segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Pelo Caminho da Memória




Feira do Peixe em Metangula
Metangula/Lago Niassa revivendo, 40 Anos depois
    Não que me tenha cansado de falar de Metangula e do LagoNiassa, ainda mais sabendo que todos os que por lá passaram nutrem por esse local uma enorme simpatia, mas  quem os ama verdadeiramente, sente que esse amor se fortalece  em cada dia que passa.
     O meu amor aos dois; deu em casamento, porque  em cada dia que passa esse elo de ligação mais se enraíza.
    Não foi uma paixão de interesses, mas sim uma verdadeira e pura paixão.
     Muito antes de acabar o primeiro ano, por volta dos oito meses, sentia o pulsar do coração, como a desafiar-me para continuar. Em correspondência que mantinha com o outro Radarista que estava em Porto Amélia confessei-lhe essa minha vontade, coincidência ou não ele, também adorava Porto Amélia.
 Ofereci-me para ficar mais um ano e, foi aceite. Hoje á distância direi  que em boa hora o fíz. Só não tendo continuado por lá mais tempo, porque me falavam maravilhas de Nampula, bem como aliás de todo o Moçambique. Eu sabia que gostava de estar onde estava, se viria a gostar de Nampula era uma incerteza, mais ainda quando alguém lhe falavam de um Radarista que lá estava, que seria um terror. Se assim fosse e eu me conhecendo as coisas certamente acabariam por se complicarem, outro factor era já ter de viagem passado  por lá  e, nao ter sido seduzido, mesmo que isso ocorresse ao cair da noite. Tinha alguns conhecimento do que me diaizam e postais que me mostravam mas isso pouco alterou ou quase nada o meu desejo de vir para lá.Seguramente que se o Comandante Chuquere tivesse continuado mais um ano em teria continuado, tal era a ligação que tinhamos. .
     Era Checa  mas foi-me ensinado pelos mais antigos os locais a marcar em cada mês no Monte Tchifuli, teria seis pontos para chegar ao cume, outros seis para o descer, o tempo de espera  até ser rendido, seria aquele que demorava a percorrer o percurso da povoação à Base.

    Quando veio a ordem que autorizava  continuidade, faltavam cerca de dois meses, senti uma enorme alegria. A partir daqui queria lá saber dos pontos de referência, eu queria isso sim e consegui, era viver intensamente tudo o que me oferecia o Lago e a sã camaragem entre nós os filhos da Escola.
 Hoje não me canso de dizer que estes dois anos foram dos mais maravilhosos de toda a minha vida, certo que nela "vida" tenho  pontos negros, tenho incontáveis de plena felicidade.
     Hoje e no último ano, então o Lago Niassa e Metangula começoou a entrar-me diáriamente casa dentro, dentro de minha mente e dela para fora belas recordações, e nisso tenho der ser claro que se deve a um contagiante virus a que a todos nos contaminou e , que a Net nos ligou. Sei que é uma Doênça que se deseja e que em muito contribui em cada dia para que ele seja vivido e recordado em plena felicidade.
  
Antes de apanhar o Gaivotazinha de retorno até Vila Cabral e depois daí o Noratlas, ainda voltarei a falar mais da minha vivência, mas caso não o faça, ficará sempre via aberta para regressar, pois quem acalenta tal amor, terá sempre entrada livre.

Sem comentários: