segunda-feira, 30 de agosto de 2010

"E assim se fala o bom português!" Alcoólicamente Falando!!!

Depois digam que eu sou louco e egoísta, só porque afirmo que as minhas pitorescas aldeias são oásis.
História da Canoa
por A. T. Verde
margensdodouro.blogspot.com
riomeurio.blogspot.com
 Digam da vossa Justiça!!!

Olhem que o alcoólico!... Não era assim tão "burro"

*A ESTRANHA BELEZA DA LÍNGUA PORTUGUESA*
*Este texto é dos melhores registos de língua portuguesa que eu tenho lido sobre a nossa digníssima 'língua de Camões', a tal que tem fama de ser pérfida, infiel ou traiçoeira. *
     Um político que estava em plena campanha chegou a uma pequena cidade, subiu para o palanque e começou o discurso:
    *Compatriotas*, *companheiros*, *amigos*! Encontramos-nos aqui, *convocados *, *reunidos* ou *juntos* para *debater*, *tratar* ou *discutir* um *tópico*, *tema* ou *assunto*, o qual me parece *transcendente*, *importante* ou de *vida ou morte*.
    O *tópico*, *tema* ou *assunto* que hoje nos *convoca*, *reúne* ou *junta* é a minha *postulação*, *aspiração* ou *candidatura* a Presidente da Câmara deste Município.

De repente, uma pessoa do público pergunta:
- Ouça lá, porque é que o senhor utiliza sempre três palavras, para dizer a mesma coisa?
O candidato respondeu:
    - Pois veja, meu senhor: a primeira palavra é para pessoas com nível cultural muito alto, como intelectuais em geral; a segunda é para pessoas com um nível cultural médio, como o senhor e a maioria dos que estão aqui; a terceira palavra é para pessoas que têm um nível cultural muito baixo, pelo chão, digamos, como aquele alcoólico, ali deitado na esquina.
De imediato, o alcoólico levanta-se a cambalear e "atira"
  - Senhor *postulante*, *aspirante* ou *candidato*: (hic) o *facto*, *circunstância* ou *razão* pela qual me encontro num estado *etílico*, *alcoolizado* ou *mamado* (hic), não *implica*,*significa*, ou *quer dizer* que o meu nível (hic) cultural seja *ínfimo*, *baixo* ou mesmo *rasca* (hic). E com todo a *reverência*, *estima* ou *respeito* que o senhor me merece (hic) pode ir *agrupando*, *reunindo* ou *juntando* (hic) os seus *haveres*, *coisas* ou *bagulhos* (hic) e *encaminhar-se*, *dirigir-se* ou
*ir direitinho* (hic) à *leviana da sua progenitora*, à *mundana da sua mãe biológica* ou à *puta que o pariu*!
Fim de citação



3 comentários:

Tintinaine disse...

Mais uma pérola que foste descobrir, não sei onde, e que é talvez a melhor que já vi sobre bêbados.
Venha outra!

Edum@nes disse...

Esta serve de lição para aqueles que julgam, que os alcoólicos, são pessoas diferentes e mal formadas ou desintegradas da sociedade.
Os alcoólicos são seres humanos que por alguma razão se entregaram a um vício, do qual ficaram dependentes.
Cuja recuperação e abandono desse vício, para alguns não é nada fácil, no entanto, também não é impossível, desde que da parte do dependente exista forte força de vontade, para dizer não á droga da qual se encontra dependente.
Nós humanos samos inteligentes, temos capacidade de superioridade sobre os nossos vícios. Não ás drogas. Sim a uma vida, saudável e risonha,onde todos neste mundo, temos o direito de viver felizes.

António Querido disse...

Esse bêbado estava mais sóbrio que o político!
Pena foi, não o ter corrido à pedrada!