sábado, 28 de maio de 2011

Vale a pena recordar, para não voltar a errar.

 Inteligente é todo aquele que comete erros novos e não aqueles que repetem erros velhos.
Certamente que muitos daqueles que há  mais de 20 anos votaram no PPD, já se esqueceram do então  Ministro da Finanças Braga de Macedo o tal que eventou a teoria do oásis. Portugal estava cercado de recessão e assim continuou com o homem dos "Pentelhos" que entretanto meteu férias para depois regressar  de novo e se apresentar como super Ministro das Finanças do Economista relativo "O Coelho".
Agora, os dados da OCDE  confirmam que Portugal continua a não ser nenhum oásis, que é mesmo o único em recessão no próximo ano.
Que em 2011 e 2012, a economia portuguesa vai perder cerca de seis milhões de euros, enquanto as outras ficam mais ricas.
Esta erosão vai custar muito a recuperar e será paga com mais sacrifícios sociais.
O drama do desemprego, que em breve atingirá um milhão de pessoas.
Depois de maisde duas dezenas de anos de empobrecimento lento, Portugal arrisca uma queda abruta se não mudar de vida.
Mas para mudar de vida, não será com pézinhos de lã e permissão que a Troika nos imponha a importação do peixe espanhol, dos produtos da agricultura  francesa e do leite tingido Italiano etc. etc.
Que  o povo  português tenha direito a produzir e colocar no mercado os seus produtos ( esta a verdadeira e sólida exportação) e não a preços miseráveis quando bm lhes apetece comprar alguma coisa ( ao desbarato) e colocá-las à venda nas grandes superficies dos Jerónimos, Belmiros etc.etc.
Um País que importa setenta e cinco por cento do que consome, seguramente não tem viabilidade.
Veja-se o caso de hoje da Grécia, e as benesses que lhe foram dadas pela Troika e avaliem a genoridade do empréstimo.
Sacríficios, Sacríficios e Sacríficios, mantendo intocáveis os poderosos e beneficiando os bancos.
Para estes as crises são uma grande Treta.

3 comentários:

Anónimo disse...

Nem mais, quem fala assim não é gago (sem ofensa para estes) de facto tudo fizeram para destruir os nossos produtos, em especial os que vinham da Agricultura e Pesca, com a falácia que vinham mais baratos os produzidos no Estrangeiro, os mesmos que destruíram esses bens, é vê-los agora na campanha a gritar para produzirmos mais, dar vivas aos Agricultores e Pescadores. Velhacos.
Um abraço
Virgílio

edumanes disse...

Concordo com o conteúdo do teu artigo. Todavia, pergunto e quem souber que me responda.
Se os inteligentes são aqueles que cometem erros novos e não aqueles que repetem erros velhos.
Então em quem vomos votar no próximo dia de Junho?
Não teremos escolha possível. A não ser o voto no senhor "branco". O que também não iria resolver a crise económica e política em que o país mergulhou.

Por muito que nos custe admitir, a alternativa dos nossos governantes sejam de que partido forem, consiste em sobrecarregar os mais pobres de impostos, para única e simplesmente encher os bolsos dos que menos precisam

Sempre, assim foi é, e continuará, infelizmente,
a ser?

Nimguém, neste país, se interessa em defender, os que de ajuda precisam!

A não ser por engano?

Bom fim de semana
Um abraço
Eduardo.

Piko disse...

O meu conterrâneo diz o que dizem os entendidos na matéria... Até o nobel Krugeman fez as contas e diz que tais medidas impostas pela Troika, Portugal vai ficar mais pobre... E este Krugeman até é um liberal... Há dúvidas?! Um abraço Valdemar!