terça-feira, 12 de outubro de 2010

A minha Singela, mas sentida homenagem aos Mineiros Chilenos


Também eu Fui Mineiro.
Sei quanto custa trabalhar numa mina, porque também eu trabalhei nas Minas da Ex- Empresa Carbonifera do Douro, mas estar soterrado é coisa que não me passa pela cabeça como lhes foi possivel superar tão dramática situação.
 PERGUNTAS & RESPOSTA
Como se alimentaram?
Durante os primeiros 17 dias, comeram duas colheres de atum e meia bolacha e beberam meio copo de leite de 48 em 48 horas.
Depois de feito o furo de alimentação, receberam gel de hidratação, sopa, medicamentos, carne e arroz
Como comunicam?
O primeiro sinal de vida foi detectado a 22 de Agosto. Equipas de resgate que desceram à mina ouviram bater e , na ponta de uma perfuradora, encontraram um bilhete que dizia. "Nós, os 33 mineiros, estamos bem." Depois, pelo furo de comunicação, passaram cartas aos familiares, e um cabo de fibra óptica permitiu-lhe falar por videoconferência.
Qual a sua rotina?
Depois de localizados, os 33 homens começaram a fazer quatro refeições por dia eles próprios instalaram luz para se irem habituando à claridade. Além das tarefas diárias de alimentação e manutenção do espaço, os mineiros passaram a cumprir exercicios físicos.
Como se entretêm.
Os mineiros puderam ver jogos de futebol, receberam vídeos e até montaram um pequeno "casino" onde jogam às cartas, ao dominó, recebem revistas e Jornais.
Está previsto que comecem a sair a partir das 4 da manhã de quarta-feira e que a operação demorará 48 horas até saír o úçtimo homem do fundo da mina. Espera-se que tudo aconteça com êxito pleno.
     Que sejam felizes.
Felizmente que hoje quarta-feira 13 de outubro de 2010 pelas onze horas da manhã já haviam sido resgatados dez mineiros e que, tudo se estava a processar dentro do previsto com a saída de um mineiro de hora em hora.
 Sinto uma certa ansiedade pelo resultado final e que sinceramente espero seja de êxito pleno.

2 comentários:

Agostinho Teixeira Verde disse...

Há coisas muito amargas
Com que a vida nos contempla
Que surgem em horas aziagas
Provocando uma tormenta

Esperando o heróico momento
Da ansiosa salvação prometida
Estes mineiros estão sofrendo
Um fatídico inferno em vida...

Observador disse...

Tenho acompanhado com alguma emoção, a saída destes Homens, que talvez pensassem não voltar a ver a luz do dia,é um dia Feliz para eles, para as Famílias e para todos os que labutam para ganhar o seu sustento.
Um abraço
Virgílio