sexta-feira, 9 de abril de 2010

Super Lição em Português

 Pindericas/os  Arvoradas/os em Rainhas e Reis deviam seguila

 
Dignidade Feminina Suprema
Foi fazer o seu exame descalça e a única negra a estudar no Liceu. Filha de Gente Pobre. 
Em 1977 era ela Minnistra da Educação quando casou com Samora Machel casamento que durou até à morte deste ocorrida no dia 19 de Outubro de 1986 em desastre de Aviação, morrendo ainda mais 33 pessoas.

    Mantenho o apelido Machel para poder perpetuar o nome, a vida e obra de Samora Machel e é em homeagem a ele que também mantenho a nacionalidade moçambicana. 

Prova de Dignidade Absoluta

Não necessitou de renunciar às suas Origens
Em 1998 casou-se com Nelson Mandela.
Um Ser Humano de Causas e não de casos
Uma das mais proeminentes activistas para a defesa dos direitos da Criança.
Graça Machel
Os Portugueses tem de aceitar isso: o Colonialismo que nos oprimiu, foi o Fascismo que os calou
Foi a Consciência de lutar
Com total entrega e Lealdade
Ter um País independente
Seu Povo com liberdade
A activista politìca e, agora também empresária Graça Machel, presidente da Natana Investimentos´
deslocou-se a Portugal a convite da (AICEP) Agência Investimento e Comércio Externo Português com quem assinou um memorando de entendimento para captar investimentos na África Austral.
     Uma região  de 250 milhões de habitantes, onde "as oportunidades são ilimitadas".
     Disse:
      A ex-Viúva de Samora Machel defendeu que este "é o momento" de Portugal poder apagar a imagem de "País colonialista" e mostrar "uma nova cara, uma cara de modernidade".
     Naquela região não sabem que Portugal é um país tão avançado  em termos tecnológicos. isto devido à "modéstia" e à "timidez" que, segundo a Moçambicana, caracterizam o povo português. É preciso assertividade, dêem-se a conhecer "apelou, lembrando que o futuro em termos de expansão económica, está em África.
     Outros Países já perceberam isso e "seria um erro trágico" que Portugal, com os seus "laços culturais" que o une a África "falhasse" esta oportunidade. 
As duas instituições comprometeram-se a colaborar na contribuição para o desenvolvimento sustentável de Moçambique e da África Austral.
ONLY IN MOÇAMBIQUE
 Cidade de Nampula
Homem Rouba Carrinha Carregada de Policias
   Um homem roubou uma carrinha da Policia da República de Moçambique (RPM) na cidade de Nampula, sem se importar que a mesma estivesse carregada de policias.
    O caso, contaram diversas testemunhas, deu-se em pleno centro de Nampula e começa com uma viatura da PRM estacionada nas proximidades do Hpspital Central.
    Segundo fontes em declarações à Lusa, a carrinha parou para deixar um doente e o motorista saiu para o acompanhar, deixando o carro ligado e com alguns agentes da PRM armados, sentados na carroçaria. Foi  então que o assaltante se sentou ao volante e arrancou a alta velocidade.
    Os polícias atrás não reagiram e apenas tiveram tempo de se segurar para não caír.
    O assaltante seguiu a alta velocidade em direcção à Praça da Liberdade, mas não conseguiu controlar a carrinha e embateu num muro.
   Os policias que viajavam na carroçaria saltaram para o chão e fugiram, e o homem, sem "carga", tentou nova fuga, mas voltou a ter um acidente, desta vez embatendo noutra viatura que estava estacionada próximo.
    Foi então detido por seguranças de estabelecimentos comerciais, que o entregaram à polícia.
Nampula. Linda de beleza e arte
Já fui muito feliz quando aí vivi
Como é bom recordar-te.
Até breve. Volto a falar de ti.

1 comentário:

Anónimo disse...

ó Amigo Valdemar
Essa de roubarem o carro carregado de policias, estes fugirem e serem seguranças a prender o ladrão, está boa, cá não se fala nestas coisas, mas que parece que os nossos policias também fazem vista grossa em muitas situações lá isso fazem, pois não pode ser só azar raramente estarem onde é nos locais onde são precisos.
Um abraço
Virgilio