sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Moçambique = Emigração Ilegal

Uma Loura Alentejana
riodouroniassa.blogspot.com
Naufrágio.
Cinquenta " 50 " imigrantes somalis morreram ao largo de Moçambique no naufrágio de uma embarcação em que seguiam ilegalmente com outros 79 passageiros, noticiou a Rádio Moçambique.
O Comandante da embarcação tanzaniana em que seguiam também morreu, segundo o Comando Geral de Policia.
A embarcação proveniente da Somália, que transportava 89 somalís e 40 etíopes aconteceu no dia 5, ao largo da Ilha Suhavo, a norte da Provincia  de Cabo Delgado.
A Marinha Moçambicana interceptou mais 103 emigrantes somalis a cinco milhas do rio Rovuma.
Poucos dias antes , a policia detivera na provincia de Sofala no Centro 23 outros somalís.
A 19 de Janeiro foram detidos no aeroporto de Maputo 63 naturais do Bangladesh, que pretendiam entrar em Moçambique com vistos falsos.
Por aqui podemos perceber  a miséria que graça nos países a cima referênciados para que corram todos estes riscos, incluíndo os de naufrágio e outros.
Enquanto os senhores que se pensam donos do mundo se vão divertindo à grande e à francesa sem minímamente se preocuparem com a pobreza extrema destes seres humanos.
Não bastava os graves problemas que Moçambique tem vindo e continua a enfrentar para poder sobreviver, e ainda ter de bater-se com este flagelo.

2 comentários:

Observador disse...

Nós vamo-nos lastimando da nossa situação financeira, e com razão pois a gatunagem tem levado coiro e cabelo cá do retângulo, mas se olharmos para África quase toda, Ásia uma grande parte e América Latina a mesma coisa , de facto ainda há quase tudo a fazer, até que a Justiça Social e Politica chegue a todo o lado, como é de elementar justiça.
Um abraço
Virgílio

Edum@nes disse...

Eu pergunto. O que é que a loura aletenjana tem haver com o naufrágio?
A emigração vai ser um dos felagelos deste século. Procura de melhores condições de vida, pelas populações orindas dos paises de África e Ásia.
Fogem dos país ricos procurando trabalho nos mais pobres?
Por exemplo Angola, país rico em recursos naturais. Será que é justo seus filhos procurarem trabalho noutros países?
Que me responda quem souber porque que motivo o fazem?
Bom fim de semana
Um abraço
Eduardo.