sábado, 17 de setembro de 2011

Nem Pensar!!!!

Eu nunca trocaria meus amigos, minha vida, minha família por menos uns cabelos brancos ou uma barriga mais lisa. Enquanto vou envelhecendo tornei-me mais amável para mim e menos crítico/a de mim mesma. Eu me tornei minha amigo/a. Não me censuro por comer biscoitos a mais ou por não fazer a minha cama. Ou porque comprei algo bobo que não precisava. Eu tenho o direito de ser desarrumada, "esquisitinha", mais exigente e até meio imprevisível de humores... Vi muitos amigos queridos deixarem este mundo cedo demais e antes de poderem compreender a grande liberdade que vem com o envelhecimento. Quem vai me censurar se resolvo ficar lendo ou jogando no computador até às quatro da manhã e dormir até meio-dia? Eu gosto é de dançar ao som daqueles sucessos maravilhosos dos anos 60 e 70 e chorar por um amor perdido ... Vou andar na praia em um maiô excessivamente esticado sobre um corpo decadente e mergulhar nas ondas com abandono, se eu quiser, apesar dos olhares penalizados dos elegantes! Eles também vão envelhecer... Eu sei que às vezes sou esquecida. Mas há algumas coisas na vida que devem ser esquecidas. Eu me recordo mais das coisas importantes. Claro que, ao longo dos anos, meu coração foi quebrado. Como não quebrar o coração quando você perde um ente querido, quando uma criança sofre ou mesmo quando um amado animal de estimação é atropelado por um carro? Mas corações partidos são os que nos dão força, compreensão e compaixão. Um coração que nunca sofreu é imaculado demais e estéril: nunca conhecerá a alegria de ser imperfeito. Sinto-me abençoada por ter vivido o suficiente para ter meus cabelos grisalhos e ter os risos da juventude gravados para sempre nas rugas do meu rosto. Muitos nunca riram e muitos já morreram antes de seus cabelos virarem prata. Conforme você envelhece é mais fácil ser positivo. Você se preocupa menos com o que os outros pensam. Eu não me questiono mais. Já ganhei o direito de estar errada, de me enganar. Envelhecer é um privilégio e nos permite muita coisa. Os mais jovens têm de compreender isso. Apreciar (e aceitar) o envelhecimento é a maneira mais inteligente de lidar com a inevitável passagem do tempo. A outra alternativa é preferir morrer mais jovem e ainda gostosa... Você quer?? Assim, eu já estou gostando de ser velha. A "velhice" me libertou. Gosto da pessoa em que me tornei. Infelizmente, não vou viver para sempre (ah, como eu queria!). Mas, enquanto ainda estou aqui, não vou perder mais tempo lamentando o que poderia ter sido ou me preocupar demais com o que será. E vou comer sem culpa uma sobremesa todos os dias, se me apetecer!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Conhecimentos

" Os conhecimentos que adquirimos no decorrer da vida são valiosissímos!
Lembro-me de muitas vezes das abordagens psicolólicas.
Registei-as e coloquei estes conhecimentos em prática, tanto na minha vida pessoal como profissional.
Bem -hajam esses benditos mestres."

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Primeira Caminhada GADATA

É: já, que no próximo Domingo vai ocorrer a primeira Caminhada de Solidariedade de Luta Contra o Álcool em excesso e o Grupo de Apoio de Luta Contra o Cancro apoiado pela GADATA vão promover este Evento que ocorrerá a partir das 9h30m , com concentração junto ao Edifício Japoneira em Nogueira da Regedoura.
Será ofertada uma garrafa de água a todos os caminhantes.
A GADATA formula votos para que saiam deste encontro cheios de vontade de partilharem todos os ensinamentos com todos os caminhantes .
De tal forma. a preparem uma apresentação onde todos possamos passar a mensagem que daqui  venhamos a retirar

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"Tremi no escuro da selva,
Alambique de suores.
Estendi na Areia e na Relva
Mulheres de todas as cores.


Moldei as chaves do Mundo
A que outros chamaram seu,
Mas quem mergulhou no fundo
Do sonho, esse fui eu.

O meu saber é diferente
Provo-me e saibo-me a sal
Não se nasce impunemente
NAs praias de Portugal."

Gulherme Alpoim Calvão in Marinho, António - Operação Mar Verde

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Meus amigos....

