quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ilucidicação sobre o Alcoolismo


 Público este trabalho que desenvolvi para uma tese a ser apresentado no 12º Ano e tem como objectivo servir para todos quantos queiram poder ajudar alguém a procurar tratar-se deste flagelo.Uma tarefa que não é fácil, mas por vezes uma simples gesto ou palavra sava uma vida humana de um doente que pode vir a ratar-se e a recuperar para uma vida dígna.

                          IDENTIFICAÇÃO DA DEPENDÊNCIA ALCOÓLICA.
  É muitas vezes tremendamente difícil identificar quando uma pessoa está a beber exageradamente, pois em muitos casos esses excessos já vem do tempo de criança e como tal o seu comportamento não tem grandes alterações até quando ele se torna agressivo ou Doente Alcoólico Crónico.
   Sabe-se que o tempo de um bebedor excessivo pode em média numa mulher levar até dez anos ao passo que no homem ele pode estender-se por vinte anos.

COMO PROCEDER JUNTO DE UM BEBEDOR EXCESSIVO
    Sabido é que nenhum bebedor normalmente aceita que bebe excessivamente, pois o procedimento normal é apontar para outros que conhece e segundo ele quem bebe excessivamente são esses.
   Também sabido é que não aceita que lhe fale em tratamento e se um amigo lhe recomenda que para bem dele se deveria tratar a resposta não se faza esperar é é que quem se precisa de tratar é quem lhe está a aconselhar o tratamento, esse sim é que está muito doente.

FACE AO A CIMA EXPOSTO O QUE FAZER?
   É da sabedoria popular onde se diz que água mole em pedra dura, tanto dá que até a fura. Assim não devemos desistir perante recusas ou respostas negativas, mas antes procurar horas aconselháveis a que o possamos contactar.
   Está provado cientificamente que nenhum doente se consegue tratar contra a sua própria vontade, pois teremos de arranjar formas de conseguir a que ele se venha a decidir pelo tratamento.
  Procurar e se possivel o acompanhar quando ele se disponibilizar para ir a uma reunião de uma Associação de Alcoólicos Recuperados, onde ali se realizam reuniões ministradas por ex-bebedores que sabem fazer perceber ao Doente quanto importante é reconhecer que ele tem um problema motivado pelo álcool e que só o poderá vencer mediante a aceitação de um tratamento, seguindo depois um percurso normal com consultas com Psicologos e dali para um Médico de Alcoologa que depois mediante um processo de avaliação do doente o aconselhará a iniciar um ratamento em ambulatório ou internamento hospitalar, isto claro sendo sempre a decisão pertencente em exclusivo ao doente em aceitar um ou outro.

MEIOS DE INFORMAÇÃO
   Infelizmente no nosso País a Informação ainfda é muito escassa e os Orgãos de Comunicação Social não lhe dão o devido realce, contudo é muito significativo a abertura hoje em dia nesses mesmos Orgãos. Com testemunhos de Doentes Alcoólicos Recuperados.
   Também a dificuldade acresce, já que o pooucco conhecimento de leitura nas classes mais desfavorecidas leva a que não procurem matéria disponivel que existe na NET e outros meios para se informarem como tratarrem-se e onde4 se podem dirigir.

CONSCIENCIALIZAÇÃO DA POPULAÇÃO FACE A UM DOENTE ALCOÓLICO!!!
   Se se trata de um tóxicodependente as lamentações são mais que muitas e justamente, mas quando se ytrata de um Doente alcoólico as pessoas acham piadas e divertem-se com as suas palhaçadas, os falsos amigos e os problemas que daí advem.
   O Doente Alcoólico vive num meio onde não sabe como pode saír, umas vezes porque muito difícilmente admite que é bebedor excessivo e que a sua vida é um Inferno, não percebe que trocou a família pela Tasca, sente-se abandonado por todos, porque a família muitas vezes está muito doente e não tem forças reaciocinar e procurar apoios.
  Normalmente a familia começa a degradar-se e o amor deixa de existir, os filhos vivem aterrorizados e em casa destes é sempre de noite. Muitas vezes o casal dormem separados e não se falam.

COMO É POSSIVEL MANTER UMA ABSTINÊNCIA APÓS UMA DESINTOXICAÇÃO.
  Muito mesmo muito difícilmente um Doente consegue recuperar e manter-se abstinente se o ambiente familiar não melhorar, se as Esposa não for tolerante ou Vice/Versa no caso de ser a Esposa Doente e não lhe proporcionar uma nova vida de apoio, o Doente continuando a não ter apoio de cama casa e rou+a lavada difícilmente resistirá.
   Pode inclusivé optar pelo Internamento mas regressado passado três semanas e as coisas continuarem como antes isso normalmente é fatal.

