domingo, 7 de março de 2010

Os Gatos e Eu = Histórias

O meu blogue de hoje:- http:// margensdodouro.blogspot.com
Titulo do Blogue:- Gentes do Rio - Cancelos/Sebolido/Penafiel

As minhas histórias  ligadas a gatos(as)

Não havia casa, que não tivesse no minímo um gato(a)
    Quando muito pequeno na minha aldeia. Sempre que as gatas parissem muitos gatos após o seu nascimento pediam-nos para os afogar, pois o que mais havia era gatos e no caso concreto mais gatas, porque se dizia: que eram muito melhores para morar ratos (caçar e matar). Haviam ainda uns tantos que moravam Coelhos e, deliciavam os seus donos trazendo-os até casa e lhes oferecendo esses deliciosos presentes.

Senhora mordida por Cão Raivoso!!! Fim de Cães e Gatos
Muito Jovem houve uma rapariga que foi mordida por  um cão era raivoso, por tal mordidela esteve ainda algum tempo internada no Hospital de Santo António no Porto. Não fosse os conhecimentos que o meu Pai tinha no citado Hospital, o que lhe valeu imediato atendimento, ela teria batido o Badagaio.
     Veio a Venatória ( Veternária) e deu ordem para que se abatessem todos os Cães e Gatos. Prontamente nos dispusemos a efectuar esse trabalho, levando um escudo por cada Cão e 2$50 pelo Gato quando o tivessemo de o apanhar. Em rebuçados deu mais que muitos.
     Faziamo-lo por afogamento:- Diziamos nós miúdo que apenas amarravamos a pedra e a corda e o cão ou gato ía a trás dela para ver se ela chegava ao fundo.
     Foi uma limpeza e rendeu uns bos escudos.
 Deu para encher não sei quantas Cadernetas de Jogadores de Futebol de então

GATO ESPERTO EM METANGULA/NIASSA
 Havia um gato em Metangula que quando se matavam as vacas e o Cozinheiro (Marinheiro Fuzileiro) desvia alguns dos poucos bifes que elas davam , para depois no rancho da porca lhe tratarmos da saúde, o malvado do Gato era sempre o melhor quinhoeiro, era incrivel como ele conseguia passar por determinas friestas. Mas  um dia o Filho da Escola tratou-lhe da Saúde!!!.. e, nós ajuadamos ao respectivo abate. O Gato foi pendurado e vargastado para ficar enraivecido e, o Veneno viesse  para as unhas e depois foi só cortar.
  Foi cozinhado e metido numa travessa para presentear um Cabo a quem nós faziamos o favor de lhe sacar e comer oa saborosos Galinhaços e Coelhos. Desconfiou e não só ele comeu, como também eu e outros tivemos de o comer para evitar termos problemas. Foi bem regado com Laurentina e passaou o Garganil, diga-se a muito custo.- Estava mais para chamar o Gregório do que ficar, mas lá se foi aguentando.

NO DIA DE HOJE
GATO MORTO!!!! Parte-me o Guarda Chuva
Hoje quando fui dar a minha caminhada matinal lá encontrei um falecido defunto, que tinha morrido e falecido muito provávelmente nesta noite.
 Para que podesse ter um funeral digno, quando amanhã regressarem os funcionários da Junta.
    Na tentativa de o arrumar para a Verma, encostei-lhe o Guarda - Chuva,  mas o dito cujo em vez de colaborar mesmo depois de atropelado mortalmente teve o bonito gesto de ter partido o meu Guarda Chuiva, que me tinha sido oferecido pela gerência da Pastelaria Lusomassas.
    Sorte que ao entrar lá para a compra da respectiva Rigueifa dirigi-me ao Dono, estando lá também o Presidente da Junta e lhes disse:
   Contando o ocorrido lamentei-me se seria justo, uma vez que o Defunto falecido morto Gato não podia pagar, o Condutor pos-se na alheta, por tal motivo também não. Se achavam racional eu que tinha procurado ajudar a que uma vitíma acidentada mortalmente tivesse amanhão um funeral dignos e evitar que os peneus fiassem pintados com os restos mortasis doi falecido, ter de ficar com o respectivo prejuízo. O Guarda Cuiva  partido, e sem ultilidade.
    Chegaram a um entendimento e o Dono da Lusomassas assumiu a responsabilidade de amanhã me trocar o respectivo Gardassol por um novo.
 O Bom senso ainda imperou. 
Que o falecido Gato descanse em Paz

1 comentário:

Valdemar disse...

Há 13 anos que a minha cara-metade apareceu aqui com uma gata negra (que foi abandonada) cheia de pulgas e com o pêlo parecendo "uma punk"... pois passados todos estes anos o bichano (já sem pulgas) faz parte da nossa vida sendo conhecida aqui no bairro pela gata que segue os donos como se fosse um cão.
Valdemar Alves