sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Canta a rola, pia o Cuco - Adiafa

                    A minnha singela homenagem áquele alentejo que já foi o celeiro da Nação.

Para  aqueles que adoram, para o que gostam, para os que onde vir a gostar e para os que teimam em não gostar.

"A Desigualdade de direitos é a primeira condição para que haja direitos."



"A Ganância não tem Limites"
     Agora cobiçam até o pouco que os pobres têm, a servidão fiscal, exigem pagar, como eles, impostos.!!!
Os detentores da moeda tomaram conta do mundo após submeterem a raça humana ao dinheiro que eles lograram possuir.
O humanismo, o liberalismo submeteu-se ao lucro, aos dividendos, à especulação bolsista, onde se travam as novas batalhas não pela sobrevivência da Humanidade mas pela manutenção dum padrão de vida imposto aos ditos "homens civilizados" que obriga ao consumismo alienante que vai sustentar o poder dos novos opressores e exploradores.
O Homem que era o motivo de todos os desígnios, de todo o progresso, de toda a civilização, foi sacrificado à Economia, foi secundarizado pelo cifrão, já não vale nada.
Uma nova forma de poder e de submissão muito parecido com os senhores feudais, surgiu para os humanos? ( Ou desumanos?) que possuem avultados valores, através dos juros ou lucros obtidos no desconto de títulos ou troca de moedas; entre o valor real da moeda e o seu valor nominal, vivam novamente à custa dos humanos que trabalham mas não possuem, os laboratore, os que laboram.
Todos os empresários portugueses são claramente a favor de qualquer medida que acentue as desigualdades socias.
Já vai da Sorte....Será???

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Sapateiro = Memórias da Minha Infância.

Vejam as fotos públicadas hoje no blogue:
eucontraele.blogspot.com
        Façam p.f. o vosso comentário, ajudar custa tão pouco

                          ÉS MESMO UM " SAPATEIRO"!
                          Olha que serviço o  teu?
                        Isto é obra que se apresente?
- Era a expressão que se utilizava  (e ainda hoje há quem a use ) para depreciar um trabalho que não agradava e para apoucar quem o tinha executado.
Mas não é nesse sentido que hoje tenciono empregá-lo.
No meu tempo de criança e até aos meus vinte anos, os sapateiros avulsos abundavam pelas freguesias.
Nesses bons velhos tempos era fácil encontrar-se onde menos se esperava um sapateiro à porta de casa, acomodado num banquito de madeira com uma abertura no meio para tranquilidade do traseiro.
Na frente, a banqueta de trabalho.
Um pouco de cavaqueira com um amigo que passasse que dava para espairecer e às vezes mesmo para ir mais longe...
O Chocalho do Sapateiro Alentejano...
Numa Vila Alentejana um desses muitos Sapateiros existiu em tempos que trabalhava no rés -do-chão da casita com frente para uma das ruas com mais movimento.
Talvez por brincadeira e para ajdar a passar o tempo, teve a ideia  (por alguns considerada extravagante ) de comprar um chocalho grande, como costumam usar os bóis de guia ou os cabrestos que acompanham os touros e ajudam a recolhê-los ao touril no fim das lides nas touradas.
De vez em quando o nosso sapateiro tocava o chocalho.
A principio ninguém sabia o que aquilo significava mas veio a descobrir-se que a música se fazia ouvir quando passava algum individuo a quem a mulher era infiel.
O certo é que o chocallho tovcava algumas vezes ao dia, com grande escândalo da vizinhança, que assomava à porta ou à janela para ver quem era o desgraçado.
Um dia estava a conversar com o nosso homem um dos indivíduos já visados quando passou na rua um filho do sapateiro há pouco tempo casado mas de quem se dizia que a mulher o "enfeitava".
Então o tipo, virando-se para o mestre sapateiro, não se conteve  e disse em tom chocarreiro: toque-lhe o chocalho, vá, toque...
O pobre homem olhou e ao ver que quem passava ea o filho ficou varado e daí por diante nunca mais se ouviu o chocalho alarmante.
Ao retirar-se, o outro não se conteve que não sentenciasse:
"Quem tiver telhados de vidro não deve atirar pedras ao do vizinho.
Esta história ficticia ou poderá até ser verdadeira, não visa beliscar minimamente a dignidade da mulher alentejana por quem nutro uma grande estima e respeito.
Viva o povo alentejano.

Por utras razões = Quiometerapia e Radioterapia. Foi o começo.

