sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Já Fui Muito Feliz Aqui =Uma Viagem na Rota do Antigamente


Leviandade= Governo e PSD Link=marinheirododouro.blogspot.com

Rio Douro banhando as Pitorescas Aldeias do Marco de Canavezes= (Bitetos) = Castelo de Paiva no Lugar de Castelo e Cinfães do Douro no Lugar de Escamarão

Um Pescador que se preze tem sempre que dar banho à minhoca.
     Com apenas os meus seis anos de idade, já era companhia assidua  dos meus avós que sempre viveram quase que da exclusividade da pesca.
    Sendo eu o seu neto mais velho de rapaz fácil de perceber que era para o meu avô "principalmente" um brinquedo querido.
  No Lugar de Bitetos onde se vê o Cais e a Praia ali existia "e ainda hoje existe" uma casa que era um taberna, onde se petiscava.
   Esta tradição foi passando de meus Avós para meu Pai e de ele para mim, onde e ainda quando lá passo não resisto a lá ir petiscar qualquer coisita para continuar a manter a tradição.
  No lugar de Escamarão e Castelo também ali atracavamos para vender o peixe aos compradores que ali existiam, que depois o vendiam pelas freguesias circunvizinhas e na Vila de Castelo de Paiva.  Estou a falar do peixe miúdo de Verão. (Barbo, Voga,Escalo e Muge (Taínha).
  Duarnte três anos fui pescador com mais três homens da rede de Verão, depois os outros já com Mugeira e Chumbeira, onde apenas eramos dois.
  Num comentário recente a um artigo neste Blogue sobre o Rio Paiva um amigo sugeria-me que acrescenta-se ao meu nome de Valdemar Marinheiro, "o sobrenome Rio" como aqui fica demonstrado não seria descabido, dado toda a minha ligação a ele.
     Mas como no meu nome Valdemar já cá está o Mar, Marinheiro também é abrangente a água Doce.
    Esta minha Ligação ao Rio e o Amor que nutro por eles é bem mais forte que eu.
    Será mesmo creio convictamnete um casamento de amor perfeito até ao fim dos meus dias, já que quanto aos rios eles são eternos, e não será a mão criminosa de certos ditos humanos que virá a acabar com eles.

Sem comentários: