domingo, 21 de agosto de 2011

Misérias e coisas muito boas.

Porca Miséria
O Problema com as Agências de Rating e os três AAA das agências de notação, é a palavra dos politícos valer três zeros.
Bateu no fundo.
Quando uma declaração de um governante alemão pode lançar milhares de trabalhadores no desemprego em Portugal. Está tudo dito....
Mais palavras para quê?

SENTIA JÁ TANTAS SAUDADES....
Desde que me foi diagnosticada a doença: que, não tinha voltado a Espinho nem para caminhar no Passadiço, nem para ver o Mar.
Saudades....Como podia não as ter?
Se aqueles locais eram as minhas companhias em muitos dias no mês. Sinceramente sentia imensas  saudades.
Hoje Domingo, levantei-me por volta das nove da manhã, o tempo estava convidativo e lá fui eu na Scotter em camisa de mangas curtas até aquele que seria o lugar desejável.
Parei a respectiva e lá caminhei no Passadiço  cerca de 800 metros.
Parei a deliciar-,me com o mar chão e como não podia deixar de ser; trocamos umas mensagens.
Se senti, pena de não fazer o trajecto habitual? Claro que senti.
O Passadiço estava com muitos caminhantes. Eu tinha outros compromissos e aqueles 20 minutos ali passados foi um reabastecer de novas vitaminas.
Como é maravilhoso termos estas paixões, a quem dedicamos grandes amores.
Senti-me rejuvenescido e se calhar a aragem do mar abriu-me o apetite.
Comi muito mais.
Quando sabemos amar, apaixonamo-nos por qualquer local.
Hoje Fui muito feliz ali.

sábado, 20 de agosto de 2011

Rio Douro é Generoso, para quem ele viu nascer.

Sabe-se que o Rio não é rancoroso, não se vinga mesmo que se trate de amigos que ele viu nascer, acompanhou e ajudou a crescer, sendo mesmo o principal suporte da sua sobrevivência alimentar.
Durante muitos anos o Tarim, não só teve o Douro como companhia diária, como pescou nele e ainda muito jovem esteve quase a afogar-se.
Mas havia sempre uma mão amiga a ajudar e a evitar uma tragédia.
Era para nós crianças: aliciante o desafiar o rio, "nesse tempo de fortes correntes", para as nossas idades e em vez de andarmos a nadar pelos sítios baixos, procurava-mos os pontos mais fundos.
Houve naquele tempo apenas uma só pessoa que se afogou.
O Tarim à cerca de 46 anos que não navegava nem fazia uma pescaria rio abaixo.
Hoje tive a honra de ele me acompanhar a convite meu ,para uma pescaria, certo que pedi ao nosso Rio que fosse generoso para com ele.
Disse-lhe que bem sabia que ele sabia perdoar.
Fui atendido.
O nosso antigo pescador voltou a recordar outros bons velhos tempos como aquele em que ele ainda muito pequenino me dizia: Ó Rar rema pra terra Rar, que o barco avai ao tundo. "Sim Tundo e não fundo".
O Nosso Rio presenteou-o com uns muges, uma carpa, uns Perca Lúcios e um Barbo.
O nosso António Ferreira ficou radiante e com a certeza de que o seu/nosso Rio tem um coração enormíssimo e com muito amor para dar.
Ele sentiu-o e recebeu essa mensagem.
Coversas com um Rio com um Irmão por companhia.
O Tarim é o meu Irmão mais novo e apenas se lhe segue uma cachopa a nossa Ternina.
Quem tem um Rio assim só lhe poderá querer muito e saber que só  poderia mesmo ter nascido ali.
Obrigado meu Rio.
 

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mas que Grande Verdade.

Portugal está a desfazer-se aos bocados, de Norte a Sul e nas calmas, ou não fosse o povo sereno.
De tempos a tempos, lá mais um pedaço de terra ou arriba abaixo, que leva a  que alguns  apelidem tal derrocada de "subsídio de natal".
Os desmoronamentos não param, e sustentar hoje a vida, estirada à sombra das gravosas medidas não é para todos.
Os portugueses, expostos constantemente a perigos e aos abalos que as receitas governamentais provocam, os riscos de escaldões que correm, as dificuldades porque 'passam e vão passar, não se descansam com um aviso sobre a possibilidade de nos vir a cair  em cim mais m aumento de impostos, mais uma queda no salário, mais um corte na saúde, numa regalia conseguida com muita luta etc.
Vivemos  quase todos num sufoco, sob a ameaça permanente e histórica, que não vem do ar mas do diabo que nos governam em S.Bento, e que agora de terço na mão , sem ponta num "pontal" por onde se lhe peguue, apela à concentração social social , num país que foi posto sem conserto, à beira quer da falésia quer da falência.

