quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Guerra no Niassa = II

Primeiras baixas militares na região de Xilama:
A 16 de Novembro de 1964, as tropas portuguesas sofrem as primeiras baixas na região de Xilama, tendo num curto espaço de tempo alargado a sua acção em direcção a Meponda e Mandimba.

«Há dois tipos de pessoas, os que fazem as coisas, e os que ficam com ou louros»

Notas importantes:
A Emboscada da Frelimo ao caminho de ferro Niassa próximo do Catur, utilizando armas automáticas e lança-granadas foguete.
Eduardo Mondlane é assassinado em 03-02-69, , é criado um triunvirato com Urias Simango, Samora Machel e Marcelino dos Santos.
Marcelino dos Santos de tudo o que conheci dele de 1968 a 1972 e posteriormente, julgo tratar-se de alguém de uma capacidade intelectual e hunana muito a cima da média e a sua companheira, pelo desafio ao regime de então Sul Africano, será alguem com enorme determinação e coragem.
Em finais de 1969 Simango é expulso da Frelimo.
Lazaro Kavandame e a sua entrega em Cabo Delgado.

Psico:
Sempre tive a ideia que se valorizava em demasia quando se capturava alguem com alguma responsabilidade e que se lhe era sempre atribuído um valor acrescido, disso tiravam proveito os Comandos Distritais da Felimo.
Aprendi muito novo a que nunca deveremos dar mais valor às coisas,ou casos, do que que eles realmente merecem ou têm. Mas se clhar havia interres que assim fosse
Nos relatos de Guerra do Senhor Joaquim Furtado, passados na R.T.P.1 isso é por demais evidente. Ouvindo as partes envolvidas que assim foi.
Uma passagem dramática que ainda hoje me marca mentalmente, foi a de um Comandante de uma Companhia de Comandos, que estive a conviver com ele e outros membros, até bem perto da uma da madrugada, e que poucas horas depois, ardia dentro de uma viatura a escassos 800 metros do restaurante do Neves em Metangula, quando ocorreu o desastre de Sá Carneiro e passaram a imagens do corpo carbonizado, veio-me à memória, como foi possivel um homem daquela estatura ficar reduzido a tão pouco.
Não partilho do relato que é feito, porque certamente não teria acontecido, se houvesse uma correcta informação, de que uma das armas mais fortes da guerrilha, quje são as informações do boca a boca, e como tal deveriam ser evitadas certas afirmações e informações, inclusivé a ida de co.luna e não nas lanchas.
Mas certamente e infelizmente casos destes terão acontecido mais que muitos

Sem comentários: