terça-feira, 31 de agosto de 2010

Alô Brasil = Inovação = Dedicatória Especial aos Amigos Brasileiros no Brasil


A pretexto da "crise" Novo Rumo
marinheirododouro.blogspot.com
Encontro de Três Marinheiros = Agostinho, Valdemar e Carlos
terrasriomar.blogspot.com
Permitam-me que faça esta dedicatória muito especial a quem lê este blogue no Brasil
Mas que filtro embriagante
       me terias  tu então dado a beber
            Porque lembro-te a todo o instante,
           Sem que nunca te consiga esquecer 

Festa de Homenagem ao Emigrante, realizada neste fim de semana do mês de Agosto de 2010
em Midões/Raiva Castelo de Paiva
I
Minha Terra vou te amar!
Foi aqui que ao mundo cheguei
Também aqui aprendi a nadar
E foi neste Rio que nadei
Comecei  no barco, a navegar.     
 Este Pitoresco Lugar fica de Frente a um outro: como pode ser confirmado nas fotos não menos atraente, diz-se mesmo que só poderiam  ser aqui implantados  pela Mãe Natureza e não haveria outro local em parte alguma do mundo que melhor os podesse embelezar.
  Deram-lhe mais :-  Gente humilde e, hospitaleira e   dotaram-na com a sabedoria de bem saber receber e partilhar esta beleza única.
    Destes dois Lugares: foram muitas as pessoas que emigraram vai para Cem anos para essa Terra distante à procura de uma vida melhor.
    Ganharam um novo amor, pois os que regressaram e foram a maioria jamais deixaram morrer o amor que nutriam pelo solo brasileiro.
    Não trouxeram fortunas, na maioria dos casos até venderam os haveres que cá tinha para pagarem viagens e regressaram pobres, pois não eram de formação e os trabalhos que por lá executaram certamente não dava para juntar dinheiro para mandarem para cá, o que muitos e muitos anos nem era autorizado.
   Contudo era hábito dizer-se que no Brasil havia a árvores das Patacas!!! Que era só abanar e se enchiam os bolsos. Mas a realidade clarificada nestes exemplos, mostram que as coisas corriam de forma diferente.
     Ainda hoje, por lá se encontram inclusivé familiares meus: que apesar de já contarem com mais de meia década de anos lá a trabalhar alguns até vivem com enormes dificuldades económicas.
    Talvez por isso e tendo conhecimento desta situação desde criança. Ao se me ter deparado uma oportunidade de fazer uma viagem num navio dando apoio a cadetes da Escola Naval, optei por não a fazer e preferir conhecer outros países, que me atraíam mais.
     Guardo como recordação um quadro de borboletas que mandei vir pelo Marinheiro que foi no meu lugar, enquanto eu fui para a Alemanha e Noruega.
      Ao povo Brasileiro e portugueses lá emigrados o meu Xi coração.
       Fico feliz pelo que leio: que me leva a concluir, que mesmo indo devagarinho as coisas vão melhorando para este povo na sua grande maioria martirizado.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

"E assim se fala o bom português!" Alcoólicamente Falando!!!

Depois digam que eu sou louco e egoísta, só porque afirmo que as minhas pitorescas aldeias são oásis.
História da Canoa
por A. T. Verde
margensdodouro.blogspot.com
riomeurio.blogspot.com
 Digam da vossa Justiça!!!

Olhem que o alcoólico!... Não era assim tão "burro"

*A ESTRANHA BELEZA DA LÍNGUA PORTUGUESA*
*Este texto é dos melhores registos de língua portuguesa que eu tenho lido sobre a nossa digníssima 'língua de Camões', a tal que tem fama de ser pérfida, infiel ou traiçoeira. *
     Um político que estava em plena campanha chegou a uma pequena cidade, subiu para o palanque e começou o discurso:
    *Compatriotas*, *companheiros*, *amigos*! Encontramos-nos aqui, *convocados *, *reunidos* ou *juntos* para *debater*, *tratar* ou *discutir* um *tópico*, *tema* ou *assunto*, o qual me parece *transcendente*, *importante* ou de *vida ou morte*.
    O *tópico*, *tema* ou *assunto* que hoje nos *convoca*, *reúne* ou *junta* é a minha *postulação*, *aspiração* ou *candidatura* a Presidente da Câmara deste Município.

De repente, uma pessoa do público pergunta:
- Ouça lá, porque é que o senhor utiliza sempre três palavras, para dizer a mesma coisa?
O candidato respondeu:
    - Pois veja, meu senhor: a primeira palavra é para pessoas com nível cultural muito alto, como intelectuais em geral; a segunda é para pessoas com um nível cultural médio, como o senhor e a maioria dos que estão aqui; a terceira palavra é para pessoas que têm um nível cultural muito baixo, pelo chão, digamos, como aquele alcoólico, ali deitado na esquina.
De imediato, o alcoólico levanta-se a cambalear e "atira"
  - Senhor *postulante*, *aspirante* ou *candidato*: (hic) o *facto*, *circunstância* ou *razão* pela qual me encontro num estado *etílico*, *alcoolizado* ou *mamado* (hic), não *implica*,*significa*, ou *quer dizer* que o meu nível (hic) cultural seja *ínfimo*, *baixo* ou mesmo *rasca* (hic). E com todo a *reverência*, *estima* ou *respeito* que o senhor me merece (hic) pode ir *agrupando*, *reunindo* ou *juntando* (hic) os seus *haveres*, *coisas* ou *bagulhos* (hic) e *encaminhar-se*, *dirigir-se* ou
*ir direitinho* (hic) à *leviana da sua progenitora*, à *mundana da sua mãe biológica* ou à *puta que o pariu*!
Fim de citação



domingo, 29 de agosto de 2010

COMBATENTES e os Demagogos = Liga Procura campas em África

ANGOLA MAIS DIFÍCIL.
  Num impasse continua a realização de um projecto idêntico ao de Moçambique em Angola, adiantou o General Chito Rodrigues.
   As autoridades angolanas não manifestaram qualquer abertura às intênções manifestadas ao longo dos anos pela Liga dos Combatentes e mesmo por parte de responsáveis políticos portugueses em visita a Luanda.
     Admitindo que a situação tenha voltado a ser abordada com a s autoridades de Luanda na recente visita do Presidente da República a Angola, o general disse desconhecer quaisquer resultados da iniciativa.

      Pura Demagogia.
Quando há uns meses o repetente Candidato em Angola e junto à Campa de um Oficial morto e pertencente à Companhia dele lança a habitual propaganda malabarista que se viesse a ser eleito Presidente da República tudo faria para que os restos mortais dos ex-combatentes ainda em terras ultramarinas tudo faria para que fossem transladados para Portugal.
 Há tantos anos que anda esse Senhor pelos corredores de S. Bento intitulando-se de homem de convicções de esquerda, criando os mais variados chavões demagógicos tais com a unicidade Sindical a defesa da governação à Esquerda etc e tal. Se ele não respeitou o seu aliado Mário soares e agora lançou uma Candidatura apressada para amarrar o PS e Sócrates!!!
 Alguém acredita que alguma vez cumpriria essa promessa?
 Sinceramente eu não.
Acredito nisso sim que ele terá o Julgamento e condenação que merece à boca das Urnas de Voto.
Os mortos querem que respeitem as suas memórias e não se sirvam delas para fim eleitoralistas.
O meu País Portugal é maravilhoso e produtivo de boas sementes. Infelizmente também tem algumas fracas.

sábado, 28 de agosto de 2010

MOÇAMBIQUE = Procura de Campas de Ex-Combatentes em África


Pelo interesse nacional deste e outros artigos que se lhe vão seguir passo a públicar outros no meu Blogue: marinheirododouro.blogspot.com

Identificação e Translação de Combatentes Mortos em Moçambique.
Combatentes Uma missão de 18 dias vai identificar locais onde estão soldados portugueses mortos na Guerra Colonial.
        Uma equipa da Liga dos Combatentes vai percorrer Moçambique de sul para norte, entre os próximos dias 4 e 22 de Setembro, numa "acção de reconhecimento" de locais onde estejam corpos de militares portugueses mortos durante a Guerra Colonial, disse o presidente da Isntituição ao Diário de Notícias.
 Segundo o General Chito Rodrigues, a nova missão insere-se no projecto de "Conservação das  Memórias"
pela liga e visa, no caso de Moçambique, identificar os restos mortais de militares portugueses para depois os concentrar e trasladar para o cemitério de Languenhe, em Maputo.
     Neste cemitério já existe um talhão dedicado aos combatentes portugueses  mortos durante a guerra naquela antiga colónia lusa, a exemplo do que sucede na Guiné ou em França, aqui por causa dos soldados que participaram na I Grande Guerra.
Esta nova missão da Liga dos Combatentes vai ter lugar depois de a instituição ter dado concluídos os trabalhos similares realizados durante os últimos anos na Guiné-Bissau, com o apoio directo de uma equipa de antropólogos liderados pela professora Eugênia Cunha.
 Iniciativa louvável, bem como a disponibilidade das autoridades Moçambicanas. Lamenta-se que não possamos dizer o mesmo no que respeita a Angola a ser tratado noutra públicação. 

Os Nossos Mandantes são Incansáveis depois da Reforma


OS MAIORAIS DO NOSSO PORTUGAL  REFORMADOS ACTIVOS - SÃO OS MELHORES!!!

     Ao menos num capítulo ninguém nos bate, seja na Europa, nas Américas ou na Oceânia: nas políticas sociais de integração e valorização dos reformados.

Aí estamos na vanguarda, mas muito na vanguarda. De acordo, aliás, com estes novos tempos, em que a esperança de vida é maior e, portanto, não devem ser postas na prateleira pessoas ainda com tanto a dar à
sociedade.
Nos últimos tempos, quase não passa dia sem que haja notícias animadoras a este respeito. E nós que não sabíamos!

ORA VEJAMOS:
* O nosso Presidente da República é um Bi reformado; * o Repetente Candidato Alegre  a Presidente da República é outro Bi reformado;

* O nosso ministro das Finanças é um reformado;
* O nosso anterior ministro das Finanças já era um reformado;
* O ministro das Obras Públicas é um reformado;
* Gestores activíssimos como Mira Amaral (lembram-se?) são reformados;
* O novo presidente da Galp, Murteira Nabo, é um reformado;
* Entre os autarcas, "centenas, se não milhares" de reformados - garantiu-o
o presidente da ANMP
* O presidente do Governo Regional da Madeira é um reformado
   E assim por diante...
Digam lá qual é o país da Europa que dá tanto e tão bom emprego a reformados?
Que valoriza os seus quadros independentemente de já estarem a ganhar uma pensãozita?
Que combate a exclusão e valoriza a experiência dos mais (ou menos...) velhos?
Ao menos neste domínio, ninguém faz melhor que nós!
Ainda hão-de vir todos copiar este nosso tão generoso "Estado Social"...
Joaquim Fidalgo
Jornalista







sexta-feira, 27 de agosto de 2010

"As Tardes da Júlia na A TVI" e EU = Tema Mudar de Vida.= Conversa telefónica com a Jornalista Marta.



Mas que Ministra da Educação temos nós? A seguir a este artigo
e
Carta Aberta de uma Gata Portuense a Cavaco
blogue= marinheirododouro.blogspot.com

Resultado de Uma Conversa Telefónica com uma Jornalista da T.V.I.
   Esta conversa: não se trata de uma conversa da Treta, onde essses maravilhosos artistas disseram e trataram coisas serissimas a brincar, mas sim de um flagelo que vitíma inúmeros seres humanos e onde somos o nono país do mundo de maior consumo.
José Carlos Pereira . Actor de Novelas da TVI    
Já, desde há algum tempo que tinha vontade de escrever sobre um caso que me tem incomodado pela forma como tem sido tratado e por terem feito dele e o tratado  por vezes com uma leviandade lamentável.
 Infelizmente há muitos que são apanhados por esta doênça que é um flagelo seja a nivel português e Mundial. Que não escolhe classes sociais. Desde Doutores Politícos, Engenheiros, Padres etc.etc.
     Estou a referir-me a um caso que envolve um actor das Novelas da Estação de Televisão TVI e quero prestar a minha homenagem às pessoas desta estação que se envolveram no forte apoio a esse actor e tudo tentaram fazer para que ele opte pelo tratamento, garantindo-lhe inclusivé novo trabalho apos o tratamento. "Maravilhoso e altamente louvável tal comportamento". Incluíndo segundo li com um papel empenhadissimo da Senhora Doutora e Jornalista Júlia Pinheiro.
     Infelizmente  que o actor já tentou um tratamento  mas que não resultou. "Teve uma recaída".Apesar de não dever ter acontecido, não é catastrófico e muitas vezes até contribui para que na próxima o doente pegue o bói pelos cornos de forma segura  a que ele jamais se liberte. "Abstinência total e continuada"
     Segundo ao que parece ou dizem serem palavras suas está determinado a voltar a fazer novo tratamento e desta numa clínica Inglesa ao que dizem também ser um tratamento milionário.
   Pura diversão propangandística da citada imprensa e sem querer ilibar a TVI, mas porque nunca a vi envolvida nesta campanha e perseguição ao Doente,"não lhe dando um  minuto de prevacidade" desde o arranjar-lhe namoradas e mais namoradas, com copos de água na mão e, " tantos e tantos disparates que seguramente em nada o ajudam a resolver o seu problema". Mas se calhar isso para eles é o menos importante. "Também é fácil  perceber que lhes é indiferente se prejudicam ou ajudam". Nem parece ser esse o papel a desempenhar pela imprensa cor de rosa.
Deveriam ter mais respeito e seguramente que em nada estão a ajudar o citado artista "que padece de uma gravisssima doênça "O Alcoolismo", para que possa saír da sua dependência e lhe deiam descanso para que consiga tentar reunir todas as suas forças para vencer  a dependência e se tornar abstinente, e que como eu ultrapasse quando lá chegar os meus 24 anos que levo de abstinente.
  Comecei este artigo para abordar e desenvolver um testemunho nascido da conversa que mantive ontem com a doutora e Jrnalista da TVI Marta, mas acabei por não o fazer.
  Contudo e porque este caso é deveras importantissimo aproveito para afirma com conhecimento de causa que não há tratamentos caros desde que com ele tenhamos a felicidade de nos tratar e nos tornar abstinente.
 Essa abstinência é de um valor tal que não tem dinheiro no Universo que a possa comprar.
 Como diz o tema e muito bem do  programa das "Tardes  da  Júlia"= Mudar de Vida = Esta mudança é de tal ordem importantissima: e a felicidade que nos proporciona e que dela podemos desfrutar com a nova vida que passamos a viver é tal,  que descrevê-la não é possivel.
   Um Abraço de Esperança.
    É difícil, mas posssivel.
    Se eu até hoje venci é a prova cabal de que não é impossivel e prova que o querer é poder.
   Se acaso este artigo for lido por alguém da TVI, que transmitam-lhe um abraço meu de óptimismo.
     Parabéns a todos quantos se empenharam nesse apoio.
    Uma palavra ou um gesto, muitas vezes vale uma vida humana.
    
Continua= nos dias que se seguem com um testemunho meu e a minha experiência de doente recuperado. Temas que seriam aqui públicados vão ser escritos e editados em marinheirododouro.blogspot.com

Mas Alguém Acredita nessa Ministra da Desiducação?


Carta Aberta a Cavaco = Blogue = marinheirododouro.blogspot.com

Isabel Alçada = Ministra da Educação!!!
    Muito sinceramente não consigo imaginar que alegria terão os pais que não sabem nem em que escola os filhos vão ser colocados, nem em que condições de segurança vão ser transportados.
Para já não falar das crianças que terão de acordar antes dos Galos.
     A ironia serve para demonstrar que o PAÍS não pode ser desenhado a régua e esquadro a partir da 5 de Outubro (onde mora o dito Ministério).
Quando assegura " que o Ministério da Educação tomou todas as medidas para que o início do ano lectivo corra com alegria que é própria de uma actividade desta natureza".
     Mas o que me parece questionável é o "timing" quando falta pouco mais de uma semana para o arranque do ano lectivo.
   Mas alguém acredita que este processo será levado a bom porto em tão curto espaço de tempo?