Ontem foi o dia em que comecei a Radioterapia e Quiometerapia.
Pela manhã (onze horas) e com uma duração de cerca de meia hora lá fiz o primeiro tratamento. Tudo correu como o previsto.
Na parte da tarde a partir das 14h30m comecei a quiometerapia, com desconheciemento total mdo que seria, fui percebendo ao longo das cerca de cinco horas e meia que o mesmo teve de duração.
É um teste à paciência e bem confortado, num quarto com a companhia da filha e da Senhora Enfermeia até deu para dormir.
Também tudo correu pelo melhor.
Aqui começa em termors medicamentais a luta tenaz contra o tal fulano a quem atribuíram o nome de Cancro e neste caso no Esófalo.
Como já passa das dez e a filhota já está pronta lá vou até à Clínica Quadrante para mais um tratamrnto de Radioterapia.
Já me começo a habituar e a ter falta da forma carinhosas como lá sou recebido.
Por ser verdade é de inteira justiça aqui referênciá-lo.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mentiu, Mentiu e Mentiu. Que vá mentir ó Carvalho


MENTIU!
Passos.jpg 
Passos Coelho disse que chumbava o PEC IV do anterior Governo porque não se podia pedir mais sacrifícios aos portugueses. Afinal podia-se. Mentiu.
Outra razão para o chumbo do PEC IV era que o partido tinha sido apanhado de surpresa com as medidas lá constantes. Afinal conhecia-as e em detalhe, depois de uma reuinão de quatro horas com Teixeira dos Santos. Mentiu.
Durante a campanha, defendeu sempre a redução da Taxa Social Única, garantindo que era uma medida acertada e que o seu governo iria levá-la adiante. Logo que tomou posse, informou que iria criar uma comissão de análise e avaliação da medida proposta. Ou seja, afinal não tinha tanta certeza sobre a bondade da medida. Mentiu.
A 1 de Abril, dia das mentiras e em plena campanha eleitoral, garantiu que era uma parvoíce cortar nos subsídios (férias e Natal). Logo que tomou posse, aplicou um corte no subsídio de Natal, mesmo para quem não o aufira (como é o meu caso, enquanto trabalhador independente). Mentiu.
Este corte no subsídio, que não é mais do que um imposto extraordinário (enquanto os empresários pagam menos impostos, com a redução da TSU, os trabalhadores pagam mais), foi justificado com a evolução da situação económica. Ora, esta medida até já estava prevista no programa de governo do PSD e já tinha sido discutida (como revela o Expresso) na semana passada, ainda antes de serem publicamente conhecidos os números de execução orçamental, suposto motivo para o imposto. Mentiu.
Passos Coelho justificou ainda este imposto com os números de execução orçamental do primeiro trimestre deste ano. Mas sucede que esses números já eram conhecidos quando a troika cá veio e analisou as nossas contas. O PSD e o CDS ficaram, então, a conhecê-los. E assinaram o memorando. Mentiu.
Passos Coelho prometeu cortar nas despesas. Iria reduzir o número de Ministros, para o efeito. Dos dezasseis do anterior governo, passámos a ter onze. Secretários de estado, que eram vinte e cinco, passaram a ser trinta e cinco. Ou seja, mais despesa. Mentiu.
Uma das primeiras medidas de Passos Coelho foi passarem os elementos do governo a viajar em classe económica. Afinal, já não pagavam os bilhetes, foi uma medida para eleitor ver. Mentiu.
Passos Coelho disse que não iria contratar boys para o governo. Miguel Relvas e Marco António Costa, dois dos elementos fortes do aparelho social-democrata, foram dos primeiros a ser contratados, seguindo-se assessores contratatos a blogues apoiantes, premiando as batalhas blogosféricas travadas nos últimos anos. E as nomeações dos boys PSD/CDS para a Caixa Geral de Depósitos, e não só? Mentiu.

domingo, 21 de agosto de 2011

Misérias e coisas muito boas.

Porca Miséria
O Problema com as Agências de Rating e os três AAA das agências de notação, é a palavra dos politícos valer três zeros.
Bateu no fundo.
Quando uma declaração de um governante alemão pode lançar milhares de trabalhadores no desemprego em Portugal. Está tudo dito....
Mais palavras para quê?

