segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Autópsia de Uma Operação



 OPERAÇÃO À CAÇA, MAS JUNTO A METANGULA. RADARISTA NÃO DÁ P´RA MATO 
      ((QUE ME DESCULPEM OS FILHOS DA ESCOLA) POR AMOR AO FUSO))      
            Na minha modesta opinião, penso tratar-se de um testemunho de muito interesse.
A partida:
 Ao primeiro clarão acordei e, como que impelido por uma mola, sentei-me  na cama. Esfreguei os olhos num esforço supremo para expulsar o que resta do sono. As luzes da coberta estavam acesas. Bocejei e dei uma olhadela para o relógio de marca  Oriente, ganho à lerpa numa noite bem passada na Beira; certeiramente,  marcava duas horas e três minutos da  jovem madrugada de um dia, que pouco interessava, do mês de Novembro de 1972.
     Um rádio começou a funcionar e rápidamente atingiu o máximo volume, sob um coro de protestos do grupo desportivo: Deixem-me Dormir.
     Olhei em redor: a coberta começava a ganhar vida.
     Ao fundo, junto à entrada, estava o cabo fuzileiro do Pelotão  de Fuzileiros Navais com a sua descomunal pança, que a injestão de bazuca (Bazuca garrafa de cerveja de litro) ajudava a criar. Com a braçadeira azul de serviço e a pistola Walter  à cintura, ligeiramente descaída para o lado direito, gesticulava todo gingão:
    - Eh pessoal..... Está no levantar, o piquenique vai começar!
     E logo alguns, com a lingua mais solta, responderam em unissono:
    - Vai mas é para o mato, malandro!- E logo outro atirou´:- O piquenique fazia-te bem bem era aos peitos descaídos!
     O Jerónimo, alentejano dos lados de Niza, entrou na brincadeira, encolhendo o que podia da barriga e fazendo peito, num esforço inútil.
     A Base do Cobué ficava agora para trás; primeiro num ponto assinalado pelos olhos  experientes de muitas partidas, depois até desaparecer completamente confundindo-se a noite e com a linha de montanhas regular e simétrica que ladeava aquela parte do lago Niassa. Algumas dessas montanhas são também conhecidas como Ilhas de Pedra ou Inselbergs.  (Grande Vale de Rift: extensa fossa tectónica, que vem desde  a Palestina, atravessa o Mar Verelho, o Rio do Ouro, lagos Rodolfo e Niassa e tem o seu término na África do Sul).
                   Águas do Lago Crespadas    

     Entretanto, as vagas mortas sucediam-se umas atrás das outras, obrigando a lancha a um difícil trabalho de equilibrio. Por momentos, e de forma cadenciada, a proa e a popa ficacam fora de água, obrigando as hélices a patinarem em seco e, logo de seguida, mergulhava de nariz, lançando chapadas de água que varriam todo o convés, encharcando tudo e todos.
     Na ponte de Comando da lancha encontrava-se um Segundo-Tenente da Reserva Naval, um Cabo Artilheiro e o sargento Manobra Domingos, que agarrava com experiência e desenvoltura o leme. Quando me viram, riram-se e acenaram à laia de  cumprimento. Tudo malta porreira e conhecida de outras levas para operações.
     O segundo tenente, comandante da lancha, assomou o rosto comm fartas barbas fora da ponte e gritou:- Atenção, malta! Segurem-se bem que o lago está picado.
Vamos aumentar a veocidade desta menina... Ó Domingos "vai para o caminho"!
Ordenou ainda para o homem do leme, para corrigir o rumo do navio.
     Aconcheguei-me dentro do poncho ( capa impermiável camuflada muito leve) e preparei-me para passar o melhor possivel o tempo que faltava até ao desembarque. Os próximos dias iam ser duros, muito duros...
O Comandante do Destacamento e os Objectivos
 E dei comigo a pensar como é que um tipo como o Primeiro-Tenente Manuel Virgilio ingressara nos Fuzileiros (FZes)...
      De personalidade frágil, mesquinho e ambicioso, o seu comportamento em operações anteriores era um insulto e um desprestígio para o Destacamento e para o Corpo de Fuzileiros.
     Por diversas vezes posto em causa no comando do Destacamento pela inépcia e incapacidade demonstradas, salvaram-no poderosas protecções de que desfrutava no Ministério da Marinha. Oriundo de famílias abastadas e por tradição ligadas ao meio castrense, era aum defensor acérrimo do Estado Novo e da sua politíca ultramarina. Não havia dúvidas de que procurava, à sombra dos Fuzileiros, os louros e medalhas que lhe permitiriam ascender mais rápidamente na carreira.
 E o Manuel Virgilio depressa tinha aprendido que as medidas eram atribuídas não só pelos actos em combate mas também pela forma como os relatórios das operações eram redigídos......

Sem comentários: