segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Marinha e o 25 de Abril

 A Fragata N.R.P.  Almirante Gago Coutinho na manhã do 25 de Abril 1974


Quando ainda navega para se integrar no exercicio NATO da Stanaforlant em alto mar
      Quando na manhã do dia 25 de Abril de 1974 a Fragata para se integrar no exercicio por inoperacionalidade de outras duas Fragatas.
    Era seu Comandante o capitão de Fragata António Seixas Louça, que  terá ainda dado ordem por duas vezes, em cumprimento da ordem que tinha recebido do Vice-Cema, que não foi cumprida pelos oficiais .
     O Imediato era o 1º  Tenente Fernando Luis Caldeira Ferreira dos Santos,ligado ao Movimento e o Sargento Edgar Conhago, assim perante a recusa dos Oficiais não foi aberto Fogo, que a ter acontecido. poderia ter consequências imprevisiveis. O Comandante pediu a sua passagem à RAa e já em 1976 pediu a sua reabertura e no qual o Imediato e restantes Oficiais reafirmaram o que tinha sido a razão da sua tomada de posse.
     Fragata em reparação
Não fosse a Fragata de que era Comandante o Almirante Rosa Coutinho estar em Reparação na Base Naval do Alfeite e seria a ele que pertencia estar a desempenhar esse serviço, "a que nós davamos o nome de Serviço à Aviação".Stanaforlant NATO.
  Rosa Coutinho que recebeu ordensa de Vitor Crespo e só a partir do dia 25 passou a participar nas operações.
Ordem do Estado Maior da Armada
Recebeu ordem para regressar e fundear frente ao Terreiro do Paço.
Não houve qualquer acção beligerante, apenas pela tentativa de acção. Mas o susto ficou.
   A fragata, depois de uma horas de evoluções, acabou por fundear pacatamente em frente  à praça e mais tarde mandada regressar à Base Naval do Alfeite.
    No dia 26 de Abril de 1974 o Comandante abandonou o navio.
O Imediato de então, hoje é reformado com o Posto de Capitão de Fragata.

Capitão-Tenente Almada Contreiras.    
Teve um papel preponderante, o Capitão Tenente Carlos de Almada Contreiras que escondido na cave do Ministério da Marinha, fazia a escuta no Centro de Comunicações da Armada, e transmitia essas informações para o Posto de Comando do MFA. O Comandante Vitor Crespo deu as indicações a Contreiras para a fragata regressar à Esquadra.
Capitão Tenente Vitor Crespo
Membro da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas, foi Alto Comissário e Comandante das Forças Armadas em Moçambique até à Independência. 

Força de Fuzileiros do Continente

Numa Altura em que ainda não havia Telemóveis. Preparando a rendição da PIDE/DGS     
Era então seu Comandante o então Capitão de Mar e Guerra que nomeia o Capitão Tenente Costa Correia para comandar uma força constituída por um destacamento de Fuzileiros Especiais (comandante 1º Tenente Vargas Matos) e uma Companhia de Fuzileiros (comandada pelo 1º Tenente Varela.
Quando chegaram ao Ministério da Marinha o Chefe do estado Maior da Armada, Almirante Ferreira de Almeida mandou informar a Força que já comunicara oficialmente a adesão da Marinha, isto pelas 18 horas do dia 25 de Abril.
     Receberam ordens para se dirigirem para as Instalações da PIDE/DGS onde tiveram papel preponderante até à sua rendição. Toda esta operação decorreu sob controle do Comandante Contreiras.
      Segue-se logo que possivel:- Pinheiro de Azevedo  a sua Ascençâo e Queda.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os Direiros Humanos, terminam onde começam os dos "asticots".

Anónimo disse...

Asticots quer dizer "vermes".
Não percebo a ligação com o texto!