PARA SE INICIAR UM TRATAMENTO HÁ VÁRIAS FORMAS
  1º = Dirigir-se a uma Associação de Alcoólicos Recuperados, onde ali existem Monitores constituídos em Grupos de Auto-Ajuda formados por antigos bebedores, que com a sua experiê4ncia de um passado alcoólico e cursos que frequentou e uma actualização constante, adquiriram experiência que permite ajudar o Doente que chega a pedir apoio e após algumas reuniões a aceitar o tratamento.
Será logo que se entenda encaminhado para a Psicologa, que ajudará a que o Doente se sensibilize para o problema que o atormenta, dali é encaminhado para o Centro de Alcoologia, onde um médico da especialidade o receberá e depois proporá ao Doente um tratamento em Ambulatório ou em internamento Hospitalar. Segundo que a decisão caberá sempre ao Doente.
 2º = Pode ainda o Doente telefonar directamente a fim de maracar uma consultar no Centros Regionais de Alcoologia Norte/Centro ou Sul e ali também existem grupos de Auto-Ajuda e o Médico de Alcoologia consultará o Doente.
3º = Existem ainda os Grupos de Doentes Alcoólicos Tratados de Anónimos, onde o Doente poderá procurar na Lista telefónica ou na Net, onde será lhe garantida a sua total confidencialidade
  4º = Existem ainda várias Clínicas Particulares.

COMO VENCER A DEPENDÊNCIA?
O Doente terá de seguir rigorosamente o que lhe é recomendado seja pelos membros das Associações e dos Técnicos de Saúde.
Terá de perceber que não é curada a Doênça mas sim estacionada o mesmo é dizer que não pode nem deve voltar a ingerir qualquer tipo de bebidas que contenham álcool a exemplo a dita cerveja sem álcool, mas que em letras muito minúsculas lá vem referênciado que tem 0,05 de álcool e que se soubermos que temos uma célul na cabeça que essa quase insignificancia a leva a interferir cerebralmente e que o desejo de consumir comece a ser constante.
  Por isso não surpreende que cerca de 70% das recaídas estejam na base do consumo da Cerveja sem alcool.

O TRATAMENTO EM AMBULATÓRIO !!!
   Continua a ser aquele onde mais recaídas existem, mas também aquele onde existem o maior número de abstinências, pois uma grande maioria opta pelo ambulatório e só posteriormente pelo internamento, normalmente após recaídas. Sendo o mais difícil para se vencer a abstinência também é aquele que menos nos penaliza no tratamento.
Umas ampolas, uns comprimidos etc. etc.

INTERNAMENTO HOSPITALAR
O doente é internado durante três semanas não suporta qualquer custo em termo económicos, seno o seu custo de alguns milhares de Euros se tivessem de ser pagos.
Acabo de poucos dias o Doente fica com o sangue limpo de álcool no Sangue e depois no tempo em que está internado desempenha uma série de tarefas em grupo.
Acabado este tempo e para continuar a manter a sua abstinência são necessáriamente de se reunir várias coisas, já que o Doente vem altamente fragilizado e ~caso não tenha um bom apoio famliar corre o risco de recaír. Infelizmente não são poucos os casos a registar.
Mas se o Doente foi para o tratamento motivado e a Esposa, Pais, Filhos,Irmãos e Amigos se empenham em o apoiar, quase seguramente que ele vencerá

CONSEQUÊNCIAS FUTURAS (OU MAZELAS) POR TER BEBIDO EXCESSIVAMENTE?

Ó ALCOOLISMO AGUDO
-Ingestão ocasional de bebidas alcoólicas, em excesso, num ou noutro dia, em geral ao fim de semana.

ALCOOLISMO CRÓNICO
- Ingestão de dose excessiva de bebida alcoólica em geral repartida por várias vezes durante o dia.
O Alcoólico Crónico sofre de uma doença que pode e deve ser tratado.

ALCOOLÉMIA - O QUE É ?
- É a designação da quantidade de álcool existente, num dado momento, no sangue do indivíduo.

CONSEQUÊNCIAS INDIVIDUAIS
Por vezes surge dificuldade de raciocinio , de memória, sentido das responsabilidades, e de senso moral; enfraquecimento da vontade; alteração do humor e do caracter, irritabilidade fácil, etc. com deterioração mental progressiva que pode ir até à demência.
   Por vezes ao alcoólico crónico surgem verdadeiras situações de psicose, de doença que necessita de tratamento psiquiatrico urgente, como é o caso de Delírio Alcoólico ou Dlirium Tremens, doença extremamente grave que, antigamente, antes dos modernos medicamentos, conduzia em geral à morte.
   Consequências orgânicas ou físicas:- Accão sobre os orgãos digestivos- o estômago, o duodeno são dos orgão mais directamente à acção ««irritante» do álcool, causador das gastrites e das úlceras gástricas e duodenais que tão frequentes são nos doentes alcoólicos. A falta de apetite, vómitos e perturbações intestinais são também vulgares nestes doentes.

O FIGADO
   É, de uma forma geral, sempre atingido pelo alcoolismo. Desde a simples insufuciência até à mais completa destruição das células hepáticas produtora de uma cirrose hepática, tudo se pode encontrar num doente alcoólico.

CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS
- Para lá do sofrimento físico e psíquico que o próprio individuo sofre, também a familia e no seu lar passam  a existir graves repercussões, desde as privações materiais de toda a ordem (de alimentos, de vestuário, de higiene, de conforto...) às incompreensões, discussões, maus tratos, miséria doença. Com a doênça de um dos Chefes de familia, todos são arrastados, na sua doença, (mulher ou marido e filhos) numa verdadeira DOENÇA DO LAR ALCOÓLICO.

FILHOS DE ALCOÓLICOS
 São crianças vítimas directas e indirecytas do alcoolismo dos pais, isto é, eles sofrem, mais que qualquer outra criança os efeito tóxicos do álcool.

NOTA FINAL:
  Quando o doente alcoólico consegue a abstinência e ainda não se encontar afectado profundamente no orgãos a que a cima se faz referência com a abstinência essa situação não se complicará e o Doente Alcoólico Recuperasdo passa a ter uma vida saudável normal e que lhe permitirá viver uma vida longa.
  O Doente alcoólico mesmo que antes do tratamento tenho uma vida familiar destroçada, desde que a esposa ou Marido se decidam pelo apaoio e compreensão é possivel reconstruír uma vida em pleno. Tornar-se independemente, ser aceite depois de provas dadas pela integridade plena na sociedade e passar a ter uma admiração ainda maior dos seus verdadeiros amigos e de outros que entretanto vão aparecendo.
   Um Doente Alcoólico que a ele próprio imponha uma nova vida com total respeito pelos outros e respeito pelas leis vigentes sabendo que não +ode ser um parasitário ele tem pela frente um vida maravilhosa e que o seu passado que ele não terá porque se envergonhar, mas antes procurar que com essa experiência a possa partilhar com outrisd que ainda se encontram dependentes.
   Este flagelo do alcoolissmo nos dias de hoje torna-se ainda mais complicado, porque as crianças a partir dos nove dez anos já começam a beberem bebidas destiladas e por volta dos seus onze doze anos se começam a embriagar.
OS SHORT´S
Os short´s e outras medidas no genero contribuem grandemente para que num espaço muito mais curto e ainda em adolescentes fiquem dependentes.
Não surpreende infelizmente que nos dias de hoje jovens com os seus 22 /23 já procurem Centro de recuperação alcoólica.
  Pois sabe-se que um adolescente o seu cérebro não tem capacidade suficiente para avaliar as graves consequências. Também numa família onde o álcool é servido diáriamente mesmo que não seja em excesso não ajuda a que percebem que o adolescente está a viver um problema grave com o abuso de bebidas brancas ou melhor não fermentsdas mas destiladas.
   É sempre discutível se o alcoólico recebe muitos apois ou não pois se numa fase inicial ele deverá ser totalmente aapoiado em fase posterior ele deve procurar por todos os meis trabalhar para a sua total independência.
Um alcoólico terá em primeiro de gostar dele e só depois poderá gostar dos outros e vir ajudar quem precisa.
Os Centros Hospitalares entendem que o tempo de uma recuperação sem grandes perigos de recaír levará três anos.
Ser abstinêente é viver uma vida onde nos orgulhamos de nos termos podido afirmar como cidadãos de pleno direito.

Se tem problemas de alcoologia, pela sua saúde não beba.







3 comentários:

Piko disse...

Conterrâneo e amigo:
Tens aqui publicado um trabalho notável de ajuda às famílias e àqueles que precisam de recuperação, mas também de transmitir o conhecimento a toda a comunidade que nem faz ideia do que é este flagelo e as formas de como se cai na armadilha!...
Gostei muito por ter ficado mais rico de conhecimento e só te peço que nunca percas o ânimo de fazer o BEM em prol dos outros!
Isso é o fundamental e isso é que conta!
Um grande abraço do teu amigo
PIKÓ

Edum@nes disse...

Não devemos abandonar
De quem nossa ajuda precisa
Para de outras maldades não falar
Ser alcoólico sua vida desorganiza.

Com o tratamento vai recuperar
Sempre com vontadade de vencer
Para ninguém o marginalizar
E a maldade dos ourtos esquecer.

Quando está com outros a beber
E rodadas lhes vai pagando
Parecem todos muito amigos ser
Quando precisa esquecido vai ficando.

São os amigos que o não são
São amigos das desgraças
Quando os procura não estão
Depois mentem às descaradas.

Continua sim Valdemar
E não te irás arrepender
Mesmo sem por lá passar
Não o deixo de reconhecer.

Observador disse...

Muito bem Amigo Valdemar, o teu exemplo é merecedor do maior apreço, não só te libertastes desse pesadelo, como na ajuda aos outros sem esmorecer, continua assim por muito tempo.
Apoiado
Um abraço
Virgílio