sábado, 14 de novembro de 2009

Curiosidades = Lago Niassa



Manaliva - Tintifaine =Sem palavras:
Está Fabuloso = Fotos Testemunham o nosso Profundo Amor pelo Niassa

Niassa significa lago, em linguagem ChiNyanja.
Lago Niassa que é o terceiro maior de África.
Com o cumprimento de 560 qulómetros tendo 80 metros de largura e, em certos locais, tem de profundidade 700 metros, possui uma ampla biodiversidade que lhe permite acolher mais de1.000 espécies de peixes, 600 dos quais já identificados e catalogados.


Comentário: Valdemarmarinheiro@hotmail.com
Várias dessas espécies saboreeias eu, eram óptimas.
Não tivessemos nós lá um grupo de Fuzileiros que pescavam em quantidade.
Também algumas vezes era parte integrante de grupos que depois de os matar, os
Nativos mergulhavam a apanhá-los e nós à superficie para controlavamos para que não deixassem lá o peixe escondido no fundo.


O Meu Grato Reconhecimento
Tive de ser perspicaz, para que a operação não falhasse, como digo npoutro local, trabalhava com o Sargento Fonseca nas mensagens captadas em Fonia mas codificadas, que as conseguiamos descodificar e assim conhecer os movimentos dos dirigentes da Frelimo e o movimento das suas tropas, ora no Distrito do Niassa, outras em Mtuara, Dar-es-Salam na Tanzânia, Zâmbia, etc.
Quem no Serviço de Informações transcrevia os Brifing´s e como tal era dos primeiros a saber o local onde se iria decorrer o teatro das operações, ou ainda como Radarista, o Radar de Aviso Aéreo e o de Navegação, assim como a Sonda no caso de se tratar de Imersão, apesar de dispôr de tudo isto, sentia alguma dificuldade em controlar a ansiedade de conhecer fisícamente o Tintifaine actual. Ao identificar-te. Senti enorme alegria.
Tudo bem, óptimo aspecto. Por dentro se estiveres, como aparentas por fora, o coração da forma como partilha, deve estar maravilhoso.
Carlos nesta hora que acabo de ver a tua foto, permite reconheça tudo o que de bom tens feito por mim. Obrigado Amigo. Peço-te que não apagues. Faria imenso gosto de quando abrir o blogue me recordar de como tudo se tem passado e isso só seria possivel num homem com um H enormissimo e de uma partilha enorme. Obrigado Amigo.
Aquele Abraço.







8 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Valdemar, o Lago Niassa não têm 80 metros de largura,serão alguns km ou milhas

Tintinaine disse...

É claro que o Valdemar queria dizer 80 Kms.
Entre o pessoal da Marinha costumava dizer-se que o Lago tinha de largura tantas milhas como semanas tem um ano (52) e de comprimento tantas milhas como dias tem um ano (365).
Não sei se isto é exactamente assim, mas é fácil confirmá-lo numa simples pesquisa na Wikipédia.

Valdemar Marinheiro disse...

Obrigado professor. Eu escrevi assim para saber se vós estavas atentos. Congratulo-me e nã preciso de me preocupar em falhar, porque vocês alertam e coorrigem, Tankyo

Aquele Abraço

Anónimo disse...

Amigo Valdemar, para exemplificar a nossa atenção ao blogue e pelo qual lhe devo dar os parabéns,o amigo Carlos é conhecido por Tintinaine e não Tintifaine,julgo que deve ser erro do teclado, por estar virado ao contrário.

Valdemar Marinheiro disse...

Obrigado Professor, escrevi com o teclado do nossoo flho que está na Suiça e como Teclado dele é Inglês ocasiono esse erro. Espero que dada esta justificação me passes de Lição. Um Abração molhado com água cristalina do nosso Lago Niassa

Tintinaine disse...

Com que então isto já dá para piadas e tudo, hein?!?!

Unknown disse...

Olá rapaziada!
Olá Valdemar!
Vejo-me na obrigação de comentar também. Despertou-me atenção quando falaram das medidas do lago, porque quando li o artigo do Valdemar houve algo que saltou logo aos meus olhos; foi o lago ter só 80 metros de largura, o que nem pensar, quando eu mesmo apanhei lá uma tempestade com um outro Fuzo, para aí a uns 4Kms dentro dele, o que praticamente era junto à nossa margem. Quando estive lá assim como vós, ouvi um sargento na altura dizer que o lago Niassa era o décimo segundo maior do mundo, onde quase todos os maiores se encontram no Canadá onde moro. Claro que, nos dias de hoje não são precisas enciclopédias para se consultar coisas do género, presentemente precisamos só de algum tempo para consultar a ‘wikipedia’ como 29 diz, ou então o ‘Google Earth’ que ao rolar-se com hemisfério, vê-se logo onde estão as maiores massas de água no mundo. Para acabar, que já vai sendo longo para um comentário, digo que o site do nosso amigo está como os analíticos gostam! Continua que é uma forma bela de se passar o tempo na juventude da velhice… por isso força que a malta gosta.
Saúde a todos!

Valdemar disse...

Amigo Valdemar... Esta tua frase de... "Um abração molhado com água cristalina do Lago Niassa"... ESTÁ O MÁXIMO! O MÁXXXIMO!!!
Valdemar Alves