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

BRILHANTE VITÓRIA = Sporting Clube de Portugal


Carta Aberta a Cavaco= marinheirododouro.blogspot.com

27 de Agosto de 2010, dia da celebração.
      Nunca nenhuma equipa portuguesa fizera o que o Sporting fez ontem.
      Seguir em frente depois da derrota caseira por dois golos ou mais golos é quase inacreditável!
      O Diabo não havia de estar sempre atrás da porta! Tinha que chegar o dia em que os Sportinguistas rasgariam um sorriso de orelha a orelha, felizes com o comportamento da equuipa.
     No Futebol muitas vezes, a razão só chega através dos resultados. Mas estes, se o trabaalho de base é bom, acabam por aparecer.
     Parabéns a José Eduardo Bettencourt
Barba e Cabelo
     Que achou dos jogos de apuramento para a Liga Europa?
     Bem, pegando nas palavras de um famoso escritor Norte-Americano...
     Eu diria que as notícias sobre a Eliminação Europa do Sporting foram manifestamente exageradas 

ISTO É FUTEBOL de Primeira
O que tinha dito ontem:- Tem aqui pleno  cabimento a sua repetição.
 Já tinha saudades de sentir emoções fortes como estas, com um final feliz para as equipas portuguesas.
Depois de os Coveiros habituais já terem aberto a sepultura uma vez mais vão ter de as arrazar sem que tenham um cadáver.
     Uma equipa personalizada em que os seus jogadores e todos os responsáveis a todos os niveis, dignificaram e honrarram a camisola Sportinguista quwe envergaram. Souberam ainda honrar o nome de Portugal e do Futebol Português. Souberam também dar uma vez mais um bofetada de luva branca aos profetas da desgraça.
    Sem esquecer o seu principal protagonista Pedro Santana Lopes e Companhia, QUE NÃO RESPEITAM MEIOS PARA TENTAREM ALCANÇAR PROTAGONISMOS dizendo-se sofredores, quando na verdade o que lhes interessa é quanto pior melhorpara assim poderem andar nas promeiras folhas dos Jornais e tudo o que é Imprensa.. Um Palavra de reconhecimento ao Doutor Eduardo  Barroso, este sim um digno Sportinguista.
     Depois do Histórico desempenho do Sporting Clube de Braga, o Sporting  Clube de Portugal, a mostrar no campo de batalha, que os atletas que representam estes dois Clubes e seus responsáveis tudo fizeram para dotar os seus clubes com ferramentas que permitam tornar um campeonato disputadíssimo e dignificante   e capazes de o prestigiar a nivel internacional.
 Penso que não só os Sócios e Simpatizantes destes dois Clubes estão de parabéns e em festa, como todos os desportistas portugueses.
    ACREDITAR, ACREDITAR e ACREDITAR SEMPRE.
LEÃO  FOREVERE

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Viva o Sporting Clube de Braga

Um Hino ao Futebol
Já tinha saudades de um jogo assim.
Levou-me a reviver mentalmente o Mundial 1966 quando Portugal estava a perder 3 a 0 e deu a volta ao resultado.
     O jogo do Sporting de Braga  foi de encher o olho e ficou provado que a dignidade ganhou pontos e o materialismo saíu de rastos.
      Vejam-se os milhões que carregam os Jogadores do Sevilha e a entrega digna de atletas que  com o seu querer e humildade. Levando os responsáveis do Seevilha a reconhecer o mérito Bracarense. Deixaram nos muitos milhões de espectadores uma certeza: que quando se trabalhar para dignificar uma instituição, essa união move montanhas. Ficou provado que o querer tem uma força enorme.
      Veja-se a humildade do Treinador vencedor!!!!
     Sinceros Parabéns e a admiração de um ferrenho Sportinguista. Para Domingos Paciência.
     Obrigado pela lição de humildade.
        VIVA O BRAGA.

          O REVÉS DA MEDALHA
             Barbae Cabelo
  O ex-treinador de Guarda -Redes do Atlético de Madrid Diz que Roberto "tem claramente de melhorar o Jogo Aéreo..."
     Impressionante se o Atlético de Madrid vende por 8,5 Milhões de euros um guarda - redes que "tem claramente de melhoraro jogo Aéreo!!!!
    Por quanto venderá um que no jogo Aéreo seja razoável?
    Ao que parece o Benfica está nas compras?

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Um Presidente Como Nós = Fernando Nobre

"Deixei claro que não quero receber donativos nem de empresas nem de partidos"
     No que me diz respeito, em nome  de uma coerência e dignidade própria, tendo em conta o imperativo de consciência, moral e de cidadania que me levou a erguer há seis meses , a minha candidatura é para ir até ao fim.
Eu vou até ao fim para unir os cidadãos.
Estamos perante desafios de tal modo graves para a sociedade portuguesa que os cidadãos  têm de saber que têm por fim um cidadão como eles para ir até ao fim e para defender os seus verdadeiros interesses.
     Deixei claro desde que me candidatei que a minha fundação não intervinha, e não interveio, e tive de percorrer o país mobilizando voluntariado em todos os distritos.
     Hoje tenho núcleos distritais e concelhios e cerca de dois mil voluntários activos, que já recolheram cerca de onze mil assinaturas - eu quero quinze mil.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Agora é que são elas :- Marchante, Cicloturista, Banhista e Fotografo


Fanfarronices a mando de Bruxelas e orientações de Berlim.
link =marinheirododouro.blogspot.com

Desde os meus Catorze Anos que tenho a Paixão pela fotografia 

Fotogenia não é cá com a minha pessoa.
    Talvez tenha de admitir que serei eu o único maluco a gostar daquilo que reproduzo e que me parece modéstia à parte trabalhos com reportagens fotográficas atactivas.
Será?
 Mas serei mesmo só eu a gostar de ver uma Barco Balboeiro"ou Soalheiro" com uma mujeira lá dentro na proa pousada em cima da Chileira.
Os taburnos: em cima do Sagro, onde colocamos os pés, não são espectaculares?
O Rio Douro e o Mar  em fotografia não nos dará uma aragem de ar fresco e puro?
As Dunas?
 As Praias de Espinho e Granja com Águs recomendáveis para tomar banho?
 Ao lado poder assistir à passagem dos Comboios que tantas e tantas vezes me transportou até Lisboa!!!
O Passadisso em Madeira onde podemos andar a pé desde a Granja até Espinho?
O Passeio desde a Mata em Silvalde até à granja onde podemos andar a pé e de bicicleta, não é convidativo?
 Não sei como vou resolver o problema quamndo um dia tiver do morrer e deixar isto tudo?

domingo, 22 de agosto de 2010

Único Clube no Mundo com dois Museus.


Pobre Domingo. Tão longe de Deus e tão perto de Segunda-Feira
Esforço, Dedicação e Glória
Um Historial Único 

Um Amor para Sempre
Viva o SPORTING!!!!!
Agradeço ao Virgilio Benfiquista de sete costados que me forneceu estes dados
   1.º O Sporting é o único clube no Mundo que neste momento tem dois Museus oficiais, um em Lisboa, outro em Leiria. Em Portugal, actualmente, mais nenhum clube tem Museu e alguns nem sala de troféus têm.

2.º O primeiro futebolista português a jogar numa selecção da Europa foi José Travassos (o saudoso José da Europa) em 13 de Agosto de 1955, quando a selecção da Europa ganhou à Inglaterra por 4-1.

3.º O Sporting é neste momento o clube da Europa com mais troféus no seu ecletismo. Tem 20 mil troféus, todos catalogados, arrumados e devidamente estruturados.

4.º O jornal do Sporting, denominado nos primeiros anos de Boletim do Sporting (primeiro número datado de 31 de Março de 1922) e que na altura saía quinzenalmente, é o jornal mais antigo de todos os clubes do Mundo.

5.º O Sporting é actualmente o único clube do Mundo que se pode orgulhar de ter dois futebolistas formados em Alvalade e eleitos melhores do Mundo pela FIFA: Luís Figo e Cristiano Ronaldo.

6.º O Sporting, o Real Madrid e o Barcelona são os clubes na Europa com mais participações nas Taças Europeias de futebol. Os «leões» apenas por uma vez falharam a presença nas competições internacionais.

7.º O Barcelona tem actualmente 41 títulos europeus em todas as modalidades, o Real Madrid tem 23 e o Sporting tem 21. O Sporting tem 15 títulos em atletismo, 5 em hóquei em patins e um em futebol.

8.º Em qualquer dos títulos europeus conquistados, o Sporting ainda hoje tem recordes vigentes. No atletismo, o Sporting tem três feitos notáveis: é o único clube europeu que até ao momento ganhou a Taça dos Campeões Europeus de Pista e a Taça dos Campeões Europeus de Crosse. O Sporting ganhou por duas vezes, seis Taças dos Campeões de Crosse (Corta-Mato) consecutivas; É o Clube com mais títulos europeus na modalidade de atletismo: 14 de crosse e 1 de pista.

No hóquei em patins, tem dois feitos ainda vigentes: o Sporting é neste momento único o clube na Europa que ganhou as três competições europeias: uma Taça dos Campeões Europeus, três Taças das Taças e uma Taça CERS.

O Sporting possui ainda o recorde de goleadas nas taças europeias: 33-1 ao H. Gujan, de França, nos quartos-de-final da Taça CERS de 1983/84, que os «leões» haveriam de conquistar frente ao Voltregá.

No futebol o Sporting tem ainda dois recordes vigentes: a maior goleada de sempre nas competições europeias (16-1 ao Apoel); o recorde de golos num só jogo - seis - de Mascarenhas, também no encontro da Taça das Taças de 1963/64 frente ao Apoel de Chipre.

9.º O Sporting é o clube da Europa que tem mais atletas com títulos de campeão europeu, campeão mundial e medalhados em Jogos Olímpicos.

A seguir ao Barcelona, o Sporting é o clube europeu com mais atletas olímpicos: 109 atletas.

10.º A Academia Sporting é a melhor Academia de futebol do Mundo, seguindo-se a Academia do Ol. Lyon e a do Ajax de Amesterdão.
--------------------------------------------------------------------------------

Art º Único - O Sporting é o único clube do mundo que teve como treinador da sua equipa de futebol o Paulo Bento!!!!



sábado, 21 de agosto de 2010

Encantos de África = Tanzânia

África Também é Minha. Pelo muito que lhe quero.
Torna-se inesquecivel pelos seus safaris e pela imponência do Kilimanjaro- o monte mais alto de África.
Dar es Salaam a capital e a Ilha de Zanzibar, são variadas as formas de ocupar o tempo, um mergulho para ver os corais, um passeio de canoa e relaxar nas areias finas e douradas. Também o pôr do Sol é indiscutivelmente dos mais especiais de todo o Mundo.
A Ilha de Zanzibar tem nas suas areias uma pureza nunca vista, o mar e o silêncio de um céu pontilhado de estrelas que nos seduz de uma forma quase inexplicável.
 Um passeio de barco, fazer um mergulho para observar os corais e os peixinhos ou simplesmente para ver o pôr do Sol. O pensamento só pode ser um: a Natureza tem realmente um sem-número de atributos que usa para nos surpreender e apaixonar!
    À noite na praia, a temperatura amena e o céu limpo e estrelado fazem-nos sentir que tal local só pode existir num sonho ou num filme.
  Já fui Fliz aqui.
  Privilégios de Marinheiro.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Já Fui Muito Feliz Aqui =Uma Viagem na Rota do Antigamente


Leviandade= Governo e PSD Link=marinheirododouro.blogspot.com

Rio Douro banhando as Pitorescas Aldeias do Marco de Canavezes= (Bitetos) = Castelo de Paiva no Lugar de Castelo e Cinfães do Douro no Lugar de Escamarão

Um Pescador que se preze tem sempre que dar banho à minhoca.
     Com apenas os meus seis anos de idade, já era companhia assidua  dos meus avós que sempre viveram quase que da exclusividade da pesca.
    Sendo eu o seu neto mais velho de rapaz fácil de perceber que era para o meu avô "principalmente" um brinquedo querido.
  No Lugar de Bitetos onde se vê o Cais e a Praia ali existia "e ainda hoje existe" uma casa que era um taberna, onde se petiscava.
   Esta tradição foi passando de meus Avós para meu Pai e de ele para mim, onde e ainda quando lá passo não resisto a lá ir petiscar qualquer coisita para continuar a manter a tradição.
  No lugar de Escamarão e Castelo também ali atracavamos para vender o peixe aos compradores que ali existiam, que depois o vendiam pelas freguesias circunvizinhas e na Vila de Castelo de Paiva.  Estou a falar do peixe miúdo de Verão. (Barbo, Voga,Escalo e Muge (Taínha).
  Duarnte três anos fui pescador com mais três homens da rede de Verão, depois os outros já com Mugeira e Chumbeira, onde apenas eramos dois.
  Num comentário recente a um artigo neste Blogue sobre o Rio Paiva um amigo sugeria-me que acrescenta-se ao meu nome de Valdemar Marinheiro, "o sobrenome Rio" como aqui fica demonstrado não seria descabido, dado toda a minha ligação a ele.
     Mas como no meu nome Valdemar já cá está o Mar, Marinheiro também é abrangente a água Doce.
    Esta minha Ligação ao Rio e o Amor que nutro por eles é bem mais forte que eu.
    Será mesmo creio convictamnete um casamento de amor perfeito até ao fim dos meus dias, já que quanto aos rios eles são eternos, e não será a mão criminosa de certos ditos humanos que virá a acabar com eles.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Lição Amorosa = Acordar ao Som do "Cucurru... Cucurru"...


Uma Lindissima Lição de Amor
Fazia tempo que não era acordado  por este canto matutino.
 Levantei-me, dirigei-me à Janela e vi uma rola-macho empoleirada numa Nogueira junto à minha casa. Trouxe-me à memória tempos da minha infância onde por aqui elas habitavam em grande quantidade,  e esse canto "como então" queria dizer que andava à procura de namorada. O apelo foi ouvido, porque, passados um  tempo em vez de uma já eram três.
   Por costume, no fim do almoço e Jantar, há sempre umas migalhas ou resto de arroz que são espalhados de baixo do limoeiro onde costumo  sacudir a toalha, e por vezes aproveitando a distração da minha cara-metade sou eu que o espalho uns greiros de arroz, porque gosto do cenário dos passaros.
     Não se fazem rogados, aproximam-se sem receio e caem sobre o almoço gratuito. Enchem o papo as rolas e os pardais molham o bico na água do balde e o casal  lá voa para o ferro da ramada.
     Começa então o namoro.
     Que coisa linda ver aquilo!
     Ele chega-se para ela e a menina aceita a corte.
    Depois sacode-se todo, espaneja as asas ela... disfarça. 
   O maroto torna-se mais ousado, roça a sua cabecita pela dela e com o bico começa a levantar-lhe as penas do pescoço. Ela não foge: Descem agora novamente a comer mais umas migalhas. Ela apanha  um grão e parece meter-lho no bico. A menina também apanha uns  grãos, bebem mais uma pinguita e voam de novo para o ferro da ramada. Continua a corte, o maroto faz-lhe festinhas com o bico, parece beijá-la.
    Eu observo, interessado sentado na pedra de lousa da minha Janela. Reparo que o namoro daquelas aves tão simpáticas  chega ao ponto de rebuçado.
     Ele atreve-se e elas ajeita-se.
     Fazem amor.
    Que beleza! Que encanto!
    Satisfeitos, espanejam-se e voam não sei para onde. Eu segui-os com o meu olhar enquanto pude até os perder de vista.
Não vou esquecer mais esta lindissima lição de amor.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Este Amor de Marinheiro: é, bem mais forte que eu.

Sou mesmo um bafejado pela sorte. 

Querer é Poder.
    Poucos serão aqueles que podem juntar o útil ao agradável e sentir no dia a dia a plena felicidade de poder desfrutar daquilo que gostam e, que está dentro de nós parte de nós. Já que durante uma vida, fomos alimentando e cimentando essas raízes.
   Há uma ligação intima entre mim, o Rio, o Lago e o Mar, sinto que esse amor que mais será um elo de ligação que desde que me conheço deu em casamento com o rio Douro que me viu nascer, não menos verdade que posteriormente a ligação ao Mar e ao Lago Niassa acabaram também por terem uma  ligação de tal afeição que hoje em todo o seu agrupamento me torna o meu dia a dia cheio de enorme felicidade.
   Sei que preciso destes estimulantes para viver o meu dia a dia com muita intensidade, sinto que eles me transmitem a mensagem de felicidade por  me terem como amigo.  Enchem-me a alma,  fortificam a coração, reavivam-me as celulas e limpam-me a mente.
   Enquanto me for possivel e as minha faculdades mentais o permitirem não me cansarei de divulgar e dar a conhecer este amor recíproco e contagiante.   
    Sinto-me realizado e penso que estes meus amores também.
I
Vejo a água se a mexer.
Ouço o Vento  a soprar

Vejo a espuma a correr.
Vejo a Sereia a se banhar

II
Pousou uma gaivota à pouco
Ouviu-me clamar pró mar
Talvez julgando ser um louco
Que estava para ali a gritar.
III
Falei-lhe da nossa Nbreza: 
Penso que ela, me percebeu:
Que esta dádiva da Natureza,
Que era dela, mas também meu.
IV
Gaivota voltou  de novo a voar
Continuando o seu rumo ao Norte,
Entendi, ela asando estava a desejar
Bom dia amigo Marinheiro: e, boa sorte

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Águas Bravas do Rio menos Poluído da Europa.


Acabado de públicar o artigo Cavaco e Sócrates sem querer publiquei também este. Assim caso estejam interressados podem consultar o que está publicado abaixo. Abraços e beijos 

Rio Paiva é o berço de uma biodiversividade única 

  As Fotos mostram o Lugar do Castelo e de Escamarão onde o rio Paiva vem desaguar no Rio Douro. As fotos são do Rio Paiva. A Ponte divide os Lugares citados e os Concelhos de Castelo de Paiva e Cinfães do Douro.
O Rio menos Poluído da Europa.
Durante décadas, a qualidade das suas águas granjeou-lhe um reputação excepcional.
     Recentemente, ganhou notoriedade pelas características que estas águas adquirem ao percorrer o longo leito rochoso, tornando-o no mais "bravo" do país  e por isso dos mais apetecidos para os desportos radicais.
     Também é um berço de uma flora, e fauna com características singulares. Tão únicas que até uma das águias pesqueiras, que fazem anualmente a sua viagem migratória da Escócia até ao Norte de África, escolheu o Paiva para repousar durante cinco semanas antes de se colocar a caminho do Senegal.
     Este afluente do Rio Douro, que nasce na serra da Nave, até Castelo de Paiva, no Douro onde desagua.
     Também conta com algumas das espécies de aves características daquele habitat como o melro-de-água onde se estima existir uma das maiores populações desta espécie, ou até mesmo o falcão peregrino e as águias de asas redondas.
     Na água passeiam-se a toupeira-d´água entre muitas espécies pisícolas (peixes pequenos), com particular relevo, para  o mexilhão de água doce, que terá desaparecido 95% dos seus habitat, encontra-se em locais tão distantes como a Escócia e a Rússia.
     Em Portugal, o Paiva é um dos poucos locais onde foi detectado.
     Apesar de número diminuto, o pequeno bivalve deverá estar algures nas águas do Paiva de peito empinado tal é a sua importância.
     Foi ele que por exemplo, impossibilitou recentemente a construção de uma das quatro barragens previstas para o Alto Tâmega.
     Talvez por isso, a frondosa vegetação que se estende ao longo de 90 km de extensão do rio se curve em direcção a Paiva.
     Pinheiros, eucaliptos, carvalhos, sobreiros enriquecem as margens que ainda preservam alguns locais expugnáveis. Espaços cujos acessos ainda não foram calcorreados pelo homem, mantendo-se inalteráveis.
 Nota:
       O Rio Douro recebe-o na pomposamente na Ilha dos Amores e as lindissimas aldeias do Castelo de um lado da margem e na outra a de Escamarão.
            Quem como eu conhece o Paiva há mais de seis dezenas de anos, não é difícil  perceber que  nutre por ele, uma afeição muito especial, sóm para não ser repetitivo na palavra Paixão e Amor.
    

Malabarismo Político ao mais alto nível.Cavaco e Sócrates


Só Fogaças!!!
Os 68.000 hectares de floresta ardida ( tantos quantos a soma dos últimos três anos) deveriam servir para um tratamento diferente e preocupante dos nossos mais altos responsáveis!!!
     Mas o Presidente da República optou por trocar os calções de Praia pelo fato e gravata para vir  a Lisboa,  saber as últimas sobre os incêndios, reunir toda a comunicação social. O engenheiro relativo sentiu--se na obrigação de lhe seguir os passos e comunicar ao País que tinha interrompido as suas férias para estar ao lado de Cavaco Silva.
     Os bombeiros, militares e as populações que combatem e sofrem as consequências dos fogos dispensam estes espectáculos ditos democráticos que são meros balões de oxigénio para português ver.
      Precisamos é de gente séria e competente no poder, que ponha de uma vez por todas, ordem na floresta . Não basta denunciar os criminosos que acendem os fosforos. O que é preciso é também denunciar as políticas criminosas cúmplices dos incendiários.
     Mandar calar ministros como o da Agricultura, que, do alto da sua incompetência, só dizem asneiras e atiram gasolina para a fogueira.

S.L.Benfica!!! Vender caro e Comprar Barato


Encontro de Amigos=  Link- valdemar-rio.blogspot.com = Rio Terra e Mar

O Benfica, Vendeu as  asas da águia e é, por isso que não voa.
     O Benfica vendeu as asas da águia e, segundo rezam as crónicas, é por isso que não voa.
     De resto, faz sentido.
      Uma águia sem asas não pode voar. Dizem porém, os analistas económicos que o Benfica fez bem em vender Di Maria e Ramires, os seus alados.
      Quase cinquenta milhões de euros, nos tempos que correm, é um feito... bem feito.
     O que também é bem feito, mas mal feito, é o Benfica saber que vai vender os seus dois alas e não se precaver nas ideias e na acção, devemos todos reconhecer que o F.C.Porto está anos luz à frente de qualquer outro clube português. Incluindo o Benfica e Sporting, seus histórticos rivais.
   Claro que o mercado só fecha no final do mês, mas como acontece nas lojas de conveniência, as melhores compras foram feitas e agora, a montra está um pouco escolhida.
     Vêm aí os Saldos de fim de estação?
      Sim, mas do que resta.
   Ditas as coisas de outra maneira: o negócio da venda de Di Maria e Ramires só seria de facto um grande negócio, se o Benfica conseguir resolver o problema gastando menos do que lucrou.
    E já agora, se é verdade que havia quem oferecesse vinte e dois milhões de euros por Cardozo, então, o Benfica, perdeu, mesmo o negócio do século.
  Uma forma de ajudar os meus amigos Benfiquistas a sofrerem menos. Isto é a constatação de uma pura realidade.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

As Fotos falam por si!!!



No blogue = valdemar-rio.blogspot.com = Rio Terra e Mar = Um encontro Piko/Valdemar.

Rio de Sonhos e de Ninfas ao Luar
Desenvolvimento das conversas havida entre nós e o relato desse nosso encontro.

domingo, 15 de agosto de 2010

Verdadeira Lição de Honestiadade de um Autarca Português.


As Ondas de um  Rio = Link = terrasriomar.blogspot.com
O Rio Douro= Um desafio aliciante = Link = marinheirododouro.blogspot.com

Deveria ser exemplo a seguir por todos aqueles que exerçam cargos políticos ou nomeados pelo Governo!...
Enquanto autarca aceitarei prendas que possam ser encaminhadas para o Banco Alimentar contra a Fome..
     Quando tomei posse como Presidente da Câmara de Santarém fui confrontado com a quantidade de prendas que chegavam ao meu gabinete.
Foi na Véspera de Natal.    
    Para um velho polícia, desconfiado e vivido, a hecatombe de presuntos, leitões, garrafas de vinho muito caro, cabazes luxuosos e dezenas de bolo-rei cheirou-me a esturro.
     Também chegaram coisas menores. E coisas nobres: recebi,vários ramos de flores, a única prenda que não consigo recusar.

      Decidi que todas as prendas seriam distribuídas por instituições de social, com excepção das flores.
     No segundo Natal a coisa repetiu-se. E então percebi que as prendas se  distribuíam por três grupos.
      O primeiro claramente sedutor e manhoso que oferecia um chouriço para nos pedir um porco. O segundo menos provocador, resultava de listas que grandes ermpresas ligadas ao fornecimento de produtos mesmo sem relação directa com o município, que enviam como se quisessem recordar que existem. O terceiro grupo é aquele que decorre de afectos, sem valor material mas com significado simbólico: flores, pequenos objectos sem valor comercial, lembranças de Natal.
     Além de tudo isto o correio é encharcado com milhares de postais de boas-festas que instituições públicas e privadas enviam numa escala imaginável.
     Acabei com essa tradição. Não existe tempo para apreciar um cartão de boas-festas quando se recebe milhares e se expede milhares.
     Quanto às restantes prendas, por não conseguir acabar com o hábito, alterei-o. Foi enviada nova carta em que informavamos que agradecíamos todas as prendas que enviassem. Porém pediamos que fosse em géneros de longa duração para serem ofertadas ao banco Alimentar contra a Fome.
     Teve um duplo efeito: aumentou a quantidade de dádivas que agora têm um destino merecido. E assim, nos últimos dois Natais recebemos cerca de 8 toneladas de alimentos.
     Conto isto a propósito da proposta drástica que o PS quer levar ao Parlamento que considera suborno qualquer oferta feita a funcionário público.
     Se ao menos lhe pusessem um valor máximo de 20 ou 30 euros, ainda se compreendia e seria razoável.
     Em vários países do mundo é assim.
     Aqui não. Quer passar dos 8 aos 80. O que significa que nada vai mudar.
      Por isso, fica já claro que não cumprirei essa lei enquanto funcionário público. Enquanto autarca aceitarei prendas que possam ser encaminhadas para o Banco Alimentar.
     E jamais devolverei uma flor que me seja oferecida.
     Com a devida vênia a Francisco Moita Flores, Professor Universitário e Presidente da Câmara Municipal de Santarém.

Tertúlia = Falando sobre Economia= Junta de Nogueira da Regedoura


Estão mexendo no meu bolso
Uma assistência atenta
O Conceituado Economista Alexandre Ribeiro de Pé
O Moderador:- Professor/Doutor e escritor Armando Sousa e Silva
Ouvindo atentatentamente as questões que foram apresentadas.
Como pode ver-se fácilmente a concentração era total.
Soube a pouco, tal o interesse que despertou em todos os presentes. Novas iniciativas se seguirão.

sábado, 14 de agosto de 2010

Flamingos no estuário do Rio Douro



    Flamingos avistados no estuário do rio Douro na madrugada de domingo
     Uma população de 14 flamingos pousou na madrugada de domingo na reserva natural do estuário do Rio  Douro para se alimentar, possivelmente em busca de "um novo sítio para colonizar".
    "Não havia observações de flamingos no Douro há muito tempo, mas tem-se registado a sua expansão para Norte, depois de há alguns anos terem sido vistos em Aveiro e em Esmoriz", explicou à agência Lusa Nuno Gomes Oliveira, diretor do Parque Biológico de Gaia, organismo que registou a ocorrência.
    Os 14 flamingos avistados no Douro eram maioritariamente jovens, tendo entretanto abandonado o local por ser muito procurado pelos veraneantes durante a época balnear.

Força Para dizer Não.


O João... terrasriomar.blogspot.com

Pesca no Mar de Espinho. marinheirododouro.blogspot.com

"Esta Gente vai me matar de amor."
"Estou convencido de que é preciso continuar a dizer não mesmo que se trate de uma voz pregando no deserto"

"A Vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver."

" Nem a Juventude sabe o que pode, nem a velhice pode o que sabe."

" Fugir da morte pode  tornar-se num modo de fugir da vida."

" O homem é único animal capaz de chorar. E de sorrir."

"O Mar é o Universo perto de nós"

" É diante do Mar que o riso e a lágrima assumem uma importância absoluta."

"Esta gente quer me matar de amor."     

   

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

(Igreja) = Outros que Paguem a Crise


O João... terrasriomar.blogspot.com
Pesca em Espinho= marinheirododouro.blogspot.com

Preocupado com  "a pobreza e as desigualdades",  o bispo auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azeredo, desafiou "os políticos cristãos" a dar 20% dos rendimentos a um " fundo social", pois "aquilo que nós temos em situações de necessidade  não é nosso, é do bem comum; este é o principio da moral cristã".
     Ouvidos pelos jornais, os políticos, cristãos e não, ou se puseram de fora ou, não se pondo de fora, também não se puseram dentro ou, tendo-se posto dentro ficaram- se por  declarações de intenção.
     Começa a fazer escola-até, pelos vistos, na Igreja Católica-a demagógica ideia de que, sendo os políticos os responsáveis pela crise, eles que a paguem e não aqueles que engordam com ela.
    Há que reconhecer que a Igreja desenvolve já importantissimo trabalho assistencial, mas porque não ocorreu ao bispo auxiliar também a sua Igreja (que gastou 60 milhões num novo sumptuário templo em Fátima, ignorando-se quanto terá gasto com a visita do Papa) a dar 20% das receitas do santuário para o tal "fundo social"?
     Ou o "princípio da moral cristã de que "aquilo, que temos não é nosso" não se aplica à Igreja.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"Justiça de Fafe" =Selar o Negócio com Merenda. = Velho uma Ova.

A Corneta Ancestral na Aldeia da Ermida = Link = terrasriomar.blogspot.com

ESPINHO PEIXE DO NOSSO MAR = Link = marinheirododouro.blogspot.com

"Justiça de Fafe" = Bem precisava hoje de ser aplicada.
Geralmente, o negócio, quando entre pessoas conhecidas, era selado na barraca mais conhecida, com uma boa isca de bacalhau frito, um naco de broa, ou um pedaço de rosca tostadinha e saborosa e indispensável caneca de tinto vermelhinho e encorpado que escorregava deliciosamente pela garganta e era capaz de dar vida a um morto.
  Eram assim os negócios desses tempos em que a franqueza e a seriedade constituíam a melhor garantia da lisura com que tudo era combinado.
     Também por vezes vinham à baila velhas questiúnculas, pois havia quem aproveitasse estes ajuntamentos para esclarecimento de antigas contas.
     Acontecia então que os ânimos podiam azedar-se e os artistas de pau entendiam que ele seria a melhor arma para tirar as coisas a limpo.
     Os bons caceteiros,  que faziam do marmeleiro companhia inseparável, não estavam com meias medidas.
     Ouviam-se pelos ares palavrões de bico amarelo e gritos aflitivos de mulheres assustadas.
     Varria-se a feira à bordoada e tudo acabava sem a Guarda ter de intervir.
     Apenas umas ligeira amolgadelas no costado e raras vezes o sangue corria.
      Era a "Justiça de Fafe".  Mais prática, mais oportuna e mais certeira que hoje.
      Era lindo apreciar como as pessoas livres de preconceitos, se sentavam em toscos bancos de tábuas corridas à mesa longa e coberta de toalha de riscado aos quadradinhos para saborearem a tal ísca de bacalhau que frigia no tacho ao lado, acompanhada por bom naco de regueifa, tudo regado pela pinga saída da pipa a espirrar na caneca branca de porcelana, às vezes já com uma asa substituída de folha Flandres.
     Espero que tenham gostado da merendola, mesmo sem a ter provado.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

De Velho se torna a Criança!!! A Economia do Meu tempo. Será que não servia na actualidade?


Esta é mais que boa Impredível!!! = Link = marinheirododouro.blogspot.com
Dois Artigos de Verde e Pikó = Link = terrasriomar.blogspot.com
A Verdadeira Economia, é aquela quando sobrevivemos com aquilo que produzimos.
As exportações é sempre servir a vontade do importador. Como ficar dependente do mesmo.
   Nesses tempos, enchiam-se as  feiras e os mercados públicos. Todo o trabalho de campo (e não havia bocado de terreno que não fosse cultivado) era feito pelos bois, já que os tractores só muito mais tarde apareceram.
     Acabadas as lavras (o povo chamava-lhe lavoeiras) esse gado de trabalho entrava em período de certo sossego e o lavrador pensava no lucro.
     O tratamento mais cuidado ajudava à recomposição dos animais, bois, toiros de trabalho que se iam ficando mais lustrosos e brilhante. Iam então para a feira, pois o "bom ganho" era a melhor recompensa para quem não se limitava a "trabalhar para aquecer".
     Dava gosto ( e eu sempre que podia o saboreava) assistir a esses contratos na Feira de Nojões).
      Se na casa havia moça vistosa e a "vender saúde" era ela que, na frente da junta e levantando a cabeça aos animais, fazia com que os bichos mostrassem todo o seu belo corpanzil a despertar a cobiça ao possivel comprador.
     De aguilhadas em punho e ares de quem sabe o que vende, o dono enaltece a cabeça airosa dos animais, a amplitude das ancas a suportarem uma caneca sem cair, a barbela farta e charmosa. O comprador volta e torna a voltar, aprecia a pelagem dos bichos e, porque tudo considera a seu gosto, entra-se no contrato.
     O pedido dá sempre para se tirar meia notita e, mais volta daqui e olhadela por trás, o negócio acaba por se fechar. Mão ao bolso, carteira sacada, e as notas cobiçadas passam para as mão do vendedor.
O cliente enlaça então os bichos por sua conta e as soga que os prendia antes é dobrada e enfiada no braço da moça, que sorri em sinal de satisfação.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Será que a Idade já não me perdoa?


Análise feita por quem percebe = Autor PIKÓ
                    e
7 Dias sem Comer Pão... Agostinho Verde
= terrasriomar.blogspot.com

Pinto da Costa e Luis Filipe Vieira, Versos Carlos Queiroz = marinheirododouro.blogspot.com

Uma verdade que comigo convive desde o meu nascimento.
Vejo e Oiço coisas que me surpreende - a mim e certamente a quantos padecem do mal que eu padeço.
Não encontro para os tais explicações.
 Duvido se é esta minha curta visão ou ou um mero afinco a velhos principios de honra e dignidade que me fazem ver o mundo de hoje por um prisma que falseia todos os valores que ajudaram a construir uma personalidade qua não se dá bem com aquilo a que se convecionou chamar progresso.
   Interrogo-me se será assim grande a diferença entre o que foi e já não é, ou se a comparação peca por desiquilibrio da balança onde esses valores são aferidos.
    Um singelo recuo de alguma décadas leva-me ao tempo em que um "aperto-de-mão e um franco "já está" era o remate de um negócio que depois nenhuma das partes ousaria trair.
    Respeitosamente relembro que entre pessoas " de um só rosto e de uma só fé" a "palavra-de-honra" valia por uma escritura,
     Mesmo entre gente mais rude do campo os contratos mais melindrosos da junta de bois, de uma ninhada de bacorinhos, de um bezerro ainda mamoto, de uma carro de batatas ou de uma pipa de vinho, aquela mãozada franca e de olhos nos olhos tinha tanto valor como qualquer documento feito no tabelião.
     A "palavra - de - honra" não admitia sofismas nem falsas desculpas.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"Um Homem Decente"

Inovação = Vaticano e a Igreja Britânica. Link = terrasriomar.blogspot.com
Amigos Virtuais. = Pedidos fotografias Rio Douro = marinheirododouro.blogspot.com

                                                 António Dias Lourenço
                                                   "UM HOMEM DECENTE"
     Li num blogue insuspeito de simpatias ideológicas pelo PCP a expressão"um homem decente" para caracterizar o desaparecido dirigente comunista António Dias Lourenço, e vi depois a mesma expressão repetida mais do que uma vez em outros dispersos lugares.
      Caracterizar é distinguir.
Numa sociedade minimamente saudável do ponto de vista moral, em que a decência, e não falta de escrúpulos, fosse a regra, a expressão "um homem decente" não distinguiria.
     Só em sociedades moralmente doentes como aquela em que hoje vivemos a decência se torna uma característica distintiva e expressões como "um homem decente" têm conteúdo informativo.
       Dias Lourenço.
Dias Loureço dedicou toda a vida (17 anos dela passados nas prisões de Salazar, outros tantos na clandestinidade) a bater-se por ideais e não por valores pessoais.
      Quase 40 anos depois do 25 de Abril, em tempos como estes, de recem-chegados e oportunistas, isso é certamente motivo de escândalo.
        De quantas das notoriedades que abundam hoje na nossa vida política e económica poderemos dizer " um homem decente" sem abastardar a própria noção de decência.

domingo, 8 de agosto de 2010

Foi um momento Histórico

Crsitãos :- Pagar um lugar no Céu... terrasriomar.blogspot.com
Pais, Papás e padrinhos= marinheirododouro.blogspot.com

Irão e os Estados Unidos da América!!!
Aparição de Fidel Castro    
    Fidel regressa com guerra na agenda.
  Foi um momento histórico.
  Quatro anos depois de se ter retirado. Fidel Castro voltou ao parlamento vestido com o seu mitíco uniforme verde tropa.
     De pé, e durante 12 minutos, explicou a iminência de uma guerra nuclear e instiga Obama a não começar o conflito.
     Pela primeira vez, a aparição de Castro era tão relevante como o que quer que fosse ou pudesse dizer.
    A comparação não só não retira importância ao discurso como o que o enaltece.
    Parabéns Fidel quando na próxima sexta-feira, completar 84 anos.
    A prova, como ficou provada:
    Está vivo, lúcido e com vontade de intervir.
   " A Guerra não é um meio de defender um império. E Obama não é Richard Nixon.
    Está nas suas mãos oferecer à humanidade a única hipótese real de paz.

Um Rio Dentro de Um Livro


Póvoa do Varzim 6 de Agosto de 2010
O Rio Douro banhou a cidade da Póvoa do Varzim.
    Foi levado dentro de dois livros ("Douro Lindo e Ninfa do Douro" que o próprio Autor abriu em plena feira e deixou-o correr livremente pelas mentes e corações de dezenas de pessoas maravilhosas e rendidas aos seus encantos.
Um Rio dentro de um livro, uma escrita que é toda feita de água.
Autor :- Manuel Araújo Cunha

Viver e ser feliz
Temos muitos e maravilhosas paisagens e recantos onde podemos viver sem vegetar.
Abaixo podem ver-se alguns desses exemplos
Mais paisagens onde se pode viver e respirar com dignidade,
Mas este sentir de aragens do Douro!!!
Rio Douro, Paixão e Amor
Vida Saudável
Alto e para o Baile 
Logo que a maré baixar,
minha Ninfa vai voltar.
Pelo Rio Douro a nadar.
 para me vir aqui  encontar


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Imagens Fascinantes da festa e Paisagens das minhas Pitorescas Aldeias


"bendita trindade Fátima, futebol  e fado" = terrasriomar.blogspot.com
Marinheiro no Cesto da Gávia = marinheirododouro.blogspot.com

           Partilhem desta Romaria e Vivam-na por fotografia
Todos os anos no dia 4 de Agosto.
Onde eu vou: com orgulho e gosto,
À Festa de outra minha Terra
Na Capela do S. Domingos da Serra.

  Vistem: Rios, Fragas e Serras
  Nestas Terras à beira Douro
  Visitem as nossas Terras
  Descubram este Tesouro.

Viagem Avião de Marcelo e Miúdo de 10 Anos.



Raínha de Inglaterra e os Poderes do Procurador Geral da República. ( Até dá vontade de Rir)
Blogue=terrasriomar.blogspot.com

Paraíso na terra = Blogue marinheirododouro.blogspot.com

É Imperdível
    O famoso comentador da TV, Marcelo Rebelo de Sousa, seguia a bordo de um avião, de Lisboa para o Porto.
- O lugar a seu lado estava ocupado por um garoto de uns 10 anos, natural de Amarante, de óculos, com ar sério e compenetrado.
- Assim que o avião descolou, o garoto abriu um livro, mas Marcelo Rebelo de Sousa puxou conversa.
- Ouvi dizer que o voo parece mais curto se conversarmos com o passageiro do lado. Gostarias de conversar comigo?
  - O garoto fechou calmamente o livro e respondeu:
- Talvez seja interessante. Qual o tema que gostaria de discutir?
- Ah, que tal política? Achas que devemos reeleger Sócrates ou dar uma oportunidade ao Passos Coelho?
 - O garoto suspirou e replicou:
- Poderá ser um bom tema, mas, antes, gostaria de lhe colocar uma questão.
- Então manda! - encorajou o professor Marcelo.
- Os cavalos, as vacas e os cabritos comem a mesma coisa, certo? Pasto, ervas, rações. Concorda?
- Sim. - disse o professor.
- No entanto, os excrementos dos cabritos são umas bolinhas, as vacas largam placas de bosta e, os cavalos, umas bolas bem grandes... Qual éa razão para isto?
   Marcelo Rebelo de Sousa pensou por alguns instantes, mas acabou por confessar que não sabia a resposta...
  E o garoto concluiu:
- Então como é que o senhor se sente qualificado para discutir quem deve governar Portugal se não entende de "merda" nenhuma???

