quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Uma Americana no Niassa!


José Luis Torres e sua Cara Metade - Niassa 2009

Foi uma agradável surpresa e com enorme alegria quando José Luis Torres me contactou e me falou do Niassa, para ali tinha ído neste ano de 2009, cumprindo um contrato de trabalho. sinceramente que até pensei ser uma brincadeira, para me causar ainda mais saudades.
Ele nunca tinha estado em Moçambique, ao invés da sua companheira que tinha ali sido professora. Tendo vários dos seus alunos abandonado, para integrar a luta da Frelimo. Uma dessas suas alunas, é um quadro superior do Governo Moçambicano, visitou o Niassa e prometeu apoio, uma vez que este amigo apesar de ter lá chegado para trabalhar, apercebendo-se da carência ali existente, imediatamente meteu mãos à obra e começou a trabalhar ensinando os nativos na Agricultura. A criação de uma Enfermaria em Metangula. Criou uma Associação e visitou para se inteirar in loc das condições.
Numa dessas visitas o João M´ponda a que faço referência noutro local dirigiu-se a ele e conversaram.
O Amigo Torres informou-me que agora por ocasiões das chuvas, que aproveitava para vir passar umas férias ali próximo de Condeixa, onde está previsto nos conhecermos pessoalmente. Estou ansioso por receber notícias dele. Mas a pressa é inimiga da concretização e eu com esperança vou aguardando o contacto. Até lá um abraço e que desfrute de férias maravilhosas.

Sem comentários: