quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Candidato à Prova de Pista do Lodo na Escola de Fuzileiros

O Roubo do Cordão as Bruxas e o Padre
                                                   no blogue :-    marinheirododouro.blogspot.com
Convite às Tropas
Já várias vezes aqui foi aventada a sugestão de que antigos filhos da Escola com a especialidade de Fuzileiros e fruto dos resultados das suas marchas diárias estariam prontos para fazerem o teste da Pista do Lodo em Vale do Zebro, recordo-me até que um dos maiores entusiastas era o António Páscoa, e que logo teve a  pronta adesão do Virgilio, já o Tintinaine com as suas queixas habituais, não se encontrava preparado, mas que tudo iria fazer para se vir a preparar, embora limitando a sua preparação ao seu péssimismo de não ser capaz.
 O  Artur Leiria, lá ás voltas das suas Maleitas, mas com uma agilidade de criar inveja, como podemos presenciar no Convívio em Pombal etc. etc. estaremos perante um membro preparadissimo.
 Outros Filhos da Escola lhe seguirão o exemplo, outros ainda aproveitarão-se das intempérides actuais para se desculpabilizarem.
Certo, Certo.
         Com vários anos de convívio e de franca camaradagem entre os Filhos da Escola com especialidade de Fuzileiros e no caso concreto Especiais, eu como Radarista, especialidade que muito me honro de ter, sempre tive a possibilidade de poder ter a boina de Fuzileiro.
   Foram muitas as vezes que me servi da Boina de Fuzileiro Especial, apenas e só para tirar umas fotos, ou de quando em vez para ir para a Praia em Metangula no Niassa e me proteger do Sol, isto sempre cedida por filhos da Escola, aos quais elas pertenciam.
Ontem de manhã fiz um caminhada de cerca de oito quilómetros, junto ao mar, como habitualmente e com tempo sereno.
  Pela tarde voltei novamente e com vento favorável caminhei mais uns cinco quilómetros, mas no regresso, vejo-me forçado a enfrentar um ventania, "em pleno descampado junto ao mar" que devia soprar a uns quarenta a cinquenta quilómetros por hora, com alguns aguaceiras e água do mar arrastada pela forte ventania, já que a Máre estava altíssima, e como tal as águas próxima do local onde eu caminhava "O Passadiço".
   Com alguma dificuldade até de respiração, superei a prova. Então meditei e disse para com os meus botões :-Quem supera um teste destes, seguramente estará preparado para fazer o Teste da pista do lodo e ser aprovado com distinção.
   Concluí e decidi-me que esta seria a altura apropriada para me candidatar ao exame.
    Também e até porque no próximo mês de Janeiro de 2011 comemoro 47 anos que jurei bandeira em Vila Franca de Xira, na Escola Alunos Marinheiros, uma vez que infelizmente ela já encerrou portas, Poderia essa prova ser realizada no citado Vale do Zebro em Palhais Barreiro.
  Para que tal viesse a ser possivel a sua viabilidade, aqui venho a fazer um convite aos amigos independentemente de marinheiros ou não, para me acompanharem e nos propor-mos a ser aceites para o citado teste.
   Não há Comandantes triunfantes se não tiverem a companhia de tropas capazes.
   No futuro podem vir a acusar-me de muita coisa, mas não a de falta de vontade participativa.

4 comentários:

Tintinaine disse...

Gostei dessa dos comandantes triunfantes!
E quanto á prova no lodo, é só marcares a data. Lá comparecerei com todo o gosto, mas dispenso a marcha dos 11 kilómetros até à praia de Santo André com a canhota ás costas!

Unknown disse...

Gostei desta, carago!
O Valdemar, (sometimes) às vezes sai-se com umas melhores do que boas!
Bem escrito, bem idealizado e bem convincente em que as “negas” não possam existir… vamos a isso que ontem já era tarde!
Gostei mesmo…
Um abraço!

Observador disse...

Alinho, mas deixa a temperatura amainar um pouco, pois sou um bocado friorento, e embora já esteja vacinado contra a gripe sazonal, não sei se fará efeito nas gripes apanhadas no lodo, que se ainda não foi trocado, já deve estar um bocado poluído, de tantos que já se borraram lá.
Um abraço
Virgílio

Valdemar Marinheiro disse...

Sinto-me imensamente feliz e realizado, por ter contribuído para que tenhamos mentalmente superado a cem por cento este desafio.
Quando conseguimos juntar toda a força interior que temos dentro de nós, não há barreiras intransponiveis.
Quanto ao que propõe o Virgilio?
Filho da Escola, isso agora jão não depende só de mim o seu adiamento ou não.
Pois como verificarás já são vários a decidir e acredito que outras aqui se vão seguir.
Amanhã teremos conclusões mais pormenorizadas e com dados para melhor poderem ser avaliados.
Um abraço para todos e um óptima quinta-feira e seguintes.
Uma nota final :- As tropas estão mesmo operacionais. Aliás nunca tive duvidas.