segunda-feira, 21 de junho de 2010

POR OUTRAS PALAVRAS


Do Vaticano a Belém.
O Oficioso "Osservatore romano",  que o Vaticano costuma usar para atirar pedras escondendo a mão, achou que a morte de Saramago seria boa altura para o apedrejar, tanto mais que, agora,  ele já não pode defender-se. O apedrejador de serviço meteu,  mãos à vaticana obra e, mesmo não percebendo porque motivo terá Deus deixado Saramago viver até à "respeitável idade de 87 anos" e andar por aí a erxibir uma "crença obstinada" não nos dogmas da Igreja mas nos do materialismo histórico, condenou-o às chamas do Inferno (infelizmente a Igreja já não tem pooder para condenar gente como Saramago à fogueira na Terra).

Também Cavaco tem queixas de Saramago mas, no seu caso, só protocolares pois, ao contrário do Vaticano, Cavaco não é rancoroso. Saramago não teve, de facto, o cuidado de acertar a data da morte com a agernda da Presidência, o que impediu o presidente de ir ao funeral. Saramago devia saber que Cavaco "gosta de cumprir promessas" e que prometera " à familia que no dia 17 partiria com eles para a Ilha de S. Miguel".
     Ora regra de concordância gramatical podem interromper-se, férias não.
Com a devida Vénia a Manuel António Pina Art. J.N.
Um imenso adeus
Emoção imperou
Na despedida fisíca não surprreendeu a emoção do povo. Somos assim.
Ficou ilustrada a pequenez da personalidade de quem hoje ocupa  a Presidência da República.
 Saramago. Aqui nos deixas, naufragos sobre numa jangada de Pedra "num mundo à deriva"

1 comentário:

Piko disse...

Conterrâneo e amigo:
Desta vez tenho uma pequena divergência pela forma como terminas o teu POST!
Felizmente, que Saramago não nos deixa à deriva! As suas obras e até a sua vida real, são os melhores exemplos para não nos sentirmos frágeis, deprimidos e à ESPERA DE GODOT, para usar um título teatral! Aliás, ninguém será eterno, todos os humanos desaparecerão fisicamente, uns mais breve, outros mais tarde e o nosso Nobel ( que já agradeceu a Pilar! ) desapareceu para a vida terrena, já com uma bonita idade!
A razão porque os chefes da igreja católica destilam tanto veneno, é precisamente porque se aperceberam, que terá vivido tempo "demais" e que soube aproveitá-lo até ao último sôpro para desmistificar tanta hipocrisia, numa Instituição com telhado de vidro!
Se repararmos com atenção, sempre que os seus livros criavam polémica, sempre com os mesmos, para não variar, Saramago tinha o cuidado de vir à televisão e perante as câmaras defender os seus pontos de vista, mas sobretudo esclarecer um público menos instruído, ou menos atento!...
Saramago, fez quanto a mim, o seu trabalho e bem feito! A nós compete-nos fazer o nosso e está nas nossas mãos!
PIKÓ