Lepra ou Doênça de Hansen
Doênça que atinje 11 Milhões em todo o Mundo
Cem anos de República
Depois de muitas tentativas, na procura de encontrar que num dos nossos canais de Televisão, que não estivesse a servir aqueles que tanto falam da República que hoje comemora 100 anos, mas na prática do seu dia a dia, tudo tentam fazer para que voltemos na prática ao tempo Monárquico, mesmo que com outra camafulagem. São mesmo hilariantes as suas afirmações quando citam os trabalhadores e os seus direitos,que dizem quererem ver defendidos, quando num propósito diário cortam nesses mesmos direitos, dando cada vez mais direitos a si próprios, e a quem eles verdadeiramente estão interessados em servir. " Os Capitalistas". Mas falar disto, será estar-lhes a dar um valor, que eles realmente não merecem.
Com pouca esperança de encontrar algo importante e, que justificasse, interesse acrescido para o dia de hoje; Dirigi-me à papelaria e, lá fui reparando nos titulos dos vários matutinos. Vá que descortinei um que, mereceu o meu devido respeito, que me parece justificado plenamente aqui o dar a conhecer.
Com a devida vênia transcrevo alguns pontos que anotei das duas páginas do Jornal de Notícias, hoje Domingo 31 de Janeiro de 2010.
31 de Janeiro de 2010 = Dia do Leproso.
Ainda nos dias de hoje, esta doênça atinge onze milhões em todo o mundo.
Um estatistica dramática nos países pobres e quase inexistente nos pasíses ricos.
Certo que a decada de 50 foi a pior, porque apresentou o píco de internamentos no nosso País, muitas pessoas ainda há que vivem com essas marcas fisícas e psicológicas deixadas. Alguns não têm dedos, outros dificuldades de visão, outros graves problemas ao nivel de membros, e ainda outros com úlceras ao nivel da pele.
Sabendo-se que em Portugal foram registados novos casos:-
Dois em 2002,
Quatro novos casos em 2003,
Sete em 2005,
Dezasseis em 2006,
Doze em 2007
Onze em 2008.
Sabendo-se que todos os casos foram trazido por pessoal oriundo de África e do Brasil, o que nem pasma. pois a Lepra ou Doênça de Hansen (como também é conecida) é "filha primogénita da pobreza e em especial da fome" "como causas principais" da sua propagação a má nutrição, falta de água potável e falta de higiene.
A Índia está no primeiro llugar onde se registam mais casos, seguida do Brasil, onde em em 2009 foram reegistados amsi 32.022 novos casos.
Registam-se anualmente 250.000 novos casos.
Nota:-
Fácil concluir-se; que esta doênça nos deve merecer a maior atênção; conhecendo as condições precárias em que vive o Povo Moçambicano ainda mais válido se torna este alerta.
Hoje é menos perigosa e, se diagnosticada a tempo é perfeitamente tratável em ambulatório.
Desde os anos 80 que tem cura e é tratada com antibióticos, 3 medicamentos= Ripansina= Dapsona e Clofazimina. Mas conhecendo as necessidades prementes dos Países mais pobres, alimentação, higiene e saúde, pergunta-se:- Será mesmo que diagnosticada a tempo, haverão esses medicamento para o seu tratamento?... Acredito bem que não!... Se as recomendações são da O.M.S., Deveriam as instâncias superiores acautelar a pronta assistência medicamental.
Obs. A cura desta Doênça em muito se deve a Jovens médicos que nos anos 40 foram para África no combate a esta mortifera Doênça, alguns deles ainda vivos, como o caso do Doutor Ricou e, que ainda há pouco tive conhecimento do papel preponderante que desempenhou em Angola.
O Alerta está dado, agora espera-se a quem de direito, tome as precauções devidas e a tomada de medidas preventivas, venham a ser dersde já uma transparente realidade.
1 comentário:
Sem duvida no que respeita aos moçambicanos!
No que diz respeito há República as maleitas são imensas, remédios são poucos e gente que lhe trate da saúde nenhuns…
Enviar um comentário