sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Valor dos Amigos

Com a devida Vênia ao Filho da Escola
Texto de Agostinho Teixeira Verde 
A importância dos Amigos
    O valor dos Amigos:
    - Todos nós temos amigos mas, além destes amigos, existem outros amigos que não conhecemos: que nunca vimos, com quem nunca falamos, de quem nem sabemos o nome… São amigos ligados porque leram algo escrito por nós ou nos viram ou ouviram em qualquer lado ou, então, alguém lhes fez referência agradável a nosso respeito. Amigos que vivem longe, amigos que vivem perto de nós, amigos internautas, mas que, de facto, não conhecemos.
      Há alguns anos, procuraram os documentos de uma bondosa pessoa que eu conheci, (…) para, dizia-se, introduzir um processo de beatificação. Curioso e surpreendente foi encontrar no seu livro de orações um papelinho com um “nome”. No silêncio dos seus claustros, orava por alguém, necessitado, a cujo nome anónimo, me referi.
     Mas todos nós, temos alguém que segura ou tenta segurar o nosso caminho existencial com a força da sua impetração em lugares sombrios, silenciosos e templos de todo o mundo. Alguém comparou os amigos às estrelas! Durante o dia não se vêem, mas são bem visíveis durante a noite. Nas horas de trevas e dor aparecem junto de nós. Há amigos que mergulham no silêncio, sem uma palavra, sem um postal, sem um telefonema. Alguns esquecem até favores e atenções, que escreveram na areia… escrita essa que se dilui com o tempo. Muitas vezes perdemos amigos, por nossa culpa. Deixamos de falar-lhes, deixamos de vê-los. Podem ser comparados a um conjunto de balões de todas as cores, que seguramos por um fio.
      Largando o fio, sobem, sobem e não voltam mais!
      Todos nós já tivemos o condão de possuir amigos, cujas relações que fecundaram essa amizade, foram criadas no emprego, no café, numa viagem, na migração, nas férias dentro ou fora do nosso país, nos negócios, nas bodas diversas de qualquer efeméride, etc.
Porém, existem os amigos da caserna, os amigos militares e os amigos da guerra que a nosso lado se bateram com lealdade, nunca nos deixaram para trás e nos deram a mão, o seu impulso e ajuda, arriscando a vida para que não soçobrássemos debaixo de fogo do inimigo… Há amigos e amigos para todos os casos, mas, sem menosprezar todos os outros, aqueles a quem ouvimos o arfar da sua respiração sob a metralha, ao nosso lado, marcam uma amizade que não tem preço, que, nem nós conseguimos saber o seu verdadeiro valor!
Para se fazer amigos, para se conservar amigos é preciso ser-se amigo.
Autor :- Agostinho Teixeira Verve
Valdemar: - A minha interpretação da amizade
I
Quando se é amigo verdadeiro
Jamais a amizade virá a acabar
Ela fortalece-se o tempo inteiro
Sem nunca poder mais terminar.
   II
Termos amigos verdadeiros,
com quem se  possa partilhar
Sabendo que são os primeiros
sempre prontos  para nos ajudar
III
Termos amigos e poder contar,
com uma amizade  eterna.
É a felicidade a encaminhar
Para uma vida boa e fraterna.
 IV
Prefiro mil vezes encontrar-me num deserto
Mesmo que saibamos ir encontar a solidão
Mas desde que tenhamos um amigo por perto,
Sentiremos a pura amizade brotar no coração


Sem comentários: