quarta-feira, 24 de março de 2010

Moçambique = "Eu e os Meus Irmãos

As Histórias de Luta e Sobrvivência


Dos "Orfãos da SIDA"
  Quando hoje me preparava para testemunhar a minha viagem Vila Cabral/ Nampula no Noratlas, diga-se viagem essa atribulada, ao passar os olhos pelo Jornal chamou-me a atênção  a notícia da Reportagem da Dignissima Senhora Jornalista da SIC Candida Pinto, sendo que já foi distinguida numa outra reportagem. Abaixo junto uma recolha de dados obtidos pela pesquisa por mim feita e que me foi dado obter todos os dados.

As histórias de luta e sobrevivência dos "Orfãos a SIDA".. Dão-nos uma magnifica lição de vida.
         
 Sérgio, Santos Délcio e Bilton formam uma familia só de Irmãos.
     Vivem em casas construídas por eles, vão à escola às sete da manhã, têm de se inventar formas de se alimentarem diáriamente.
     Partilham laços indestrutiveis. Mas faltam os Pais.
     Fazem parte dos quase 600 mil dos orfãos da SIDA num País com cerca de 20 Milhões de habitantes, onde a Doênça atinge cerca de 16% da população moçambicana.
     A reportagem exibida em Outubro último, gerou uma onda de solidariedade que levou à criação de uma  Organização Não Governamental (ONG) com este nome.
     O alerta existe em todo o país mas a mensagem dificilmente se entranha de forma a mudar os comportamentos.
     Tal a qualidade que esta peça foi nomeada para a FIGRA (Festival Internacional de Grandes Reportagens Internacionais) que arranca em França.
      Diga-se que este Festival de renome internacional selecionou 20 peças onde haverá seis prémios para serem atribuídos.
    

  Todos os que gostamos ou amamos Moçambique  não poderemos ficar indiferentes a este flagelo e a todas as inciativas que visem o seu combate. Moçambique e Suas Gentes:- Merece-o.
Apráz-me registar que enquanto escrevia, passava em Rodapé na Televivão que o Governo Moçambicano prevê para este ano de 2010 um crecimento económico de 6,2%.
QUEM AMA NÃO ESQUECE.

Sem comentários: