sábado, 10 de julho de 2010

Fotos de Metangula / Niassa = Moçambique


A mãe do filho de Cristiano Ronaldo = Moutinho e Touros
Hoje no blogue = marinheirododouro.blogspot.com

Olá Valdemar,
De:
     Valdemar Alves
    Obrigado por me elucidares sobre o nosso amigo Ferreira...  Aproveito para te mandar 5 fotos a cores de Metangula datadas de 1971. Já não me lembro como as consegui pois como deves saber naquele tempo era muito difícil revelar fotos a cores em Lourenço Marques e parece-me até que se tinha de enviar o rôlo para a Àfrica do Sul. De qualquer das maneiras tenho-os comigo e espero que gostes de vêr
 A NOSSA METANGULA COLORIDA...
Aproveito também para te dizer que embora não tenha feito muitos comentários no teu blog mas a verdade é que leio sempre o que escreves...
 Daqui do Fim do Mundo vai um abraço para ti e continua a escrever.
Valdemar Alves
                                                          De Valdemar para Valdemar
     Tu Valdemar és mesmo amigão.
Tão maravilhoso é recordar
O que  nós temos no Coração
Já sinto alguém com ciúmes
Por tanto lá ter trabalhado
Ò Carlos  não vale queixumes
O destino foi assim traçado
Se a de cima é espectacular
Esta também é maravilhosa
Podemos e devemos recordar
A Base da nossa querida Briosa
Mais esta bela paisagem
Que dá uma ar de muita raça
Estou a sentir a aragem
De Metangula e Lago Niassa
Mais uma fotografia
Falta outra para acabar
Mas enche-nos de  alegria
e põe-nos o coração a saltitar

  Niassence, civil ou militar
Quero Partilhar este espaço
Que sirvam para recordar
Recebam dos dois um forte abraço



8 comentários:

Valdemar disse...

Acredito que estas fotos são sem dúvida AS MELHORES publicadas até agora sobre Metangula (dos anos 70's) e acredito também que esta Base Naval é agora não só o orgulho da Marinha Moçambicana mas também uma prova da tenacidade portuguesa em Terras de Além-Mar porque não foi por milagre que démos NOVOS MUNDOS AO MUNDO!
Valdemar Alves

Tintinaine disse...

Onde tinhas escondido estas preciosidades, Valdemar?

Valdemar disse...

No Baú das Saudades!

Piko disse...

Pois é, aceito e compreendo os vossos sentimentos sempre que abordam o tema Metangula, Niassa e até Moçambique... Porque são sentimentos de pura partilha, desinteressados no que respeita à posse e que vos "perseguem" até ao fim, mas que farão sempre parte do melhor dos vossos espólios!
É verdade que demos novos mundos ao mundo e a língua que lá deixamos é seguramente o melhor exemplo disso!
Há apenas duas questões que são bem distintas e que quero sublinhar, porque começa a ser a hora de nos demarcarmos do errado e assumirmos o que de meritório representou o esforço e a partilha dos portugueses sempre através de mares desconhecidos e que nos lançou na HISTÓRIA!
O fracasso, quanto a mim, foi a incapacidade de gerir ao longo dos séculos um feito daquelas dimensões, quando as viagens duravam anos a fazer-se, e, se a sorte e o saber, estivessem com as nossas gentes do passado!...
O erro maior foi já no nosso tempo, em pleno século XX, quando o poder político sediado em Lisboa se decidiu pela guerra, que terá sido a pior solução das que estavam em cima da mesa!
Quando digo "a pior solução", estou obviamente a referir-me aos interesses para nós e para os moçambicanos! Ter-se-ia evitado as mortes de ambos os lados, sem dúvida a maior tragédia e os traumas e as divisões que persistem e que marcaram! A propósito quero aproveitar para vos dar a conhecer a excelente obra de GRAÇA TORRES, com o romance NIASSA, TERRA DE MEL... escrito por quem esteve no terreno nos anos SESSENTA e que me foi gentilmente oferecido pelo Valdemar, meu conterrâneo. É uma obra um tanto ficcionada, mas que retrata um sentir humano e com o qual me identifico, por percebermos que não existe em toda a narração um sentido de vingança e que vai beber e muito à realidade daquele Moçambique do vosso tempo!
Espero que tenha dado um pequeno contributo para a estabilização do BAÚ das SAUDADES, como muito bem diz o meu bom amigo e conterrâneo Valdemar Marinheiro!
PIKÓ

lmdoliveira disse...

Valdemar, que maravilha!!!

Anónimo disse...

ricas fotos que saudade em velas já passaram mais de 35 anos ver a torre que tanto serviço fiz lá essa pescina que tantas banhocas dei esse portão que bons serviço fiz olhar o lago niassa faz-me recordar os meus 20 anos obrigado por as teres posto ai um abraço

jose neves disse...

boas fotos faz lembrar oo bons tempos que la estevemos e os meus 20 anos muintas saudades me deixa essas imagens um abraço

MANUEL AUGUSTO BARROS SILVA disse...

Adorei rever estas fotos do lago Niassa.
Maravilhosas quanto a sua população.
A todos que por lá passaram, sorriram, choraram e cantaram, um forte abraço.
813/67-LDM407