Meus amigos do Facebook, dos blogues, dos e-mails e mesmo aos insensíveis. Peço um grande favor...
Esta é a semana da educação especial e o mês do Autismo e este pedido é em honra de todos os meninos que a mãe natureza fez de uma maneira única e excepcional.
Vamos lá bons e generosos amigos publicar.

Um abraço, Valdemar Marinheiro
Presidente da GADATA e secção Luta contra o cancro

O Meu Regresso ao Activo

Finalmente voltei, mesmo com grandes limitações cá estou.

domingo, 11 de setembro de 2011

Convívio da Junta de Freguesia de Sebolido no S. Pedro

Cancelos - Sebolido
Motor de vitamina para estas iniciativas.
Obrigado conterrâneos por todo o apoio.








sábado, 10 de setembro de 2011

Mensagem aos meus amigos

Queridos amigos...

Nesta hora não poderia estar indiferente a tantas mensagens de carinho e de conforto pelo que aproveito para vos agradecer.
Tenho-vos a todos no coração e espero em breve estar de novo convosco diariamente.
Até lá, um forte abraço.
Bem Hajam,
Um XI-CORAÇÃO
Valdemar "Ferreira" Marinheiro

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Bosa ouvidos nos ouçam

Dezasseies personalidades (gosto prticularmente da palavra" personalidades" porque não significa coisa nenhuma e  um significante sem significado nem referente  é sempre uma aventura da linguagem) das mais dipersas áreas-jornalísticas, políticos empresários, sindicalistas, polícias, militares, mais o inevitável bastonário dos advogados-confessaram-se ao DN receosos de serem alvo de escutas, pelo que "quando falam ao telefone, têm cuidado" (imagino que dizer palavrões, pois podem estar a serem escutados por uma senhora.)
Uns ouvem "ruidos estranhos" outros  "pequenos sons" e "sinais", outros têm "a conversa subitamente interrompida"  e outros  já só falam abertamente ao telefone quando falam de vinhos.


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A Visita

Um velho casal
Sentado à  lareira
Fazia projecto
Para a vida inteira

Bateram a porta....
Perguntaram então:
- Quem é que assim bate
Com tanta aflição ?!

Com voz tenebrosa
Do lado de fora
Respondem : - É a morte!
Abri. Está na hora...

- Vai lá maridinho!
- Vai tu! Digo eu!
No jogo do empurra
Nenhum se mexeu.

O velho triste.
A velha zangada...
Aquela visita
Era bem escusada...

Havia um postigo.
E a morte lá entrou.
Tomou-os aos dois
Consigo os levou....

Adeus, ó projectos!
Adeus, ó porvir!
Quando a morte chega.
Não que fugir.

Felizmente que ela não poupa ninguém se o fizesse mesmo que com raras excepção, este seria horroroso.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Envolvo-vos


Envolvo-os
Nos meus Rios, Meu Lago eBraços de Mar
Envolvo-vos
No que de bom tenho e vos quero dar
Nas marés que ainda virão
As estrelas que se acenderão
Nas palavras que sempre vos direi
quero envolver-vos.
No meu Rio, no meu Lago Niassa e nos meus Braços de Mar
Gostava de dizer-vos mas não posso.
Porque as palavras
Podem não existir.
Mesmo que ditas
Por quem as sente.
Envolvo-vos nos vossos/meus rios,
nos nossosa  braços de mar e nosso Lago Niassa
Sei que vou ser feliz e quero envolver-me neste nosso mundo de partilha

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Querer é Poder... deixar de lutar é morrer

