER MARINHEIRO E O GOSTO QUE NOS LIGA AO MAR
   Um abraço Bruno e muitas felicidades.

Partilhar:- É receber sempre muito mais que o pouco que damos.

Sinto uma honra enorme em ter sido convidado pela Associação de Alcoólicos Recuperados de Nogueira da Regedoura para estar presente na sua festa de aniversário a relaizar amanhã 20/11/2010
     
Ofício 51/10
Data: 2010-11-13
Assunto : Convite
                                                                                      Ex.mo Senhor
                                                                                                           Valdemar Marinheiro
Serve o presente, para formular o nosso convite, a participar no evento 20-11-2010, conforme documento em anexo.
     Considerado o convite sugerido pelo lider do executivo desta associação, terá direito a intervir no Encontra Porta Aberta, cuja duração não ultrapasse de 3 a 5 minutos, na matéria em epígrafe.
     Nesse sentido, e certos de vossa presença, apelamos à vossa participação cívica.
     Com renovados cumprimentos, apresentamos as nossas fraternas e cordiais
                                                                                             SAUDAÇÕES ASSOCIATIVAS

                                                                                             Pela Direcção, assina o Presidente
                                                                                              Manuel José Dias de Pinho

V ENCONTRO DE ALCOÓLICOS RECUPERADOS DA VILA DE NOGUEIRA DA REGEDOURA
         AUDITÓRIO DA JUNTA DE FREGUESIA DE NOGUEIRA DA REGEDOURA
          
            " TEMA: " PREVENIR É INVESTIR NO FUTURO"
  Nota minha:- Sabendo que o alcoolismo é um flagelo a nivel Nacional e Mundial e a sua 3ª causa de morte, a todos quantos ajudam a combater esta doênça o meu reconhecimento.
 Uma simples palavra ou gesto pode contribuír para que um bebedor se decida pelo tratamento e abstinência e venha após a abstinência passar a ter uma vida digna onde lhe seja dado 0 prazer viver, umas vezes pela primeira vez. em muitos casos a uma vida de novo feliz que antes de mergulhar no álcool já delas desfrutou.
 Que venha a poder ser  parte integrante e contribuítica para o bem-estar de uma sociedade que se quer melhor.
OBS :- A minha divulgação tem como objectivo apelar aos que lhe seja possivel participar e a todos os outros que dentro do possivel ajudem quem sofre desta maléfica doênça.
 A forma com o poderá fazer está escrito em artigos neste meu Blogue ou no outro alcool-basta.blogspot.com
Para terminar direi que vou estar presente e dar o meu testemunho com total  convicção e transparência, acreditando que com ele possa vir a ajudar. Que depois: o públicarei aqui e no blogue alcool-basta.blogspot.com
Não temos porque ter vergonha de não  beber um copo com álcool.
 Vergonha será sempre beber um copo a mais.








quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Quem é Burro, quem é?


Sabia que mais de metade das receitas projectadas com a subida do IVA vão "direitinhas" para os cofres de uma empresa  privada?
    Sabia que as transferências dos dinheiros do Estado para esta empresa equivalem a mais de metade das poupanças arrecadadas com o corte de salários dos funcionários públicos?
    Pois é, é verdade. Pelo menos, é isso o que nos informa o Relatório do Orçamento de Estado para 2011. Como todos sabemos, o projecto de
  Orçamento de Estado do governo dá azo ao maior aumento da carga fiscal das últimas décadas.
  Sobe-se o IVA, o IRS, as contribuições sociais, bem como toda uma série de taxas que farão diminuir o rendimento disponível das famílias e aumentar os custos das empresas e dos consumidores. Cortaram-se ainda salários, prestações sociais, despesas com a Saúde e os gastos com a Educação. Tudo em prol do "interesse nacional".
   Porém, sabia que o mesmo governo que está a querer aumentar o IVA vai igualmente transferir 587,2 milhões de euros para a ASCENDI, com a desculpa de levar a cabo a "reposição da estabilidade financeira" da empresa? E que esse "reforço" equivale a um aumento de 289,6% das verbas pagas à ASCENDI em relação a 2010? (p. 212 do
Relatório do OE 2011)
    Quem é a ASCENDI? É uma das empresas/grupos económicos que tem ajudad o governo na sua cruzada de "modernização" do país através da construção de mais de 850 quilómetros de auto-estradas em diversos pontos do país. E quem são os principais accionistas da ASCENDI? Depende da concessão em causa, mas são maioritariamente a Mota-Engil (entre 35% e 45% do total), a ES Concessões (detida pela Mota-Engil) e a OPway, entre outros.
   Na sua mensagem de missão sobre a parceria da empresa com o nosso Estado, a ASCENDI revela bem o que lhe vai na alma: "Vemos o Estado Português como uma entidade que se confunde com o país, com o
bem-estar e com o bem comum."
    Pois é. E é esta "entidade que se confunde com o país" que prefere subir o IVA, taxar os contribuintes e cortar nas despesas da Educação e das prestações para reforçar a estabilidade financeira de uma empresa privada.
     No entanto, se o Estado não estivesse interessado no "equilíbrio financeiro" da ASCENDI ou se, pelo menos, tivesse tentado renegociar contratos e prazos com esta empresa, talvez tivesse sido possível evitar parte do corte salarial dos funcionários públicos ou, pelo menos, evitar a subida do IVA em um ponto percentual.
  Mas não. Afinal, por que é que haveríamos de nos preocupar com a descida do rendimento disponível dos portugueses ou com os efeitos recessivos que a subida do IVA provocará se o que está em causa é o "reforço da estabilidade financeira" da ASCENDI?
Ó Zé se não chegar p´rá sopa, bebe água...

Amigo tu mereces-me todo o respeito.