Conversas diversas = Eu e minha maleita....

Alô Amigos.
Passem  óptima Sexta-Feira - Estou de Férias de serviços Médicos - Vou para o Rio Douro o Meu Amor

Os Blogues:
Servem para falar de tudo um pouco, mas quem diáriamente contacta com outros amigos deve procurar que eles sirvam e abordem coisas importantes, mesmo  que não sejam, por vezes aquelas que os amigos/as mais gostam de ler. Ou ali viessem a encontrar.
Talvez isso aconteça para quem por vezes nada lê o faça, por uma questão de cultura ou de religiosidade.
Isto por vezes,(ou muitas vezes) herdado dos nossos Pais, que foram transportadas até eles pelos nossos avós.
A Doença e a Morte.
 Duas palavras, que a maioria de nós teimamos, em não querer abordar e poucas vezes nos dispomos a ganhar um bocadinho de tempo a ponderar sobre esta realidade e que deveria ser bem aceite por todos nós.
Flizmente que há nascer e morrer e no meio as doenças.
É uma das regras básicas  da Natureza que é imposta a todos, e que felizmente os cientistas não conseguem ultrapassas, se  fosse conseguido, a grande maioria dos que sobreveriam eternamente seriam os parasitas e e todos aqueles que levam toda uma vida  a vegetar.
Uma outra é a doença e todos nós em regra geral não aceitamos falar dela!!!
Muitas  vezes até quando já somos pordadores dela.
Depois acontece uma coisa inacreditável qualqualquer maleita perante a opinião púbica é catastrófica.
Devo confessar muito sinceramente que eu também  até à pouco alimentava essa palermice.
Diagnosticado que me foi o Cancro, ando às apalpadelas, procurando-me informar aqui e ali. Bonito serviço...
Felizmente pelo trabalho que desenvolvo à muitos anos em Associações,  tratando e abordando o problema do alcoolismo, quanto a mim "e sei do que falo muito mais penalisante", leva-me a que supere com muito maior facilidade todas as etapas.
Junto dos Médicos, Técnicas de Saúde, pessoal de Secretaria etc. posso transmitir a mensagem de Empatia, a de juntar odas as minhas forças interiores de que todos dispomos "e são muitas", para qe assim mais fácil se torne lutar evencer.
Vontade essa muito mais direccionado para incentivar os outros do que ajudar a mim mesmo.
Certamente quee isto terá novo desenvolvimento, mas enquanto isso: vão visitando diáriamnete o blogue que trato do tema desta doença e onde eu darei a conhecer a minha situação clínica diária, sem tirar nem acrescentar uma virgula.
Apenas relatarei a pura realidade.
Beijos e Abraço não com  um até logo. Mas um sempre presente.
Consultem o Blogue:
eucontraele.blogspot.com

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A Partilha II

Talvez alguns ou quem sabe  mesmo muitos amigos terão algumas reservas da forma como falo da doença que me foi diagnosticada (um cancro no Esófago já com ramificações).
Amigos: acreditem, que eu não sou louco nem herói, apenas mais um de entre tantos que a vida nos dotou de alguma capacidade e oportunidades que não desperdiçamos.
A nossa força de viver e a maneira como encaramos as adversidades, são fruto de uma longa luta, primeiro quando superamos a dependência do álcool, depois a entrega  total no combate ao flagelo do alcoolismo e não só.
Por cada doente que ajudamos  a recuperar e antes  pelo trabalho que desenvolvemos, e após o tratamento é para nós uma mais valia de valor incalculável, são os nossos meninos que por vezes temos dificuldade em classificar.
Sofremos muito; quando estamos a recuperar um doente e ele caminha para uma vida plena de dignidade e acontece, que por razões que a própria razão desconhece, mergulha de novo no álcool.
Mas voltando ao meu caso pessoal e eu não gosto de me individualizar, porque eu não sou um herói , mas apenas um lutador. Lutador que se tenho força que me permite  superar, quase tudo com  grande `s vontade, é  porque:
1º - O apoio que sinto dos muitos mas mesmo muitos amigos que se solidarizam comigo no meu dia a dia.
2º - Porque estou tão à vontade porque sei: que o Cancro numa me poderá ganhar.
Digo nunca me conseguirá ganhar: porque a minha vida e obra vai  muito para lá de mim e isso ele não conseguiráa nunca lá chegar.
3º - Que me perdoem os meus amigos mas o ponto da situação clínica farei-o sempre e só em eucontraela.blogspot.com
Até logo e vivam um dia de cada vez pleno de luta, que essa luta vai conduzir-nos a um poço de grandes energias.
Abraços ou Beijos.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Importância da Vida no dia a dia

