terça-feira, 6 de julho de 2010

A OBSESSÃO SE SALAZAR, PARA SE SENTIR PROVIDENCIAL


Blogue = pescadordodouro.blogspot.com = A Macã Podre que estava no reino do Leão.

NO SINISTRO PORÃO, O BALÃO
    Nos seus dois primeiros anos de existência, a PVDE fez 58 prisões - e nos dois seguintes 1331. O cenário notou-o Fernando Dacosta, tinha uma razão: « Salazar faz com que a intolerância anticomunista se constitua uma obsessão. Precisa dela para se sentir providencial, se afirmar insubstituível. A luta sem tréguas contra o comunismo, o Mal Supremo, dilata-lhe a existência, inspira-lhe a acção. É um jogo incansável, ambiguo, com lances de infindáveis astúcias. O país torna-se um campo dividido, repartido: num lado os bons, o seu, no outro os infiéis, os opositores» - e só entre 1936 e 1939 foram jogados para os seus calabouços 8293 opositores do regime.
Funcionava  na cave da sede, nas traseiras do Teatro S. Carlos
 Os agentes da PVDE treinavam-se sob métodos da Gestapo. Sinistra era o Porão: a cave da sede, nas traseiras do Teatro S.Carlos, onde estava o Baloiço, correias que aplicavam aos tornozelos dos detidos, deixando-os suspensos de cabeça para baixo, enquanto os espancavam.
     Também usavam algemas com serrilhas que se enterravam «ferozmente pela carne dos pulsos», ligadas, por vezes, à electricidade, para os abalarem em choques. E ainda havia A Menina-uma enorme palmatória de cabo grosso que num lado tinha escrito bomba e no outro confessa.

1 comentário:

Piko disse...

Era evidente que Salazar mais o seu regime, forçaram a nota entre 1936 e 1939, ou seja, durante a guerra civil espanhol, daí a forte perseguição a tudo que mexia... O homem sentia-se inseguro e na época o "perigo" era o comunismo e agarrou-se de tal maneira à cadeira do poder que muitos anos depois (1968) havia de cair mesmo, caquético, depois de ter inviabilizado as soluções que o país tanto necessitava, e, repare-se, sem sequer ter preparado uma solução para a sua substituição! Dizem os mais próximos, que tinha muitas dúvidas em Marcelo Caetano e a explicação é compreensível, porque os ditadores agarram-se com tal força ao poder, que deixam de confiar nas pessoas e pelos vistos até na camisa que vestem!...
Isto vai ao encontro daqueles que vão dizendo:
-« Se queres ver até onde vai o ser humano, dá-lhe-lhe algum poder e observa...»
Claro, que na minha óptica, isto dito assim peca por exagero, mas também é verdade que uma boa percentagem revela a partir daí todo o seu potencial, que muitas vezes deixa um pai e uma mãe e até os avós muito envergonhados e sem palavras...
Tudo isto a propósito de Salazar e da sua PIDE!
O homem não inventou nada e fartou-se de copiar Mussolini e o que o regime Nazi preconizava para a Alemanha e para o resto do Mundo!
Se houver oportunidade ainda podemos voltar um dia a este tema, porque nunca devemos, em circunstância alguma, menosprezar os ditadores e os que tanto gostam de chafurdar à sua volta!
PIKÓ