domingo, 21 de fevereiro de 2010

Ilha da Madeira =Falta de Radar

Falta de Radar Metereológico atrasou alerta de Temporal

AVISO VERMELHO SÓ FOI EMITIDO ÀS 10 Horas
-Se existisse um radar metereológico no arquipélago, teria sido possivel prever com maior antecedência a forte precipitação que ontem se fez sentir e alertar as populações mais cedo.
     Os radares são usados na colocação da precipitação, no cálculo do seu movimento, na estimativa do seu tipo (chuva, neve, ou granizo, etc.) e na previsão da sua intensidade e posição futura.
     Portugal tem apenas dois radares: Coruche/Cruz do Leão e Loulé/Cavalos de leão que asseguram o Centro e Sul. Para 2012 está prevista a entrada em funcionamento de um Radar na Serra da Freita no Concelho de Arouca. Até lá os nossos Hermanos como são gentis vão nos facultando essas previsões.
    Os Açores esses continuarão a ser servidos pelos nossos Amigos do Tio São que para lá manterem uma Base Aérea Militar nos vão dando essas Benesses.
     Se alguém dúvida que isto é mesmo o país  do andamento da Lesma!!! Repare-se que entrou o primeiro a funcionar em 1998, o segundo em 2005 e a cumprirem-se as previsões o que cobrirá o Norte entrará em Arouca em 2012.
     Conclua-se o que poderia ter sido evitado na Madeira, já que o Radar Metereológica permite entre outros dados avaliar a àgua em suspensão na atmosfera o que permite fazer previsões sobre onde e quando vai chover em determinasdo local.

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo Valdemar
Então o Amigo queria essas modernices já instaladas? isto tem que ir com calma, porque a nota não chega para tudo, então nem dinheiro têm para desobstruir a C.R.E.L.,que está fechada há um mês e que todos os dias prejudica milhares de Cidadãos pagantes, e o que dizer do ciclone que passou na minha zona há dois meses e continuam postes de telefones partidos fios de telefone e electricidade no chão, árvores caídas na beira das estradas etc.
Isto é o Pais do faz de conta, para grandes investimentos parece que não há falta de verba, vamos ver onde isto vai parar.
Um abraço
Virgilio Miranda