Se é certo que a vida só tem valor, se dentro dela e no nosso dia a dia,  soubermos aproveitar algo que ela nos faculta, e que depende de nós viver e não simplesmente vegetar.
Mais importante que a escandaleira que nos dão conhecimento, seja através dos jornais, das televisões, das Rádios, dos Jornais etc. etc., n que respeita às benesses aos bancos, aos amigos, aos filhos e enteados,onde nos aparece a maioria dos comentadores a comerem do pote e a arvorarem-se em beneméritos de primeira água.  AO ROUBO ESCANDALOSO DO MEU SPORTING,no último fim de semana.
Há e haverá sempre coisas mais importantes, como a solidariedade, com toda aquela força motora que nos corações vai brotando amor e  que ao fim de cada dia nos leva a concluir que nos sentimos de bem com nós mesmos, quando concluímos que algo de positivo fizemos em prol dos outros.Felizes por sentimos que é e em volta desses que giram e conseguimos ganhar as nossas próprias forças, forças capazes e suficientes para ultrapassarmos as nossas próprias adverrsidades e muitas vez mágas e sofrimento, que para ajudarmos escondemos..
Deixou escrito o filósofo: que citar exemplos não é a melhor forma de incentivar, mas a única.
Cada vez esta frase escrita na Pedra que já conta muitos anos, faz mais sentido  no nosso dia a dia e mais ainda se atualizada no nosso diaa a dia.
Ao termos em cada dia conhecimentos de pessoas que travam lutasde sobrevivência  impressionantes no seu dia a dia,, que com uma força desmedida que têm dentro de si, suportam as agruras e as maiores adversidas das adversidades e quee ainda lhe sobram muitas forças para se movimentarem na ajuda ao próximo.
Gente que adquiraram essas experiências nas Universidades da Vida, muitas vezes com aulas de sofrimento, trabalhado esforçadamente no seu dia a dia, mas que fosse ou seja de dia ou de noite arrajam ainda tempo "muitas das vezes sacrificando-se a si próprios e suas familias" para poderem chegar junto de quem está carênciado de uma palavra amiga, de um simples gesto, ou de um pequeno contributo para poderem alimentarem-se ou ainda dirigirem-se à Farmácia para adquirir um medicamento que a não o conseguir lhe pode ser fatal.
Como eu admiro e gosto desta minha gente que pertence ao meu País e que exigem muitas vezes o anónimato dos seu actos.
Esta nobre gente de valores superiores, há-os felizmente a nivel mundial,  honro-me de as estatísticas reais apontarem o nosso Portugal como um dos Países que ombreia os primeiros lugartes.
A todos muita força para poderem continuar o dia a dia de partilha.
Aos amigos que continuam interessados em acompanhar a luta que continuo a travar contra o cancro, podem consultar:
O blogue:
 eucontraela.blogspot.com
No facebook etc.
Querer é poder e juntos vamos vencer e ainda ajudar aqqueles que estã desmotivados e vencidos pela doença sem saber como reunir as suas forças interiores para lutar.
Querer é poder.
Não só encontrará o diário clínico, mas com a sua consulta e o comentário, ajudará e muito quem sofre desta maléfica doeença.
Comigo aos coisa não arrefece,
mas fortemente rejuvenesce.
A todos Beijos e Abarços e um óptimo dia de Terça- Feira. 

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Rir dá saúde.Façam o favor, aprendam a rir.


