domingo, 15 de maio de 2011

História do Alentejo


Raio da Branquinha foi para Fátima com os Peixinhos. Pró que lhe havia de dar!!!
gadata2011blogspot.com

A história do Alentejo está fortemente interligada com a história de Portugal e da Peninsula Ibérica, ex hispânicos, assim como, pertencentes a época de civilizações romana, árabe e cristã.
Em muitos lugares no Alentejo é possivel encontrar provas da civilização fenícia existente há 3000 anos atrás.
 Os Fenícios, os celtas, os romanos, deixaram um importante legado da era antes de Cristo, na região de hoje o Alentejo, uma terra onde a cultura e tradição caminham lado a lado.
Anteriores civilizações, como Antas, foram também importantes na história de Portugal.
Após os romanos e os visigodos, os árabes chegaram a esta terra com o cheiro a jasmim, antes da reconquista, que chegou com a construção de inúmeros castelos. Alguns destes castelos foram construídos sobre mesquitas muçulmanas.
Desde essa altura, até aos dias de hoje, o Alentejo tem mantido o seu crescimento, sendo este resultado da agricultura,  pecuária e pesca, industria como a cortiça.
Desde o último século até aos nossos dias, o turismo tornou-se importante, com uma ampla oferta de turismo rural.

1 comentário:

Edum@nes disse...

Estou aqui para te agradecer, tua aula de História e Geografia de Portugal. Porque e apesar de te referires, somente, ao Alentejo.
Há quem diga que o Alentejo é terra de Mouros. Talvez tenham razão? Mas, os Mouros, são tão ou mais humanos, que alguns que o dizem não serem.
O Alentejo, digo os alentejanos, antes do 25 de Abril de 1974, eram os escravos, que não habitavam, em África ou nas américas. Mas trabalhavam, àrduamente, no desenvolvimeto do seu País. É penas muitos pensarem de contrário.
Um abraço
Eduardo.