Foi num dos fins-de-semana passados  que mais de 184 pessoas presentes no Evento realizado no Salão Paroquial de Nogueira da Regedoura, ouviram de viva voz do Presidente da GADATA no encerraamento  do Evento; que a partir dali entaria com acção imediata uma Secção de Apoio de Luta Contra o Cancro e que a mesma  ficaria integrada na Associação e que passaria a funcionar em Nogueira da Regedoura, sendo que abrangente a todo o Concelho da Feira e aos Concelhos vizinhos.
Que era sua convicção que "As Associações valem pela força dos seus Associados".
E da generosidade dos amigos de causas que abalam a nossa sociedade.
Que não se reviam nem limitavam a um mero programa que lhe permitisse alguns patacos vindos de entidades oficiais, mas que queriam autonomia.
Fundamentando a razão da proposta que tinha feito à Direcção a que preside era o ter tido conhecimento dias antes, que lhe tinha sido diagnosticado um Cancro maligno no Esófago e que com tal se iria empenhar nesta frente de combate, e que já tinha criado um blogue eucontraele.blogspot. Facebook Valdemar contraocancro.
A adesão a es Secção de Luta Contra o Cancro é totalmente gratuita e aberta a quem o desejar. Que terá o Apoio da GADATA e contará com o Presidente da Direcção.
Mais.  que a citada secção já contava com o apoio de outros portadores da doença do Cancro.
Que pela parte que lhe tocava que recusava receber pessoas em sua casa ou se for caso disso no Hospital, porque a experiência adquirida na luta o levava a concluir que esse trabalho é proveitoso quando feito no dia-a-dia em em encontros casuais.
Que querer é poder.
Assim a Secção agora criada e a proposta da criação da mesma  por agora provisória mas entraria em funcionamento imediatamente.
Que iria ser pedido uma Assembleia Geral extraordinária à Presidente da Assembleia Geral com a maior brevidade, cumprindo os prazos estatuários, que seria elaborado um documento e a forma legal de funcionamento e se iria pedir um parecer jurídico, ao amigo Advogado e cooperante da Associação Manuel Correia dos Santos.
Sem, outro assunto e após cantados os parabéns foram e partido e servido o bolo e aperitivos e bebidas refrigerantes a todos os presentes, foi encerrado o Evento já passado da meia noite.
Junte-se  a nós.
Todos somos poucos.
A Secção trabalhará em separado, mesmo que sobre a responsabilidade da Associação. Mesmo que o álcool seja o maior fornecedor ao seu parceiro cancro.
Secção de Luta Contra o Cancro
Com o apoio da GADATA
Foi públicado pelo Jornal Espinho Alerta  e com a devida vênia.

domingo, 28 de agosto de 2011

O muito de poucos dá... pouco

O rebate de consciências de algunms ricos notáveis, de que não é admissível continuarem a ser mimados pelos governos, no que aos impostos  diz respeito, vai certamente valer-lhe o ódio de muitos, mais habituados a fazer exigências do que a colaborar com os governantes.
Fazendo axioma da frase "o pouco de muitos dá muito; o muito de poucos dá pouco", muitos capitalistas vivem convencidos de que nada devem  à sociedade, antes pelo contrário, todas as honras lhes são devidas, despindo a eito, se alguma conjuntura mais complexa lhes ameaça redução nos lucros.
Esta casta de patrões treme sempre que ouve falar em justiça social, porque o que realmente os faz felizes é poder dispor de muitos braços de espinha dobrada e boina na mão, sempre dóceis para todo o serviço, mandando às malvas vocações e qualificações...

sábado, 27 de agosto de 2011

Mestre Alentejano - Fado Corrido

Não vale a pena adjectivar palavras a qualidade fala por si. Não Perca Por Nada deste mundo e do outro.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Canta a rola, pia o Cuco - Adiafa

                    A minnha singela homenagem áquele alentejo que já foi o celeiro da Nação.

Para  aqueles que adoram, para o que gostam, para os que onde vir a gostar e para os que teimam em não gostar.

"A Desigualdade de direitos é a primeira condição para que haja direitos."



"A Ganância não tem Limites"
     Agora cobiçam até o pouco que os pobres têm, a servidão fiscal, exigem pagar, como eles, impostos.!!!
Os detentores da moeda tomaram conta do mundo após submeterem a raça humana ao dinheiro que eles lograram possuir.
O humanismo, o liberalismo submeteu-se ao lucro, aos dividendos, à especulação bolsista, onde se travam as novas batalhas não pela sobrevivência da Humanidade mas pela manutenção dum padrão de vida imposto aos ditos "homens civilizados" que obriga ao consumismo alienante que vai sustentar o poder dos novos opressores e exploradores.
O Homem que era o motivo de todos os desígnios, de todo o progresso, de toda a civilização, foi sacrificado à Economia, foi secundarizado pelo cifrão, já não vale nada.
Uma nova forma de poder e de submissão muito parecido com os senhores feudais, surgiu para os humanos? ( Ou desumanos?) que possuem avultados valores, através dos juros ou lucros obtidos no desconto de títulos ou troca de moedas; entre o valor real da moeda e o seu valor nominal, vivam novamente à custa dos humanos que trabalham mas não possuem, os laboratore, os que laboram.
Todos os empresários portugueses são claramente a favor de qualquer medida que acentue as desigualdades socias.
Já vai da Sorte....Será???

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Sapateiro = Memórias da Minha Infância.

Vejam as fotos públicadas hoje no blogue:
eucontraele.blogspot.com
        Façam p.f. o vosso comentário, ajudar custa tão pouco

                          ÉS MESMO UM " SAPATEIRO"!
                          Olha que serviço o  teu?
                        Isto é obra que se apresente?
- Era a expressão que se utilizava  (e ainda hoje há quem a use ) para depreciar um trabalho que não agradava e para apoucar quem o tinha executado.
Mas não é nesse sentido que hoje tenciono empregá-lo.
No meu tempo de criança e até aos meus vinte anos, os sapateiros avulsos abundavam pelas freguesias.
Nesses bons velhos tempos era fácil encontrar-se onde menos se esperava um sapateiro à porta de casa, acomodado num banquito de madeira com uma abertura no meio para tranquilidade do traseiro.
Na frente, a banqueta de trabalho.
Um pouco de cavaqueira com um amigo que passasse que dava para espairecer e às vezes mesmo para ir mais longe...
O Chocalho do Sapateiro Alentejano...
Numa Vila Alentejana um desses muitos Sapateiros existiu em tempos que trabalhava no rés -do-chão da casita com frente para uma das ruas com mais movimento.
Talvez por brincadeira e para ajdar a passar o tempo, teve a ideia  (por alguns considerada extravagante ) de comprar um chocalho grande, como costumam usar os bóis de guia ou os cabrestos que acompanham os touros e ajudam a recolhê-los ao touril no fim das lides nas touradas.
De vez em quando o nosso sapateiro tocava o chocalho.
A principio ninguém sabia o que aquilo significava mas veio a descobrir-se que a música se fazia ouvir quando passava algum individuo a quem a mulher era infiel.
O certo é que o chocallho tovcava algumas vezes ao dia, com grande escândalo da vizinhança, que assomava à porta ou à janela para ver quem era o desgraçado.
Um dia estava a conversar com o nosso homem um dos indivíduos já visados quando passou na rua um filho do sapateiro há pouco tempo casado mas de quem se dizia que a mulher o "enfeitava".
Então o tipo, virando-se para o mestre sapateiro, não se conteve  e disse em tom chocarreiro: toque-lhe o chocalho, vá, toque...
O pobre homem olhou e ao ver que quem passava ea o filho ficou varado e daí por diante nunca mais se ouviu o chocalho alarmante.
Ao retirar-se, o outro não se conteve que não sentenciasse:
"Quem tiver telhados de vidro não deve atirar pedras ao do vizinho.
Esta história ficticia ou poderá até ser verdadeira, não visa beliscar minimamente a dignidade da mulher alentejana por quem nutro uma grande estima e respeito.
Viva o povo alentejano.

Por utras razões = Quiometerapia e Radioterapia. Foi o começo.

Ontem foi o dia em que comecei a Radioterapia e Quiometerapia.
Pela manhã (onze horas) e com uma duração de cerca de meia hora lá fiz o primeiro tratamento. Tudo correu como o previsto.
Na parte da tarde a partir das 14h30m comecei a quiometerapia, com desconheciemento total mdo que seria, fui percebendo ao longo das cerca de cinco horas e meia que o mesmo teve de duração.
É um teste à paciência e bem confortado, num quarto com a companhia da filha e da Senhora Enfermeia até deu para dormir.
Também tudo correu pelo melhor.
Aqui começa em termors medicamentais a luta tenaz contra o tal fulano a quem atribuíram o nome de Cancro e neste caso no Esófalo.
Como já passa das dez e a filhota já está pronta lá vou até à Clínica Quadrante para mais um tratamrnto de Radioterapia.
Já me começo a habituar e a ter falta da forma carinhosas como lá sou recebido.
Por ser verdade é de inteira justiça aqui referênciá-lo.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mentiu, Mentiu e Mentiu. Que vá mentir ó Carvalho


MENTIU!
Passos.jpg 
Passos Coelho disse que chumbava o PEC IV do anterior Governo porque não se podia pedir mais sacrifícios aos portugueses. Afinal podia-se. Mentiu.
Outra razão para o chumbo do PEC IV era que o partido tinha sido apanhado de surpresa com as medidas lá constantes. Afinal conhecia-as e em detalhe, depois de uma reuinão de quatro horas com Teixeira dos Santos. Mentiu.
Durante a campanha, defendeu sempre a redução da Taxa Social Única, garantindo que era uma medida acertada e que o seu governo iria levá-la adiante. Logo que tomou posse, informou que iria criar uma comissão de análise e avaliação da medida proposta. Ou seja, afinal não tinha tanta certeza sobre a bondade da medida. Mentiu.
A 1 de Abril, dia das mentiras e em plena campanha eleitoral, garantiu que era uma parvoíce cortar nos subsídios (férias e Natal). Logo que tomou posse, aplicou um corte no subsídio de Natal, mesmo para quem não o aufira (como é o meu caso, enquanto trabalhador independente). Mentiu.
Este corte no subsídio, que não é mais do que um imposto extraordinário (enquanto os empresários pagam menos impostos, com a redução da TSU, os trabalhadores pagam mais), foi justificado com a evolução da situação económica. Ora, esta medida até já estava prevista no programa de governo do PSD e já tinha sido discutida (como revela o Expresso) na semana passada, ainda antes de serem publicamente conhecidos os números de execução orçamental, suposto motivo para o imposto. Mentiu.
Passos Coelho justificou ainda este imposto com os números de execução orçamental do primeiro trimestre deste ano. Mas sucede que esses números já eram conhecidos quando a troika cá veio e analisou as nossas contas. O PSD e o CDS ficaram, então, a conhecê-los. E assinaram o memorando. Mentiu.
Passos Coelho prometeu cortar nas despesas. Iria reduzir o número de Ministros, para o efeito. Dos dezasseis do anterior governo, passámos a ter onze. Secretários de estado, que eram vinte e cinco, passaram a ser trinta e cinco. Ou seja, mais despesa. Mentiu.
Uma das primeiras medidas de Passos Coelho foi passarem os elementos do governo a viajar em classe económica. Afinal, já não pagavam os bilhetes, foi uma medida para eleitor ver. Mentiu.
Passos Coelho disse que não iria contratar boys para o governo. Miguel Relvas e Marco António Costa, dois dos elementos fortes do aparelho social-democrata, foram dos primeiros a ser contratados, seguindo-se assessores contratatos a blogues apoiantes, premiando as batalhas blogosféricas travadas nos últimos anos. E as nomeações dos boys PSD/CDS para a Caixa Geral de Depósitos, e não só? Mentiu.

domingo, 21 de agosto de 2011

Misérias e coisas muito boas.

Porca Miséria
O Problema com as Agências de Rating e os três AAA das agências de notação, é a palavra dos politícos valer três zeros.
Bateu no fundo.
Quando uma declaração de um governante alemão pode lançar milhares de trabalhadores no desemprego em Portugal. Está tudo dito....
Mais palavras para quê?

SENTIA JÁ TANTAS SAUDADES....
Desde que me foi diagnosticada a doença: que, não tinha voltado a Espinho nem para caminhar no Passadiço, nem para ver o Mar.
Saudades....Como podia não as ter?
Se aqueles locais eram as minhas companhias em muitos dias no mês. Sinceramente sentia imensas  saudades.
Hoje Domingo, levantei-me por volta das nove da manhã, o tempo estava convidativo e lá fui eu na Scotter em camisa de mangas curtas até aquele que seria o lugar desejável.
Parei a respectiva e lá caminhei no Passadiço  cerca de 800 metros.
Parei a deliciar-,me com o mar chão e como não podia deixar de ser; trocamos umas mensagens.
Se senti, pena de não fazer o trajecto habitual? Claro que senti.
O Passadiço estava com muitos caminhantes. Eu tinha outros compromissos e aqueles 20 minutos ali passados foi um reabastecer de novas vitaminas.
Como é maravilhoso termos estas paixões, a quem dedicamos grandes amores.
Senti-me rejuvenescido e se calhar a aragem do mar abriu-me o apetite.
Comi muito mais.
Quando sabemos amar, apaixonamo-nos por qualquer local.
Hoje Fui muito feliz ali.