Vamos continuar na senda da boa disposição no seguimento  da  mensagem anterior.
 Quem não ficará maravilhada e bem disposto com a deslumbrante paisagem sobre o Douro.
As fotos a serem públicadas posteriormente farão prova cabal do que aqui é citado.
Herança de Avó para neto....
"Uma avó está para morrer e escreve ao seu querido neto:
- Meu querido neto, vou morrer em breve mas quero que saibas  que deixo a quinta para ti, os tractores, debulhadoras, os cavalos, vacas, cabras, porcos e mais animais, ainda estábulo e todas as plantações, além de 29.800.00 euros.
Trata tudo com cuidado".
- O neto veio logo a correr e diz-lhe:
- Epá avó eu nem sabia que tinhas uma quinta!
Onde fica?
Perguntou o neto:
A avó dá um último suspiro antes de morrer responde:
- Meu querido neto, ela fica no Facebook.
E esta hein.
Olhem a inteligência do raio da velha.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Monte de S. Leonardo- Gadafura - Peso Régua. Somos tão felizes quando partilhamos a nossas companhias


Grande e enorme felicidade sentido em convívio.
Ainda maior felicidade sentimos, quando olhammos para o lado: - Para o nacional, para o mundial e sabemos que infelizmente uma parte das pessoas se caluniam, se detestam pelo ciúme, fomentam guerras e até chamam de saloios e a roçar o de malcriados quando alguém educadamente entra num café ou outro local  qualquer, educadamente ainda sustenta a regra da boa educação que nos foi legada pelos nossos antepassados, e não dispensa a salvação com um bom dia ou boa tarde.
Úm cumprimento com sentimento e desejo de felicida por ver que quem cumprimenta se encontra bem, e se não que com esse simples gesto possa levantar a Auto- Estima de quem ao ouvir essa salvação a receba como um estimulo, de uns tantos receba na volta a indiferença e por vezes comentários desprestigiantes de gente que a educação é palavra que não consta do seu dicionário. Mas os actos terão de ficar com quem os pratica.
Passeio/Convívio Inesquecível para quem nele conviveu e partilhou.
Partindo para um passeio de onde se pode conviver com paisagens maravilhosas, ou não seja o Douro Vinhateiro visto do alto de um Monte (S. Leonardo, Gadafura, Peso da Régua) local que nos presenteia com  paisagem deslumbrante e de beleza única, onde o nosso olhar se prende, e a nossa mente se vitamina com tão rica imaginação.
Juntar duas excursões com mais de 100 pessoas, seguir-se juntos, parar nos mesmos locais e logo ali na primeira paragem todos ser misturam e estabelecem o primeiro contacto como se já se tivessem encontrados muitas outras vezes.
Trocam-se palavras e experiências e recordam outras viagens e coisas muito boas já vividas.
Relato de um Convívio.
Tudo aconteceu como o previsto :
- Partida de Lourosa, vinda a Nogueira da Regedoura, seguiu-se pela A41 (O rezar do Terço, como é habitual) via Marginal. Encontro em Sebolido, com nova Associação Sebolido Vivo (do qual sou seu associado), lá seguimos juntos:
- Com Pequeno Almoço em Amarante, paragem de uma hora em Vila Real, rumar até ao Monte de S. Leonardo.
Chegados ali:
- Quem levava farnel comeu debaixo das árvores e nas mesas que lá existem.
Quem preferiu o Restaurante:
- No total (25 pessoas) estava o almoço marcado no " Restaurante único lá existente" mas que foram servidos, segundo o que nos  foi transmitido,  muito bem e os preços a pagar compatíveis.
Uma excursão levava uma aparelhagem com música. A  outra : acordeão, bombo ferrinhos etc.
 Fizeram-se como convinha para os executantes descansarem, actuações alternadas.
Com toda a normalidade o bailarico aconteceu.
Como estava previsto:
- (especial agradecimento ao Senhor Presidente da Junta de Gadafura pelo empenho e o seu Irmão, pelo e disponibilidade em nos ter aberto os quartos de banho logo pela manhã, para depois e pelas 15h30m a Capela.
O nosso reconhecido agradecimento pela hospitabilidade, mesmo que para nos proporcionar essa possibilidade de a visitar-mos, ela tenha tido de interromper um almoço e convívio familiar.
Muito obrigado e aqui fica o devido registo.
O nosso muito obrigado aos dois e um forte abraço. Bem Hajam.
Pelas 16 horas, seguimos à Regua, para a habitual compra dos famosos rebuçados. Rumo  Parque das Merendas de Penafiel para o Lanche, paragem de uma horas e seguimos até Nogueira da Regedoura/Lourosa, onde chegamos por volta das 21h30m.
Pena que o tempo não tenha dado para parar uma hora no arraial em Sebolido para montar a nossa aparelhaegm e ali se fazer o bailarico a fechar.
Mas o tempo nesta coisass corre muito depressa.
A vida é bela e os convívios salutares são uma forte razão para nos sentormos felizes.
Obrigado a quem com nós conviveu e só assim tornou esta realização possivel, como a todos os amigos que vão ter a pachorra de ler esta longa reportagem.
É, Bonito e bom?
Tirem as vossas ilações.
Obrigados, uma boa segunda- feira para todos, aproveitem para se divertirem.
Como eu fui feliz ali.

sábado, 13 de agosto de 2011

Adoro o meu Portugal.