SENTIA JÁ TANTAS SAUDADES....
Desde que me foi diagnosticada a doença: que, não tinha voltado a Espinho nem para caminhar no Passadiço, nem para ver o Mar.
Saudades....Como podia não as ter?
Se aqueles locais eram as minhas companhias em muitos dias no mês. Sinceramente sentia imensas  saudades.
Hoje Domingo, levantei-me por volta das nove da manhã, o tempo estava convidativo e lá fui eu na Scotter em camisa de mangas curtas até aquele que seria o lugar desejável.
Parei a respectiva e lá caminhei no Passadiço  cerca de 800 metros.
Parei a deliciar-,me com o mar chão e como não podia deixar de ser; trocamos umas mensagens.
Se senti, pena de não fazer o trajecto habitual? Claro que senti.
O Passadiço estava com muitos caminhantes. Eu tinha outros compromissos e aqueles 20 minutos ali passados foi um reabastecer de novas vitaminas.
Como é maravilhoso termos estas paixões, a quem dedicamos grandes amores.
Senti-me rejuvenescido e se calhar a aragem do mar abriu-me o apetite.
Comi muito mais.
Quando sabemos amar, apaixonamo-nos por qualquer local.
Hoje Fui muito feliz ali.

sábado, 20 de agosto de 2011

Rio Douro é Generoso, para quem ele viu nascer.

Sabe-se que o Rio não é rancoroso, não se vinga mesmo que se trate de amigos que ele viu nascer, acompanhou e ajudou a crescer, sendo mesmo o principal suporte da sua sobrevivência alimentar.
Durante muitos anos o Tarim, não só teve o Douro como companhia diária, como pescou nele e ainda muito jovem esteve quase a afogar-se.
Mas havia sempre uma mão amiga a ajudar e a evitar uma tragédia.
Era para nós crianças: aliciante o desafiar o rio, "nesse tempo de fortes correntes", para as nossas idades e em vez de andarmos a nadar pelos sítios baixos, procurava-mos os pontos mais fundos.
Houve naquele tempo apenas uma só pessoa que se afogou.
O Tarim à cerca de 46 anos que não navegava nem fazia uma pescaria rio abaixo.
Hoje tive a honra de ele me acompanhar a convite meu ,para uma pescaria, certo que pedi ao nosso Rio que fosse generoso para com ele.
Disse-lhe que bem sabia que ele sabia perdoar.
Fui atendido.
O nosso antigo pescador voltou a recordar outros bons velhos tempos como aquele em que ele ainda muito pequenino me dizia: Ó Rar rema pra terra Rar, que o barco avai ao tundo. "Sim Tundo e não fundo".
O Nosso Rio presenteou-o com uns muges, uma carpa, uns Perca Lúcios e um Barbo.
O nosso António Ferreira ficou radiante e com a certeza de que o seu/nosso Rio tem um coração enormíssimo e com muito amor para dar.
Ele sentiu-o e recebeu essa mensagem.
Coversas com um Rio com um Irmão por companhia.
O Tarim é o meu Irmão mais novo e apenas se lhe segue uma cachopa a nossa Ternina.
Quem tem um Rio assim só lhe poderá querer muito e saber que só  poderia mesmo ter nascido ali.
Obrigado meu Rio.
 

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mas que Grande Verdade.

Portugal está a desfazer-se aos bocados, de Norte a Sul e nas calmas, ou não fosse o povo sereno.
De tempos a tempos, lá mais um pedaço de terra ou arriba abaixo, que leva a  que alguns  apelidem tal derrocada de "subsídio de natal".
Os desmoronamentos não param, e sustentar hoje a vida, estirada à sombra das gravosas medidas não é para todos.
Os portugueses, expostos constantemente a perigos e aos abalos que as receitas governamentais provocam, os riscos de escaldões que correm, as dificuldades porque 'passam e vão passar, não se descansam com um aviso sobre a possibilidade de nos vir a cair  em cim mais m aumento de impostos, mais uma queda no salário, mais um corte na saúde, numa regalia conseguida com muita luta etc.
Vivemos  quase todos num sufoco, sob a ameaça permanente e histórica, que não vem do ar mas do diabo que nos governam em S.Bento, e que agora de terço na mão , sem ponta num "pontal" por onde se lhe peguue, apela à concentração social social , num país que foi posto sem conserto, à beira quer da falésia quer da falência.

Conversas diversas = Eu e minha maleita....

