quinta-feira, 1 de abril de 2010

Velinhas Procissão das Endoênças e Lampiões = Lugares de Boure, Fregueisa do Torrão e Entre-os-Rios

Procissão  Atravessando a Ponte de Pedra Duarte Pacheco dirigindo-se para o Torrão

Por baixo encontra-se o Rio Tâmega que aqui desagua no Rio Douro
    A procissão do Senhor dos Passos sai ao anoitecer, da Igreja paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canavezes, atravessa a ponte de Pedra Duarte Pacheco e caminha até ao largo da zona histórica de Entre-os-Rios, já em terras de Penafiel, aqui tem lugar o "Sermão do Encontro" entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores.
Este ano contou com 42 mil tijelinhas iluminadas.
Procissão das Endoênças candidata a entrar no Guiness.
    Serei mais um (porque é uma paisagem única a poder ser admirada)entre as dezenas de milhar, a estar presente no ponto de encontro do Rio Douro e Tâmega nas zonas ribeirinhas são iluninadas por mais de 50 mil tigelinhas de cera num espectáculo de  luz e rara beleza.
 As Endoênças de Entre-os-Rios constituem um evento de turismo religioso ímpar no país, envolvendo as povoações de Entre-os-Rios -Penafiel, Boure-Castelo de Paiva e Torrão-Marco de Canavezes.
  Ligar as Malguinhas aos Lampiões não será descabido, porque seguramente os portadores de muitos destas estarão na Luz. 

Que não sirva para transportar as mágoas dos Lampiões 
Hoje vão ser mais que muitos!!!!!
   Não me vou atrever a dizer que gostaria que o Liverpol ganhe, mas verdade que se tal acontecer não me vou sentir triste, mesmo que sabendo que muitos valorosos adeptos Benfiquistas estarão a sofrer.
    Nutro pelo Futebol Inglês uma admiração enorme, sempre que posso vejo alguns dos jogos que lá se disputam, principalmente aqueles onde jogam futebolistas portugueses.
  Sendo eles os criadores do Futebol, tambem são eles que enchem os Estádios e fazem do Futebol uma Festa e impondo respeito nos adeptos. Prendendo oe prevaricadores, irradiando-os de entar nos campos de Futebol e nos casos menos graves exigirem as suas apresentações em esquadras da Polícia antes dos Jogos.
  Tal como no Benfica e Porto em que os Atletas chegam a ser  na quase totalidade, oriundos de outros países, talvez contaminado por ver tantos meninos da Academia Sportinguista "Meu Clube do Coração", e ontem quando assistia ao jogo do Inter, ouvir que estes apenas tinham em campo um Italiano enquanto os Russos: a sua equipa era formada por mais de metade de jogadores da sua Selecção.
Que seja um grande jogo de Futebol sem casos e que o Benfica seja o melhor das duas equipas.

2 comentários:

Observador disse...

Amigo Valdemar
Embora Lampião estou em acordo com o Amigo Leão, excepto claro, sobre a possível vitória do Liverpool que para mim ´tudo que seja menos que uma vitória e se possível bem folgada do meu Benfica é considerada derrota.
Já que nunca assisti a essa procissão, faz vafor de tirar umas fotos e publicaraqui para o pessoal ver.
Um abraço

Tintinaine disse...

Vai ser muito complicado, mas cá estamos para viver essa emoção.
Vermelho por dentro e por fora, sempre!