O nosso País é muito Lindo
Como outro não há igual
Neste cantinho vamos sorrindo
Porque amamos o nossso Portugal.
Poi é..... A Força da Natureza.... e de um Povo
Por mais que tentem; nunca vão conseguir. Porque nada nem ninguém terá força para conseguir acabar com aquilo que de belo nos foi oferecido pela Mãe Natureza. Podem como o fazem deferir-lhe muitos golpes assassinos, mas seguramentre que eles saberão resistir.
O nosso país é de um beleza impar, só quem o conhece, o sabe estimar e com ele  partilha, o pode avaliar.
Não é obra do acaso, os Turisticas nos visitarem, apaixonarem-se por ele, ou por aqui assentarem arraiais.
Mas o papel preponderantre cabe ao turista português dentro do seu próprio País. Aquele carregando o farnel, o tal que semanalmente se junta em grupo de meia centena e viajam por esses locais para admirarem tudo o que temos de belo e até muitas vezes o fazem repetidamente. Porque, em cada cantinho deixaram uma saudade, enfim um pouco de si.
É, precisamente desta gente humilde, que sabe amar e não tem complexos em se juntar-se em excursões e conviver com essas lindissimas e atractivas paisagens, como ainda terem força para fazerem disso um dia de grande  festa.
Amanhã a GADATA organiza um desses passeios e vai juntar-se a uma outra Associação de uma pequena aldeia que é de Sebolido, juntos nos vamos deslocar até Monte se S. Lernardo na Freguesia da Gadafura e alí nós com música gravada, mas levando uma aparelhagem para o bailarico onde vamos parar. Os outros nossos amigos e companheiros fazem-se acompanhar de um acordeonista.
Viva o convívio e a sã Camaradagem.
A rende de casa , a água e a electrecidade isto de passeios é de quando em vez.
A vida é bela, basta que a saibamos viver,
Nota:
Para os mais distraídos basta lembrar que no meu caso pessoal: corri o Mar e a Marinha, que adoro aquele cantinho do Lago Niassa e Moçambique em geral, bem como outros países.
Mas este!!! É o mais belo de todos.
Só poderia mesmo ter nascido aqui.

Povo nobre... Posso e devo reclamar

Fomos um pobre nobre onde elegeram heróis e deusaram Santos, mas simultaneamente, tambem elegeram sempre maus governantes que ao longo dos séculos, sempre se aproveitaram das riquezas, para eles e para os seus amigos, deixando o Zé povinho: -Analfabeto, Embrutecido e na mais penosas miséria, atribiuindo a uma maioria o estatuto de mendigo..
Foi quase  sempre assim, e continuam com este método a levar a água ao seu moinho, com hipócrisias repugnantes disfarçadas  em beneméritos distribuidores de umas escassas migalhas aos pobres, no intuito de  os calar perante todas as injustiças e depois em altura de eleições, lhes fazerem umas tantas promessas e estes lhe pagar com o seu voto, para apregoarem aos sete ventos que são eleitos pela vontade de um povo.
Veja-se o exemplo deste governo em dito tempo de crise, passarem de nove para onze os administradores da Caixa Geral de Depósitos, apenas e só para servir de bandeja a sua clientela.
Para terem mais possibilidades de acertarem e como se não bastasse os anunciados cortes e impostos ainda nos brindam com mais orçamentos rectificativos.
Perante todo este cenário a Igreja reinate vai "reinando", proferindo, aqui e além umas frases feitas e de ccircunstância, como aqueelas pronunciadas pelo Cardeal e o reitor do Santuário de Fátima, quem sabe se a querer fazer crer que não há pobres, nem culpados pela situação a que nos conduziram.
Louvável as vozes  discordantes dessa mesma igreja, como a do bispo D. Januário e de frei Fernando Ventura a darem voz aos pobres, os verdadeiros destinatários do Evangelho.
Mas que rápidamente foram abafadas.
Quase tudo o que fazemos poderá parecer não ter importância mas é importante que o façamos.