domingo, 14 de novembro de 2010

11 a 21 de Novembro = Feira de S. Martinho em Penafiel

As Tortas de S. Martinho ou Tortas do Basto, em que se conjuga um documentado gosto agri-doce à boa maneira do séc. XVII, é que a final, tantos séculos depois, aquele que caracteriza estas tortas, feitas de massa fina recheada com picado de carne temperado em noz moscada e polvilhadas com açucar e canela, que eu vos convido a provar e saborear quando por lá passarem.
 É de um sabor maravilhoso. O tal comer e chorar por mais.
Falar da Feira de S. Martinho.
     É falar de vinho novo, castanhas assadas, artesanatos, bailes,jogos tradicionais entre outras actividades que trazem todos os anos até Penafiel, milhares de visitantes.
A GRANDE FEIRA DE S. MARTINHO 
É exemplo acabado da abundância do final do Outono.
Na feira se provam o vinho novo e as castanhas, e onde mais se comercializam os doces, que vem do Séc. XVI e eram e ainda são objecto de venda nesta cidade.
Nota: -Ontem assisti a um program em directo da RTP do Marvão e a fiquei maravilhado com o aproveitamento da castanha.
  =Neste Domingo:
   - Um pouco por todo o lado se festejam o Dia do S. Martinho. A excemplo:- Hoje tive a possibilidade de ter podido estar em três locais distintos e por um curto espaço de tempo assistindo a esses Eventos.
     Em Rio Mau , Pedorido e Anta.
 Em todos eles o prato forte era a castanha assada e o Caldo Verde. E o Vinho Doce.
Assim espero ter podido dar a informação às questões que me foram levantadas pelos comentadores em Lenda de S. Martinho a propósito da feitura da Torta.

1 comentário:

Observador disse...

Obrigado pela informação sobre as Tortas.
Pelo que dizes, foi um dia em cheio, muito caldo verde andou por aí, eu aos Domingos só á força me tiram de casa, a não ser manhã cedo antes da confusão, nestes dias anda muita Gente na rua, e em Feiras, então nem se fala.
Um abraço
Virgílio