quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dou os Parabéns pelos cem anos



FESTA DA REPÚBLICA.
A República não tem culpa dos fracos políticos que tem.
Ética é impossivel. O povo sabe que se governa para os grandes grupos económicos.
Muito de nós já percebemos que os políticos não tem ética nenhuma, que apenas e só querem tachos para si, para os amigos e alguma familia.
Percebemos que o poder anda sempre com a cabeça no ar, cheio de uma confiança e de um optimismo bacoco que irritam qualquer desgraçado com dois dedos de testa. Nos raros momentos em que desce à Terra, sai um pacote de austeridade. E já vão três.
  Os verdadeiros Patrões do FMI aproveitando a fragilidade de todos os nossos políticos Governo e oposição que são farinha do mesmo saco, não perderam tempo a anunciar que novo pacote de austeridade terá de ser lançado no próximo ano.
  À República e à Democracia não lhes cabe culpa, essa sim é da inteira responsabildade dos políticos medíocres, dos gru+pos económicos e dos servidores lacaios que lhe prestam todo o tipo de vassalagem.
Cada um tem o que merece e se calhar muitos de nós ainda mereceriamos pior do que o que temos.

2 comentários:

Observador disse...

Concordo com o que escreves, de facto, a Republica e a Democracia não são culpados do estado a que isto chegou, só quem não viveu no antigo regime, pode ter saudades desses tempos, mas lá que o Regime está doente, disso parece não haver duvidas, e que precisa de obras rápidas para ver se ainda se consegue consertar sem ter que fechar para obras também me parece óbvio.
Um abraço
Virgílio

Piko disse...

Os factos e os escritos dizem-nos que nestes 100 anos de República, apenas o 25 de Abril trouxe a democracia a todo o povo! Para trás terá ficado uma espécie de Republicanismo herdado duma monarquia ultra-conservadora e basta dizer que em 1939 o Estado Novo iria buscar à gaveta algumas das leis que tinham feito carreira na velha monarquia conservadora, para passarem a vigorar de novo! Mas há mais:- Quando a monarquia caiu, dizem os livros que os analfabetos andariam pelos 75%, mas depois da 2ª Guerra mundial os números do analfabetismo eram também elevados e daí tira-se mais algumas conclusões...
Claro, que há muitos interesses instalados e não temos dúvidas que nada está seguro, aliás, como no passado... A República poderá comportar outras nuances se os povos adormecerem e a História ensina isso com todos os dados!
Mais um dado importante desta República e desta democracia:- A nossa Constituição de 76 já foi alterada várias vezes e a exigência de quem? Foram sempre os mesmos e para quê?! Para que o futuro dos "barrigas cheias" fique sempre assegurado, porque a plebe se tiver que comer uma vez ao dia, será suficiente - dizem eles.
ACORDAR PRECISA-SE!
PIKÓ