sábado, 13 de março de 2010

Lago e Reserva do Niassa

Ou Lago das Estrelas, foi assim, que Livingstone o Baptizou

Na sua Terceira Expedição à África em 1958

Lago Niassa = Turismo de Praia e Sol
     É o terceiro maior Lago de África e um dos lugares  mais bio -diversificados.
     As Praias do Lago concentram-se em Meponda, Metangula e Cobué.
     As águas do Lago são transparentes e de cor turquesa que permitem aos mergulhadores explorar as suas profundezas e apreciar uma variada gama de peixes coloridos.
 "Isto já me contava o meu grande Amigo e Filho da Escola, marinheiro mergulhador Delgado, quando para lá enviaram uma equipa de Mergulhadores, composta por um Sargento, um Cabo e o próprio Delgado".
    
    A margem do Lago espalha-se por entre formações rochosas e praias virgens com areias brancas e douradas, com encostas definhantes e margens rectilíneas. A partir deste ponto, localizado a oriente, é possivel vislumbrar a exuberância do pôr do sol africano, que permanece refelectido nas águas do lago, à medida que a noite vai caindo.
Reserva e Fauna do Niassa
     Última selva natural do mundo, com 42.000 metros quadrados no seu perimetro que servem de tampão, a dimensão da reserva do Niassa pode ser avaliada por poder englobar toda a Dinamarca ou todo o País de Gales.
     Estima-se que a reserva esteja a albergar cerca de 12.000 Elefantes, 2.500 Búfalos 1.200 Cudos, 10.000 Pala-Palas (Antílopes práticamente extintos nos outros lugares) para além de uma gama de outras espécies.
Todos os que por lá passamos temos saudades e sempre teremos, mas esta saudade não nos pode entristecer, porque a felicidade e os momentos bons que lá vivemos foram incontáveis e que no tempo de todos estes anos só nos faz bem revivê-los.
    É um local diferente, porque a saudade e o amor aumentam. Diferente: porque o seu cheiro, a sua cor e o seu aroma são diferentes. 

2 comentários:

Tintinaine disse...

Não tenho tido tempo para comentários, mas leio tudo!

Carlos Mauricio Cune, Nacala-Mocambique disse...

Adoro a minha provincia, principalmente onde vi o sol pela primeira vez na vida (Cobue)