quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Enfrentando o Mundo!

Não dúvido que foi por ter servido a Armada que pude conhecer outros países e outras gentes, que me pude dotar de conhecimentos que me foram proporcionados em missões que desempenhei, que de outra forma. Muito provávelmente seriam impensáveis a sua concretização.
Desses tempos;são inúmeras as maravilhosas recordações. Dos quase cinco anos passados em África. Quatro e meio. São Vividos em Moçambique,desses, dois maravilhosos no Lago Niassa e outros dois em Nampula. As passagens por Ilha de Moçambique, Nacala, António Enes, Beira e tantas outras enchem-me de alegria recordar os bons tempos que lá vivi.Juntando a tudo isto Tanzânia, Cabo Verde, S.Tomé e Principe e Angola. Recordar a feitura do Jornal Tchifuli e belo dia quando perguntei ao saudoso Comandante Shuster. Senhor Comandante, temos dificuldade em arranjar notícias para meter no Jornal, temos aqui tantos que recebemos atrazados.Parece-lhe que poderemos aproveitar deles algumas notícias?
Ele que raciocinava rápido e com preciosidade. Respondeu-me :- É Bem ´Visto.
Leva os Jornais, pega na Tesoura, corta o Cabeçalho onde consta a data .Podemos publicá-las, que as notícias passão a serem frescas.
Foi um êxito a partir de então o Jornal começou a ser muito mais lido e quase devorado.
Como o segredo era a alma do êxito.
Mantivemos o sigilo.
Era uma pessoa humanamente Fabulosa, assim como a sua Esposa.
Como gostaria de poder ter conhecimento de histórias de outros Camaradas da Armada e das Companhias do Exército que lá estiveram. Existem histórias veridicas maravilhosas.
Principalmente a dos apanhados do Clima.
Em Terra rio e mar, ou 22 Anos de Bendita Abstinência, tenho-me referido a este recanto e ex-Provincia Maravilhosa, não esquecendo a Laurentina e a 2 M, que apesar de ser Abstinente há 22 anos não me esqueço desse tempo explêndido.
Certo que muitas vezes abusando excessivamente.
Também verdade que eram poucos os que o não faziam.
Era fruto do Clima e fazia parte do jogo. As consequênciam viriam mais tarde.
Na vespera da Indepência o Abuso de beber uma Garrafa de Wisque, com Raíz de Pau de Cabinda lá dentro, fazendo a despedida com uma MaParra, que segundo ela o Marido tinha ficado no Mato. Era uma Café com Leite convidativo. Mas deixou-me marcas que me obrigaram a um tratamento de um ano seguido extremamente rigoroso.
Felizmente não tive graves consequências. Não as tive posteriormente.Certo que segui o tratamento recomen dado à risca.
Mas Graças há enorme competência do Médico da Escola Naval e do que me tratou no Hospital da Marinha. O que me tratou, era uma Competência Absoluta.
Hoje quando vou ás grandes Superficies. Normalente vou á Peixaria, apreciar o Peixe Espada Preto. Ali recordo os que Pesquei na Baía de Luanda e os Peixes pretos pescados nas àguas do Lago Niassa.
Por hoje resta-me desejar as maiores felicidades a todos quantos por lá passaram. Um Mundo cheio de plena felicidade para o Povo Moçambicano.
Bem merecem, por tudo quanto tem sofrido.

Sem comentários: