quinta-feira, 10 de junho de 2010

´Mascote de D.F.E. = Capturado operação em Cabo Delgado /Moçambique

Mascote do Destacamento de Fuzileiros Especiais 
Felizmente há sempre alguém que não esquece
Honra ao Filho da Escola
                        Penso não estar errado e parece-me que o conheci como mascote em Metangula/Niassa, ao que julgo seria do DFE9, ou  do 5 ?
                          Vamos a identificá-lo.
Já várias vezes aqui nos blogues se tem falado de mascotes, mas este envergonha não só quem assumiu a responsabilidade de o trazer, como a burocracia do nosso Portugal.
A história  foi divulgada a 17 de Dezembro de 2005  pela revista Domingo do Correio da Manhã.
   Foi trazido por um oficial e quando fez a 4ª classe, talvez porque não desse para Médico ou Engenheiro,( parece-me ter ouvido que o citado oficial morreu, não sei se o João seria abandonado enquanto ele vivo, ou depois) foi abandonado, mais tarde já adulto veio a saber que não tinha documentação, viveu situações tremendamente difíceis e não fosse a bondade de uma senhora que o foi abrigando e a amizade do antigo Fuzileiro João Serra, um antigo Fuzileiro que se empenhou na localização da familia deste mascote do Destacamento de Fuzileiros Especiais, que tinha sido capturado numa operação em Cabo Delgado ao qual foi dado o nome de João Sabadino Portugal, quando na verdade o seu nome  era Lurenço Gonçalves Muicumba e ao contrário não nasceu a 4 de Junho 1962, mas sim a 4 de Julho desse ano.
 Sempre,  lhe foi  dito, que não tinha familia viva, mas graças ao amigo Fuzileiro que escreveu ao Governo de Cabo Delgado e este  o informou  (Juntando-lhe as fotografias da familia) que tinha viva e juntando as fotos de seu  Pai e a Mãe do João.
Finalmente João teve o Bilhete de Identidade.
Apesar de muitas deligências e depois da SIC ter entrado em Cena finalmente o João veio a ter o Bilhete de Identidade. O que será fácil perceber que o filho da escola terá sido incansável.
 A SIC abordou o Ministro não sei quantos, que lá veio com as respostas demagógicas do costume, que ninguém percebe e nada justificam tal injustiça de que foi vitíma o João que para sobreviver andava aos meios dias na agricultura e tudo o que aparecia clandestino como se percebe..
A minha Familia:- Este foi o meu melhor Euromilhões
Quando o Filho da Escola, lhe deu a notícia, ele não queria acreditar, mas  depois de lhe ser mostrado e os ter reconhecido disse:-
Foi o melhor e maior Euro Milhões que me poderia ter saído.
Concretização de um sonho 43 anos depois.
 Hoje dia 10 de Junho de 2010 a SIC divulgou e acompanhou o Mascote Fuzileiro a, Mocimboa da  Praia, onde vive a Mãe Irmãos e Irmã e restante familia. Foi recebido com pompa e  grande afectividade não só pelos familiares como por toda a população.
 Foi aquela  festa de arromba, como só o povo Moçambique é capaz de saber proporcionar. Infelizmente seu Pai um velho combatente da Frelimo tinha já morrido no ano passado.
     João regressou a Portugal no  dia 21 de Maio.
    Ao que julgo saber, viverá ali para os lados de Benfica.
Felizmente que  o Amigo Fuzileiro repôs a devida justiça
Certamente algum Fuzileiro leitor deste Blogue sabe do que se trata.
     Vamos ajudar a Mascote.
     Se calhar um trabalho para o nosso reporter Virgilio. 



~

3 comentários:

lmdoliveira disse...

Mais vale tarde do que nunca! Como nada é perfeito ainda tinham que o castigar a viver na zona de Benfica, ainda se fosse na zona de Alvalade vá que não vá...
E viva o SCP 2-1 nos andrades :-) éééé

Anónimo disse...

Vi a reportagem quase toda, ainda caíram por aqui umas lágrimas, este País é uma vergonha, só se mexe quando aparecem as câmaras da televisão,neste caso até veio um Ministro ou Secretário de Estado entregar o Cartão de Cidadão ao João,pudera com a T.V. presente aparecem logo os vaidosos.
Não consegui saber ao certo onde vive este Homem mas vou tentar descobrir, e se é em Benfica está bem entregue, como deves ter visto o Homem até é Encarnado e dos que vão ao Estádio do Glorioso. Ao contrário do que diz o Amigo Oliveira, naquela zona é que ele eatá bem.
Um abraço
Virgilio Miranda

Anónimo disse...

gostei muito da reportagem...

infelizmente aconteu aquilo ao joao, mas la consegui ter o BI...

Fiquei muito feliz que o joao ter conseguido ir ter com a sua familia a terra natal

....