Alô Amigos.
Passem  óptima Sexta-Feira - Estou de Férias de serviços Médicos - Vou para o Rio Douro o Meu Amor

Os Blogues:
Servem para falar de tudo um pouco, mas quem diáriamente contacta com outros amigos deve procurar que eles sirvam e abordem coisas importantes, mesmo  que não sejam, por vezes aquelas que os amigos/as mais gostam de ler. Ou ali viessem a encontrar.
Talvez isso aconteça para quem por vezes nada lê o faça, por uma questão de cultura ou de religiosidade.
Isto por vezes,(ou muitas vezes) herdado dos nossos Pais, que foram transportadas até eles pelos nossos avós.
A Doença e a Morte.
 Duas palavras, que a maioria de nós teimamos, em não querer abordar e poucas vezes nos dispomos a ganhar um bocadinho de tempo a ponderar sobre esta realidade e que deveria ser bem aceite por todos nós.
Flizmente que há nascer e morrer e no meio as doenças.
É uma das regras básicas  da Natureza que é imposta a todos, e que felizmente os cientistas não conseguem ultrapassas, se  fosse conseguido, a grande maioria dos que sobreveriam eternamente seriam os parasitas e e todos aqueles que levam toda uma vida  a vegetar.
Uma outra é a doença e todos nós em regra geral não aceitamos falar dela!!!
Muitas  vezes até quando já somos pordadores dela.
Depois acontece uma coisa inacreditável qualqualquer maleita perante a opinião púbica é catastrófica.
Devo confessar muito sinceramente que eu também  até à pouco alimentava essa palermice.
Diagnosticado que me foi o Cancro, ando às apalpadelas, procurando-me informar aqui e ali. Bonito serviço...
Felizmente pelo trabalho que desenvolvo à muitos anos em Associações,  tratando e abordando o problema do alcoolismo, quanto a mim "e sei do que falo muito mais penalisante", leva-me a que supere com muito maior facilidade todas as etapas.
Junto dos Médicos, Técnicas de Saúde, pessoal de Secretaria etc. posso transmitir a mensagem de Empatia, a de juntar odas as minhas forças interiores de que todos dispomos "e são muitas", para qe assim mais fácil se torne lutar evencer.
Vontade essa muito mais direccionado para incentivar os outros do que ajudar a mim mesmo.
Certamente quee isto terá novo desenvolvimento, mas enquanto isso: vão visitando diáriamnete o blogue que trato do tema desta doença e onde eu darei a conhecer a minha situação clínica diária, sem tirar nem acrescentar uma virgula.
Apenas relatarei a pura realidade.
Beijos e Abraço não com  um até logo. Mas um sempre presente.
Consultem o Blogue:
eucontraele.blogspot.com

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A Partilha II

Talvez alguns ou quem sabe  mesmo muitos amigos terão algumas reservas da forma como falo da doença que me foi diagnosticada (um cancro no Esófago já com ramificações).
Amigos: acreditem, que eu não sou louco nem herói, apenas mais um de entre tantos que a vida nos dotou de alguma capacidade e oportunidades que não desperdiçamos.
A nossa força de viver e a maneira como encaramos as adversidades, são fruto de uma longa luta, primeiro quando superamos a dependência do álcool, depois a entrega  total no combate ao flagelo do alcoolismo e não só.
Por cada doente que ajudamos  a recuperar e antes  pelo trabalho que desenvolvemos, e após o tratamento é para nós uma mais valia de valor incalculável, são os nossos meninos que por vezes temos dificuldade em classificar.
Sofremos muito; quando estamos a recuperar um doente e ele caminha para uma vida plena de dignidade e acontece, que por razões que a própria razão desconhece, mergulha de novo no álcool.
Mas voltando ao meu caso pessoal e eu não gosto de me individualizar, porque eu não sou um herói , mas apenas um lutador. Lutador que se tenho força que me permite  superar, quase tudo com  grande `s vontade, é  porque:
1º - O apoio que sinto dos muitos mas mesmo muitos amigos que se solidarizam comigo no meu dia a dia.
2º - Porque estou tão à vontade porque sei: que o Cancro numa me poderá ganhar.
Digo nunca me conseguirá ganhar: porque a minha vida e obra vai  muito para lá de mim e isso ele não conseguiráa nunca lá chegar.
3º - Que me perdoem os meus amigos mas o ponto da situação clínica farei-o sempre e só em eucontraela.blogspot.com
Até logo e vivam um dia de cada vez pleno de luta, que essa luta vai conduzir-nos a um poço de grandes energias.
Abraços ou Beijos.