quinta-feira, 7 de julho de 2011

Portugal = Lixo = Um Pendulho em Vez de Uma Bóia

Terrivel Trindade ( As três Agências de Rating)
Esta terrível cadeia coordenada pelas três empresas de rating americanas que em 2008 falharam redondamente  na solução da crise financeira, mas que continuam a ditar as regras  no mercado e que a seu belo prazer decidem as margens de juro a aplicar a cada país.
A Moody´s não perdeu tempo a baixar a nota para mandar Portugal para o inferrno.
Sabendo que Portugal era um naufrago a tentar (ou talvez não) sobreviver numa tempestade, que difícilmente poderia sobreviver, as agências de rating em vez de  lhe atirar uma bóia!!! Atiraram-lhe um pesado pedregulho, para que o seu afundamento seja mais acelerado.
Ao baixar Portugal para a Ba2 - Lixo  hoje os 848 milhões que Portugal contraíu foram de 4,9 % sento que o anterior tinha sido a 4,8.
A muito custo Passos Coelho lá foi dizendo que a Moodys tinha sido um murro dado no estômago de Portugal.
Sabendo-se que Portugal irá começar a pagar juros mais caros, o seu descrédito nos acessos a créditos internacionais posteriores serão totalmente inacessiveis.
A China que cedo percebeu isso e par se libertar das garras dos americanos criou a sua própria agência.
Por cá o Banco Central Europeu só aceita dívida de um país se as agências quizerem; por cá são os estados e as empresas que pagam para serem avaliadas pelas agências; por cá o futuro do país continua na mão de empresas privadas do rating internacional.
São gostos.
Mesmo que os apaniguados dos partidos políticos  não se cansam de sonhar, poeque sonhar não cansa, porque sonhar é esquecer e esquecer não pesa.
Bem podem sonhar porque das agências vão receber de tolerância uma mão cheia de nada, mas  um mar colhado de agravantes.
Por outro lado cada vez mais está na ordem do dia o direito à desobediência porque ele não é um dado figuratio.... As ruas dispõem de uma autoridade reivindicativa de que a história tem prova feita.

6 comentários:

Piko disse...

A Europa está a ter aquilo que merece depois de se ter metido debaixo da pata dos americanos no pós guerra! Vai pagar uma factuta pesadíssima é só esperar para ver!
Assim que as economias da India e da China descobriram o "segredo" e descolaram para crescimentos que não mais pararam e sem precisar das "RECEITAS" americanas... A mediocridade destes políticos europeus que são uns convencidos só podia dar nisto... E é fácil tirar coclusões, quando vemos alguns desses medíocres quadros políticos portugueses seguirem para os lugares de destaque e não tardará a colocarem o Sócrates num desses lugares que vão ficando vagos...
UMA DESGRAÇA NUNCA VEM SÓ!

António Querido disse...

Ás vezes um filho, quando está a seguir por um caminho errado, precisa de um abanão, espero que isto não tivesse passado d´um abanão para a Europa abrir os olhos, enquanto não entra em coma durante o sono, vamos ver as reacções e o efeito prático para resolver o problema!
Isto tem solução, com coragem e determinação, começando pelo Comandante Barroso!

Observador disse...

Quando da nossa adesão á C.E.E., os Politicos que apoiaram essa adesão fartaram-se de nos dizer que agora é que iamos todos ter um futuro risonho, que a união faz a força e como iamos entrar no club dos ricos, daí para o futuro iamos viver como Reis, é verdade que algunms assim começaram a viver e irão continuar, pois o pé de meia amealhado é de maneira a fazer frente a todas as crises, mas e o Zé pagante? esse após promessa do Céu, dão-lhe o Inferno.
Um abraço
Virgilio

Edum@nes disse...

Só cá faltavam mais esses,
Para no lixo nos deitarem
Lutaremos pelos nossos intersses
Antes de nos enforcarem.
Lixo serão eles que nos querem roubar
Não precisamos dessa gente
Que nada sabem, e não querem fazer
Numa preocupação constante
Com despreza o melhor é esquecer
Na escolha, nosso país é livre
Para o ensinar a percebaer.

Desejo-te um fim semana muito feliz. No Mar ou no Rio Douro, em casa ou no campo.
Um abraço
Eduardo.

António Querido disse...

olá AMIGO VALDEMAR!
Não te vais chatear, por fazer esta experiência no teu Blog?
Só para ver se entra este com. Atavés da Internet explo.

Valdemar Marinheiro disse...

Carta de Super Comandante podes entrar por qualquer porto.