segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Moçambique na TVI hoje dia 18 de Outubro às 21 horas


"GERAÇÃO DE VIRAGEM"
     É o titulo do trabalho

     Em Moçambique, 35 anos depois da independência, existem mais de 37 instituições de ensino superior.
No "Reporter TVI" desta noite analisa-se a educação neste país africano que conta já com uma população estudantil de seis milhões de pessoas.
Nota:
        Esta informação destina-se a todos quantos se importam pelo desenvolvimento deste país e ao qual para muitos  de nós é uma segunda Pátria.
       Que este povo venha dentro da maior brevidade possivel  a desfrutar de uma vida cheia de prosperidade, que depois de tanto terrivel sofrimento, justamente merece..

Acompanhei a reportagem e registei com muito agrado que aquando da Independêencia não havia uma única Universidade em todo o Moçamique e hoje hoje existem 37 instituições de ensino Superios.
    Ver as crianças a ajudarem os Pais nas Machambas e frequentarem as escolas.
     Maputo de cara lavada, o mesmo de Nmpula, onde existem 6 Instituições de Ensino Superior, que aqui aqundo da Indeoendência haviam mais de 90% de analfabetos e hoje já são menos de 40%. O Rio Namapa em Nampula
  Ver Cabo Delgado e Montepuez =Pemba e a sua Baía uma das maiores do Mundo.
   Como disse o escritor Moçambique Mia Couto: - Pode ter-se até a barriga inchada de fome, estar-se triste, mas se tendo um livro por perto e o souber -mos ler, esquecemos por momentos o mal que nos atinge e até sonhamos com coisas maravilhosas.
    Foi maravilhoso ouvir as pessoas a falar de poetas portugueses e como disse António Peres Metelo Jornalista quando a sua afilhada Moçambicana agradeceu ao padrinho português que lhe tinha dado a Camisola e ele disse que ela iria até onde quizesse e tivesse capacidade para citar que há muitos mais portugueses que tem outras afilhadas e que também as apoiam.
   Moçambique sendo um dos países mais pobres do Mundo sabe que para o seu desenvolvimento necessita de um povo com escolariedade e por isso não surpreende os seus já seis milhões que frequentam o ensino.

1 comentário:

fernando loureiro disse...

ficamos tristes quando uma ciança numa escola em nampula,diz nunca ter visto um livro de mia couto,mas já leu eça e pessoa,