Quem é que os quer? São Laranjas Amargas, que já nos sugaram o sumo.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sporting Clube de Portugal = Saga do Sofrimento Continua

Que me perdoem a provocação. Os Amigos Benfiquistas!!!
           Comentário e análise de um Leão, ao Jogo de Hoje.
(Aceitam-se de bom grado críticas:- Positivas e negativas)
Com uma primeira parte totalmente dominada pelos Leões, que apesar de um grande maior domínio territorial do Jogo,  de rematese vantagem em todo o resto dass estatísticas, mas apenas com um golo de Helder Postiga, decorria o minuto  24 minutos.
Na segunda parte: apesar do continuidade do domínio Spottinguista, " mas com muito menor assiduídade" houve até períodos em que várias vezes o perigo de golo iminente andou junto da baliza defendida por Rui Patrício e não fosse duas ou três intervênções de nivel superior do Jovem guarda-redes Sportingusita e as coisas tinham-se complicado, até que eles acabaram por marcar , várias vezes a passagem da eliminatória esteve a perigar, e só no tempo de descontos o Sporting arrumou a contenda com um golo superior de Maniche.
Ficou demonstrado que teremos mais um ano de enporme sofrimento.
Mas a esperança essa nunca morrerá.
Esforço, Dedicação e Glória.
SPorting Fored

S.L.Benfica =Demagogia Lampeona. Nove milhões e meio e não 22.

Muita Parra, Pouca Uva. Só que até ao lavar dos Cestos é Vindima
Quem paga o que deve. Sabe quanto lhe fica.
(Tão egoístas que eles são)
Ramires apenas e só vai render ao Benfica 9,5 milhões de Euros.
=Dos 22 milhões pagos pelo Chelsea ao clube da Luz vai render aos cofres do clube cerca de 9,5 milhões.
     No último defeso (2009/2010), os encarnados adquiriram o passe do médio Internacional Brasileiro de 23 anos, ao Cruzeiro do Belo Horizonte, do Brasil, por cerca de 7,5 milhões de euros.
     Recentemente, tinham vendido metade do passe 50% à empreza Jazzy Limited, propriedade do empresário Kia Joorabchiam, por 6 milhões.
     Agora ao concluir as negociações com o Chelsea por 22 milhões de euros, o Benfica receberá 11 milhões dos blues. E se juntarmos a esta verba de seis milhões ganha com metade do passe atingimos os 17 milhões.
     Feitas as contas, o clube lucrará cerca de 9,5 milhões de euros, dado que tinha contratado o passe de Ramires ao Cruzeiro de Belo Horizointe por 7,5 milhões.
      À sua mulher não bastava ser séria, tinha ainda de parecê-lo.
       A Cezar o que é de Cezar.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Apoio a Um Nosso Grande e excelente Amigo

Fernando Nobre (Diagonóstioco não é morta) = marinheirododouro.blogspot.com
Pinto Monteiro = Não Voltes cá mais = terrasriomar.blogspot.com
 Partilha e Solidariedade.
     Escreveu Camilo Castelo Branco:
     - Contava no meu rol de Amigos com 110, um dia ceguei de uma vista muitos deixaram de aparecer. Quando ceguei das duas de todos eles apenas um continuou assiduamente a aparecer. Diziam os outro: se ele já não nos Vê o que vamos lá fazer. Comentou Camilo:- que cento e nove amigos tão crueis.

Vamos partilhar
Com os amigos tenho aprendido muito, e desse ensinamento tenho tido um proveito que muito me tem ajudado e moldado neste tempo em que aqui ganhamos estas novas amizades. Mas há uma pessoa com quem tenho tido sido  surpreendido altamente pela positiva e aprendido uma lição de vida com o seu testemunho e a forma como superou as dificuldades que se lhe foram deparando, com uma coragem e determinação que só estará ao alcance de poucos.
 A vida para com este nosso amigo foi deveras madastra.
   Parece-me e quero acreditar que ninguém questiona e todos nós nutrimos por ele uma enorme um enorme repeito, admiração, carinho e grande amizade.
 Infelizmente os homens não são superes, nem insensiveis a esses dramas, que mesmo que os fortes os consigam ultapassar como é o caso deixam marcas que são extremamente difíceis de parar e muito mais difícil ainda cicatrizar.
     Estes problemas ou traumas actuam de tal forma e matreirices que quase vence os mais fortes.
     Para serem vencidos por os que sofrem destas maletas o papel dos amigos é super importante.
     A solidariedade dos amigos é a Vitamina mais preciosa que pode ser tomada por quem carrega com esses problems. A melhor terapia podemos receber.
     Há um Grande Amigo que precisamos dele e como tal que ele muito rápidamente ultrapasse esseterrivel problema, emomentos de crise que o deitam totalmente abaixo.
  Esse nosso amigo e Companheiro chama-se e ele que me perdoe o abuso:-
 Virgilio = Fuzileiro de Água Doce.
    Vamos procurar um Amigo ainda com muito mais força psicológica.
     Um Forte Abraço de Confiança Grande Amigo.

Manter o Bicharoco Inanimado

Medíocres bons e excelentes= blogue =terrasriomar.blogspot.com
É preciso ter uma grande lata= blogue=marinheirododouro.blogspot.com

Uma Luta da qual tenho saído vencedor.
O Bicharoco e Eu. 
Tem sido um todo, que muito tem contribuído para a minha vitória.Tudo o que gosto: Terras, Rios , Familia e os Bons Amigos, que felizmente crescem todos os dias. Permitam-me que partilhem este dia com todos vós. A Luta pela Abstinência continua. Espero com todas estas ajudas vencer
             Bem Hajam e permitam o meu reconhecimento.
                   
                  24 Anos de Bendita Abstinência Alcoólica
           4 de Agosto de 1986 a 4 de Agosto de 2010
            A importância de viver um vida plena de felicidade = Ajudar e ser Ajudado
           O Bicharoco e eu!!! Uma luta que tenho ganho pedindo e lutando por um dia de cada vez.
    António Feio  (O Homem da Treta) recentemente falecido, a quem aproveito para prestar a minha homenagem disse:
 - Se eu pudesse matar o Bicho!
     Ele sabia que não podia: e que era questão de tempo, e que esse mesmo bicho como ele apelidou a doênça, que lhe seria fatal. Mas com a sua coragem e a forma sábia como lidou com a doença, doou a todos nós uma lição de vida.
     Nós os Doentes Alcoólicos Recuperados: sabemos que não podemos matar o Bicharoco que temos dentro de nós e que seria o mesmo que dizer: mataríamos a nossa doença. Sabemos que não houve e provavelmente não haverá quem consiga independentemente dos anos de Abstinência conseguir a que o Doente venha a beber regradamente. Sabemos que a única que existe é jamais se ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica. Também sabemos que quando deixamos de o alimentar alcoolicamente ele fica de bocarra fechada e inanimado.
      Muito cedo após a minha abstinência percebi que a vida era bela: “porque anteriormente já tinha desfrutado dessas coisas boas que ela nos oferece.” Percebi e descobri coisas ainda muito melhores, nomeadamente a solidariedade das pessoas a complexidade de quem vive com este flagelo.
     Foi gratificante quando descobri, ao começar a trabalhar que estava a ajudar o outros a superar o meu problema e a contribuir para que outros também superassem o mesmo problema. Cedo percebi que recebia e recebo muito mais do que o pouco que dava e dou. Procuro ser inovador nas novas formas de poder partilhar a minha experiência e com ela ajudar a que outros se libertem desse horrível sofrimento que a dependência alcoólica leva a quem é dependente a todos quantos o rodeia e as principais vitimas que sempre são os seus familiares.
     Procura ajudar e sei que sou ajudado seja com os meus blogues sobre alcoolismo e outros, em contacto com publicações em Jornais e ainda em Rádio e televisão sempre que sou solicitado, como também com a minha presença física em iniciativas anti-alcoólicas e outras sempre e só em regime de total voluntariado.
   Sinto-me imensamente feliz pela passagem de mais um aniversário que terá muito mais força se for partilhado e para isso conto com a preciosa e indispensável colaboração da Comunicação Social; à qual antecipadamente agradeço.
     Por uma vida digna e saudável vou continuar a pedir um dia de cada vez e enquanto me for possível contribuir para que outros vençam “paralisem” esta doença tenebrosa.
   Dar a cara e ter a coragem de dizer não. Não, Obrigado: mas eu já não bebo bebidas alcoólicas
A Todos o meu bem hajam e o meu reconhecimento. UM Xi Coração